Aplicação de metodologias de gerenciamento de projetos em uma equipe de projeto estudantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Izadora Ribeiro e Garcia de.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: SIQUEIRA, Letícia Bettoni., SANTOS, Lauriene Teixeira., MARTINS, Augusto Chaves., OLIVEIRA, José Augusto.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32382
Resumo: Em um ambiente acadêmico de equipes de competições, a utilização eficiente de conceitos, técnicas e ferramentas de Gerenciamento de Projetos é um papel importante para a garantia de sucesso do projeto. A literatura de Gestão de Projetos (GP) apresenta um conjunto de possíveis abordagens que contribuem para este desafio, como a Gestão Tradicional de Projetos e os Métodos Ágeis. Nesse artigo foi realizada uma pesquisa-ação na equipe Fórmula de uma universidade com o objetivo desenvolver um veículo do tipo fórmula para participar de competições promovidas pela instituição SAE Brasil – Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Através da aplicação da metodologia pesquisa-ação, foi possível conhecer e diagnosticar a forma de trabalho da equipe por meio de entrevistas e propor melhorias. A partir de observações ao longo da aplicação da proposta no projeto piloto e de entrevistas realizadas após sua aplicação, foram avaliados os impactos da implementação, além de seus benefícios e desvantagens. Os resultados encontrados indicam que os principais benefícios foram: melhoria na comunicação e colaboração entre os envolvidos no projeto, aumento da motivação da equipe, melhoria da qualidade das atividades realizadas e diminuição dos riscos e da possibilidade de insucesso do projeto. Além disso, a proposta melhorou não só a forma de definição e visualização do escopo do projeto, mas também a forma de elaboração e controle do planejamento do mesmo.
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Nesse artigo foi realizada uma pesquisa-ação na equipe Fórmula de uma universidade com o objetivo desenvolver um veículo do tipo fórmula para participar de competições promovidas pela instituição SAE Brasil – Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Através da aplicação da metodologia pesquisa-ação, foi possível conhecer e diagnosticar a forma de trabalho da equipe por meio de entrevistas e propor melhorias. A partir de observações ao longo da aplicação da proposta no projeto piloto e de entrevistas realizadas após sua aplicação, foram avaliados os impactos da implementação, além de seus benefícios e desvantagens. Os resultados encontrados indicam que os principais benefícios foram: melhoria na comunicação e colaboração entre os envolvidos no projeto, aumento da motivação da equipe, melhoria da qualidade das atividades realizadas e diminuição dos riscos e da possibilidade de insucesso do projeto. Além disso, a proposta melhorou não só a forma de definição e visualização do escopo do projeto, mas também a forma de elaboração e controle do planejamento do mesmo.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilEngenharia de Produção.Gestão de projetosGerenciamento ágil de projetosScrumProjeto estudantilPesquisa-açãoProject managementAgile project managementStudent projectAction researchGestion de projetGestion de projet agileMêléeProjet étudiantRecherche-actionGestión de proyectosGestión de proyectos ágilesMeléProyecto estudiantilInvestigación para la Acción8Aplicação de metodologias de gerenciamento de projetos em uma equipe de projeto estudantil.Application of project management methodologies in a student project team.20202023-10-26T13:04:22Z2023-10-262023-10-26T13:04:22Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32382OLIVEIRA, Izadora Ribeiro e Garcia de; SIQUEIRA, Letícia Bettoni; SANTOS, Lauriene Teixeira; MARTINS, Augusto Chaves; OLIVEIRA, José Augusto. Aplicação de metodologias de gerenciamento de projetos em uma equipe de projeto estudantil. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. 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