Estratégias de marketing utilizadas nos escritórios de contabilidade de Cajazeiras - Paraíba.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15370 |
Resumo: | Diante de um mercado competitivo, a imagem de uma empresa torna-se fundamental no como fator de diferenciação no mercado, atraindo clientes e gerando negociações lucrativas. Este estudo objetiva Investigar as estratégias de marketing utilizadas pelos escritórios de contabilidade de Cajazeiras – PB. A metodologia utilizada foi à exploratória, descritiva e quantitativa e estudo campo. Com isso, utilizou-se de um questionário com 17 assertivas relacionadas ao perfil dos profissionais, qualidade nos serviços, ações e estratégias de marketing e ambiente físico do escritório. O resultado da pesquisa apresentou o perfil dos contadores, sendo formado por ambos os sexos numa faixa etária acima de 23 anos, onde verificou uma experiência no mercado de trabalho acima compreendida entre 5 e 20 anos de atuação, demonstrando um conhecimento satisfatório das ações e estratégias de marketing, preocupação em ofertar serviços de qualidade e em apresentar bem seus funcionários e instalação de trabalho perante seus clientes. Concluindo-se que os escritórios de contabilidade apresentaram um conhecimento considerável das estratégias de marketing e que os resultados mostraram algumas diferenças com relação à busca por especializações, pois poucos profissionais procuram fazer cursos ou participar de eventos a fim de se manterem atualizados para fornecerem as informações mais eficazes para os gestores, auxiliando-os na tomada de decisão. |
id |
UFCG_87ed76e4068a4fc388dac610bcaceb62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/15370 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
ALVES, Vorster Queiroga.ALVES, V. Q.http://lattes.cnpq.br/4754499535748686PEREIRA, Gianinni Martins.PEREIRA, G. M.GUILHERME, Hipónio Fortes.GUILHERME, H. F.SILVA, C. A. L. S.http://lattes.cnpq.br/3607322982607984SILVA, Carlos André Lopes de Sales.Diante de um mercado competitivo, a imagem de uma empresa torna-se fundamental no como fator de diferenciação no mercado, atraindo clientes e gerando negociações lucrativas. Este estudo objetiva Investigar as estratégias de marketing utilizadas pelos escritórios de contabilidade de Cajazeiras – PB. A metodologia utilizada foi à exploratória, descritiva e quantitativa e estudo campo. Com isso, utilizou-se de um questionário com 17 assertivas relacionadas ao perfil dos profissionais, qualidade nos serviços, ações e estratégias de marketing e ambiente físico do escritório. O resultado da pesquisa apresentou o perfil dos contadores, sendo formado por ambos os sexos numa faixa etária acima de 23 anos, onde verificou uma experiência no mercado de trabalho acima compreendida entre 5 e 20 anos de atuação, demonstrando um conhecimento satisfatório das ações e estratégias de marketing, preocupação em ofertar serviços de qualidade e em apresentar bem seus funcionários e instalação de trabalho perante seus clientes. Concluindo-se que os escritórios de contabilidade apresentaram um conhecimento considerável das estratégias de marketing e que os resultados mostraram algumas diferenças com relação à busca por especializações, pois poucos profissionais procuram fazer cursos ou participar de eventos a fim de se manterem atualizados para fornecerem as informações mais eficazes para os gestores, auxiliando-os na tomada de decisão.Faced with a competitive market, the image of a company is fundamental in the differential thereof, attracting customers and generating profitable new negotiations. This study aims to investigate the marketing strategies used by Cajazeiras accounting office - PB. The methodology used was exploratory, descriptive and quantitative, literature and field study. Thus, we used a questionnaire with 17 assertions related to the profile of professional, quality services, actions and marketing strategies and physical office environment. The survey results presented accountants profile, formed by both sexes in the age group above 23 years, which found an experience in the labor market up between 5 and 20 years of experience, demonstrating satisfactory knowledge of the actions and strategies marketing, concern in offering quality services and provide your employees well and installation work to its clients. Concluding that the accounting firms had considerable knowledge of marketing strategies and the results showed some differences regarding the search for specializations because few professionals looking to make courses or attend events and to keep up to date to provide the more effective information for managers, helping them in decision making.Submitted by Marly Silva (biblioteca.ccjs@ufcg.edu.br) on 2020-09-17T22:46:27Z No. of bitstreams: 1 CARLOS ANDRÉ LOPES DE SALES SILVA - TCC C. CONTÁBEIS 2016.pdf: 782101 bytes, checksum: e3288ce3345a5fe828e5db3f503f7490 (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-17T22:46:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARLOS ANDRÉ LOPES DE SALES SILVA - TCC C. CONTÁBEIS 2016.pdf: 782101 bytes, checksum: e3288ce3345a5fe828e5db3f503f7490 (MD5) Previous issue date: 2016-10-03Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSContabilidadeEstratégias de MarketingAções de MarketingEscritórios de ContabilidadeQualidade nos ServiçosPerfil dos ContadoresRelacionamento com os ClientesMarketing StrategiesMarketing ActionsAccounting OfficesQuality of ServicesAccountants ProfileRelationship with CustomersEstratégias de marketing utilizadas nos escritórios de contabilidade de Cajazeiras - Paraíba.Marketing strategies used in the accounting offices of Cajazeiras - Paraíba.2016-10-032020-09-17T22:46:27Z2020-09-172020-09-17T22:46:27Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15370SILVA, Carlos André Lopes de Sales. Estratégias de marketing utilizadas nos escritórios de contabilidade de Cajazeiras - Paraíba. 2016. 52fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2016.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/15370/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALCARLOS ANDRÉ LOPES DE SALES SILVA - TCC C. CONTÁBEIS 2016.pdfCARLOS ANDRÉ LOPES DE SALES SILVA - TCC C. CONTÁBEIS 2016.pdfapplication/pdf782101http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/15370/1/CARLOS+ANDR%C3%89+LOPES+DE+SALES+SILVA+-+TCC+C.+CONT%C3%81BEIS+2016.pdfe3288ce3345a5fe828e5db3f503f7490MD51riufcg/153702020-09-23 11:25:14.185oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:15:01.692896Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de marketing utilizadas nos escritórios de contabilidade de Cajazeiras - Paraíba. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing strategies used in the accounting offices of Cajazeiras - Paraíba. |
title |
Estratégias de marketing utilizadas nos escritórios de contabilidade de Cajazeiras - Paraíba. |
spellingShingle |
Estratégias de marketing utilizadas nos escritórios de contabilidade de Cajazeiras - Paraíba. SILVA, Carlos André Lopes de Sales. Contabilidade Estratégias de Marketing Ações de Marketing Escritórios de Contabilidade Qualidade nos Serviços Perfil dos Contadores Relacionamento com os Clientes Marketing Strategies Marketing Actions Accounting Offices Quality of Services Accountants Profile Relationship with Customers |
title_short |
Estratégias de marketing utilizadas nos escritórios de contabilidade de Cajazeiras - Paraíba. |
title_full |
Estratégias de marketing utilizadas nos escritórios de contabilidade de Cajazeiras - Paraíba. |
title_fullStr |
Estratégias de marketing utilizadas nos escritórios de contabilidade de Cajazeiras - Paraíba. |
title_full_unstemmed |
Estratégias de marketing utilizadas nos escritórios de contabilidade de Cajazeiras - Paraíba. |
title_sort |
Estratégias de marketing utilizadas nos escritórios de contabilidade de Cajazeiras - Paraíba. |
author |
SILVA, Carlos André Lopes de Sales. |
author_facet |
SILVA, Carlos André Lopes de Sales. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ALVES, Vorster Queiroga. |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
ALVES, V. Q. |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4754499535748686 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
PEREIRA, Gianinni Martins. |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
PEREIRA, G. M. |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
GUILHERME, Hipónio Fortes. |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
GUILHERME, H. F. |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
SILVA, C. A. L. S. |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3607322982607984 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Carlos André Lopes de Sales. |
contributor_str_mv |
ALVES, Vorster Queiroga. PEREIRA, Gianinni Martins. GUILHERME, Hipónio Fortes. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Contabilidade |
topic |
Contabilidade Estratégias de Marketing Ações de Marketing Escritórios de Contabilidade Qualidade nos Serviços Perfil dos Contadores Relacionamento com os Clientes Marketing Strategies Marketing Actions Accounting Offices Quality of Services Accountants Profile Relationship with Customers |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de Marketing Ações de Marketing Escritórios de Contabilidade Qualidade nos Serviços Perfil dos Contadores Relacionamento com os Clientes Marketing Strategies Marketing Actions Accounting Offices Quality of Services Accountants Profile Relationship with Customers |
description |
Diante de um mercado competitivo, a imagem de uma empresa torna-se fundamental no como fator de diferenciação no mercado, atraindo clientes e gerando negociações lucrativas. Este estudo objetiva Investigar as estratégias de marketing utilizadas pelos escritórios de contabilidade de Cajazeiras – PB. A metodologia utilizada foi à exploratória, descritiva e quantitativa e estudo campo. Com isso, utilizou-se de um questionário com 17 assertivas relacionadas ao perfil dos profissionais, qualidade nos serviços, ações e estratégias de marketing e ambiente físico do escritório. O resultado da pesquisa apresentou o perfil dos contadores, sendo formado por ambos os sexos numa faixa etária acima de 23 anos, onde verificou uma experiência no mercado de trabalho acima compreendida entre 5 e 20 anos de atuação, demonstrando um conhecimento satisfatório das ações e estratégias de marketing, preocupação em ofertar serviços de qualidade e em apresentar bem seus funcionários e instalação de trabalho perante seus clientes. Concluindo-se que os escritórios de contabilidade apresentaram um conhecimento considerável das estratégias de marketing e que os resultados mostraram algumas diferenças com relação à busca por especializações, pois poucos profissionais procuram fazer cursos ou participar de eventos a fim de se manterem atualizados para fornecerem as informações mais eficazes para os gestores, auxiliando-os na tomada de decisão. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-10-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-17T22:46:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-17 2020-09-17T22:46:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15370 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Carlos André Lopes de Sales. Estratégias de marketing utilizadas nos escritórios de contabilidade de Cajazeiras - Paraíba. 2016. 52fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15370 |
identifier_str_mv |
SILVA, Carlos André Lopes de Sales. Estratégias de marketing utilizadas nos escritórios de contabilidade de Cajazeiras - Paraíba. 2016. 52fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/15370/2/license.txt http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/15370/1/CARLOS+ANDR%C3%89+LOPES+DE+SALES+SILVA+-+TCC+C.+CONT%C3%81BEIS+2016.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 e3288ce3345a5fe828e5db3f503f7490 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1803396689431625728 |