Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13678 |
Resumo: | A educação nunca foi tão importante como nos dias de hoje. O mundo vem crescendo de forma acelerada trazendo consigo diversas mudanças, entre elas a forma como o processo da educação está sendo tratado em seu dinâmico processo de construção. Com o avanço cada vez maior em busca do conhecimento, muitos alunos procuram se especializar a partir do ensino superior, porém, nem sempre esses alunos concluem o ensino, o que se faz questionar quais fatores possam intervir para que isso aconteça. O objetivo deste trabalho foi o de investigar como a satisfação está associada ao rendimento acadêmico dos alunos do Curso de Administração da UFCG do Campus Sousa. O presente estudo consistiu em uma investigação quantitativa de caráter exploratório e descritivo, cuja coleta de dados tomou por base pesquisa anterior, que pesquisou acerca da satisfação acadêmica. Buscando uma análise e interpretação mais efetiva, os dados disponíveis, foram organizados em tabelas dinâmicas no Excel, onde foi aplicado o teste qui-quadrado, visando a possibilidade de identificar possíveis associações entre rendimento acadêmico e as variáveis de satisfação acadêmica. O teste de independência foi aplicado a 35 variáveis, no qual em sua grande maioria, ou seja, em 34 das variáveis pesquisadas, aceitou a hipótese nula H0, onde não se encontrou evidências de associação com o rendimento acadêmico dos estudantes. A variável que diz respeito ao programa de apoio financeiro oferecido pela instituição foi a única variável que apontou evidência de associação com a média atribuída ao aspecto do rendimento acadêmico, dentre todas as outras pesquisadas. O estudo de novas variáveis no âmbito educacional, enriquece ainda mais a maneira como a educação contribui no avanço da sociedade, dessa forma, a educação tende a aprimorar o desenvolvimento dos estudantes. |
id |
UFCG_8a92e009e1d7cfacdb8fe1269befa3f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13678 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa.Satisfaction and academic performance of the students of the UFCG Administration - Campus Sousa.Ensino SuperiorSatisfaçãoRendimento AcadêmicoHigher EducationSatisfactionAcademic PerformanceAdministraçãoA educação nunca foi tão importante como nos dias de hoje. O mundo vem crescendo de forma acelerada trazendo consigo diversas mudanças, entre elas a forma como o processo da educação está sendo tratado em seu dinâmico processo de construção. Com o avanço cada vez maior em busca do conhecimento, muitos alunos procuram se especializar a partir do ensino superior, porém, nem sempre esses alunos concluem o ensino, o que se faz questionar quais fatores possam intervir para que isso aconteça. O objetivo deste trabalho foi o de investigar como a satisfação está associada ao rendimento acadêmico dos alunos do Curso de Administração da UFCG do Campus Sousa. O presente estudo consistiu em uma investigação quantitativa de caráter exploratório e descritivo, cuja coleta de dados tomou por base pesquisa anterior, que pesquisou acerca da satisfação acadêmica. Buscando uma análise e interpretação mais efetiva, os dados disponíveis, foram organizados em tabelas dinâmicas no Excel, onde foi aplicado o teste qui-quadrado, visando a possibilidade de identificar possíveis associações entre rendimento acadêmico e as variáveis de satisfação acadêmica. O teste de independência foi aplicado a 35 variáveis, no qual em sua grande maioria, ou seja, em 34 das variáveis pesquisadas, aceitou a hipótese nula H0, onde não se encontrou evidências de associação com o rendimento acadêmico dos estudantes. A variável que diz respeito ao programa de apoio financeiro oferecido pela instituição foi a única variável que apontou evidência de associação com a média atribuída ao aspecto do rendimento acadêmico, dentre todas as outras pesquisadas. O estudo de novas variáveis no âmbito educacional, enriquece ainda mais a maneira como a educação contribui no avanço da sociedade, dessa forma, a educação tende a aprimorar o desenvolvimento dos estudantes.Education has never been more important than these days. The world has been growing rapidly bringing with it several changes, among them the way the process of education is being treated in its dynamic process of construction. With the increasing desire to seek knowledge, many students seek to specialize from higher education, however, not always these students complete the course, which makes us question what factors can intervene to make this happen. The objective of this work was to investigate how satisfaction is associated with the academic performance of the students of the UFCG Management Course at Campus Sousa. This study consisted of a quantitative research of exploratory and descriptive character, whose data collection took on the basis of a previous research, which researched about the academic satisfaction. In order to obtain a more effective analysis and interpretation, the available data were organized in PivotTables in Excel, where the chi-square test was applied, aiming at the possibility of identifying possible associations between academic performance and variables of academic satisfaction. The independence test was applied to 35 variables, in which most of them, that is, in 34 of the variables studied, accepted the null hypothesis H0, in which no evidence of association with the students' academic performance was found. The variable related to the financial support program offered by the institution was the only variable that showed evidence of association with the average attributed to the aspect of academic performance, among all the others surveyed. The study of new variables in education, further enriches the way education contributes to the advancement of society, thus, education tends to improve students' development.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGOLIVERA, Marcos Macri.OLIVEIRA, M. M.http://lattes.cnpq.br/6161476125979644MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.MACRI, L. M. S. R.http://lattes.cnpq.br/2227529296078320SANTOS, Valterlin da Silva.SANTOS, V. S.http://lattes.cnpq.br/4740303724015282OLIVEIRA, Dayane Abrantes de.2019-07-112020-08-03T11:50:56Z2020-08-032020-08-03T11:50:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13678OLIVEIRA, Dayane Abrantes de. Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Administração) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-30T17:49:33Zoai:localhost:riufcg/13678Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-30T17:49:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa. Satisfaction and academic performance of the students of the UFCG Administration - Campus Sousa. |
title |
Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa. |
spellingShingle |
Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa. OLIVEIRA, Dayane Abrantes de. Ensino Superior Satisfação Rendimento Acadêmico Higher Education Satisfaction Academic Performance Administração |
title_short |
Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa. |
title_full |
Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa. |
title_fullStr |
Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa. |
title_full_unstemmed |
Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa. |
title_sort |
Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa. |
author |
OLIVEIRA, Dayane Abrantes de. |
author_facet |
OLIVEIRA, Dayane Abrantes de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVERA, Marcos Macri. OLIVEIRA, M. M. http://lattes.cnpq.br/6161476125979644 MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues. MACRI, L. M. S. R. http://lattes.cnpq.br/2227529296078320 SANTOS, Valterlin da Silva. SANTOS, V. S. http://lattes.cnpq.br/4740303724015282 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Dayane Abrantes de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Satisfação Rendimento Acadêmico Higher Education Satisfaction Academic Performance Administração |
topic |
Ensino Superior Satisfação Rendimento Acadêmico Higher Education Satisfaction Academic Performance Administração |
description |
A educação nunca foi tão importante como nos dias de hoje. O mundo vem crescendo de forma acelerada trazendo consigo diversas mudanças, entre elas a forma como o processo da educação está sendo tratado em seu dinâmico processo de construção. Com o avanço cada vez maior em busca do conhecimento, muitos alunos procuram se especializar a partir do ensino superior, porém, nem sempre esses alunos concluem o ensino, o que se faz questionar quais fatores possam intervir para que isso aconteça. O objetivo deste trabalho foi o de investigar como a satisfação está associada ao rendimento acadêmico dos alunos do Curso de Administração da UFCG do Campus Sousa. O presente estudo consistiu em uma investigação quantitativa de caráter exploratório e descritivo, cuja coleta de dados tomou por base pesquisa anterior, que pesquisou acerca da satisfação acadêmica. Buscando uma análise e interpretação mais efetiva, os dados disponíveis, foram organizados em tabelas dinâmicas no Excel, onde foi aplicado o teste qui-quadrado, visando a possibilidade de identificar possíveis associações entre rendimento acadêmico e as variáveis de satisfação acadêmica. O teste de independência foi aplicado a 35 variáveis, no qual em sua grande maioria, ou seja, em 34 das variáveis pesquisadas, aceitou a hipótese nula H0, onde não se encontrou evidências de associação com o rendimento acadêmico dos estudantes. A variável que diz respeito ao programa de apoio financeiro oferecido pela instituição foi a única variável que apontou evidência de associação com a média atribuída ao aspecto do rendimento acadêmico, dentre todas as outras pesquisadas. O estudo de novas variáveis no âmbito educacional, enriquece ainda mais a maneira como a educação contribui no avanço da sociedade, dessa forma, a educação tende a aprimorar o desenvolvimento dos estudantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-11 2020-08-03T11:50:56Z 2020-08-03 2020-08-03T11:50:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13678 OLIVEIRA, Dayane Abrantes de. Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Administração) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13678 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Dayane Abrantes de. Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Administração) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744450065268736 |