Modalidades didáticas: concepções e práticas dos professores de ciências e biologia no município de Santa Cruz, RN, Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PONTES JÚNIOR, Ana Carolina.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7263
Resumo: A utilização das metodologias de ensino vêm sendo discutidas cada vez mais por diversos educadores que evidenciam em seus estudos a importância de sua inserção no cenário educacional, não apenas despertando o interesse dos alunos as aulas, mas também atuando no seu desenvolvimento cognitivo e autonomia. Tendo em vista a efetividade das Modalidades Didáticas – MD no processo de ensino-aprendizagem, esta pesquisa intencionou compreender como estas MD estão inseridas nas aulas de Ciências e Biologia, em instituições públicas e privadas no município de Santa Cruz (RN). Para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 13 professores de Ciências e/ou Biologia do segmento fundamental II e médio. Os dados levantados, mostraram que 100% dos professores consideram o planejamento didático fundamental, entretanto a mesma porcentagem ainda utiliza massivamente as aulas expositivas, ainda que 61% dos professores considerem as aulas práticas mais efetivas no processo de ensino. Os dados também revelaram que um número considerável de professores (31%) consideram difícil lecionar Ciências e/ou Biologia, sendo a aula expositiva a mais fácil de ser realizada segundo 61% dos educadores que alegaram motivos preocupantes, como a falta de recursos financeiros para a preparação de aulas que envolvam metodologias de ensino diversificadas, assim como a sua própria dependência ao livro didático. Tendo em vista que as MD são instrumentos importantes e efetivos tanto ao professor quanto aluno no processo de ensino, atuando como um agente facilitador e permitindo o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, é essencial que os educadores não restrinjam-se apenas ao modelo tradicional de ensino, onde as aulas expositivas permeiam o cenário educacional. Dessa forma, espera-se que os resultados obtidos neste trabalho colaborem para a inserção das MD na educação.
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Tendo em vista a efetividade das Modalidades Didáticas – MD no processo de ensino-aprendizagem, esta pesquisa intencionou compreender como estas MD estão inseridas nas aulas de Ciências e Biologia, em instituições públicas e privadas no município de Santa Cruz (RN). Para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 13 professores de Ciências e/ou Biologia do segmento fundamental II e médio. Os dados levantados, mostraram que 100% dos professores consideram o planejamento didático fundamental, entretanto a mesma porcentagem ainda utiliza massivamente as aulas expositivas, ainda que 61% dos professores considerem as aulas práticas mais efetivas no processo de ensino. Os dados também revelaram que um número considerável de professores (31%) consideram difícil lecionar Ciências e/ou Biologia, sendo a aula expositiva a mais fácil de ser realizada segundo 61% dos educadores que alegaram motivos preocupantes, como a falta de recursos financeiros para a preparação de aulas que envolvam metodologias de ensino diversificadas, assim como a sua própria dependência ao livro didático. Tendo em vista que as MD são instrumentos importantes e efetivos tanto ao professor quanto aluno no processo de ensino, atuando como um agente facilitador e permitindo o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, é essencial que os educadores não restrinjam-se apenas ao modelo tradicional de ensino, onde as aulas expositivas permeiam o cenário educacional. Dessa forma, espera-se que os resultados obtidos neste trabalho colaborem para a inserção das MD na educação.The use of teaching methodologies are increasingly discussed by several educators who demonstrate in their studies the importance of their insertion in the educational scenario, not only arouse the students ' interest in classes, but also acting in their cognitive development and autonomy. In view of the effectiveness of Didactic Modalities – MD in the teaching-learning process, this research intends understand how these MD are inserted in the science and biology classes, in public and private institutions in the municipality of Santa Cruz (RN). For data collection, half-structured interviews were conducted with 13 sciences and/or biology of the fundamental II and middle segment. The data raised, showed that 100% of teachers consider fundamental didactic planning, however the same percentage still utilizes massively the expository lessons, although 61% of teachers consider the most effective practice lessons in the teaching process. The data also revealed that a considerable number of teachers (31%) consider it difficult to teach science and/or biology, being the easiest class to be held according to 61% of educators who claimed troubling motives, such as the lack of financial resources for the preparation of lessons involving diversified teaching methodologies, as well as their own dependence on the textbook. With the view that MD are important and effective instruments for both the teacher and pupil in the teaching process, acting as a facilitator and enabling the development of meaningful learning, it is essential that educators do not restrict themselves to the traditional educational model, where the expository lessons performe the educational scenario. In this way, it is hoped that the results obtained in this work collaborate for the insertion of MD in education.El uso de metodologías de enseñanza ha sido cada vez más discutido por varios educadores que muestran en sus estudios la importancia de su inserción en el escenario educativo, no solo despertando el interés de los estudiantes en las clases, sino también actuando sobre su desarrollo cognitivo y autonomía. En vista de la efectividad de las Modalidades Didácticas - DM en el proceso de enseñanza-aprendizaje, esta investigación tuvo como objetivo comprender cómo estas DM se insertan en las clases de Ciencias y Biología, en instituciones públicas y privadas de la ciudad de Santa Cruz (RN). Para la recolección de datos, se realizaron entrevistas semiestructuradas con 13 profesores de Ciencias y/o Biología de los segmentos de enseñanza básica y media. Los datos recolectados mostraron que el 100% de los docentes considera fundamental la planificación didáctica, sin embargo, el mismo porcentaje aún utiliza las clases magistrales de forma masiva, a pesar de que el 61% de los docentes considera que las clases prácticas son más efectivas en el proceso de enseñanza. Los datos también revelaron que un número considerable de docentes (31%) considera difícil impartir Ciencias y/o Biología, siendo la cátedra la más fácil de realizar según el 61% de los docentes que alegaron motivos preocupantes, como la falta de recursos económicos para la preparación de clases que involucran metodologías didácticas diversificadas, así como su propia dependencia del libro de texto. Teniendo en cuenta que los MD son herramientas importantes y eficaces tanto para el docente como para el estudiante en el proceso de enseñanza, actuando como agente facilitador y permitiendo el desarrollo de aprendizajes significativos, es fundamental que los educadores no se limiten únicamente al modelo tradicional de enseñanza. donde las conferencias impregnan el escenario educativo. Así, se espera que los resultados obtenidos en este trabajo contribuyan a la inserción de la DM en la educación.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCHAVES, Márcio Frazão.CHAVES, Márcio Frazãohttp://lattes.cnpq.br/5314751391292608APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.SANTOS, Michelle Gomes.PONTES JÚNIOR, Ana Carolina.20172019-09-25T10:49:44Z2019-09-252019-09-25T10:49:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7263PONTES JÚNIOR, Ana Carolina. Modalidades didáticas: concepções e práticas dos professores de ciências e biologia no município de Santa Cruz, RN, Brasil. 2017. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T17:36:58Zoai:localhost:riufcg/7263Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T17:36:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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