A construção do gênero biografia através dos multiletramentos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Emmanuele Gonçalves e.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11866
Resumo: Neste trabalho apresentamos a pedagogia dos multiletramentos que consiste numa prática que envolve o uso das tecnologias e mídias digitais, como ferramentas no ensino-aprendizagem, mas, sobretudo traz para a sala de aula as diferentes culturas, valores, crenças e conhecimentos prévios que cada aluno possui. Nessa perspectiva queremos acrescentar às práticas do professor, um modo de trabalhar que vai além do trabalho exclusivo com o livro didático, possibilitando uma participação ativa dos alunos, além de considerar suas experiências, como é o caso do uso do celular como instrumento de estudo. O objetivo da pesquisa é refletir sobre as contribuições que os multiletramentos podem oferecer ao ensino de Língua Portuguesa, por meio do gênero textual biografia. Para isso, o trabalho está fundamentado principalmente nos aportes teóricos de: Tfouni (1995), Soares (2012), Marcuschi (2011), Rojo (2012), Carvalho (2010) e Sousa (2019). Quanto à metodologia, se trata de uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e qualitativo por procurar entender a importância dos multiletramentos nos processos de aprendizagem. O corpus para análise foi o capítulo um, da unidade sete, sobre o gênero biografia, trabalhado no livro didático Geração Alpha Língua Portuguesa, de Costa e Marchetti – 2018, que teve por finalidade entender como o gênero em questão é trabalhado. A partir dessa análise, apresentamos com intuito de contribuir, com a prática do professor, uma proposta de intervenção com o gênero biografia na perspectiva dos multiletramentos.
id UFCG_937d8d6f0fcccbe99fd48121a2ea55d7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/11866
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A construção do gênero biografia através dos multiletramentos.The construction of the biography genre through multi-tools.Gênero textualBiografiaMultiletramentoTecnologiasMídias digitaisTextual genreBiographyMultiliterationTechnologyDigital mediaLetras- Língua Portuguesa.Neste trabalho apresentamos a pedagogia dos multiletramentos que consiste numa prática que envolve o uso das tecnologias e mídias digitais, como ferramentas no ensino-aprendizagem, mas, sobretudo traz para a sala de aula as diferentes culturas, valores, crenças e conhecimentos prévios que cada aluno possui. Nessa perspectiva queremos acrescentar às práticas do professor, um modo de trabalhar que vai além do trabalho exclusivo com o livro didático, possibilitando uma participação ativa dos alunos, além de considerar suas experiências, como é o caso do uso do celular como instrumento de estudo. O objetivo da pesquisa é refletir sobre as contribuições que os multiletramentos podem oferecer ao ensino de Língua Portuguesa, por meio do gênero textual biografia. Para isso, o trabalho está fundamentado principalmente nos aportes teóricos de: Tfouni (1995), Soares (2012), Marcuschi (2011), Rojo (2012), Carvalho (2010) e Sousa (2019). Quanto à metodologia, se trata de uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e qualitativo por procurar entender a importância dos multiletramentos nos processos de aprendizagem. O corpus para análise foi o capítulo um, da unidade sete, sobre o gênero biografia, trabalhado no livro didático Geração Alpha Língua Portuguesa, de Costa e Marchetti – 2018, que teve por finalidade entender como o gênero em questão é trabalhado. A partir dessa análise, apresentamos com intuito de contribuir, com a prática do professor, uma proposta de intervenção com o gênero biografia na perspectiva dos multiletramentos.In this research we present the pedagogy of the multiliteracies which consists in a practice that involves the use of technologies and digital media as tools in Teaching- Learning process, but above all brings to the classroom the different cultures, values, beliefs and previous knowledge that each student has. In this perspective we want to add to the teacher's practices, a way of working that goes beyond the exclusive work with the textbook, allowing the active participation of the students, besides considering their experiences, as is the case of the use of the mobile phone as a study tool. The objective of this research is to reflect on the contributions that multiliteracies can offer to the teaching of Portuguese Language, through the textual biography genre. For this, the work is based mainly on the theoretical contributions of: Tfouni (1995), Soares (2012), Marcuschi (2011), Rojo (2012), Carvalho (2010) and Sousa (2019). As for the methodology, it is a bibliographical research, descriptive and qualitative character trying to understand the importance of the multi-elements in the learning processes. The corpus for analysis was chapter one, of unit seven, about the biography genre, worked in the textbook Geração Alpha Língua Portuguesa, by Costa and Marchetti - 2018, which aimed to understand how the genre in question is worked. From this analysis, we present in order to contribute, with the teacher's practice, a proposal of intervention with the biography genre in the perspective of the multiliteracies.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284SILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, Mercia Cavalcanti da.SILVA, Emmanuele Gonçalves e.2019-12-062020-02-13T11:44:44Z2020-02-132020-02-13T11:44:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11866SILVA, Emmanuele Gonçalves e. A construção do gênero biografia através dos multiletramentos. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-21T13:39:50Zoai:localhost:riufcg/11866Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-21T13:39:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do gênero biografia através dos multiletramentos.
The construction of the biography genre through multi-tools.
title A construção do gênero biografia através dos multiletramentos.
spellingShingle A construção do gênero biografia através dos multiletramentos.
SILVA, Emmanuele Gonçalves e.
Gênero textual
Biografia
Multiletramento
Tecnologias
Mídias digitais
Textual genre
Biography
Multiliteration
Technology
Digital media
Letras- Língua Portuguesa.
title_short A construção do gênero biografia através dos multiletramentos.
title_full A construção do gênero biografia através dos multiletramentos.
title_fullStr A construção do gênero biografia através dos multiletramentos.
title_full_unstemmed A construção do gênero biografia através dos multiletramentos.
title_sort A construção do gênero biografia através dos multiletramentos.
author SILVA, Emmanuele Gonçalves e.
author_facet SILVA, Emmanuele Gonçalves e.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Hérica Paiva.
PEREIRA, Hérica Paiva.
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284
SILVA, Abdoral Inácio da.
SILVA, Mercia Cavalcanti da.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Emmanuele Gonçalves e.
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero textual
Biografia
Multiletramento
Tecnologias
Mídias digitais
Textual genre
Biography
Multiliteration
Technology
Digital media
Letras- Língua Portuguesa.
topic Gênero textual
Biografia
Multiletramento
Tecnologias
Mídias digitais
Textual genre
Biography
Multiliteration
Technology
Digital media
Letras- Língua Portuguesa.
description Neste trabalho apresentamos a pedagogia dos multiletramentos que consiste numa prática que envolve o uso das tecnologias e mídias digitais, como ferramentas no ensino-aprendizagem, mas, sobretudo traz para a sala de aula as diferentes culturas, valores, crenças e conhecimentos prévios que cada aluno possui. Nessa perspectiva queremos acrescentar às práticas do professor, um modo de trabalhar que vai além do trabalho exclusivo com o livro didático, possibilitando uma participação ativa dos alunos, além de considerar suas experiências, como é o caso do uso do celular como instrumento de estudo. O objetivo da pesquisa é refletir sobre as contribuições que os multiletramentos podem oferecer ao ensino de Língua Portuguesa, por meio do gênero textual biografia. Para isso, o trabalho está fundamentado principalmente nos aportes teóricos de: Tfouni (1995), Soares (2012), Marcuschi (2011), Rojo (2012), Carvalho (2010) e Sousa (2019). Quanto à metodologia, se trata de uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e qualitativo por procurar entender a importância dos multiletramentos nos processos de aprendizagem. O corpus para análise foi o capítulo um, da unidade sete, sobre o gênero biografia, trabalhado no livro didático Geração Alpha Língua Portuguesa, de Costa e Marchetti – 2018, que teve por finalidade entender como o gênero em questão é trabalhado. A partir dessa análise, apresentamos com intuito de contribuir, com a prática do professor, uma proposta de intervenção com o gênero biografia na perspectiva dos multiletramentos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06
2020-02-13T11:44:44Z
2020-02-13
2020-02-13T11:44:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11866
SILVA, Emmanuele Gonçalves e. A construção do gênero biografia através dos multiletramentos. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11866
identifier_str_mv SILVA, Emmanuele Gonçalves e. A construção do gênero biografia através dos multiletramentos. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744436248182784