Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Graziela Ribeiro.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29414
Resumo: A disseminação do vírus (SARS-CoV-2), causador da COVID-19, deu início a um novo cenário global. Nesse momento, em que o convívio em locais públicos foi reduzido, a internet, como espaço de interação, protagonizou um papel de grande importância durante a fase de distanciamento social. O Ensino Remoto surgiu, nessa realidade, como uma alternativa temporária de ensino que trouxe como exigência a rápida adaptação da comunidade escolar às aulas mediadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Além disso, esse período ficou marcado por sobrecarregar diversos professores que tiveram que adaptar conteúdos, dinâmicas e avaliações com intuito de dar prosseguimento ao seu ofício. Dessa forma, optamos por direcionar nosso olhar para a avaliação da aprendizagem que é um componente essencial para o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, fundamentamo-nos em autores como Conceição (2018), Grillo e Lima (2010), Hoffmann (2009), Luckesi (1999, 2011, 2021, 2022), Nascimento (2021), entre outros que contribuíram teoricamente para o nosso trabalho. Deste modo, por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, o presente estudo teve por objetivo principal investigar as práticas avaliativas de seis professores de Física da rede estadual de Ensino Médio do município de Cajazeiras - PB durante o período de Ensino Remoto. Para tanto, elaboramos os seguintes objetivos específicos: conhecer as concepções docentes sobre a avaliação da aprendizagem escolar; identificar os instrumentos avaliativos utilizados pelos docentes de Física e, por fim, analisar os resultados advindos dos instrumentos avaliativos aplicados durante o Ensino Remoto. A fim de coletar as informações referentes às práticas empregadas pelos professores, optamos pelo uso de entrevistas semiestruturadas. Durante o desenvolvimento do estudo, pudemos analisar as experiências vivenciadas pelos docentes em suas práticas avaliativas. Como resultados, percebemos, nas falas dos professores participantes, que a avaliação escolar em Física no período remoto foi realizada por meio de instrumentos diversificados, mas destacaram-se: as provas e as atividades impressas. No entanto, o uso dos dados advindos dos instrumentos avaliativos serviu, principalmente, para o registro de notas como uma exigência do sistema educacional. Além disso, percebemos a existência de diversos condicionantes que dificultaram a construção de alternativas ao tradicional método avaliativo no Ensino Remoto. Por fim, o estudo possibilitou um maior entendimento sobre as práticas avaliativas dos professores que participaram desta pesquisa.
id UFCG_783d4ce63c806f0a00d673e009a46b66
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29414
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto.A case study on the evaluative practices developed in the discipline of Physics in Remote Teaching.Avaliação escolarFísica - ensinoEnsino RemotoPráticas avaliativasSchool evaluationphysics - teachingRemote LearningEvaluative practicesFísica.A disseminação do vírus (SARS-CoV-2), causador da COVID-19, deu início a um novo cenário global. Nesse momento, em que o convívio em locais públicos foi reduzido, a internet, como espaço de interação, protagonizou um papel de grande importância durante a fase de distanciamento social. O Ensino Remoto surgiu, nessa realidade, como uma alternativa temporária de ensino que trouxe como exigência a rápida adaptação da comunidade escolar às aulas mediadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Além disso, esse período ficou marcado por sobrecarregar diversos professores que tiveram que adaptar conteúdos, dinâmicas e avaliações com intuito de dar prosseguimento ao seu ofício. Dessa forma, optamos por direcionar nosso olhar para a avaliação da aprendizagem que é um componente essencial para o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, fundamentamo-nos em autores como Conceição (2018), Grillo e Lima (2010), Hoffmann (2009), Luckesi (1999, 2011, 2021, 2022), Nascimento (2021), entre outros que contribuíram teoricamente para o nosso trabalho. Deste modo, por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, o presente estudo teve por objetivo principal investigar as práticas avaliativas de seis professores de Física da rede estadual de Ensino Médio do município de Cajazeiras - PB durante o período de Ensino Remoto. Para tanto, elaboramos os seguintes objetivos específicos: conhecer as concepções docentes sobre a avaliação da aprendizagem escolar; identificar os instrumentos avaliativos utilizados pelos docentes de Física e, por fim, analisar os resultados advindos dos instrumentos avaliativos aplicados durante o Ensino Remoto. A fim de coletar as informações referentes às práticas empregadas pelos professores, optamos pelo uso de entrevistas semiestruturadas. Durante o desenvolvimento do estudo, pudemos analisar as experiências vivenciadas pelos docentes em suas práticas avaliativas. Como resultados, percebemos, nas falas dos professores participantes, que a avaliação escolar em Física no período remoto foi realizada por meio de instrumentos diversificados, mas destacaram-se: as provas e as atividades impressas. No entanto, o uso dos dados advindos dos instrumentos avaliativos serviu, principalmente, para o registro de notas como uma exigência do sistema educacional. Além disso, percebemos a existência de diversos condicionantes que dificultaram a construção de alternativas ao tradicional método avaliativo no Ensino Remoto. Por fim, o estudo possibilitou um maior entendimento sobre as práticas avaliativas dos professores que participaram desta pesquisa.The spread of the virus (SARS-CoV-2), which caused COVID-19, started a new global scenario. In this moment, where the conviviality in public places was reduced, the internet, as a space for interaction, played a very important role during the phase of social distancing. Remote Learning emerged, in this reality, as a temporary teaching alternative that demanded the quick adaptation of the school community to classes mediated by Information and Communication Technologies (ICTs). In addition, this period was marked by the overload of several teachers who had to adapt content, dynamics and evaluations in order to continue their work. Thus, we chose to direct our attention to the learning evaluation, which is an essential component for the teaching and learning process. To this end, we based ourselves on authors such as Conceição (2018), Grillo and Lima (2010), Hoffmann (2009), Luckesi (1999, 2011, 2021, 2022), Nascimento (2021), among others who contributed theoretically to our work. Thus, by means of a qualitative research of case study nature, the main objective of the present study was to investigate the evaluation practices of six Physics teachers of the state high school network in the municipality of Cajazeiras - PB during the period of Remote Teaching. To this end, we have developed the following specific objectives: to know the teachers' conceptions about the evaluation of school learning; to identify the evaluation tools used by Physics teachers, and finally, to analyze the results from the evaluation tools applied during the Remote Teaching. In order to collect information about the practices used by the teachers, we chose to use semi-structured interviews. In the development of the study we were able to analyze the experiences lived by the teachers in their evaluative practices. As a result, we noticed in the speeches of the participating teachers that the school evaluation in Physics in the remote period was done through diversified instruments, but the most important ones were: the tests and the printed activities. However, the use of the data coming from the evaluative instruments served mainly for recording grades as a requirement of the educational system. In addition, we noticed the existence of several constraints that hindered the construction of alternatives to the traditional evaluative method in Remote Teaching. Finally, the study enabled a greater understanding about the evaluative practices of the teachers who participated in this research.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGROCHA, Diego Marceli.ROCHA, D. M.http://lattes.cnpq.br/3149875009074968SOUSA, Israel Soares de.SILVA, João Maria da.LOPES, Graziela Ribeiro.2023-02-142023-04-18T22:58:28Z2023-04-182023-04-18T22:58:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29414LOPES, Graziela Ribeiro. Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto. 2023. 79f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-18T22:58:28Zoai:localhost:riufcg/29414Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-18T22:58:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto.
A case study on the evaluative practices developed in the discipline of Physics in Remote Teaching.
title Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto.
spellingShingle Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto.
LOPES, Graziela Ribeiro.
Avaliação escolar
Física - ensino
Ensino Remoto
Práticas avaliativas
School evaluation
physics - teaching
Remote Learning
Evaluative practices
Física.
title_short Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto.
title_full Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto.
title_fullStr Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto.
title_full_unstemmed Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto.
title_sort Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto.
author LOPES, Graziela Ribeiro.
author_facet LOPES, Graziela Ribeiro.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROCHA, Diego Marceli.
ROCHA, D. M.
http://lattes.cnpq.br/3149875009074968
SOUSA, Israel Soares de.
SILVA, João Maria da.
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, Graziela Ribeiro.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação escolar
Física - ensino
Ensino Remoto
Práticas avaliativas
School evaluation
physics - teaching
Remote Learning
Evaluative practices
Física.
topic Avaliação escolar
Física - ensino
Ensino Remoto
Práticas avaliativas
School evaluation
physics - teaching
Remote Learning
Evaluative practices
Física.
description A disseminação do vírus (SARS-CoV-2), causador da COVID-19, deu início a um novo cenário global. Nesse momento, em que o convívio em locais públicos foi reduzido, a internet, como espaço de interação, protagonizou um papel de grande importância durante a fase de distanciamento social. O Ensino Remoto surgiu, nessa realidade, como uma alternativa temporária de ensino que trouxe como exigência a rápida adaptação da comunidade escolar às aulas mediadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Além disso, esse período ficou marcado por sobrecarregar diversos professores que tiveram que adaptar conteúdos, dinâmicas e avaliações com intuito de dar prosseguimento ao seu ofício. Dessa forma, optamos por direcionar nosso olhar para a avaliação da aprendizagem que é um componente essencial para o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, fundamentamo-nos em autores como Conceição (2018), Grillo e Lima (2010), Hoffmann (2009), Luckesi (1999, 2011, 2021, 2022), Nascimento (2021), entre outros que contribuíram teoricamente para o nosso trabalho. Deste modo, por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, o presente estudo teve por objetivo principal investigar as práticas avaliativas de seis professores de Física da rede estadual de Ensino Médio do município de Cajazeiras - PB durante o período de Ensino Remoto. Para tanto, elaboramos os seguintes objetivos específicos: conhecer as concepções docentes sobre a avaliação da aprendizagem escolar; identificar os instrumentos avaliativos utilizados pelos docentes de Física e, por fim, analisar os resultados advindos dos instrumentos avaliativos aplicados durante o Ensino Remoto. A fim de coletar as informações referentes às práticas empregadas pelos professores, optamos pelo uso de entrevistas semiestruturadas. Durante o desenvolvimento do estudo, pudemos analisar as experiências vivenciadas pelos docentes em suas práticas avaliativas. Como resultados, percebemos, nas falas dos professores participantes, que a avaliação escolar em Física no período remoto foi realizada por meio de instrumentos diversificados, mas destacaram-se: as provas e as atividades impressas. No entanto, o uso dos dados advindos dos instrumentos avaliativos serviu, principalmente, para o registro de notas como uma exigência do sistema educacional. Além disso, percebemos a existência de diversos condicionantes que dificultaram a construção de alternativas ao tradicional método avaliativo no Ensino Remoto. Por fim, o estudo possibilitou um maior entendimento sobre as práticas avaliativas dos professores que participaram desta pesquisa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-14
2023-04-18T22:58:28Z
2023-04-18
2023-04-18T22:58:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29414
LOPES, Graziela Ribeiro. Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto. 2023. 79f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29414
identifier_str_mv LOPES, Graziela Ribeiro. Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto. 2023. 79f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744573535092736