Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico no contexto da educação a distância - portfólio - tutor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Debora Maria Coelho.
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1294
Resumo: A Educação a Distância amplia o alcance da modalidade de ensino presencial, já que fornece aos indivíduos, independentemente do local onde moram ou tempo disponível, a oportunidade de iniciar ou complementar seus estudos. Em virtude da facilidade de acesso, disponibilidade e recursos de interação existentes, a Internet vem surgindo como mídia altamente promissora para a aplicação da EAD. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é projetar e implementar uma ferramenta que dê suporte à Educação a Distância via Internet, o Portfólio-Tutor, que atue não como substituto do professor, mas como instrumento de apoio, auxiliando-o no processo de transmissão de conhecimento e fornecendo mecanismos para que o mesmo possa acompanhar a aprendizagem dos alunos e a eficiência das estratégias didáticas aplicadas. Para a transmissão de conhecimento é modelado um tutor que, seguindo os princípios dos sistemas tutores inteligentes, proporciona um ensino adaptado ao nível de conhecimento do aluno e a sua capacidade cognitiva. No acompanhamento do processo de aprendizagem é empregado um portfólio eletrônico que, além de propiciar uma forma de avaliação autêntica, através da capacidade ativa e tratamento temporal implementados, provê o gerenciamento automático das atividades e fornece subsídios à tomada de decisão por parte do professor. Sendo assim, o Portfólio-Tutor em contraposição a possibilidade de massificação do ensino, às vezes sugerida por instituições em relação à Educação a Distância, proporciona um ambiente comprometido com o processo pedagógico, onde o professor assume o papel de orientador e incentivador, planejando e acompanhando, para assim promover a melhora contínua da estratégia didática a ser utilizada e conseqüentemente maior qualidade na aprendizagem, enquanto exige-se do aluno um comportamento mais ativo, autodidata e participativo, atribuindo-lhe responsabilidade sobre o decurso de sua aprendizagem.
id UFCG_755a29356c1f69ad4f308d3b653ff6b6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/1294
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico no contexto da educação a distância - portfólio - tutor.A tutor system coupled to an electronic portfolio in the context of distance education - portfolio - tutor.Educação a Distância EAD - ComputaçãoPortfólio EletrônicoInformática Aplicada à EducaçãoSistema TutorAvaliação AutênticaSoftwares EducativosPortfílio - TutorDistance EducationCiência da Computação.Educação.A Educação a Distância amplia o alcance da modalidade de ensino presencial, já que fornece aos indivíduos, independentemente do local onde moram ou tempo disponível, a oportunidade de iniciar ou complementar seus estudos. Em virtude da facilidade de acesso, disponibilidade e recursos de interação existentes, a Internet vem surgindo como mídia altamente promissora para a aplicação da EAD. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é projetar e implementar uma ferramenta que dê suporte à Educação a Distância via Internet, o Portfólio-Tutor, que atue não como substituto do professor, mas como instrumento de apoio, auxiliando-o no processo de transmissão de conhecimento e fornecendo mecanismos para que o mesmo possa acompanhar a aprendizagem dos alunos e a eficiência das estratégias didáticas aplicadas. Para a transmissão de conhecimento é modelado um tutor que, seguindo os princípios dos sistemas tutores inteligentes, proporciona um ensino adaptado ao nível de conhecimento do aluno e a sua capacidade cognitiva. No acompanhamento do processo de aprendizagem é empregado um portfólio eletrônico que, além de propiciar uma forma de avaliação autêntica, através da capacidade ativa e tratamento temporal implementados, provê o gerenciamento automático das atividades e fornece subsídios à tomada de decisão por parte do professor. Sendo assim, o Portfólio-Tutor em contraposição a possibilidade de massificação do ensino, às vezes sugerida por instituições em relação à Educação a Distância, proporciona um ambiente comprometido com o processo pedagógico, onde o professor assume o papel de orientador e incentivador, planejando e acompanhando, para assim promover a melhora contínua da estratégia didática a ser utilizada e conseqüentemente maior qualidade na aprendizagem, enquanto exige-se do aluno um comportamento mais ativo, autodidata e participativo, atribuindo-lhe responsabilidade sobre o decurso de sua aprendizagem.Distance Education expands the scope of the inside classroom teaching model since anybody, independent of where he lives or how much available time he has, has the opportunity to initiate or complement his studies. Considering access facility, availability and interaction resources provided, the Internet arises as a promising midia for Distance Education. In this context, this work has as objective the design and implementation of a tool for the support an environment for Distance Education on the Internet – the Portfolio-Tutor, that works not as a teacher substitute, but as an aid instrument, supporting the teaching process and providing mechanisms (apparatus) that allows the teacher to keep up with students’ knowledge acquisition process and the efficiency of the applied didactic strategy. For a teaching process, it is designed a tutor based on Intelligent Tutoring Systems’ principles, that provides adapted learning in student’s knowledge level and his cognitive capacity. To keep up with students’ learning process an electronic portfolio is used, besides to propitiating an authentic evaluation, through active capacity and temporal treatment, it supplies automatic management of activities and provides necessary informations to the teacher to make decisions. In contraposition to the possibility of some education institutions be worry mostly about quantities of attended people when apply the Distance Education, the Portfolio-Tutor provides an environment engaged with the pedagogical process, where the teacher assumes the supervisor and inciter’s role, projecting and keeping up with the didactic strategy applied, to have as an objective to guarantee the learning process quality, while the students assume an active, self-educating and participant behaviour, assuming the responsibility about his learning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGHERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, Arturo .HERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, A.http://lattes.cnpq.br/4485667581908849SCHIEL, Ulrich.TEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli.NASCIMENTO, Debora Maria Coelho.2002-08-232018-07-30T20:45:21Z2018-07-302018-07-30T20:45:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1294NASCIMENTO, Débora Maria Coelho. Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico na contexto da educação a distância - portfólio - tutor. 2002. 203 . (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1294porPRODASE.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-21T14:35:03Zoai:localhost:riufcg/1294Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-21T14:35:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico no contexto da educação a distância - portfólio - tutor.
A tutor system coupled to an electronic portfolio in the context of distance education - portfolio - tutor.
title Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico no contexto da educação a distância - portfólio - tutor.
spellingShingle Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico no contexto da educação a distância - portfólio - tutor.
NASCIMENTO, Debora Maria Coelho.
Educação a Distância EAD - Computação
Portfólio Eletrônico
Informática Aplicada à Educação
Sistema Tutor
Avaliação Autêntica
Softwares Educativos
Portfílio - Tutor
Distance Education
Ciência da Computação.
Educação.
title_short Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico no contexto da educação a distância - portfólio - tutor.
title_full Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico no contexto da educação a distância - portfólio - tutor.
title_fullStr Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico no contexto da educação a distância - portfólio - tutor.
title_full_unstemmed Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico no contexto da educação a distância - portfólio - tutor.
title_sort Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico no contexto da educação a distância - portfólio - tutor.
author NASCIMENTO, Debora Maria Coelho.
author_facet NASCIMENTO, Debora Maria Coelho.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv HERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, Arturo .
HERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, A.
http://lattes.cnpq.br/4485667581908849
SCHIEL, Ulrich.
TEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli.
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Debora Maria Coelho.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância EAD - Computação
Portfólio Eletrônico
Informática Aplicada à Educação
Sistema Tutor
Avaliação Autêntica
Softwares Educativos
Portfílio - Tutor
Distance Education
Ciência da Computação.
Educação.
topic Educação a Distância EAD - Computação
Portfólio Eletrônico
Informática Aplicada à Educação
Sistema Tutor
Avaliação Autêntica
Softwares Educativos
Portfílio - Tutor
Distance Education
Ciência da Computação.
Educação.
description A Educação a Distância amplia o alcance da modalidade de ensino presencial, já que fornece aos indivíduos, independentemente do local onde moram ou tempo disponível, a oportunidade de iniciar ou complementar seus estudos. Em virtude da facilidade de acesso, disponibilidade e recursos de interação existentes, a Internet vem surgindo como mídia altamente promissora para a aplicação da EAD. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é projetar e implementar uma ferramenta que dê suporte à Educação a Distância via Internet, o Portfólio-Tutor, que atue não como substituto do professor, mas como instrumento de apoio, auxiliando-o no processo de transmissão de conhecimento e fornecendo mecanismos para que o mesmo possa acompanhar a aprendizagem dos alunos e a eficiência das estratégias didáticas aplicadas. Para a transmissão de conhecimento é modelado um tutor que, seguindo os princípios dos sistemas tutores inteligentes, proporciona um ensino adaptado ao nível de conhecimento do aluno e a sua capacidade cognitiva. No acompanhamento do processo de aprendizagem é empregado um portfólio eletrônico que, além de propiciar uma forma de avaliação autêntica, através da capacidade ativa e tratamento temporal implementados, provê o gerenciamento automático das atividades e fornece subsídios à tomada de decisão por parte do professor. Sendo assim, o Portfólio-Tutor em contraposição a possibilidade de massificação do ensino, às vezes sugerida por instituições em relação à Educação a Distância, proporciona um ambiente comprometido com o processo pedagógico, onde o professor assume o papel de orientador e incentivador, planejando e acompanhando, para assim promover a melhora contínua da estratégia didática a ser utilizada e conseqüentemente maior qualidade na aprendizagem, enquanto exige-se do aluno um comportamento mais ativo, autodidata e participativo, atribuindo-lhe responsabilidade sobre o decurso de sua aprendizagem.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-08-23
2018-07-30T20:45:21Z
2018-07-30
2018-07-30T20:45:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1294
NASCIMENTO, Débora Maria Coelho. Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico na contexto da educação a distância - portfólio - tutor. 2002. 203 . (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1294
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1294
identifier_str_mv NASCIMENTO, Débora Maria Coelho. Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico na contexto da educação a distância - portfólio - tutor. 2002. 203 . (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PRODASE.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744355912581120