Análise da presença da história da ciência nas questões de química do ENEM no período 2010-2015.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13757 |
Resumo: | A História da Ciência e considerada um conhecimento indispensável para a humanização da ciência, bem como para o enriquecimento cultural, passando a assumir o elo capaz de conectar ciência e sociedade. É notável que por muito tempo o ensino de ciências tem se mostrado insatisfatório e apresentado uma diversidade de problemas, os quais fazem com que a aprendizagem das disciplinas de ciências da natureza tenha se apresentado pouco significativa. Diante deste problema. vários estudos foram desenvolvidos no que se refere a importância da historia e filosofia da ciência para o ensino. visto que a utilização de conhecimentos históricos podem atuar de forma bastante significativa no processo de ensino e aprendizagem do individuo. Neste contexto, esta pesquisa teve como principal objetivo averiguar e discutir a presença da historia da ciência nas questões de química do ENEM no período 2010-2015, as quais estão presentes no caderno de questões correspondentes a área de ciências da natureza e suas tecnologias. No decorrer da pesquisa mostrou-se a importância da inserção da história da ciência no ENEM. Com isso, elencou-se também a importância do ENEM, dado que nos dias atuais ele vem sendo de fundamental importância para os estudantes que visam ingressar em um curso superior. Para isto, foi feita uma pesquisa qualiquantitativa, pautada em uma investigação documental das questões de química do ENEM, as quais estavam presentes no caderno de questões de ciências da natureza e suas tecnologias, no período de 2010 a 2015. Os resultados revelam que não se constatou se quer apenas uma questão teve a intenção de mencionar indiretamente a historia da ciência química. Diante da pesquisa realizada pode-se perceber que a maioria dos assuntos abordados são referentes a temas atuais, levando a crer que seja esse o motivo dos fatos históricos serem esquecidos. A história da ciência e um instrumento que pode possibilitar melhorias no processo educacional. visto que o conhecimento não deve ser entendido como um conjunto isolado, mas sim uma construção de fatos e descobertas que se apresentam em continua mudança. Pode-se perceber também a importância da utilização da história da ciência. a partir do estudo de várias publicações de artigos que abordam esse assunto como indispensável no processo de ensino/aprendizagem. |
id |
UFCG_7a822081228303054125eb3467e05371 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13757 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Análise da presença da história da ciência nas questões de química do ENEM no período 2010-2015.Analysis of the presence of the history of science in ENEM chemistry issues in the period 2010-2015.Análisis de la presencia de la historia de la ciencia en las preguntas de química de la ENEM en el período 2010-2015.Historia da CiênciaENEMQuestõesHistory of ScienceENEMQuestionsHistoria de la cienciaY TAMBIÉNPreguntasQuímica TeóricaA História da Ciência e considerada um conhecimento indispensável para a humanização da ciência, bem como para o enriquecimento cultural, passando a assumir o elo capaz de conectar ciência e sociedade. É notável que por muito tempo o ensino de ciências tem se mostrado insatisfatório e apresentado uma diversidade de problemas, os quais fazem com que a aprendizagem das disciplinas de ciências da natureza tenha se apresentado pouco significativa. Diante deste problema. vários estudos foram desenvolvidos no que se refere a importância da historia e filosofia da ciência para o ensino. visto que a utilização de conhecimentos históricos podem atuar de forma bastante significativa no processo de ensino e aprendizagem do individuo. Neste contexto, esta pesquisa teve como principal objetivo averiguar e discutir a presença da historia da ciência nas questões de química do ENEM no período 2010-2015, as quais estão presentes no caderno de questões correspondentes a área de ciências da natureza e suas tecnologias. No decorrer da pesquisa mostrou-se a importância da inserção da história da ciência no ENEM. Com isso, elencou-se também a importância do ENEM, dado que nos dias atuais ele vem sendo de fundamental importância para os estudantes que visam ingressar em um curso superior. Para isto, foi feita uma pesquisa qualiquantitativa, pautada em uma investigação documental das questões de química do ENEM, as quais estavam presentes no caderno de questões de ciências da natureza e suas tecnologias, no período de 2010 a 2015. Os resultados revelam que não se constatou se quer apenas uma questão teve a intenção de mencionar indiretamente a historia da ciência química. Diante da pesquisa realizada pode-se perceber que a maioria dos assuntos abordados são referentes a temas atuais, levando a crer que seja esse o motivo dos fatos históricos serem esquecidos. A história da ciência e um instrumento que pode possibilitar melhorias no processo educacional. visto que o conhecimento não deve ser entendido como um conjunto isolado, mas sim uma construção de fatos e descobertas que se apresentam em continua mudança. Pode-se perceber também a importância da utilização da história da ciência. a partir do estudo de várias publicações de artigos que abordam esse assunto como indispensável no processo de ensino/aprendizagem.The History of Science is considered an indispensable knowledge for the humanization of science as well as cultural enrichment, and therefore takes on the link capable of connecting science and society. It is notable that long science education has proved unsatisfactory and presented a variety of problems, which make the learning of natural science subjects has been presented insignificant. Faced with this problem, several studies have been developed regarding the importance of history and philosophy of science for teaching, since the use of historical knowledge can act quite significantly in teaching and individual learning process. In this context, this study aimed to investigate and discuss the presence of history of science in ENEM chemistry issues for 2010-2015, which are present in the notebook corresponding questions area of the natural sciences and technologies. During the research showed the importance of the inclusion of the history of science in the ENEM. Thus, it has listed also the importance of the ENEM, since nowadays it has been of fundamental importance for students who seek to join a college. For this, a qualitative and quantitative research, based on a desk research of chemical issues ENEM was made, which were present in the science questions book of nature and its technologies, the period from 2010 to 2015. The results show that It not found whether only one question intended to indirectly mention the history of chemical science. Given the survey can be seen that most of the subjects are related to current issues, leading us to believe that this is the reason of historical facts are forgotten. The history of science is a tool that can enable improvements in the educational process, since knowledge should not be understood as an isolated group, but rather a construction of facts and findings which are in continuous change. One can also realize the importance of using the history of science, from the study of several journal articles that address this issue as essential in the teaching / learning process.La Historia de la Ciencia es considerada un conocimiento indispensable para la humanización de la ciencia, así como para el enriquecimiento cultural, pasando a asumir el vínculo capaz de conectar ciencia y sociedad. Es notable que durante mucho tiempo la enseñanza de las ciencias ha sido insatisfactoria y ha presentado una variedad de problemas, que hacen que el aprendizaje de las disciplinas de las ciencias naturales sea poco significativo. Ante este problema. Se han desarrollado varios estudios sobre la importancia de la historia y la filosofía de la ciencia para la enseñanza. ya que el uso del conocimiento histórico puede actuar de manera muy significativa en el proceso de enseñanza y aprendizaje del individuo. En ese contexto, esta investigación tuvo como principal objetivo investigar y discutir la presencia de la historia de la ciencia en las preguntas de química de la ENEM en el período 2010-2015, que están presentes en el cuaderno de preguntas correspondiente al área de ciencias naturales y sus tecnologías. Durante la investigación se mostró la importancia de insertar la historia de la ciencia en el ENEM. Con esto también se enumeró la importancia de la ENEM, ya que en la actualidad ha sido de fundamental importancia para los estudiantes que pretenden ingresar a una carrera de educación superior. Para ello, se realizó una investigación cualitativa-cuantitativa, a partir de una investigación documental de las preguntas de química de la ENEM, que estuvieron presentes en el cuaderno de preguntas de ciencias naturales y sus tecnologías, en el período de 2010 a 2015. Se encontró si solo una pregunta tenía la intención de mencionar indirectamente la historia de la ciencia química. A la vista de la investigación realizada, se puede apreciar que la mayoría de los temas abordados están relacionados con temas de actualidad, lo que lleva a pensar que esta es la razón por la que se olvidan los hechos históricos. La historia de la ciencia es un instrumento que puede posibilitar mejoras en el proceso educativo. ya que el conocimiento no debe entenderse como un conjunto aislado, sino como una construcción de hechos y descubrimientos que se presentan en continuo cambio. También se puede percibir la importancia de utilizar la historia de la ciencia. a partir del estudio de varias publicaciones de artículos que abordan este tema como indispensable en el proceso de enseñanza/aprendizaje.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, José Carlos Oliveira.SANTOS, J. C. O.http://lattes.cnpq.br/1930225459216232SANTOS, José Carlos Oliveira.SILVA, Paulo Sérgio Gomes da.SILVA, Thiago Pereira da.AMORIM, Antônia Santos.2016-05-202020-08-05T16:20:21Z2020-08-052020-08-05T16:20:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13757AMORIM, Antônia Santos. Análise da presença da história da ciência nas questões de química do ENEM no período 2010-2015. 2016. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-26T12:54:02Zoai:localhost:riufcg/13757Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-26T12:54:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da presença da história da ciência nas questões de química do ENEM no período 2010-2015. Analysis of the presence of the history of science in ENEM chemistry issues in the period 2010-2015. Análisis de la presencia de la historia de la ciencia en las preguntas de química de la ENEM en el período 2010-2015. |
title |
Análise da presença da história da ciência nas questões de química do ENEM no período 2010-2015. |
spellingShingle |
Análise da presença da história da ciência nas questões de química do ENEM no período 2010-2015. AMORIM, Antônia Santos. Historia da Ciência ENEM Questões History of Science ENEM Questions Historia de la ciencia Y TAMBIÉN Preguntas Química Teórica |
title_short |
Análise da presença da história da ciência nas questões de química do ENEM no período 2010-2015. |
title_full |
Análise da presença da história da ciência nas questões de química do ENEM no período 2010-2015. |
title_fullStr |
Análise da presença da história da ciência nas questões de química do ENEM no período 2010-2015. |
title_full_unstemmed |
Análise da presença da história da ciência nas questões de química do ENEM no período 2010-2015. |
title_sort |
Análise da presença da história da ciência nas questões de química do ENEM no período 2010-2015. |
author |
AMORIM, Antônia Santos. |
author_facet |
AMORIM, Antônia Santos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTOS, José Carlos Oliveira. SANTOS, J. C. O. http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 SANTOS, José Carlos Oliveira. SILVA, Paulo Sérgio Gomes da. SILVA, Thiago Pereira da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AMORIM, Antônia Santos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Historia da Ciência ENEM Questões History of Science ENEM Questions Historia de la ciencia Y TAMBIÉN Preguntas Química Teórica |
topic |
Historia da Ciência ENEM Questões History of Science ENEM Questions Historia de la ciencia Y TAMBIÉN Preguntas Química Teórica |
description |
A História da Ciência e considerada um conhecimento indispensável para a humanização da ciência, bem como para o enriquecimento cultural, passando a assumir o elo capaz de conectar ciência e sociedade. É notável que por muito tempo o ensino de ciências tem se mostrado insatisfatório e apresentado uma diversidade de problemas, os quais fazem com que a aprendizagem das disciplinas de ciências da natureza tenha se apresentado pouco significativa. Diante deste problema. vários estudos foram desenvolvidos no que se refere a importância da historia e filosofia da ciência para o ensino. visto que a utilização de conhecimentos históricos podem atuar de forma bastante significativa no processo de ensino e aprendizagem do individuo. Neste contexto, esta pesquisa teve como principal objetivo averiguar e discutir a presença da historia da ciência nas questões de química do ENEM no período 2010-2015, as quais estão presentes no caderno de questões correspondentes a área de ciências da natureza e suas tecnologias. No decorrer da pesquisa mostrou-se a importância da inserção da história da ciência no ENEM. Com isso, elencou-se também a importância do ENEM, dado que nos dias atuais ele vem sendo de fundamental importância para os estudantes que visam ingressar em um curso superior. Para isto, foi feita uma pesquisa qualiquantitativa, pautada em uma investigação documental das questões de química do ENEM, as quais estavam presentes no caderno de questões de ciências da natureza e suas tecnologias, no período de 2010 a 2015. Os resultados revelam que não se constatou se quer apenas uma questão teve a intenção de mencionar indiretamente a historia da ciência química. Diante da pesquisa realizada pode-se perceber que a maioria dos assuntos abordados são referentes a temas atuais, levando a crer que seja esse o motivo dos fatos históricos serem esquecidos. A história da ciência e um instrumento que pode possibilitar melhorias no processo educacional. visto que o conhecimento não deve ser entendido como um conjunto isolado, mas sim uma construção de fatos e descobertas que se apresentam em continua mudança. Pode-se perceber também a importância da utilização da história da ciência. a partir do estudo de várias publicações de artigos que abordam esse assunto como indispensável no processo de ensino/aprendizagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-20 2020-08-05T16:20:21Z 2020-08-05 2020-08-05T16:20:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13757 AMORIM, Antônia Santos. Análise da presença da história da ciência nas questões de química do ENEM no período 2010-2015. 2016. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13757 |
identifier_str_mv |
AMORIM, Antônia Santos. Análise da presença da história da ciência nas questões de química do ENEM no período 2010-2015. 2016. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744450782494720 |