O teatro das imagens: a migração das formas e suas representações nas xilogravuras de Juazeiro do Norte (1968-1998).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DINIZ, Tereza Cândida Alves.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/461
Resumo: Esta dissertação problematiza historicamente a iconografia da xilogravura na cidade de Juazeiro do Norte/CE, a partir da análise das imagens produzidas pelos xilógrafos Stênio Diniz e Abraão Batista, no período de 1968 a 1998. A Região do Cariri Cearense, embora conhecida pela religiosidade e romarias em torno da figura do Padre Cícero, também se destaca como importante centro comercial e produtor de uma variedade de objetos da cultura material. Nesse sentido, as imagens em xilogravuras tornam-se relevantes não somente como mecanismo de sobrevivência desses artistas, mas por estarem imbuídas de significados que refletem os sentidos das práticas culturais de um povo. Desta forma, esta dissertação busca reconstruir os primórdios da produção desses artefatos a fim de compreender suas transformações, os processos envolvidos, os empréstimos culturais, as recorrências e as formas de representações que permeiam sua produção. Neste direcionamento, faz-se necessário manter um olhar atento a cada produção realizada por esses xilógrafos, no sentido de perceber indícios de outras manifestações culturais além do visual. Portanto, este trabalho pretende possibilitar outras reflexões acerca desta arte e de seus produtores que ainda não são devidamente privilegiados pela reflexão.
id UFCG_63e55951011b2963b23b858c00e0d660
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/461
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O teatro das imagens: a migração das formas e suas representações nas xilogravuras de Juazeiro do Norte (1968-1998).XilogravurasRepresentaçãoCultura PopularMicro HistóriaJuazeiro do NorteHistóriaAntropologiaArtesEsta dissertação problematiza historicamente a iconografia da xilogravura na cidade de Juazeiro do Norte/CE, a partir da análise das imagens produzidas pelos xilógrafos Stênio Diniz e Abraão Batista, no período de 1968 a 1998. A Região do Cariri Cearense, embora conhecida pela religiosidade e romarias em torno da figura do Padre Cícero, também se destaca como importante centro comercial e produtor de uma variedade de objetos da cultura material. Nesse sentido, as imagens em xilogravuras tornam-se relevantes não somente como mecanismo de sobrevivência desses artistas, mas por estarem imbuídas de significados que refletem os sentidos das práticas culturais de um povo. Desta forma, esta dissertação busca reconstruir os primórdios da produção desses artefatos a fim de compreender suas transformações, os processos envolvidos, os empréstimos culturais, as recorrências e as formas de representações que permeiam sua produção. Neste direcionamento, faz-se necessário manter um olhar atento a cada produção realizada por esses xilógrafos, no sentido de perceber indícios de outras manifestações culturais além do visual. Portanto, este trabalho pretende possibilitar outras reflexões acerca desta arte e de seus produtores que ainda não são devidamente privilegiados pela reflexão.This paper to question historically the iconography of woodcut in Juazeiro do Norte city, state of Ceará, analyzing images produced by woodcutters Stenio Diniz e Abraão Batista in the period of 1968 and 1998. The place of Cariri Ceará, even known by its religiousness and pilgrimages around the figure of father Cícero, also features as important commercial center and producer of varied objects of the material cultural. So, the images of woodcuts are importants as support of survival these artist as by their meaning that reflects all over the senses of the people „s cultural practice. This way, this paper has as objective to rebuild the beginnings of production of theses artifacts with the intention to understand their transformations , processes involved, cultural borrowings, recurrences and the representations around their production. In this direction, It is necessary to keep an watchful eye to each production made by these woodcutters, in order to realize the signs of another cultural manifestations beyond visual ones. Therefore, this work intends to enable others reflections around these art and of its producers that are not properly privileged by reflection.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGLIMA, Marinalva Vilar de.LIMA, M. V.http://lattes.cnpq.br/1606519856715259MELO, Rosilene Alves de.SILVA, Marcos Antônio da.NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.DINIZ, Tereza Cândida Alves.2017-03-032018-04-23T18:54:39Z2018-04-232018-04-23T18:54:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/461DINIZ, Tereza Cândida Alves. O teatro das imagens: a migração das formas e suas representações nas xilogravuras de Juazeiro do Norte (1968-1998). 2017. 169 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível me: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/461porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-26T18:38:01Zoai:localhost:riufcg/461Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-26T18:38:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O teatro das imagens: a migração das formas e suas representações nas xilogravuras de Juazeiro do Norte (1968-1998).
title O teatro das imagens: a migração das formas e suas representações nas xilogravuras de Juazeiro do Norte (1968-1998).
spellingShingle O teatro das imagens: a migração das formas e suas representações nas xilogravuras de Juazeiro do Norte (1968-1998).
DINIZ, Tereza Cândida Alves.
Xilogravuras
Representação
Cultura Popular
Micro História
Juazeiro do Norte
História
Antropologia
Artes
title_short O teatro das imagens: a migração das formas e suas representações nas xilogravuras de Juazeiro do Norte (1968-1998).
title_full O teatro das imagens: a migração das formas e suas representações nas xilogravuras de Juazeiro do Norte (1968-1998).
title_fullStr O teatro das imagens: a migração das formas e suas representações nas xilogravuras de Juazeiro do Norte (1968-1998).
title_full_unstemmed O teatro das imagens: a migração das formas e suas representações nas xilogravuras de Juazeiro do Norte (1968-1998).
title_sort O teatro das imagens: a migração das formas e suas representações nas xilogravuras de Juazeiro do Norte (1968-1998).
author DINIZ, Tereza Cândida Alves.
author_facet DINIZ, Tereza Cândida Alves.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Marinalva Vilar de.
LIMA, M. V.
http://lattes.cnpq.br/1606519856715259
MELO, Rosilene Alves de.
SILVA, Marcos Antônio da.
NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.author.fl_str_mv DINIZ, Tereza Cândida Alves.
dc.subject.por.fl_str_mv Xilogravuras
Representação
Cultura Popular
Micro História
Juazeiro do Norte
História
Antropologia
Artes
topic Xilogravuras
Representação
Cultura Popular
Micro História
Juazeiro do Norte
História
Antropologia
Artes
description Esta dissertação problematiza historicamente a iconografia da xilogravura na cidade de Juazeiro do Norte/CE, a partir da análise das imagens produzidas pelos xilógrafos Stênio Diniz e Abraão Batista, no período de 1968 a 1998. A Região do Cariri Cearense, embora conhecida pela religiosidade e romarias em torno da figura do Padre Cícero, também se destaca como importante centro comercial e produtor de uma variedade de objetos da cultura material. Nesse sentido, as imagens em xilogravuras tornam-se relevantes não somente como mecanismo de sobrevivência desses artistas, mas por estarem imbuídas de significados que refletem os sentidos das práticas culturais de um povo. Desta forma, esta dissertação busca reconstruir os primórdios da produção desses artefatos a fim de compreender suas transformações, os processos envolvidos, os empréstimos culturais, as recorrências e as formas de representações que permeiam sua produção. Neste direcionamento, faz-se necessário manter um olhar atento a cada produção realizada por esses xilógrafos, no sentido de perceber indícios de outras manifestações culturais além do visual. Portanto, este trabalho pretende possibilitar outras reflexões acerca desta arte e de seus produtores que ainda não são devidamente privilegiados pela reflexão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-03
2018-04-23T18:54:39Z
2018-04-23
2018-04-23T18:54:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/461
DINIZ, Tereza Cândida Alves. O teatro das imagens: a migração das formas e suas representações nas xilogravuras de Juazeiro do Norte (1968-1998). 2017. 169 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível me: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/461
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/461
identifier_str_mv DINIZ, Tereza Cândida Alves. O teatro das imagens: a migração das formas e suas representações nas xilogravuras de Juazeiro do Norte (1968-1998). 2017. 169 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível me: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744350074109952