Reflexões sobre letramento estatístico à luz da educação do campo e educação matemática crítica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, Anderson Henrique Costa.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira., LIMA, Aldinete Silvino de.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35534
Resumo: Este capítulo tem por objetivo reletir sobre o letramento estatístico, estabelecendo relações com a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica (EMC). Apresentamos os principais aspectos de cada uma dessas áreas e, em seguida, problematizamos sobre perspectivas de atividades que podem ser desenvolvidas no ensino de Estatística em escolas do campo, visando contribuir para o letramento estatístico. Essas relexões são parte de um projeto de doutorado em andamento que investiga as possibilidades de situações de letramento estatístico nos contextos da Educação do Campo, a partir de preocupações com a justiça social, democracia, além de questões sociopolíticas e socioculturais presentes no campesinato. Palavras-Chave: Educação do Campo, Letramento Estatístico, Educação Matemática Crítica, Educação Matemática, Educação Estatística.
id UFCG_8d57ff32ed074709ab68d1e03a0f217f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35534
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Reflexões sobre letramento estatístico à luz da educação do campo e educação matemática crítica.Reflections on statistical literacy in the light of field education and critical mathematics education.Letramento estatísticoEducação Matemática CríticaEducação do CampoEnsino de matemáticaEducação EstatísticaStatistical literacyCritical Mathematics EducationCountryside EducationTeaching mathematicsStatistical EducationEducação.Este capítulo tem por objetivo reletir sobre o letramento estatístico, estabelecendo relações com a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica (EMC). Apresentamos os principais aspectos de cada uma dessas áreas e, em seguida, problematizamos sobre perspectivas de atividades que podem ser desenvolvidas no ensino de Estatística em escolas do campo, visando contribuir para o letramento estatístico. Essas relexões são parte de um projeto de doutorado em andamento que investiga as possibilidades de situações de letramento estatístico nos contextos da Educação do Campo, a partir de preocupações com a justiça social, democracia, além de questões sociopolíticas e socioculturais presentes no campesinato. Palavras-Chave: Educação do Campo, Letramento Estatístico, Educação Matemática Crítica, Educação Matemática, Educação Estatística.This chapter discusses statistical literacy, establishing relationships with ield education and critical mathematics education. First, we present the main aspects of each area. Then, we discuss the perspectives of activities that can be developed in the teaching of statistics in ield schools, which can contribute to statistical literacy. These relections are part of an ongoing doctoral project that investigates the possibilities of situations of statistical literacy in ield education contexts based on concerns about social justice, democracy, and socio-political and sociocultural issues present in the Brazilian campesinato.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20212024-05-03T19:04:17Z2024-05-032024-05-03T19:04:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookParthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35534BARROS, Anderson Henrique Costa; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira; LIMA, Aldinete Silvino de. Reflexões sobre letramento estatístico à luz da educação do campo e educação matemática crítica. In: RIOS, Kássia Aguiar Noberto; SANTOS, Liz Oliveira dos; COSTA, Samantha Serra (Org.). Tecnologia em alimentos e inovação na Educação do Campo. 1ed. Cruz das Almas: Editora UFRB, 2021, Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35534porBARROS, Anderson Henrique Costa.MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira.LIMA, Aldinete Silvino de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-05T02:36:20Zoai:localhost:riufcg/35534Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-05T02:36:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre letramento estatístico à luz da educação do campo e educação matemática crítica.
Reflections on statistical literacy in the light of field education and critical mathematics education.
title Reflexões sobre letramento estatístico à luz da educação do campo e educação matemática crítica.
spellingShingle Reflexões sobre letramento estatístico à luz da educação do campo e educação matemática crítica.
BARROS, Anderson Henrique Costa.
Letramento estatístico
Educação Matemática Crítica
Educação do Campo
Ensino de matemática
Educação Estatística
Statistical literacy
Critical Mathematics Education
Countryside Education
Teaching mathematics
Statistical Education
Educação.
title_short Reflexões sobre letramento estatístico à luz da educação do campo e educação matemática crítica.
title_full Reflexões sobre letramento estatístico à luz da educação do campo e educação matemática crítica.
title_fullStr Reflexões sobre letramento estatístico à luz da educação do campo e educação matemática crítica.
title_full_unstemmed Reflexões sobre letramento estatístico à luz da educação do campo e educação matemática crítica.
title_sort Reflexões sobre letramento estatístico à luz da educação do campo e educação matemática crítica.
author BARROS, Anderson Henrique Costa.
author_facet BARROS, Anderson Henrique Costa.
MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira.
LIMA, Aldinete Silvino de.
author_role author
author2 MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira.
LIMA, Aldinete Silvino de.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARROS, Anderson Henrique Costa.
MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira.
LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento estatístico
Educação Matemática Crítica
Educação do Campo
Ensino de matemática
Educação Estatística
Statistical literacy
Critical Mathematics Education
Countryside Education
Teaching mathematics
Statistical Education
Educação.
topic Letramento estatístico
Educação Matemática Crítica
Educação do Campo
Ensino de matemática
Educação Estatística
Statistical literacy
Critical Mathematics Education
Countryside Education
Teaching mathematics
Statistical Education
Educação.
description Este capítulo tem por objetivo reletir sobre o letramento estatístico, estabelecendo relações com a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica (EMC). Apresentamos os principais aspectos de cada uma dessas áreas e, em seguida, problematizamos sobre perspectivas de atividades que podem ser desenvolvidas no ensino de Estatística em escolas do campo, visando contribuir para o letramento estatístico. Essas relexões são parte de um projeto de doutorado em andamento que investiga as possibilidades de situações de letramento estatístico nos contextos da Educação do Campo, a partir de preocupações com a justiça social, democracia, além de questões sociopolíticas e socioculturais presentes no campesinato. Palavras-Chave: Educação do Campo, Letramento Estatístico, Educação Matemática Crítica, Educação Matemática, Educação Estatística.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2024-05-03T19:04:17Z
2024-05-03
2024-05-03T19:04:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35534
BARROS, Anderson Henrique Costa; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira; LIMA, Aldinete Silvino de. Reflexões sobre letramento estatístico à luz da educação do campo e educação matemática crítica. In: RIOS, Kássia Aguiar Noberto; SANTOS, Liz Oliveira dos; COSTA, Samantha Serra (Org.). Tecnologia em alimentos e inovação na Educação do Campo. 1ed. Cruz das Almas: Editora UFRB, 2021, Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35534
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35534
identifier_str_mv BARROS, Anderson Henrique Costa; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira; LIMA, Aldinete Silvino de. Reflexões sobre letramento estatístico à luz da educação do campo e educação matemática crítica. In: RIOS, Kássia Aguiar Noberto; SANTOS, Liz Oliveira dos; COSTA, Samantha Serra (Org.). Tecnologia em alimentos e inovação na Educação do Campo. 1ed. Cruz das Almas: Editora UFRB, 2021, Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744620564774912