A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915 |
Resumo: | A Licenciatura em Educação do Campo se diferencia das demais licenciaturas por ser fruto de uma demanda dos camponeses e camponesas na busca da garantia dos direitos educacionais, sociais e humanos epor serorganizada com base na Pedagogia da Alternância que preconiza dois tempos formativos: tempo universidade (escola) e tempo comunidade.Neste contexto, desenvolvemos uma pesquisa de doutoradoque teve por objetivo compreender a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática desses cursos. Trazemos dados produzidos na pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com três coordenadores dos cursos das universidades selecionadas, sediadas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Tomando por base os fundamentos teóricos da pesquisa elegemos as categorias analíticas: a relação dialógica entre tempo comunidade e tempo universidade, a investigação como instrumento de formação e a crítica como instrumento de formação para análise das entrevistas. As respostas dos coordenadoresindicam, por um lado, que a organização dos cursos tem se efetivado na perspectiva da Pedagogia da Alternância e, por outro trazem elementos que caracterizam a sua implementação. Os resultados da pesquisa nos levam a concluir que a Pedagogia da Alternância revelou a sua vitalidade nos processos formativos dos cursos investigados, porém, a sua vivência ainda se configura em um desafio a ser superado pelas instituições formadoras e seus sujeitos educativos. |
id |
UFCG_b443438a5d72105b0a77182a21d29085 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35915 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo.The Pedagogy of Alternation in the training of mathematics teachers in Degree courses in Rural Education.Pedagogia da alternânciaProfessores de MatemáticaFormação de professores de matemáticaLicenciatura em Educação do CampoEducação do CampoEducação Matemática CríticaAlternation pedagogyMathematics TeachersMathematics teacher trainingDegree in Rural EducationCountryside EducationCritical Mathematics EducationEducação.A Licenciatura em Educação do Campo se diferencia das demais licenciaturas por ser fruto de uma demanda dos camponeses e camponesas na busca da garantia dos direitos educacionais, sociais e humanos epor serorganizada com base na Pedagogia da Alternância que preconiza dois tempos formativos: tempo universidade (escola) e tempo comunidade.Neste contexto, desenvolvemos uma pesquisa de doutoradoque teve por objetivo compreender a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática desses cursos. Trazemos dados produzidos na pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com três coordenadores dos cursos das universidades selecionadas, sediadas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Tomando por base os fundamentos teóricos da pesquisa elegemos as categorias analíticas: a relação dialógica entre tempo comunidade e tempo universidade, a investigação como instrumento de formação e a crítica como instrumento de formação para análise das entrevistas. As respostas dos coordenadoresindicam, por um lado, que a organização dos cursos tem se efetivado na perspectiva da Pedagogia da Alternância e, por outro trazem elementos que caracterizam a sua implementação. Os resultados da pesquisa nos levam a concluir que a Pedagogia da Alternância revelou a sua vitalidade nos processos formativos dos cursos investigados, porém, a sua vivência ainda se configura em um desafio a ser superado pelas instituições formadoras e seus sujeitos educativos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192024-06-05T10:07:33Z2024-06-052024-06-05T10:07:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A pedagogia da alternância na formação de professores de matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo. In: 10º Encontro Redestrado Brasil, 2019, Recife-PB. Anais [...]. Autonomia do trabalho docente: caminhos para sua organização político-pedagógica, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915porLIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, Iranete Maria da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-05T10:07:55Zoai:localhost:riufcg/35915Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-05T10:07:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. The Pedagogy of Alternation in the training of mathematics teachers in Degree courses in Rural Education. |
title |
A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. |
spellingShingle |
A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. LIMA, Aldinete Silvino de. Pedagogia da alternância Professores de Matemática Formação de professores de matemática Licenciatura em Educação do Campo Educação do Campo Educação Matemática Crítica Alternation pedagogy Mathematics Teachers Mathematics teacher training Degree in Rural Education Countryside Education Critical Mathematics Education Educação. |
title_short |
A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. |
title_full |
A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. |
title_fullStr |
A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. |
title_full_unstemmed |
A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. |
title_sort |
A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. |
author |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
author_facet |
LIMA, Aldinete Silvino de. LIMA, Iranete Maria da Silva. |
author_role |
author |
author2 |
LIMA, Iranete Maria da Silva. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de. LIMA, Iranete Maria da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia da alternância Professores de Matemática Formação de professores de matemática Licenciatura em Educação do Campo Educação do Campo Educação Matemática Crítica Alternation pedagogy Mathematics Teachers Mathematics teacher training Degree in Rural Education Countryside Education Critical Mathematics Education Educação. |
topic |
Pedagogia da alternância Professores de Matemática Formação de professores de matemática Licenciatura em Educação do Campo Educação do Campo Educação Matemática Crítica Alternation pedagogy Mathematics Teachers Mathematics teacher training Degree in Rural Education Countryside Education Critical Mathematics Education Educação. |
description |
A Licenciatura em Educação do Campo se diferencia das demais licenciaturas por ser fruto de uma demanda dos camponeses e camponesas na busca da garantia dos direitos educacionais, sociais e humanos epor serorganizada com base na Pedagogia da Alternância que preconiza dois tempos formativos: tempo universidade (escola) e tempo comunidade.Neste contexto, desenvolvemos uma pesquisa de doutoradoque teve por objetivo compreender a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática desses cursos. Trazemos dados produzidos na pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com três coordenadores dos cursos das universidades selecionadas, sediadas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Tomando por base os fundamentos teóricos da pesquisa elegemos as categorias analíticas: a relação dialógica entre tempo comunidade e tempo universidade, a investigação como instrumento de formação e a crítica como instrumento de formação para análise das entrevistas. As respostas dos coordenadoresindicam, por um lado, que a organização dos cursos tem se efetivado na perspectiva da Pedagogia da Alternância e, por outro trazem elementos que caracterizam a sua implementação. Os resultados da pesquisa nos levam a concluir que a Pedagogia da Alternância revelou a sua vitalidade nos processos formativos dos cursos investigados, porém, a sua vivência ainda se configura em um desafio a ser superado pelas instituições formadoras e seus sujeitos educativos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2024-06-05T10:07:33Z 2024-06-05 2024-06-05T10:07:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915 LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A pedagogia da alternância na formação de professores de matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo. In: 10º Encontro Redestrado Brasil, 2019, Recife-PB. Anais [...]. Autonomia do trabalho docente: caminhos para sua organização político-pedagógica, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915 |
identifier_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A pedagogia da alternância na formação de professores de matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo. In: 10º Encontro Redestrado Brasil, 2019, Recife-PB. Anais [...]. Autonomia do trabalho docente: caminhos para sua organização político-pedagógica, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744623200894976 |