Os jogos matemáticos como ferramenta de ensino e aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24166 |
Resumo: | O lúdico contribui para inovação do modelo de educação tradicional, é capaz de cooperar para motivar os discentes no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, bem como, favorece o envolvimento dos mesmos com profundidade nos conteúdos abordados em sala de aula. Entre as diferentes abordagens lúdicas destaca-se a utilização dos jogos como ferramenta de ensino da matemática, a qual é capaz de beneficiar os alunos no absolver dos conteúdos didáticos ministrados em sala de aula. Como o escopo deste trabalho tem que conceituar os jogos e estabelecer sua importância no ensino da matemática, além de discorrer sobre as contribuições dos jogos matemáticos como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem do aluno. O presente estudo constitui-se de uma revisão de literatura com a identificação de produções acadêmicas sobre o tema, tal pesquisa propõe-se ao aprofundamento sobre o assunto abordado, através da leitura, análise e apresentação dos achados na literatura, e ainda, sumarizar as pesquisas já concluídas e a partir delas reunir conclusões científicas. Os jogos são capazes de desenvolver conceitos através do ensino multidisciplinar utilizando-se de uma abordagem construtiva do conhecimento, descobridora e ampliadora de habilidades, podendo privilegiar as diversas ciências, e especialmente, a matemática. A educação poderá ser favorecida uma vez que os jogos podem representar um fenômeno social e também pedagógico. Os jogos matemáticos mostram-se capazes de facilitar o aprendizado dos alunos, pelo papel protagonista que o discente desenvolve na construção de conhecimentos e saberes. A participação de alunos nas aulas dinamizadas e lúdicas poderá despertar melhores resultados na construção e estruturação de conhecimentos. |
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Os jogos matemáticos como ferramenta de ensino e aprendizagem.Mathematical games as a teaching and learning toolLos juegos matemáticos como herramienta de enseñanza y aprendizaje.Matemática – Estudo e EnsinoJogos Matemáticos – Ensino e AprendizagemJogos Educativos – DiversãoMathematics – Study and TeachingMathematical Games - Teaching and LearningEducational Games - FunMatemáticas – Estudio y EnseñanzaJuegos Matemáticos - Enseñanza y AprendiendoJuegos Educativos - DiversiónMatemáticaO lúdico contribui para inovação do modelo de educação tradicional, é capaz de cooperar para motivar os discentes no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, bem como, favorece o envolvimento dos mesmos com profundidade nos conteúdos abordados em sala de aula. Entre as diferentes abordagens lúdicas destaca-se a utilização dos jogos como ferramenta de ensino da matemática, a qual é capaz de beneficiar os alunos no absolver dos conteúdos didáticos ministrados em sala de aula. Como o escopo deste trabalho tem que conceituar os jogos e estabelecer sua importância no ensino da matemática, além de discorrer sobre as contribuições dos jogos matemáticos como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem do aluno. O presente estudo constitui-se de uma revisão de literatura com a identificação de produções acadêmicas sobre o tema, tal pesquisa propõe-se ao aprofundamento sobre o assunto abordado, através da leitura, análise e apresentação dos achados na literatura, e ainda, sumarizar as pesquisas já concluídas e a partir delas reunir conclusões científicas. Os jogos são capazes de desenvolver conceitos através do ensino multidisciplinar utilizando-se de uma abordagem construtiva do conhecimento, descobridora e ampliadora de habilidades, podendo privilegiar as diversas ciências, e especialmente, a matemática. A educação poderá ser favorecida uma vez que os jogos podem representar um fenômeno social e também pedagógico. Os jogos matemáticos mostram-se capazes de facilitar o aprendizado dos alunos, pelo papel protagonista que o discente desenvolve na construção de conhecimentos e saberes. A participação de alunos nas aulas dinamizadas e lúdicas poderá despertar melhores resultados na construção e estruturação de conhecimentos.The ludic contributes to the innovation of the traditional education model, is able to cooperate to motivate students in the development of meaningful learning, as well as, favors their involvement in depth in the contents covered in the classroom classroom. Among the different playful approaches, the use of games as a tool stands out. teaching mathematics, which is capable of benefiting students in the absolves of the contents didactics taught in the classroom. As the scope of this work has to conceptualize the games and establish its importance in the teaching of mathematics, in addition to discussing the contributions of mathematical games as a tool in the student's teaching and learning process. O The present study consists of a literature review with the identification of productions academics on the subject, such research proposes to deepen the subject addressed, through the reading, analysis and presentation of the findings in the literature, and also, to summarize the already concluded researches and from them to gather scientific conclusions. Games are able to to develop concepts through multidisciplinary teaching using an approach constructive knowledge, discoverer and expander of abilities, being able to privilege the various sciences, and especially mathematics. Education may be favored as it Games can represent a social and also a pedagogical phenomenon. the math games are capable of facilitating student learning, due to the protagonist role that the student develops in the construction of knowledge and knowledge. Student participation in classes dynamized and playful activities can bring about better results in the construction and structuring of knowledge.Lo lúdico contribuye a la innovación del modelo educativo tradicional, es capaz de cooperar para motivar a los estudiantes en el desarrollo de aprendizajes significativos, así como, favorece su implicación en profundidad en los contenidos tratados en el aula salón de clases. Entre los diferentes enfoques lúdicos destaca el uso del juego como herramienta. enseñanza de las matemáticas, que es capaz de beneficiar a los estudiantes en la absolución de los contenidos didáctica impartida en el aula. Como el alcance de este trabajo tiene que conceptualizar los juegos y establecer su importancia en la enseñanza de las matemáticas, además de discutir los aportes de los juegos matemáticos como herramienta en el proceso de enseñanza y aprendizaje del estudiante. O El presente estudio consiste en una revisión bibliográfica con la identificación de producciones académicos sobre el tema, dicha investigación se propone profundizar en el tema abordado, a través de la lectura, análisis y presentación de los hallazgos en la literatura, y también, para resumir los investigaciones ya concluidas y de ellas sacar conclusiones científicas. Los juegos son capaces de desarrollar conceptos a través de la enseñanza multidisciplinar utilizando un enfoque conocimiento constructivo, descubridor y expansor de habilidades, pudiendo privilegiar la varias ciencias, y especialmente las matemáticas. La educación puede ser favorecida ya que Los juegos pueden representar un fenómeno social y también pedagógico. los juegos de matematicas son capaces de facilitar el aprendizaje de los estudiantes, debido al papel protagónico que el alumno se desarrolla en la construcción de saberes y saberes. Participación de los estudiantes en las clases. actividades dinamizadas y lúdicas pueden traer mejores resultados en la construcción y estructuración de conocimiento.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSOUZA, Glageane da Silva.SOUZA, Glageane da SilvaSouza, Glageane Da SilvaSouza, Glageane S.http://lattes.cnpq.br/3393468945301497SILVA, Jussiê Ubaldo da.SILVA, J. U.http://lattes.cnpq.br/3028612736218078SOUZA, Edna Cordeiro de.SOUZA, E. C.DE SOUZA, EDNA CORDEIROhttp://lattes.cnpq.br/4130264058594944BORGES JUNIOR, Antônio.20182022-03-28T13:00:26Z2022-03-282022-03-28T13:00:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24166BORGES JUNIOR, Antônio. Os jogos matemáticos como ferramenta de ensino e aprendizagem. 2018. 30 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-14T18:31:32Zoai:localhost:riufcg/24166Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-14T18:31:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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