Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29414 |
Resumo: | A disseminação do vírus (SARS-CoV-2), causador da COVID-19, deu início a um novo cenário global. Nesse momento, em que o convívio em locais públicos foi reduzido, a internet, como espaço de interação, protagonizou um papel de grande importância durante a fase de distanciamento social. O Ensino Remoto surgiu, nessa realidade, como uma alternativa temporária de ensino que trouxe como exigência a rápida adaptação da comunidade escolar às aulas mediadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Além disso, esse período ficou marcado por sobrecarregar diversos professores que tiveram que adaptar conteúdos, dinâmicas e avaliações com intuito de dar prosseguimento ao seu ofício. Dessa forma, optamos por direcionar nosso olhar para a avaliação da aprendizagem que é um componente essencial para o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, fundamentamo-nos em autores como Conceição (2018), Grillo e Lima (2010), Hoffmann (2009), Luckesi (1999, 2011, 2021, 2022), Nascimento (2021), entre outros que contribuíram teoricamente para o nosso trabalho. Deste modo, por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, o presente estudo teve por objetivo principal investigar as práticas avaliativas de seis professores de Física da rede estadual de Ensino Médio do município de Cajazeiras - PB durante o período de Ensino Remoto. Para tanto, elaboramos os seguintes objetivos específicos: conhecer as concepções docentes sobre a avaliação da aprendizagem escolar; identificar os instrumentos avaliativos utilizados pelos docentes de Física e, por fim, analisar os resultados advindos dos instrumentos avaliativos aplicados durante o Ensino Remoto. A fim de coletar as informações referentes às práticas empregadas pelos professores, optamos pelo uso de entrevistas semiestruturadas. Durante o desenvolvimento do estudo, pudemos analisar as experiências vivenciadas pelos docentes em suas práticas avaliativas. Como resultados, percebemos, nas falas dos professores participantes, que a avaliação escolar em Física no período remoto foi realizada por meio de instrumentos diversificados, mas destacaram-se: as provas e as atividades impressas. No entanto, o uso dos dados advindos dos instrumentos avaliativos serviu, principalmente, para o registro de notas como uma exigência do sistema educacional. Além disso, percebemos a existência de diversos condicionantes que dificultaram a construção de alternativas ao tradicional método avaliativo no Ensino Remoto. Por fim, o estudo possibilitou um maior entendimento sobre as práticas avaliativas dos professores que participaram desta pesquisa. |
id |
UFCG_783d4ce63c806f0a00d673e009a46b66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/29414 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto.A case study on the evaluative practices developed in the discipline of Physics in Remote Teaching.Avaliação escolarFísica - ensinoEnsino RemotoPráticas avaliativasSchool evaluationphysics - teachingRemote LearningEvaluative practicesFísica.A disseminação do vírus (SARS-CoV-2), causador da COVID-19, deu início a um novo cenário global. Nesse momento, em que o convívio em locais públicos foi reduzido, a internet, como espaço de interação, protagonizou um papel de grande importância durante a fase de distanciamento social. O Ensino Remoto surgiu, nessa realidade, como uma alternativa temporária de ensino que trouxe como exigência a rápida adaptação da comunidade escolar às aulas mediadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Além disso, esse período ficou marcado por sobrecarregar diversos professores que tiveram que adaptar conteúdos, dinâmicas e avaliações com intuito de dar prosseguimento ao seu ofício. Dessa forma, optamos por direcionar nosso olhar para a avaliação da aprendizagem que é um componente essencial para o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, fundamentamo-nos em autores como Conceição (2018), Grillo e Lima (2010), Hoffmann (2009), Luckesi (1999, 2011, 2021, 2022), Nascimento (2021), entre outros que contribuíram teoricamente para o nosso trabalho. Deste modo, por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, o presente estudo teve por objetivo principal investigar as práticas avaliativas de seis professores de Física da rede estadual de Ensino Médio do município de Cajazeiras - PB durante o período de Ensino Remoto. Para tanto, elaboramos os seguintes objetivos específicos: conhecer as concepções docentes sobre a avaliação da aprendizagem escolar; identificar os instrumentos avaliativos utilizados pelos docentes de Física e, por fim, analisar os resultados advindos dos instrumentos avaliativos aplicados durante o Ensino Remoto. A fim de coletar as informações referentes às práticas empregadas pelos professores, optamos pelo uso de entrevistas semiestruturadas. Durante o desenvolvimento do estudo, pudemos analisar as experiências vivenciadas pelos docentes em suas práticas avaliativas. Como resultados, percebemos, nas falas dos professores participantes, que a avaliação escolar em Física no período remoto foi realizada por meio de instrumentos diversificados, mas destacaram-se: as provas e as atividades impressas. No entanto, o uso dos dados advindos dos instrumentos avaliativos serviu, principalmente, para o registro de notas como uma exigência do sistema educacional. Além disso, percebemos a existência de diversos condicionantes que dificultaram a construção de alternativas ao tradicional método avaliativo no Ensino Remoto. Por fim, o estudo possibilitou um maior entendimento sobre as práticas avaliativas dos professores que participaram desta pesquisa.The spread of the virus (SARS-CoV-2), which caused COVID-19, started a new global scenario. In this moment, where the conviviality in public places was reduced, the internet, as a space for interaction, played a very important role during the phase of social distancing. Remote Learning emerged, in this reality, as a temporary teaching alternative that demanded the quick adaptation of the school community to classes mediated by Information and Communication Technologies (ICTs). In addition, this period was marked by the overload of several teachers who had to adapt content, dynamics and evaluations in order to continue their work. Thus, we chose to direct our attention to the learning evaluation, which is an essential component for the teaching and learning process. To this end, we based ourselves on authors such as Conceição (2018), Grillo and Lima (2010), Hoffmann (2009), Luckesi (1999, 2011, 2021, 2022), Nascimento (2021), among others who contributed theoretically to our work. Thus, by means of a qualitative research of case study nature, the main objective of the present study was to investigate the evaluation practices of six Physics teachers of the state high school network in the municipality of Cajazeiras - PB during the period of Remote Teaching. To this end, we have developed the following specific objectives: to know the teachers' conceptions about the evaluation of school learning; to identify the evaluation tools used by Physics teachers, and finally, to analyze the results from the evaluation tools applied during the Remote Teaching. In order to collect information about the practices used by the teachers, we chose to use semi-structured interviews. In the development of the study we were able to analyze the experiences lived by the teachers in their evaluative practices. As a result, we noticed in the speeches of the participating teachers that the school evaluation in Physics in the remote period was done through diversified instruments, but the most important ones were: the tests and the printed activities. However, the use of the data coming from the evaluative instruments served mainly for recording grades as a requirement of the educational system. In addition, we noticed the existence of several constraints that hindered the construction of alternatives to the traditional evaluative method in Remote Teaching. Finally, the study enabled a greater understanding about the evaluative practices of the teachers who participated in this research.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGROCHA, Diego Marceli.ROCHA, D. M.http://lattes.cnpq.br/3149875009074968SOUSA, Israel Soares de.SILVA, João Maria da.LOPES, Graziela Ribeiro.2023-02-142023-04-18T22:58:28Z2023-04-182023-04-18T22:58:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29414LOPES, Graziela Ribeiro. Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto. 2023. 79f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-18T22:58:28Zoai:localhost:riufcg/29414Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-18T22:58:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto. A case study on the evaluative practices developed in the discipline of Physics in Remote Teaching. |
title |
Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto. |
spellingShingle |
Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto. LOPES, Graziela Ribeiro. Avaliação escolar Física - ensino Ensino Remoto Práticas avaliativas School evaluation physics - teaching Remote Learning Evaluative practices Física. |
title_short |
Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto. |
title_full |
Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto. |
title_fullStr |
Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto. |
title_full_unstemmed |
Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto. |
title_sort |
Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto. |
author |
LOPES, Graziela Ribeiro. |
author_facet |
LOPES, Graziela Ribeiro. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ROCHA, Diego Marceli. ROCHA, D. M. http://lattes.cnpq.br/3149875009074968 SOUSA, Israel Soares de. SILVA, João Maria da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LOPES, Graziela Ribeiro. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação escolar Física - ensino Ensino Remoto Práticas avaliativas School evaluation physics - teaching Remote Learning Evaluative practices Física. |
topic |
Avaliação escolar Física - ensino Ensino Remoto Práticas avaliativas School evaluation physics - teaching Remote Learning Evaluative practices Física. |
description |
A disseminação do vírus (SARS-CoV-2), causador da COVID-19, deu início a um novo cenário global. Nesse momento, em que o convívio em locais públicos foi reduzido, a internet, como espaço de interação, protagonizou um papel de grande importância durante a fase de distanciamento social. O Ensino Remoto surgiu, nessa realidade, como uma alternativa temporária de ensino que trouxe como exigência a rápida adaptação da comunidade escolar às aulas mediadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Além disso, esse período ficou marcado por sobrecarregar diversos professores que tiveram que adaptar conteúdos, dinâmicas e avaliações com intuito de dar prosseguimento ao seu ofício. Dessa forma, optamos por direcionar nosso olhar para a avaliação da aprendizagem que é um componente essencial para o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, fundamentamo-nos em autores como Conceição (2018), Grillo e Lima (2010), Hoffmann (2009), Luckesi (1999, 2011, 2021, 2022), Nascimento (2021), entre outros que contribuíram teoricamente para o nosso trabalho. Deste modo, por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, o presente estudo teve por objetivo principal investigar as práticas avaliativas de seis professores de Física da rede estadual de Ensino Médio do município de Cajazeiras - PB durante o período de Ensino Remoto. Para tanto, elaboramos os seguintes objetivos específicos: conhecer as concepções docentes sobre a avaliação da aprendizagem escolar; identificar os instrumentos avaliativos utilizados pelos docentes de Física e, por fim, analisar os resultados advindos dos instrumentos avaliativos aplicados durante o Ensino Remoto. A fim de coletar as informações referentes às práticas empregadas pelos professores, optamos pelo uso de entrevistas semiestruturadas. Durante o desenvolvimento do estudo, pudemos analisar as experiências vivenciadas pelos docentes em suas práticas avaliativas. Como resultados, percebemos, nas falas dos professores participantes, que a avaliação escolar em Física no período remoto foi realizada por meio de instrumentos diversificados, mas destacaram-se: as provas e as atividades impressas. No entanto, o uso dos dados advindos dos instrumentos avaliativos serviu, principalmente, para o registro de notas como uma exigência do sistema educacional. Além disso, percebemos a existência de diversos condicionantes que dificultaram a construção de alternativas ao tradicional método avaliativo no Ensino Remoto. Por fim, o estudo possibilitou um maior entendimento sobre as práticas avaliativas dos professores que participaram desta pesquisa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-14 2023-04-18T22:58:28Z 2023-04-18 2023-04-18T22:58:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29414 LOPES, Graziela Ribeiro. Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto. 2023. 79f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29414 |
identifier_str_mv |
LOPES, Graziela Ribeiro. Um estudo de caso sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Remoto. 2023. 79f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744573535092736 |