Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico no contexto da educação a distância - portfólio - tutor.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1294 |
Resumo: | A Educação a Distância amplia o alcance da modalidade de ensino presencial, já que fornece aos indivíduos, independentemente do local onde moram ou tempo disponível, a oportunidade de iniciar ou complementar seus estudos. Em virtude da facilidade de acesso, disponibilidade e recursos de interação existentes, a Internet vem surgindo como mídia altamente promissora para a aplicação da EAD. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é projetar e implementar uma ferramenta que dê suporte à Educação a Distância via Internet, o Portfólio-Tutor, que atue não como substituto do professor, mas como instrumento de apoio, auxiliando-o no processo de transmissão de conhecimento e fornecendo mecanismos para que o mesmo possa acompanhar a aprendizagem dos alunos e a eficiência das estratégias didáticas aplicadas. Para a transmissão de conhecimento é modelado um tutor que, seguindo os princípios dos sistemas tutores inteligentes, proporciona um ensino adaptado ao nível de conhecimento do aluno e a sua capacidade cognitiva. No acompanhamento do processo de aprendizagem é empregado um portfólio eletrônico que, além de propiciar uma forma de avaliação autêntica, através da capacidade ativa e tratamento temporal implementados, provê o gerenciamento automático das atividades e fornece subsídios à tomada de decisão por parte do professor. Sendo assim, o Portfólio-Tutor em contraposição a possibilidade de massificação do ensino, às vezes sugerida por instituições em relação à Educação a Distância, proporciona um ambiente comprometido com o processo pedagógico, onde o professor assume o papel de orientador e incentivador, planejando e acompanhando, para assim promover a melhora contínua da estratégia didática a ser utilizada e conseqüentemente maior qualidade na aprendizagem, enquanto exige-se do aluno um comportamento mais ativo, autodidata e participativo, atribuindo-lhe responsabilidade sobre o decurso de sua aprendizagem. |
id |
UFCG_755a29356c1f69ad4f308d3b653ff6b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/1294 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico no contexto da educação a distância - portfólio - tutor.A tutor system coupled to an electronic portfolio in the context of distance education - portfolio - tutor.Educação a Distância EAD - ComputaçãoPortfólio EletrônicoInformática Aplicada à EducaçãoSistema TutorAvaliação AutênticaSoftwares EducativosPortfílio - TutorDistance EducationCiência da Computação.Educação.A Educação a Distância amplia o alcance da modalidade de ensino presencial, já que fornece aos indivíduos, independentemente do local onde moram ou tempo disponível, a oportunidade de iniciar ou complementar seus estudos. Em virtude da facilidade de acesso, disponibilidade e recursos de interação existentes, a Internet vem surgindo como mídia altamente promissora para a aplicação da EAD. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é projetar e implementar uma ferramenta que dê suporte à Educação a Distância via Internet, o Portfólio-Tutor, que atue não como substituto do professor, mas como instrumento de apoio, auxiliando-o no processo de transmissão de conhecimento e fornecendo mecanismos para que o mesmo possa acompanhar a aprendizagem dos alunos e a eficiência das estratégias didáticas aplicadas. Para a transmissão de conhecimento é modelado um tutor que, seguindo os princípios dos sistemas tutores inteligentes, proporciona um ensino adaptado ao nível de conhecimento do aluno e a sua capacidade cognitiva. No acompanhamento do processo de aprendizagem é empregado um portfólio eletrônico que, além de propiciar uma forma de avaliação autêntica, através da capacidade ativa e tratamento temporal implementados, provê o gerenciamento automático das atividades e fornece subsídios à tomada de decisão por parte do professor. Sendo assim, o Portfólio-Tutor em contraposição a possibilidade de massificação do ensino, às vezes sugerida por instituições em relação à Educação a Distância, proporciona um ambiente comprometido com o processo pedagógico, onde o professor assume o papel de orientador e incentivador, planejando e acompanhando, para assim promover a melhora contínua da estratégia didática a ser utilizada e conseqüentemente maior qualidade na aprendizagem, enquanto exige-se do aluno um comportamento mais ativo, autodidata e participativo, atribuindo-lhe responsabilidade sobre o decurso de sua aprendizagem.Distance Education expands the scope of the inside classroom teaching model since anybody, independent of where he lives or how much available time he has, has the opportunity to initiate or complement his studies. Considering access facility, availability and interaction resources provided, the Internet arises as a promising midia for Distance Education. In this context, this work has as objective the design and implementation of a tool for the support an environment for Distance Education on the Internet – the Portfolio-Tutor, that works not as a teacher substitute, but as an aid instrument, supporting the teaching process and providing mechanisms (apparatus) that allows the teacher to keep up with students’ knowledge acquisition process and the efficiency of the applied didactic strategy. For a teaching process, it is designed a tutor based on Intelligent Tutoring Systems’ principles, that provides adapted learning in student’s knowledge level and his cognitive capacity. To keep up with students’ learning process an electronic portfolio is used, besides to propitiating an authentic evaluation, through active capacity and temporal treatment, it supplies automatic management of activities and provides necessary informations to the teacher to make decisions. In contraposition to the possibility of some education institutions be worry mostly about quantities of attended people when apply the Distance Education, the Portfolio-Tutor provides an environment engaged with the pedagogical process, where the teacher assumes the supervisor and inciter’s role, projecting and keeping up with the didactic strategy applied, to have as an objective to guarantee the learning process quality, while the students assume an active, self-educating and participant behaviour, assuming the responsibility about his learning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGHERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, Arturo .HERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, A.http://lattes.cnpq.br/4485667581908849SCHIEL, Ulrich.TEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli.NASCIMENTO, Debora Maria Coelho.2002-08-232018-07-30T20:45:21Z2018-07-302018-07-30T20:45:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1294NASCIMENTO, Débora Maria Coelho. Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico na contexto da educação a distância - portfólio - tutor. 2002. 203 . (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1294porPRODASE.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-21T14:35:03Zoai:localhost:riufcg/1294Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-21T14:35:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico no contexto da educação a distância - portfólio - tutor. A tutor system coupled to an electronic portfolio in the context of distance education - portfolio - tutor. |
title |
Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico no contexto da educação a distância - portfólio - tutor. |
spellingShingle |
Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico no contexto da educação a distância - portfólio - tutor. NASCIMENTO, Debora Maria Coelho. Educação a Distância EAD - Computação Portfólio Eletrônico Informática Aplicada à Educação Sistema Tutor Avaliação Autêntica Softwares Educativos Portfílio - Tutor Distance Education Ciência da Computação. Educação. |
title_short |
Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico no contexto da educação a distância - portfólio - tutor. |
title_full |
Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico no contexto da educação a distância - portfólio - tutor. |
title_fullStr |
Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico no contexto da educação a distância - portfólio - tutor. |
title_full_unstemmed |
Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico no contexto da educação a distância - portfólio - tutor. |
title_sort |
Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico no contexto da educação a distância - portfólio - tutor. |
author |
NASCIMENTO, Debora Maria Coelho. |
author_facet |
NASCIMENTO, Debora Maria Coelho. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
HERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, Arturo . HERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, A. http://lattes.cnpq.br/4485667581908849 SCHIEL, Ulrich. TEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Debora Maria Coelho. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância EAD - Computação Portfólio Eletrônico Informática Aplicada à Educação Sistema Tutor Avaliação Autêntica Softwares Educativos Portfílio - Tutor Distance Education Ciência da Computação. Educação. |
topic |
Educação a Distância EAD - Computação Portfólio Eletrônico Informática Aplicada à Educação Sistema Tutor Avaliação Autêntica Softwares Educativos Portfílio - Tutor Distance Education Ciência da Computação. Educação. |
description |
A Educação a Distância amplia o alcance da modalidade de ensino presencial, já que fornece aos indivíduos, independentemente do local onde moram ou tempo disponível, a oportunidade de iniciar ou complementar seus estudos. Em virtude da facilidade de acesso, disponibilidade e recursos de interação existentes, a Internet vem surgindo como mídia altamente promissora para a aplicação da EAD. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é projetar e implementar uma ferramenta que dê suporte à Educação a Distância via Internet, o Portfólio-Tutor, que atue não como substituto do professor, mas como instrumento de apoio, auxiliando-o no processo de transmissão de conhecimento e fornecendo mecanismos para que o mesmo possa acompanhar a aprendizagem dos alunos e a eficiência das estratégias didáticas aplicadas. Para a transmissão de conhecimento é modelado um tutor que, seguindo os princípios dos sistemas tutores inteligentes, proporciona um ensino adaptado ao nível de conhecimento do aluno e a sua capacidade cognitiva. No acompanhamento do processo de aprendizagem é empregado um portfólio eletrônico que, além de propiciar uma forma de avaliação autêntica, através da capacidade ativa e tratamento temporal implementados, provê o gerenciamento automático das atividades e fornece subsídios à tomada de decisão por parte do professor. Sendo assim, o Portfólio-Tutor em contraposição a possibilidade de massificação do ensino, às vezes sugerida por instituições em relação à Educação a Distância, proporciona um ambiente comprometido com o processo pedagógico, onde o professor assume o papel de orientador e incentivador, planejando e acompanhando, para assim promover a melhora contínua da estratégia didática a ser utilizada e conseqüentemente maior qualidade na aprendizagem, enquanto exige-se do aluno um comportamento mais ativo, autodidata e participativo, atribuindo-lhe responsabilidade sobre o decurso de sua aprendizagem. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-08-23 2018-07-30T20:45:21Z 2018-07-30 2018-07-30T20:45:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1294 NASCIMENTO, Débora Maria Coelho. Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico na contexto da educação a distância - portfólio - tutor. 2002. 203 . (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1294 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1294 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Débora Maria Coelho. Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico na contexto da educação a distância - portfólio - tutor. 2002. 203 . (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PRODASE. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744355912581120 |