O uso do cordel no ensino de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental: versos que formam.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PONTES, Layane Catarina.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9116
Resumo: A presente pesquisa busca analisar como a literatura de cordel pode ser utilizada no ensino de gênero nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de um estudo realizado em salas de 2º e 5º ano da E.E.E.F Coronel Joaquim Matos em Cajazeiras – PB. Resvalamos-nos, nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), especificamente seu fascículo para a Lingua Portuguesa (1997) e seus temas transversais (2000) e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular, 2017) para embasar a proposta do ensino de gênero através do cordel. Esta investigação se caracteriza como uma pesquisa-ação na qual seus dados foram colhidos através da elaboração e realização de propostas de oficinas que utilizaram o cordel como meio mediador das discussões de gênero em duas salas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, 2º e 5º ano. Com a realização deste estudo pudemos averiguar a relevância do uso do cordel em sala de aula, considerando suas contribuições para a alfabetização dos(as) discentes, quando constatamos que o cordel incentivou a leitura dos alunos e contribuiu na interpretação de textos lidos por eles, analisamos também o auxilio na construção da identidade cultural e na inserção das discussões de gênero ao ensino, quando notamos que com a leitura e interpretação dos cordéis, os discentes mostraram que ressignificaram seu pensamento sobre o gênero, observando assim que o cordel tem um papel intermediador de reflexão, como foi averiguado nas oficinas, nas quais, os(as) estudantes apresentaram, pensar e dar um novo significado á suas opiniões a respeito do gênero, legitimando assim, o valor formativo do cordel.
id UFCG_87d9273ded53e1c218847ded848a316f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9116
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O uso do cordel no ensino de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental: versos que formam.The use of twine in gender education in the early years of fundamental: verses that form.Literatura de cordelEnsino de gêneroEnsino fundamental - anos iniciaisProcesso de ensino aprendizagem - cordelLiterature of TwineGender TeachingElementary School - Early YearsTeaching Process Learning - CordelEducação.A presente pesquisa busca analisar como a literatura de cordel pode ser utilizada no ensino de gênero nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de um estudo realizado em salas de 2º e 5º ano da E.E.E.F Coronel Joaquim Matos em Cajazeiras – PB. Resvalamos-nos, nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), especificamente seu fascículo para a Lingua Portuguesa (1997) e seus temas transversais (2000) e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular, 2017) para embasar a proposta do ensino de gênero através do cordel. Esta investigação se caracteriza como uma pesquisa-ação na qual seus dados foram colhidos através da elaboração e realização de propostas de oficinas que utilizaram o cordel como meio mediador das discussões de gênero em duas salas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, 2º e 5º ano. Com a realização deste estudo pudemos averiguar a relevância do uso do cordel em sala de aula, considerando suas contribuições para a alfabetização dos(as) discentes, quando constatamos que o cordel incentivou a leitura dos alunos e contribuiu na interpretação de textos lidos por eles, analisamos também o auxilio na construção da identidade cultural e na inserção das discussões de gênero ao ensino, quando notamos que com a leitura e interpretação dos cordéis, os discentes mostraram que ressignificaram seu pensamento sobre o gênero, observando assim que o cordel tem um papel intermediador de reflexão, como foi averiguado nas oficinas, nas quais, os(as) estudantes apresentaram, pensar e dar um novo significado á suas opiniões a respeito do gênero, legitimando assim, o valor formativo do cordel.The present research aims to analyze how the cordel literature can be used in the teaching of gender in the initial years of Elementary School, through a study carried out in 2th and 5th grade rooms of Coronel Joaquim Matos School, in Cajazeiras - PB. To support our proposal of gender teaching through cordel, we use the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), especifically its specification for the Portuguese Language (1997) and its cross-cutting themes (2000) and the Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). This research is characterized as an action research in which its data were collected through the elaboration and realization of proposals of workshops that used the cordel as a mediator of the gender discussions in two rooms of the initial years of Elementary School, 2nd and 5th year. With the accomplishment of this study we were able to realize the relevance of the use of cordel in class, considering its contributions to the literacy of the students, when we found that the cordel encouraged the reading and contributed in the interpretation of texts read by them, we also analyze the aid in the construction of cultural identity and the insertion of gender discussions in teaching, when we noticed that with the reading and interpretation of the cordéis, the students showed that they resignificated their thinking about the genre, thus observing that the cordel has a mediating role of reflection, as was verified in the workshops, in which the students presented, thought and gave a new meaning to their opinions about gender, thus legitimizing the formative value of the cordel.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPIRES, Aparecida Carneiro.PIRES, Aparecida Carneiro.http://lattes.cnpq.br/5613969088897311MACHADO, Viviane Guidotti.SOUSA, Débia Suênia da Silva.PONTES, Layane Catarina.2019-06-172019-11-12T21:07:03Z2019-11-122019-11-12T21:07:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9116PONTES, Layane Catarina. O uso do cordel no ensino de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental: versos que formam. 2019. 88f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T19:28:01Zoai:localhost:riufcg/9116Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T19:28:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do cordel no ensino de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental: versos que formam.
The use of twine in gender education in the early years of fundamental: verses that form.
title O uso do cordel no ensino de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental: versos que formam.
spellingShingle O uso do cordel no ensino de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental: versos que formam.
PONTES, Layane Catarina.
Literatura de cordel
Ensino de gênero
Ensino fundamental - anos iniciais
Processo de ensino aprendizagem - cordel
Literature of Twine
Gender Teaching
Elementary School - Early Years
Teaching Process Learning - Cordel
Educação.
title_short O uso do cordel no ensino de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental: versos que formam.
title_full O uso do cordel no ensino de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental: versos que formam.
title_fullStr O uso do cordel no ensino de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental: versos que formam.
title_full_unstemmed O uso do cordel no ensino de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental: versos que formam.
title_sort O uso do cordel no ensino de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental: versos que formam.
author PONTES, Layane Catarina.
author_facet PONTES, Layane Catarina.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PIRES, Aparecida Carneiro.
PIRES, Aparecida Carneiro.
http://lattes.cnpq.br/5613969088897311
MACHADO, Viviane Guidotti.
SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.author.fl_str_mv PONTES, Layane Catarina.
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura de cordel
Ensino de gênero
Ensino fundamental - anos iniciais
Processo de ensino aprendizagem - cordel
Literature of Twine
Gender Teaching
Elementary School - Early Years
Teaching Process Learning - Cordel
Educação.
topic Literatura de cordel
Ensino de gênero
Ensino fundamental - anos iniciais
Processo de ensino aprendizagem - cordel
Literature of Twine
Gender Teaching
Elementary School - Early Years
Teaching Process Learning - Cordel
Educação.
description A presente pesquisa busca analisar como a literatura de cordel pode ser utilizada no ensino de gênero nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de um estudo realizado em salas de 2º e 5º ano da E.E.E.F Coronel Joaquim Matos em Cajazeiras – PB. Resvalamos-nos, nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), especificamente seu fascículo para a Lingua Portuguesa (1997) e seus temas transversais (2000) e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular, 2017) para embasar a proposta do ensino de gênero através do cordel. Esta investigação se caracteriza como uma pesquisa-ação na qual seus dados foram colhidos através da elaboração e realização de propostas de oficinas que utilizaram o cordel como meio mediador das discussões de gênero em duas salas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, 2º e 5º ano. Com a realização deste estudo pudemos averiguar a relevância do uso do cordel em sala de aula, considerando suas contribuições para a alfabetização dos(as) discentes, quando constatamos que o cordel incentivou a leitura dos alunos e contribuiu na interpretação de textos lidos por eles, analisamos também o auxilio na construção da identidade cultural e na inserção das discussões de gênero ao ensino, quando notamos que com a leitura e interpretação dos cordéis, os discentes mostraram que ressignificaram seu pensamento sobre o gênero, observando assim que o cordel tem um papel intermediador de reflexão, como foi averiguado nas oficinas, nas quais, os(as) estudantes apresentaram, pensar e dar um novo significado á suas opiniões a respeito do gênero, legitimando assim, o valor formativo do cordel.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-17
2019-11-12T21:07:03Z
2019-11-12
2019-11-12T21:07:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9116
PONTES, Layane Catarina. O uso do cordel no ensino de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental: versos que formam. 2019. 88f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9116
identifier_str_mv PONTES, Layane Catarina. O uso do cordel no ensino de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental: versos que formam. 2019. 88f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744412376301568