A construção do gênero biografia através dos multiletramentos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11866 |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos a pedagogia dos multiletramentos que consiste numa prática que envolve o uso das tecnologias e mídias digitais, como ferramentas no ensino-aprendizagem, mas, sobretudo traz para a sala de aula as diferentes culturas, valores, crenças e conhecimentos prévios que cada aluno possui. Nessa perspectiva queremos acrescentar às práticas do professor, um modo de trabalhar que vai além do trabalho exclusivo com o livro didático, possibilitando uma participação ativa dos alunos, além de considerar suas experiências, como é o caso do uso do celular como instrumento de estudo. O objetivo da pesquisa é refletir sobre as contribuições que os multiletramentos podem oferecer ao ensino de Língua Portuguesa, por meio do gênero textual biografia. Para isso, o trabalho está fundamentado principalmente nos aportes teóricos de: Tfouni (1995), Soares (2012), Marcuschi (2011), Rojo (2012), Carvalho (2010) e Sousa (2019). Quanto à metodologia, se trata de uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e qualitativo por procurar entender a importância dos multiletramentos nos processos de aprendizagem. O corpus para análise foi o capítulo um, da unidade sete, sobre o gênero biografia, trabalhado no livro didático Geração Alpha Língua Portuguesa, de Costa e Marchetti – 2018, que teve por finalidade entender como o gênero em questão é trabalhado. A partir dessa análise, apresentamos com intuito de contribuir, com a prática do professor, uma proposta de intervenção com o gênero biografia na perspectiva dos multiletramentos. |
id |
UFCG_937d8d6f0fcccbe99fd48121a2ea55d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/11866 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A construção do gênero biografia através dos multiletramentos.The construction of the biography genre through multi-tools.Gênero textualBiografiaMultiletramentoTecnologiasMídias digitaisTextual genreBiographyMultiliterationTechnologyDigital mediaLetras- Língua Portuguesa.Neste trabalho apresentamos a pedagogia dos multiletramentos que consiste numa prática que envolve o uso das tecnologias e mídias digitais, como ferramentas no ensino-aprendizagem, mas, sobretudo traz para a sala de aula as diferentes culturas, valores, crenças e conhecimentos prévios que cada aluno possui. Nessa perspectiva queremos acrescentar às práticas do professor, um modo de trabalhar que vai além do trabalho exclusivo com o livro didático, possibilitando uma participação ativa dos alunos, além de considerar suas experiências, como é o caso do uso do celular como instrumento de estudo. O objetivo da pesquisa é refletir sobre as contribuições que os multiletramentos podem oferecer ao ensino de Língua Portuguesa, por meio do gênero textual biografia. Para isso, o trabalho está fundamentado principalmente nos aportes teóricos de: Tfouni (1995), Soares (2012), Marcuschi (2011), Rojo (2012), Carvalho (2010) e Sousa (2019). Quanto à metodologia, se trata de uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e qualitativo por procurar entender a importância dos multiletramentos nos processos de aprendizagem. O corpus para análise foi o capítulo um, da unidade sete, sobre o gênero biografia, trabalhado no livro didático Geração Alpha Língua Portuguesa, de Costa e Marchetti – 2018, que teve por finalidade entender como o gênero em questão é trabalhado. A partir dessa análise, apresentamos com intuito de contribuir, com a prática do professor, uma proposta de intervenção com o gênero biografia na perspectiva dos multiletramentos.In this research we present the pedagogy of the multiliteracies which consists in a practice that involves the use of technologies and digital media as tools in Teaching- Learning process, but above all brings to the classroom the different cultures, values, beliefs and previous knowledge that each student has. In this perspective we want to add to the teacher's practices, a way of working that goes beyond the exclusive work with the textbook, allowing the active participation of the students, besides considering their experiences, as is the case of the use of the mobile phone as a study tool. The objective of this research is to reflect on the contributions that multiliteracies can offer to the teaching of Portuguese Language, through the textual biography genre. For this, the work is based mainly on the theoretical contributions of: Tfouni (1995), Soares (2012), Marcuschi (2011), Rojo (2012), Carvalho (2010) and Sousa (2019). As for the methodology, it is a bibliographical research, descriptive and qualitative character trying to understand the importance of the multi-elements in the learning processes. The corpus for analysis was chapter one, of unit seven, about the biography genre, worked in the textbook Geração Alpha Língua Portuguesa, by Costa and Marchetti - 2018, which aimed to understand how the genre in question is worked. From this analysis, we present in order to contribute, with the teacher's practice, a proposal of intervention with the biography genre in the perspective of the multiliteracies.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284SILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, Mercia Cavalcanti da.SILVA, Emmanuele Gonçalves e.2019-12-062020-02-13T11:44:44Z2020-02-132020-02-13T11:44:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11866SILVA, Emmanuele Gonçalves e. A construção do gênero biografia através dos multiletramentos. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-21T13:39:50Zoai:localhost:riufcg/11866Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-21T13:39:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do gênero biografia através dos multiletramentos. The construction of the biography genre through multi-tools. |
title |
A construção do gênero biografia através dos multiletramentos. |
spellingShingle |
A construção do gênero biografia através dos multiletramentos. SILVA, Emmanuele Gonçalves e. Gênero textual Biografia Multiletramento Tecnologias Mídias digitais Textual genre Biography Multiliteration Technology Digital media Letras- Língua Portuguesa. |
title_short |
A construção do gênero biografia através dos multiletramentos. |
title_full |
A construção do gênero biografia através dos multiletramentos. |
title_fullStr |
A construção do gênero biografia através dos multiletramentos. |
title_full_unstemmed |
A construção do gênero biografia através dos multiletramentos. |
title_sort |
A construção do gênero biografia através dos multiletramentos. |
author |
SILVA, Emmanuele Gonçalves e. |
author_facet |
SILVA, Emmanuele Gonçalves e. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Hérica Paiva. PEREIRA, Hérica Paiva. http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 SILVA, Abdoral Inácio da. SILVA, Mercia Cavalcanti da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Emmanuele Gonçalves e. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero textual Biografia Multiletramento Tecnologias Mídias digitais Textual genre Biography Multiliteration Technology Digital media Letras- Língua Portuguesa. |
topic |
Gênero textual Biografia Multiletramento Tecnologias Mídias digitais Textual genre Biography Multiliteration Technology Digital media Letras- Língua Portuguesa. |
description |
Neste trabalho apresentamos a pedagogia dos multiletramentos que consiste numa prática que envolve o uso das tecnologias e mídias digitais, como ferramentas no ensino-aprendizagem, mas, sobretudo traz para a sala de aula as diferentes culturas, valores, crenças e conhecimentos prévios que cada aluno possui. Nessa perspectiva queremos acrescentar às práticas do professor, um modo de trabalhar que vai além do trabalho exclusivo com o livro didático, possibilitando uma participação ativa dos alunos, além de considerar suas experiências, como é o caso do uso do celular como instrumento de estudo. O objetivo da pesquisa é refletir sobre as contribuições que os multiletramentos podem oferecer ao ensino de Língua Portuguesa, por meio do gênero textual biografia. Para isso, o trabalho está fundamentado principalmente nos aportes teóricos de: Tfouni (1995), Soares (2012), Marcuschi (2011), Rojo (2012), Carvalho (2010) e Sousa (2019). Quanto à metodologia, se trata de uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e qualitativo por procurar entender a importância dos multiletramentos nos processos de aprendizagem. O corpus para análise foi o capítulo um, da unidade sete, sobre o gênero biografia, trabalhado no livro didático Geração Alpha Língua Portuguesa, de Costa e Marchetti – 2018, que teve por finalidade entender como o gênero em questão é trabalhado. A partir dessa análise, apresentamos com intuito de contribuir, com a prática do professor, uma proposta de intervenção com o gênero biografia na perspectiva dos multiletramentos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-06 2020-02-13T11:44:44Z 2020-02-13 2020-02-13T11:44:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11866 SILVA, Emmanuele Gonçalves e. A construção do gênero biografia através dos multiletramentos. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11866 |
identifier_str_mv |
SILVA, Emmanuele Gonçalves e. A construção do gênero biografia através dos multiletramentos. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744436248182784 |