Os conteúdos matemáticos e as realidades dos alunos camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Aldinete Silvino de.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: LIMA, Iranete Maria da Silva.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35519
Resumo: Apresentamos um recorte da pesquisa desenvolvida sobre a articulação estabelecida por professores de escolas do campo entre os conteúdos matemáticos e as realidades vivenciadas pelos alunos. Tomamos por referência os estudos sobre a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica. Quatro professores de duas escolas das regiões Agreste e Sertão de Pernambuco participaram por meio de entrevistas semiestruturadas. Além disso, tivemos acesso, a partir dos cadernos dos alunos, às atividades matemáticas que os professores trabalharam durante três bimestres letivos. Os resultados da pesquisa mostram que, mesmo tendo formação em Educação do Campo, os professores raramente articulam os conteúdos matemáticos às realidades dos alunos camponeses, embora suas respostas indiquem que eles têm conhecimento destas realidades. Esses resultados apontam para a necessidade de as instituições formadoras investirem na formação inicial e continuada de professores que atuam em escolas do campo, para contribuir eficazmente com a emancipação dos sujeitos educativos do campo.
id UFCG_8f14bc49ec14f492ddd51e0954612257
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35519
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Os conteúdos matemáticos e as realidades dos alunos camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo?The mathematical contents and the realities of rural students: what are articulations developed by field school teachers?Educação Matemática CríticaEducação do CampoCenário para InvestigaçãoAtividades matemáticaCamponeses - alunosEstudantes camponesesEscolas do campoCritical Mathematics EducationCountryside EducationScenario for Investigationmath activitiesPeasants - studentsPeasant studentsCountry schoolsEducação.Apresentamos um recorte da pesquisa desenvolvida sobre a articulação estabelecida por professores de escolas do campo entre os conteúdos matemáticos e as realidades vivenciadas pelos alunos. Tomamos por referência os estudos sobre a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica. Quatro professores de duas escolas das regiões Agreste e Sertão de Pernambuco participaram por meio de entrevistas semiestruturadas. Além disso, tivemos acesso, a partir dos cadernos dos alunos, às atividades matemáticas que os professores trabalharam durante três bimestres letivos. Os resultados da pesquisa mostram que, mesmo tendo formação em Educação do Campo, os professores raramente articulam os conteúdos matemáticos às realidades dos alunos camponeses, embora suas respostas indiquem que eles têm conhecimento destas realidades. Esses resultados apontam para a necessidade de as instituições formadoras investirem na formação inicial e continuada de professores que atuam em escolas do campo, para contribuir eficazmente com a emancipação dos sujeitos educativos do campo.This article presents aspects of an ongoing research about links that field school teachers make to connect mathematical contents with students’ reality. Our discussion is based on previous studies about Field Education and Critical Mathematical Education. We conducted semi-structured interviews with four teachers from two schools located in Agreste and Sertão, geographical regions of Pernambuco state. We also analysed students records in notebooks which were related to activities provided by the teachers during three bi-monthly class periods. Our research results showed that even teachers with specialization in Field Education, responded that they acknowledge the need to make links between mathematical contents with field students’ reality, however these teachers´ pedagogical approaches are rare. Our results suggest that teacher education institutions need to improve the initial and continuing of field school teachers as a way to contribute with field subjects’ emancipation.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20162024-04-29T21:16:51Z2024-04-292024-04-29T21:16:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35519LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Os conteúdos matemáticos e as realidades dos alunos camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo? Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. v.9, n.19, 2016. ISSN: 2359-2842. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35519porLIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, Iranete Maria da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-01T14:58:53Zoai:localhost:riufcg/35519Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-01T14:58:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os conteúdos matemáticos e as realidades dos alunos camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo?
The mathematical contents and the realities of rural students: what are articulations developed by field school teachers?
title Os conteúdos matemáticos e as realidades dos alunos camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo?
spellingShingle Os conteúdos matemáticos e as realidades dos alunos camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo?
LIMA, Aldinete Silvino de.
Educação Matemática Crítica
Educação do Campo
Cenário para Investigação
Atividades matemática
Camponeses - alunos
Estudantes camponeses
Escolas do campo
Critical Mathematics Education
Countryside Education
Scenario for Investigation
math activities
Peasants - students
Peasant students
Country schools
Educação.
title_short Os conteúdos matemáticos e as realidades dos alunos camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo?
title_full Os conteúdos matemáticos e as realidades dos alunos camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo?
title_fullStr Os conteúdos matemáticos e as realidades dos alunos camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo?
title_full_unstemmed Os conteúdos matemáticos e as realidades dos alunos camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo?
title_sort Os conteúdos matemáticos e as realidades dos alunos camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo?
author LIMA, Aldinete Silvino de.
author_facet LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Iranete Maria da Silva.
author_role author
author2 LIMA, Iranete Maria da Silva.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Iranete Maria da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática Crítica
Educação do Campo
Cenário para Investigação
Atividades matemática
Camponeses - alunos
Estudantes camponeses
Escolas do campo
Critical Mathematics Education
Countryside Education
Scenario for Investigation
math activities
Peasants - students
Peasant students
Country schools
Educação.
topic Educação Matemática Crítica
Educação do Campo
Cenário para Investigação
Atividades matemática
Camponeses - alunos
Estudantes camponeses
Escolas do campo
Critical Mathematics Education
Countryside Education
Scenario for Investigation
math activities
Peasants - students
Peasant students
Country schools
Educação.
description Apresentamos um recorte da pesquisa desenvolvida sobre a articulação estabelecida por professores de escolas do campo entre os conteúdos matemáticos e as realidades vivenciadas pelos alunos. Tomamos por referência os estudos sobre a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica. Quatro professores de duas escolas das regiões Agreste e Sertão de Pernambuco participaram por meio de entrevistas semiestruturadas. Além disso, tivemos acesso, a partir dos cadernos dos alunos, às atividades matemáticas que os professores trabalharam durante três bimestres letivos. Os resultados da pesquisa mostram que, mesmo tendo formação em Educação do Campo, os professores raramente articulam os conteúdos matemáticos às realidades dos alunos camponeses, embora suas respostas indiquem que eles têm conhecimento destas realidades. Esses resultados apontam para a necessidade de as instituições formadoras investirem na formação inicial e continuada de professores que atuam em escolas do campo, para contribuir eficazmente com a emancipação dos sujeitos educativos do campo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2024-04-29T21:16:51Z
2024-04-29
2024-04-29T21:16:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35519
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Os conteúdos matemáticos e as realidades dos alunos camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo? Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. v.9, n.19, 2016. ISSN: 2359-2842. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35519
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35519
identifier_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Os conteúdos matemáticos e as realidades dos alunos camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo? Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. v.9, n.19, 2016. ISSN: 2359-2842. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744620539609088