Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36918 |
Resumo: | Esse relato de experiência tem como objetivo refletir sobre a formação docente, a partir de leituras críticas da literatura teórica e historiográfica, das minhas experiências na disciplina de Prática de Ensino e no Programa Residência Pedagógica, e na experimentação do cinema no ensino de História da Antiguidade Clássica. O desenvolvimento focaliza uma proposta pedagógica baseada na utilização de filmes [Spartacus (1960), Gladiador (2000) e Alexandria (2009)] para o estudo de Roma Antiga, enfocando os temas do escravismo romano, a política em Roma e a religião no final do Império, tendo como lócus da experiência as duas turmas do 1° ano na ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, em ocasião do terceiro bimestre letivo de 2023. A problemática do trabalho direciona à reflexão sobre a importância da diversificação de recursos no Ensino de História para a promoção da educação libertadora. O referencial teórico toma por base FREIRE (1996), a respeito dos fundamentos da prática educativo-crítica, e BITTENCOURT (2008), sobre a disciplina escolar como campo de conhecimento autônomo. Para a abordagem metodológica do trabalho, adoto a narrativa autobiográfica, valendo-me, como fontes, de fotografias e materiais didáticos do período de minha escolarização, que fundamentam as incursões pela memória, para a problematização de aspectos da minha formação política e profissional, no primeiro capítulo; seguido, no segundo capítulo, da problematização de diários de bordo, questionários e resenhas produzidas pelos estudantes relativos à experiência envolvendo a utilização a utilização de filmes, em abordagem analítico-descritiva. Os resultados em torno da alternativa metodológica mostraram que a diversificação das matrizes de construção de conhecimento histórico a partir dos filmes como recurso e fonte histórica impulsiona a construção do conhecimento em sala, devido aos aspectos motivacionais e pela popularização da linguagem e suporte entre a geração midiatizada; além disso, a proposta confrontou-se com as fases e contextos do processo de aprendizagem da educação básica pública, ao fornecer uma alternativa para a renovação das metodologias avaliativas. |
id |
UFCG_9062a298576cf8016808c5c08805650a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36918 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023).Historical-formative processes in teaching experiences in the Pedagogical Residency Program (PRP), in teaching practice and in experimenting with cinema as a source for teaching classical antiquity (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023).Ensino de HistóriaCinemaFilme – Recurso DidáticoFilme – Fonte HistóricaRoma AntigaEducação problematizadoraFormação docente - HistóriaTeaching HistoryFilm – Teaching ResourceFilm – Historical SourceAncient RomeProblem-based EducationTeacher Training – HistoryHistóriaEsse relato de experiência tem como objetivo refletir sobre a formação docente, a partir de leituras críticas da literatura teórica e historiográfica, das minhas experiências na disciplina de Prática de Ensino e no Programa Residência Pedagógica, e na experimentação do cinema no ensino de História da Antiguidade Clássica. O desenvolvimento focaliza uma proposta pedagógica baseada na utilização de filmes [Spartacus (1960), Gladiador (2000) e Alexandria (2009)] para o estudo de Roma Antiga, enfocando os temas do escravismo romano, a política em Roma e a religião no final do Império, tendo como lócus da experiência as duas turmas do 1° ano na ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, em ocasião do terceiro bimestre letivo de 2023. A problemática do trabalho direciona à reflexão sobre a importância da diversificação de recursos no Ensino de História para a promoção da educação libertadora. O referencial teórico toma por base FREIRE (1996), a respeito dos fundamentos da prática educativo-crítica, e BITTENCOURT (2008), sobre a disciplina escolar como campo de conhecimento autônomo. Para a abordagem metodológica do trabalho, adoto a narrativa autobiográfica, valendo-me, como fontes, de fotografias e materiais didáticos do período de minha escolarização, que fundamentam as incursões pela memória, para a problematização de aspectos da minha formação política e profissional, no primeiro capítulo; seguido, no segundo capítulo, da problematização de diários de bordo, questionários e resenhas produzidas pelos estudantes relativos à experiência envolvendo a utilização a utilização de filmes, em abordagem analítico-descritiva. Os resultados em torno da alternativa metodológica mostraram que a diversificação das matrizes de construção de conhecimento histórico a partir dos filmes como recurso e fonte histórica impulsiona a construção do conhecimento em sala, devido aos aspectos motivacionais e pela popularização da linguagem e suporte entre a geração midiatizada; além disso, a proposta confrontou-se com as fases e contextos do processo de aprendizagem da educação básica pública, ao fornecer uma alternativa para a renovação das metodologias avaliativas.This experience report aims to reflect on teacher training, based on critical readings of theoretical and historiographical literature, my experiences in the Teaching Practice discipline and in the Pedagogical Residency Program, and in the experimentation of cinema in the teaching of History of Classical Antiquity. The development focuses on a pedagogical proposal based on the use of films [Spartacus (1960), Gladiator (2000) and Alexandria (2009)] for the study of Ancient Rome, focusing on the themes of Roman slavery, politics in Rome and religion at the end of the Empire, having as locus of the experience the two classes of the 1st year at ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, on the occasion of the third academic semester of 2023. The problem of the work directs the reflection on the importance of diversifying resources in History Teaching to promote liberating education. The theoretical framework is based on FREIRE (1996), regarding the foundations of critical educational practice, and BITTENCOURT (2008), on the school discipline as an autonomous field of knowledge. For the methodological approach of the work, I adopt the autobiographical narrative, using as sources, photographs and teaching materials from the period of my schooling, which support the incursions into memory, to problematize aspects of my political and professional formation, in the first chapter; followed, in the second chapter, by the problematization of logbooks, questionnaires and reviews produced by students regarding the experience involving the use of films, in an analytical-descriptive approach. The results around the methodological alternative showed that the diversification of the matrices of construction of historical knowledge from films as a resource and historical source boosts the construction of knowledge in the classroom, due to the motivational aspects and the popularization of language and support among the mediatized generation; Furthermore, the proposal confronted the phases and contexts of the learning process of public basic education, by providing an alternative for the renewal of assessment methodologies.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAIRES, José Luciano de Queiroz.AIRES, J. L. Q.http://lattes.cnpq.br/2038792803917117CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.CAVALCANTI, S. L. O.http://lattes.cnpq.br/5364488443587225CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa.CORDÃO, M. P. S.http://lattes.cnpq.br/9349011283819103PEREIRA JÚNIOR, Edvaldo.2023-11-212024-07-29T16:35:17Z2024-07-292024-07-29T16:35:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36918PEREIRA JÚNIOR, Edvaldo. Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023). 2023. 51 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-29T16:35:17Zoai:localhost:riufcg/36918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-29T16:35:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023). Historical-formative processes in teaching experiences in the Pedagogical Residency Program (PRP), in teaching practice and in experimenting with cinema as a source for teaching classical antiquity (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023). |
title |
Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023). |
spellingShingle |
Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023). PEREIRA JÚNIOR, Edvaldo. Ensino de História Cinema Filme – Recurso Didático Filme – Fonte Histórica Roma Antiga Educação problematizadora Formação docente - História Teaching History Film – Teaching Resource Film – Historical Source Ancient Rome Problem-based Education Teacher Training – History História |
title_short |
Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023). |
title_full |
Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023). |
title_fullStr |
Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023). |
title_full_unstemmed |
Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023). |
title_sort |
Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023). |
author |
PEREIRA JÚNIOR, Edvaldo. |
author_facet |
PEREIRA JÚNIOR, Edvaldo. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AIRES, José Luciano de Queiroz. AIRES, J. L. Q. http://lattes.cnpq.br/2038792803917117 CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira. CAVALCANTI, S. L. O. http://lattes.cnpq.br/5364488443587225 CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa. CORDÃO, M. P. S. http://lattes.cnpq.br/9349011283819103 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA JÚNIOR, Edvaldo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Cinema Filme – Recurso Didático Filme – Fonte Histórica Roma Antiga Educação problematizadora Formação docente - História Teaching History Film – Teaching Resource Film – Historical Source Ancient Rome Problem-based Education Teacher Training – History História |
topic |
Ensino de História Cinema Filme – Recurso Didático Filme – Fonte Histórica Roma Antiga Educação problematizadora Formação docente - História Teaching History Film – Teaching Resource Film – Historical Source Ancient Rome Problem-based Education Teacher Training – History História |
description |
Esse relato de experiência tem como objetivo refletir sobre a formação docente, a partir de leituras críticas da literatura teórica e historiográfica, das minhas experiências na disciplina de Prática de Ensino e no Programa Residência Pedagógica, e na experimentação do cinema no ensino de História da Antiguidade Clássica. O desenvolvimento focaliza uma proposta pedagógica baseada na utilização de filmes [Spartacus (1960), Gladiador (2000) e Alexandria (2009)] para o estudo de Roma Antiga, enfocando os temas do escravismo romano, a política em Roma e a religião no final do Império, tendo como lócus da experiência as duas turmas do 1° ano na ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, em ocasião do terceiro bimestre letivo de 2023. A problemática do trabalho direciona à reflexão sobre a importância da diversificação de recursos no Ensino de História para a promoção da educação libertadora. O referencial teórico toma por base FREIRE (1996), a respeito dos fundamentos da prática educativo-crítica, e BITTENCOURT (2008), sobre a disciplina escolar como campo de conhecimento autônomo. Para a abordagem metodológica do trabalho, adoto a narrativa autobiográfica, valendo-me, como fontes, de fotografias e materiais didáticos do período de minha escolarização, que fundamentam as incursões pela memória, para a problematização de aspectos da minha formação política e profissional, no primeiro capítulo; seguido, no segundo capítulo, da problematização de diários de bordo, questionários e resenhas produzidas pelos estudantes relativos à experiência envolvendo a utilização a utilização de filmes, em abordagem analítico-descritiva. Os resultados em torno da alternativa metodológica mostraram que a diversificação das matrizes de construção de conhecimento histórico a partir dos filmes como recurso e fonte histórica impulsiona a construção do conhecimento em sala, devido aos aspectos motivacionais e pela popularização da linguagem e suporte entre a geração midiatizada; além disso, a proposta confrontou-se com as fases e contextos do processo de aprendizagem da educação básica pública, ao fornecer uma alternativa para a renovação das metodologias avaliativas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-21 2024-07-29T16:35:17Z 2024-07-29 2024-07-29T16:35:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36918 PEREIRA JÚNIOR, Edvaldo. Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023). 2023. 51 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36918 |
identifier_str_mv |
PEREIRA JÚNIOR, Edvaldo. Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023). 2023. 51 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744630683533312 |