Desafios e superação: história, formação e práticas docentes na EJA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Elivânia.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6976
Resumo: Ressaltando a importância da educação para o desenvolvimento e transformação social é que a referente pesquisa sobre a atuação dos professores leigos na Educação de Jovens e Adultos, no município de Coronel Ezequiel/RN, busca compreender os desafios enfrentados pelos docentes dessa modalidade. Tendo em vista a necessidade de oportunizar uma educação diversificada e universal como garante a LDB, é que o tema propõe analisar, através de uma pesquisa documental, sinalizações que permitem compreender as reais necessidades e dificuldades enfrentadas na prática pelos docentes da modalidade da EJA, como também analisar as políticas regionais e nacionais desenvolvidas para o enfrentamento dessa questão. Reconhecendo as muitas dificuldades da EJA, tomamos o descompromisso das políticas de formação e o quanto essa lacuna posiciona essa modalidade em situações de vulnerabilidades, contudo, procuramos analisar, a despeito dessas fragilidades formativas, a forma como esses profissionais procuram superar esses limites estabelecendo ações contextualizadas com os educandos.
id UFCG_78c85a5ec580a87a68be268de9f4830b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6976
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Desafios e superação: história, formação e práticas docentes na EJA.Challenges and overcoming: history, training and teaching practices in EJA.Desafíos y superaciones: historia, formación y prácticas docentes en EJA.AtuaçãoDesafiosFormaçãoPrática docente na EJAPerformanceChallengesTrainingteaching practice in adult educationActuaciónCapacitaciónPráctica docente en la EJAEducação de AdultosRessaltando a importância da educação para o desenvolvimento e transformação social é que a referente pesquisa sobre a atuação dos professores leigos na Educação de Jovens e Adultos, no município de Coronel Ezequiel/RN, busca compreender os desafios enfrentados pelos docentes dessa modalidade. Tendo em vista a necessidade de oportunizar uma educação diversificada e universal como garante a LDB, é que o tema propõe analisar, através de uma pesquisa documental, sinalizações que permitem compreender as reais necessidades e dificuldades enfrentadas na prática pelos docentes da modalidade da EJA, como também analisar as políticas regionais e nacionais desenvolvidas para o enfrentamento dessa questão. Reconhecendo as muitas dificuldades da EJA, tomamos o descompromisso das políticas de formação e o quanto essa lacuna posiciona essa modalidade em situações de vulnerabilidades, contudo, procuramos analisar, a despeito dessas fragilidades formativas, a forma como esses profissionais procuram superar esses limites estabelecendo ações contextualizadas com os educandos.Underscoring the importance of education for development and social transformation is that related research on the role of lay teachers in Youth and Adult Education in the municipality of Colonel Ezekiel / RN, focuses on the challenges faced by teachers of this modality. Given the need to create opportunities and an equal education as universal guarantee the LDB , is that the theme aims to analyze , through documentary research , signals that allow us to understand the real needs and difficulties faced by teachers in the practice of the sport of AYE , as also review regional and national policies developed to deal with these issues . Recognizing the many difficulties of AYE , take the disengagement of training policies and how this gap positions this modality in situations of vulnerability , however, tried to analyze , despite these formative weaknesses , how these professionals seek to exceed those limits established contextualized actions learners .Destacando la importancia de la educación para el desarrollo y la transformación social, es que la investigación referente sobre el papel de los docentes laicos en la Educación de Jóvenes y Adultos, en el municipio de Coronel Ezequiel/RN, busca comprender los desafíos enfrentados por los docentes de esta modalidad. Ante la necesidad de brindar una educación diversificada y universal, como garantiza la LDB, el tema propone analizar, a través de una investigación documental, indicios que nos permitan comprender las reales necesidades y dificultades enfrentadas en la práctica por los docentes de la EJA. modalidad, así como analizar las políticas regionales y nacionales desarrolladas para enfrentar este problema. Reconociendo las muchas dificultades de EJA, tomamos la falta de compromiso de las políticas de formación y cuánto esta brecha coloca a esta modalidad en situaciones de vulnerabilidad, sin embargo, buscamos analizar, a pesar de estas debilidades formativas, la forma en que estos profesionales buscan superar estos límites. estableciendo acciones contextualizadas con los estudiantes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGMARTINS, André Antunes.MARTINS, A. A.http://lattes.cnpq.br/3245581017989479SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.COSTA, Nayara Tatianna Santos da.FERREIRA, Elivânia.2014-02-262019-09-13T09:35:07Z2019-09-132019-09-13T09:35:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6976FERREIRA, Elivânia. Desafios e superação: história, formação e práticas docentes na EJA. 2014. 47fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-20T17:09:34Zoai:localhost:riufcg/6976Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-20T17:09:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e superação: história, formação e práticas docentes na EJA.
Challenges and overcoming: history, training and teaching practices in EJA.
Desafíos y superaciones: historia, formación y prácticas docentes en EJA.
title Desafios e superação: história, formação e práticas docentes na EJA.
spellingShingle Desafios e superação: história, formação e práticas docentes na EJA.
FERREIRA, Elivânia.
Atuação
Desafios
Formação
Prática docente na EJA
Performance
Challenges
Training
teaching practice in adult education
Actuación
Capacitación
Práctica docente en la EJA
Educação de Adultos
title_short Desafios e superação: história, formação e práticas docentes na EJA.
title_full Desafios e superação: história, formação e práticas docentes na EJA.
title_fullStr Desafios e superação: história, formação e práticas docentes na EJA.
title_full_unstemmed Desafios e superação: história, formação e práticas docentes na EJA.
title_sort Desafios e superação: história, formação e práticas docentes na EJA.
author FERREIRA, Elivânia.
author_facet FERREIRA, Elivânia.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARTINS, André Antunes.
MARTINS, A. A.
http://lattes.cnpq.br/3245581017989479
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Elivânia.
dc.subject.por.fl_str_mv Atuação
Desafios
Formação
Prática docente na EJA
Performance
Challenges
Training
teaching practice in adult education
Actuación
Capacitación
Práctica docente en la EJA
Educação de Adultos
topic Atuação
Desafios
Formação
Prática docente na EJA
Performance
Challenges
Training
teaching practice in adult education
Actuación
Capacitación
Práctica docente en la EJA
Educação de Adultos
description Ressaltando a importância da educação para o desenvolvimento e transformação social é que a referente pesquisa sobre a atuação dos professores leigos na Educação de Jovens e Adultos, no município de Coronel Ezequiel/RN, busca compreender os desafios enfrentados pelos docentes dessa modalidade. Tendo em vista a necessidade de oportunizar uma educação diversificada e universal como garante a LDB, é que o tema propõe analisar, através de uma pesquisa documental, sinalizações que permitem compreender as reais necessidades e dificuldades enfrentadas na prática pelos docentes da modalidade da EJA, como também analisar as políticas regionais e nacionais desenvolvidas para o enfrentamento dessa questão. Reconhecendo as muitas dificuldades da EJA, tomamos o descompromisso das políticas de formação e o quanto essa lacuna posiciona essa modalidade em situações de vulnerabilidades, contudo, procuramos analisar, a despeito dessas fragilidades formativas, a forma como esses profissionais procuram superar esses limites estabelecendo ações contextualizadas com os educandos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-26
2019-09-13T09:35:07Z
2019-09-13
2019-09-13T09:35:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6976
FERREIRA, Elivânia. Desafios e superação: história, formação e práticas docentes na EJA. 2014. 47fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6976
identifier_str_mv FERREIRA, Elivânia. Desafios e superação: história, formação e práticas docentes na EJA. 2014. 47fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744394030415872