Movimentos sociais e Educação do Campo: análise a partir do fechamento e reabertura da Escola Marcolino de Freitas Barros no Município de Sumé - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: LEITE, Maria Luiza Pereira.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29505
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da realização do estágio docência na disciplina identidade e territorialidade, do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, da Universidade Federal de Campina Grande, no Campus de Sumé - PB. Foi realizada análise do processo de fechamento da escola do campo Marcolino de Freitas Barros, no município de Sumé-PB, a partir do que estabelece a lei 12.960 de março de 2014 – que dispõe sobre o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas – com ênfase no movimento de resistência das mães e dos pais das crianças que lutaram pela reabertura da escola. Teoricamente este estudo vincula-se aos estudos Pós-coloniais Latino-Americanos, que nos permite compreender como opera o poder hegemônico na produção e legitimação dos saberes, e através destas lentes teóricas, analisar os movimentos de resistência dos povos do campo como movimento de Decolonialidade. Utilizo também as contribuições teóricas de Gohn (2011) onde esta aborda a importância dos movimentos sociais na garantia de princípios básicos de cidadania, entre estes a educação. Os dados deste estudo demonstram que o processo de fechamento da Escola Marcolino de Freitas Barros ocorreu de forma ilegal, pois não seguiu o que estabelece a lei que regulamenta o fechamento das escolas do campo. O processo de luta pela reabertura da escola constitui-se como importante fundamento didático-pedagógico tanto para os sujeitos das comunidades rurais que participaram do processo de luta pela permanência da escola, quanto para afirmação identitária da educação do campo, que aprenderam que somente através do movimento é possível reagir à opressão, sendo este um fundamento precípuo da educação do campo e da conquista da cidadania.
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Movimentos socais do campo
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Direitos Humanos - Educação
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