Retratos de uma História que se constroi na sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BURITI, Elizeuda de Souza.
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35414
Resumo: “Retratos de uma história que se constrói na sala de aula”, é resultado do trabalho realizado como atividade de conclusão de curso - “Curso de História”, via disciplina: “Prática de Ensino”, ministrada pela professora Eronides Câmara Donato, do Departamento de História e Geografia da Universidade Federal da Paraíba - Campus - II, no semestre 98.1, sob a coordenação do professor-orientador, José Benjamim Montenegro (DHG). Esse trabalho é também, fruto de sementes plantadas e cultivadas com esforço e dedicação, regada com a contribuição dos professores e colegas, no quotidiano de sala de aula, ambos, ao meu lado, se fizeram presentes incentivando a construção de novos saberes nessa área de conhecimento, que é a História, a qual escolhi para fazer parte da minha história. À cada momento de encontro com a possibilidade de um novo saber, uma relação de estranhamento, de tensão, mas sobretudo de confiança, de esperança na ância de conquistar novos frutos do conhecimento, em especial, no campo histórico. As experiências adquiridas ao longo dessa trajetória na academia, foram várias e exerceram influências importantes, marcando a minha vida como estudante e como pessoa. Os resultados dessas experiências, pelo menos em parte, estão contidas neste relatório de final de curso, que ora pretendo apresentar. A intenção é explicitar os resultados que foram possíveis realizar, cuja construção contou com o apoio e contribuição de pessoas que se dispuseram a contribuir com papéis importantes para esse exercício, como professores, familiares, amigos, funcionários dos vários seguimentos da Universidade, que nos serviram nas ocasiões necessárias e os demais, que de uma forma, ou de outra, depositaram sua parcela de participação. Trabalhamos duas temáticas paralelas às atividades práticas de sala de aula, uma sobre a metodologia como possibilidade de promover a dinamização do estudo da história e da melhoria na qualidade do ensino; e a outra, o planejamento de ensino como uma atividade indispensável ao ensino e à aprendizagem, no campo de construção do conhecimento histórico. Acompanhando as temáticas, o capítulo seguinte diz respeito às experiências de sala de aula referentes ao estágio de conclusão do curso, realizado na Escola Estadual de 1Q e 2- Graus Ademar Veloso da Silveira
id UFCG_7424225662caa4a096c81de67927f463
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35414
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Retratos de uma História que se constroi na sala de aula.Portraits of a History that is created in the classroom.Relatório de estágio - HistóriaEnsino de HistóriaPrática de ensino de HistóriaDisciplina Prática de Ensino de História - UFCGFormação docente - HistóriaEscola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PBInternship report - HistoryTeaching HistoryHistory teaching practicePractical History Teaching Subject - UFCGTeacher training - HistoryAdemar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PBHistória.Educação.“Retratos de uma história que se constrói na sala de aula”, é resultado do trabalho realizado como atividade de conclusão de curso - “Curso de História”, via disciplina: “Prática de Ensino”, ministrada pela professora Eronides Câmara Donato, do Departamento de História e Geografia da Universidade Federal da Paraíba - Campus - II, no semestre 98.1, sob a coordenação do professor-orientador, José Benjamim Montenegro (DHG). Esse trabalho é também, fruto de sementes plantadas e cultivadas com esforço e dedicação, regada com a contribuição dos professores e colegas, no quotidiano de sala de aula, ambos, ao meu lado, se fizeram presentes incentivando a construção de novos saberes nessa área de conhecimento, que é a História, a qual escolhi para fazer parte da minha história. À cada momento de encontro com a possibilidade de um novo saber, uma relação de estranhamento, de tensão, mas sobretudo de confiança, de esperança na ância de conquistar novos frutos do conhecimento, em especial, no campo histórico. As experiências adquiridas ao longo dessa trajetória na academia, foram várias e exerceram influências importantes, marcando a minha vida como estudante e como pessoa. Os resultados dessas experiências, pelo menos em parte, estão contidas neste relatório de final de curso, que ora pretendo apresentar. A intenção é explicitar os resultados que foram possíveis realizar, cuja construção contou com o apoio e contribuição de pessoas que se dispuseram a contribuir com papéis importantes para esse exercício, como professores, familiares, amigos, funcionários dos vários seguimentos da Universidade, que nos serviram nas ocasiões necessárias e os demais, que de uma forma, ou de outra, depositaram sua parcela de participação. Trabalhamos duas temáticas paralelas às atividades práticas de sala de aula, uma sobre a metodologia como possibilidade de promover a dinamização do estudo da história e da melhoria na qualidade do ensino; e a outra, o planejamento de ensino como uma atividade indispensável ao ensino e à aprendizagem, no campo de construção do conhecimento histórico. Acompanhando as temáticas, o capítulo seguinte diz respeito às experiências de sala de aula referentes ao estágio de conclusão do curso, realizado na Escola Estadual de 1Q e 2- Graus Ademar Veloso da SilveiraUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMONTENEGRO, José Benjamim.MONTENEGRO, J. B.http://lattes.cnpq.br/7329516641843599BURITI, Elizeuda de Souza.19982024-04-10T18:50:00Z2024-04-102024-04-10T18:50:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35414BURITI, Elizeuda de Souza. Retratos de uma História que se constroi na sala de aula. 1998. 143f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35414porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-10T18:50:28Zoai:localhost:riufcg/35414Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-10T18:50:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Retratos de uma História que se constroi na sala de aula.
Portraits of a History that is created in the classroom.
title Retratos de uma História que se constroi na sala de aula.
spellingShingle Retratos de uma História que se constroi na sala de aula.
BURITI, Elizeuda de Souza.
Relatório de estágio - História
Ensino de História
Prática de ensino de História
Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG
Formação docente - História
Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB
Internship report - History
Teaching History
History teaching practice
Practical History Teaching Subject - UFCG
Teacher training - History
Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB
História.
Educação.
title_short Retratos de uma História que se constroi na sala de aula.
title_full Retratos de uma História que se constroi na sala de aula.
title_fullStr Retratos de uma História que se constroi na sala de aula.
title_full_unstemmed Retratos de uma História que se constroi na sala de aula.
title_sort Retratos de uma História que se constroi na sala de aula.
author BURITI, Elizeuda de Souza.
author_facet BURITI, Elizeuda de Souza.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MONTENEGRO, José Benjamim.
MONTENEGRO, J. B.
http://lattes.cnpq.br/7329516641843599
dc.contributor.author.fl_str_mv BURITI, Elizeuda de Souza.
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório de estágio - História
Ensino de História
Prática de ensino de História
Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG
Formação docente - História
Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB
Internship report - History
Teaching History
History teaching practice
Practical History Teaching Subject - UFCG
Teacher training - History
Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB
História.
Educação.
topic Relatório de estágio - História
Ensino de História
Prática de ensino de História
Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG
Formação docente - História
Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB
Internship report - History
Teaching History
History teaching practice
Practical History Teaching Subject - UFCG
Teacher training - History
Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB
História.
Educação.
description “Retratos de uma história que se constrói na sala de aula”, é resultado do trabalho realizado como atividade de conclusão de curso - “Curso de História”, via disciplina: “Prática de Ensino”, ministrada pela professora Eronides Câmara Donato, do Departamento de História e Geografia da Universidade Federal da Paraíba - Campus - II, no semestre 98.1, sob a coordenação do professor-orientador, José Benjamim Montenegro (DHG). Esse trabalho é também, fruto de sementes plantadas e cultivadas com esforço e dedicação, regada com a contribuição dos professores e colegas, no quotidiano de sala de aula, ambos, ao meu lado, se fizeram presentes incentivando a construção de novos saberes nessa área de conhecimento, que é a História, a qual escolhi para fazer parte da minha história. À cada momento de encontro com a possibilidade de um novo saber, uma relação de estranhamento, de tensão, mas sobretudo de confiança, de esperança na ância de conquistar novos frutos do conhecimento, em especial, no campo histórico. As experiências adquiridas ao longo dessa trajetória na academia, foram várias e exerceram influências importantes, marcando a minha vida como estudante e como pessoa. Os resultados dessas experiências, pelo menos em parte, estão contidas neste relatório de final de curso, que ora pretendo apresentar. A intenção é explicitar os resultados que foram possíveis realizar, cuja construção contou com o apoio e contribuição de pessoas que se dispuseram a contribuir com papéis importantes para esse exercício, como professores, familiares, amigos, funcionários dos vários seguimentos da Universidade, que nos serviram nas ocasiões necessárias e os demais, que de uma forma, ou de outra, depositaram sua parcela de participação. Trabalhamos duas temáticas paralelas às atividades práticas de sala de aula, uma sobre a metodologia como possibilidade de promover a dinamização do estudo da história e da melhoria na qualidade do ensino; e a outra, o planejamento de ensino como uma atividade indispensável ao ensino e à aprendizagem, no campo de construção do conhecimento histórico. Acompanhando as temáticas, o capítulo seguinte diz respeito às experiências de sala de aula referentes ao estágio de conclusão do curso, realizado na Escola Estadual de 1Q e 2- Graus Ademar Veloso da Silveira
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
2024-04-10T18:50:00Z
2024-04-10
2024-04-10T18:50:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35414
BURITI, Elizeuda de Souza. Retratos de uma História que se constroi na sala de aula. 1998. 143f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35414
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35414
identifier_str_mv BURITI, Elizeuda de Souza. Retratos de uma História que se constroi na sala de aula. 1998. 143f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744619764711424