Movimentos sociais e Educação do Campo: análise a partir do fechamento e reabertura da Escola Marcolino de Freitas Barros no Município de Sumé - PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29505 |
Resumo: | Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da realização do estágio docência na disciplina identidade e territorialidade, do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, da Universidade Federal de Campina Grande, no Campus de Sumé - PB. Foi realizada análise do processo de fechamento da escola do campo Marcolino de Freitas Barros, no município de Sumé-PB, a partir do que estabelece a lei 12.960 de março de 2014 – que dispõe sobre o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas – com ênfase no movimento de resistência das mães e dos pais das crianças que lutaram pela reabertura da escola. Teoricamente este estudo vincula-se aos estudos Pós-coloniais Latino-Americanos, que nos permite compreender como opera o poder hegemônico na produção e legitimação dos saberes, e através destas lentes teóricas, analisar os movimentos de resistência dos povos do campo como movimento de Decolonialidade. Utilizo também as contribuições teóricas de Gohn (2011) onde esta aborda a importância dos movimentos sociais na garantia de princípios básicos de cidadania, entre estes a educação. Os dados deste estudo demonstram que o processo de fechamento da Escola Marcolino de Freitas Barros ocorreu de forma ilegal, pois não seguiu o que estabelece a lei que regulamenta o fechamento das escolas do campo. O processo de luta pela reabertura da escola constitui-se como importante fundamento didático-pedagógico tanto para os sujeitos das comunidades rurais que participaram do processo de luta pela permanência da escola, quanto para afirmação identitária da educação do campo, que aprenderam que somente através do movimento é possível reagir à opressão, sendo este um fundamento precípuo da educação do campo e da conquista da cidadania. |
id |
UFCG_6d3128ddc1168ce10f0dda0deda56441 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/29505 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Movimentos sociais e Educação do Campo: análise a partir do fechamento e reabertura da Escola Marcolino de Freitas Barros no Município de Sumé - PB.Social movements and Rural Education: analysis from the closing and reopening of the Marcolino de Freitas Barros School in the Municipality of Sumé - PB (Brazil).Educação do CampoSumé - PB - fechamento de escola do campoEscola Marcolino de Freitas Barros - Sumé - PBMovimentos socais do campoCidadaniaFechamento de escolas do campoLei 12.960Escolas rurais - fechamentoDireitos Humanos - EducaçãoField EducationSumé - PB - closure of rural schoolSocial movements in the fieldCitizenshipClosing of rural schoolsLaw 12,960 - BrazilRural schools - closure - BrazilHuman Rights - EducationEducación de campoSumé - PB - cierre de escuela ruralColegio Marcolino de Freitas Barros - Sumé - PBMovimientos sociales en el campoCiudadaníaCierre de escuelas rurales - BrasilLey 12.960 - BrasilEscuelas rurales - cierreDerechos humanos - EducaciónÉducation paysanneSumé - PB - fermeture de l'école ruraleÉcole Marcolino de Freitas Barros - Sumé - PBMouvements sociaux sur le terrainCitoyennetéFermeture des écoles rurales - BrésilLoi 12 960 - BrésilÉcoles rurales - fermetureDroits de l'homme - ÉducationEducação.Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da realização do estágio docência na disciplina identidade e territorialidade, do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, da Universidade Federal de Campina Grande, no Campus de Sumé - PB. Foi realizada análise do processo de fechamento da escola do campo Marcolino de Freitas Barros, no município de Sumé-PB, a partir do que estabelece a lei 12.960 de março de 2014 – que dispõe sobre o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas – com ênfase no movimento de resistência das mães e dos pais das crianças que lutaram pela reabertura da escola. Teoricamente este estudo vincula-se aos estudos Pós-coloniais Latino-Americanos, que nos permite compreender como opera o poder hegemônico na produção e legitimação dos saberes, e através destas lentes teóricas, analisar os movimentos de resistência dos povos do campo como movimento de Decolonialidade. Utilizo também as contribuições teóricas de Gohn (2011) onde esta aborda a importância dos movimentos sociais na garantia de princípios básicos de cidadania, entre estes a educação. Os dados deste estudo demonstram que o processo de fechamento da Escola Marcolino de Freitas Barros ocorreu de forma ilegal, pois não seguiu o que estabelece a lei que regulamenta o fechamento das escolas do campo. O processo de luta pela reabertura da escola constitui-se como importante fundamento didático-pedagógico tanto para os sujeitos das comunidades rurais que participaram do processo de luta pela permanência da escola, quanto para afirmação identitária da educação do campo, que aprenderam que somente através do movimento é possível reagir à opressão, sendo este um fundamento precípuo da educação do campo e da conquista da cidadania.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20172023-04-28T22:34:04Z2023-04-282023-04-28T22:34:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29505SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa; LEITE, Maria Luiza Pereira. Movimentos sociais e Educação do Campo: análise a partir do fechamento e reabertura da Escola Marcolino de Freitas Barros no Município de Sumé - PB. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DA UFPB, 9. 2017. João Pessoa - PB. Anais eletrônicos... João Pessoa - PB: CCTA, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29505porSANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa.LEITE, Maria Luiza Pereira.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-28T22:40:58Zoai:localhost:riufcg/29505Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-28T22:40:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Movimentos sociais e Educação do Campo: análise a partir do fechamento e reabertura da Escola Marcolino de Freitas Barros no Município de Sumé - PB. Social movements and Rural Education: analysis from the closing and reopening of the Marcolino de Freitas Barros School in the Municipality of Sumé - PB (Brazil). |
title |
Movimentos sociais e Educação do Campo: análise a partir do fechamento e reabertura da Escola Marcolino de Freitas Barros no Município de Sumé - PB. |
spellingShingle |
Movimentos sociais e Educação do Campo: análise a partir do fechamento e reabertura da Escola Marcolino de Freitas Barros no Município de Sumé - PB. SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa. Educação do Campo Sumé - PB - fechamento de escola do campo Escola Marcolino de Freitas Barros - Sumé - PB Movimentos socais do campo Cidadania Fechamento de escolas do campo Lei 12.960 Escolas rurais - fechamento Direitos Humanos - Educação Field Education Sumé - PB - closure of rural school Social movements in the field Citizenship Closing of rural schools Law 12,960 - Brazil Rural schools - closure - Brazil Human Rights - Education Educación de campo Sumé - PB - cierre de escuela rural Colegio Marcolino de Freitas Barros - Sumé - PB Movimientos sociales en el campo Ciudadanía Cierre de escuelas rurales - Brasil Ley 12.960 - Brasil Escuelas rurales - cierre Derechos humanos - Educación Éducation paysanne Sumé - PB - fermeture de l'école rurale École Marcolino de Freitas Barros - Sumé - PB Mouvements sociaux sur le terrain Citoyenneté Fermeture des écoles rurales - Brésil Loi 12 960 - Brésil Écoles rurales - fermeture Droits de l'homme - Éducation Educação. |
title_short |
Movimentos sociais e Educação do Campo: análise a partir do fechamento e reabertura da Escola Marcolino de Freitas Barros no Município de Sumé - PB. |
title_full |
Movimentos sociais e Educação do Campo: análise a partir do fechamento e reabertura da Escola Marcolino de Freitas Barros no Município de Sumé - PB. |
title_fullStr |
Movimentos sociais e Educação do Campo: análise a partir do fechamento e reabertura da Escola Marcolino de Freitas Barros no Município de Sumé - PB. |
title_full_unstemmed |
Movimentos sociais e Educação do Campo: análise a partir do fechamento e reabertura da Escola Marcolino de Freitas Barros no Município de Sumé - PB. |
title_sort |
Movimentos sociais e Educação do Campo: análise a partir do fechamento e reabertura da Escola Marcolino de Freitas Barros no Município de Sumé - PB. |
author |
SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa. |
author_facet |
SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa. LEITE, Maria Luiza Pereira. |
author_role |
author |
author2 |
LEITE, Maria Luiza Pereira. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa. LEITE, Maria Luiza Pereira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo Sumé - PB - fechamento de escola do campo Escola Marcolino de Freitas Barros - Sumé - PB Movimentos socais do campo Cidadania Fechamento de escolas do campo Lei 12.960 Escolas rurais - fechamento Direitos Humanos - Educação Field Education Sumé - PB - closure of rural school Social movements in the field Citizenship Closing of rural schools Law 12,960 - Brazil Rural schools - closure - Brazil Human Rights - Education Educación de campo Sumé - PB - cierre de escuela rural Colegio Marcolino de Freitas Barros - Sumé - PB Movimientos sociales en el campo Ciudadanía Cierre de escuelas rurales - Brasil Ley 12.960 - Brasil Escuelas rurales - cierre Derechos humanos - Educación Éducation paysanne Sumé - PB - fermeture de l'école rurale École Marcolino de Freitas Barros - Sumé - PB Mouvements sociaux sur le terrain Citoyenneté Fermeture des écoles rurales - Brésil Loi 12 960 - Brésil Écoles rurales - fermeture Droits de l'homme - Éducation Educação. |
topic |
Educação do Campo Sumé - PB - fechamento de escola do campo Escola Marcolino de Freitas Barros - Sumé - PB Movimentos socais do campo Cidadania Fechamento de escolas do campo Lei 12.960 Escolas rurais - fechamento Direitos Humanos - Educação Field Education Sumé - PB - closure of rural school Social movements in the field Citizenship Closing of rural schools Law 12,960 - Brazil Rural schools - closure - Brazil Human Rights - Education Educación de campo Sumé - PB - cierre de escuela rural Colegio Marcolino de Freitas Barros - Sumé - PB Movimientos sociales en el campo Ciudadanía Cierre de escuelas rurales - Brasil Ley 12.960 - Brasil Escuelas rurales - cierre Derechos humanos - Educación Éducation paysanne Sumé - PB - fermeture de l'école rurale École Marcolino de Freitas Barros - Sumé - PB Mouvements sociaux sur le terrain Citoyenneté Fermeture des écoles rurales - Brésil Loi 12 960 - Brésil Écoles rurales - fermeture Droits de l'homme - Éducation Educação. |
description |
Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da realização do estágio docência na disciplina identidade e territorialidade, do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, da Universidade Federal de Campina Grande, no Campus de Sumé - PB. Foi realizada análise do processo de fechamento da escola do campo Marcolino de Freitas Barros, no município de Sumé-PB, a partir do que estabelece a lei 12.960 de março de 2014 – que dispõe sobre o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas – com ênfase no movimento de resistência das mães e dos pais das crianças que lutaram pela reabertura da escola. Teoricamente este estudo vincula-se aos estudos Pós-coloniais Latino-Americanos, que nos permite compreender como opera o poder hegemônico na produção e legitimação dos saberes, e através destas lentes teóricas, analisar os movimentos de resistência dos povos do campo como movimento de Decolonialidade. Utilizo também as contribuições teóricas de Gohn (2011) onde esta aborda a importância dos movimentos sociais na garantia de princípios básicos de cidadania, entre estes a educação. Os dados deste estudo demonstram que o processo de fechamento da Escola Marcolino de Freitas Barros ocorreu de forma ilegal, pois não seguiu o que estabelece a lei que regulamenta o fechamento das escolas do campo. O processo de luta pela reabertura da escola constitui-se como importante fundamento didático-pedagógico tanto para os sujeitos das comunidades rurais que participaram do processo de luta pela permanência da escola, quanto para afirmação identitária da educação do campo, que aprenderam que somente através do movimento é possível reagir à opressão, sendo este um fundamento precípuo da educação do campo e da conquista da cidadania. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2023-04-28T22:34:04Z 2023-04-28 2023-04-28T22:34:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29505 SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa; LEITE, Maria Luiza Pereira. Movimentos sociais e Educação do Campo: análise a partir do fechamento e reabertura da Escola Marcolino de Freitas Barros no Município de Sumé - PB. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DA UFPB, 9. 2017. João Pessoa - PB. Anais eletrônicos... João Pessoa - PB: CCTA, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29505 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29505 |
identifier_str_mv |
SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa; LEITE, Maria Luiza Pereira. Movimentos sociais e Educação do Campo: análise a partir do fechamento e reabertura da Escola Marcolino de Freitas Barros no Município de Sumé - PB. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DA UFPB, 9. 2017. João Pessoa - PB. Anais eletrônicos... João Pessoa - PB: CCTA, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744574440013824 |