Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91233 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo principal desenvolver e orientar estudos, reflexões e procedimentos metodológicos, sobre os projetos de leitura e escrita, com um grupo de seis professoras do ciclo I do Ensino Fundamental, de uma escola estadual da cidade de Marília (S.P.). Com isso, buscamos alterar as suas concepções de projetos e do processo de ensino e de aprendizagem. Para alcançar tal objetivo adotamos como metodologia de pesquisa a pesquisa-ação, por entendermos que essa metodologia prioriza os caracteres qualitativos, valorizando esses aspectos no problema estudado e porque todos os envolvidos na pesquisa se tornam agentes participantes do processo de resolução de um problema. Os resultados obtidos indicam que a realização dos projetos de leitura e escrita propiciou a transformação do processo de ensino e de aprendizagem, alterando a qualidade das produções (recepção e produção de textos) dos alunos envolvidos na pesquisa e também a prática pedagógica das docentes responsáveis pelas salas participantes da pesquisa. |
id |
UNSP_653aa6c596f6f494570032e3abe9b477 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91233 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamentalProfessores de ensino fundamentalLeitura (Ensino de primeiro grau)Ensino fundamentalFormação de leitores e produtores de textosProjetos de leitura e escritaPedagogy of projectsReading and writing projectsReadingWritingElementary schoolA presente pesquisa teve como objetivo principal desenvolver e orientar estudos, reflexões e procedimentos metodológicos, sobre os projetos de leitura e escrita, com um grupo de seis professoras do ciclo I do Ensino Fundamental, de uma escola estadual da cidade de Marília (S.P.). Com isso, buscamos alterar as suas concepções de projetos e do processo de ensino e de aprendizagem. Para alcançar tal objetivo adotamos como metodologia de pesquisa a pesquisa-ação, por entendermos que essa metodologia prioriza os caracteres qualitativos, valorizando esses aspectos no problema estudado e porque todos os envolvidos na pesquisa se tornam agentes participantes do processo de resolução de um problema. Os resultados obtidos indicam que a realização dos projetos de leitura e escrita propiciou a transformação do processo de ensino e de aprendizagem, alterando a qualidade das produções (recepção e produção de textos) dos alunos envolvidos na pesquisa e também a prática pedagógica das docentes responsáveis pelas salas participantes da pesquisa.The present research had as its main purpose to develop and direct studies, reflections and methodological proceedings, about projects of reading and writing, with a group of six teachers that worked with Cycle I of Elementary School, in an official school of Marília city (S.P.). By means of that work, we aimed to alter their conceptions about projects and processes of teaching and learning. In order to reach that aim, we adopted the researchaction as our methodology, because we understand that this kind of methodology emphasizes the qualitative characteristics, giving value to those aspects in the studied problem and because all the persons involved in the research become participant agents of the process of a problem solving. The obtained results indicate that the accomplishment of the projects of reading and writing conducted to the transformation of the process of teaching and learning, changing the quality of the productions (reading and text production) of the students involved in the research and also the pedagogical practice of the teachers responsible for the classrooms that participate in the research.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miller, Stela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sgavioli, Priscila Chaves [UNESP]2014-06-11T19:24:57Z2014-06-11T19:24:57Z2007-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis163 f. : il.application/pdfSGAVIOLI, Priscila Chaves. Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental. 2007. 163 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.http://hdl.handle.net/11449/91233000492416sgavioli_pc_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:10:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91233Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental |
title |
Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental |
spellingShingle |
Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental Sgavioli, Priscila Chaves [UNESP] Professores de ensino fundamental Leitura (Ensino de primeiro grau) Ensino fundamental Formação de leitores e produtores de textos Projetos de leitura e escrita Pedagogy of projects Reading and writing projects Reading Writing Elementary school |
title_short |
Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental |
title_full |
Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental |
title_fullStr |
Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental |
title_sort |
Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental |
author |
Sgavioli, Priscila Chaves [UNESP] |
author_facet |
Sgavioli, Priscila Chaves [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miller, Stela [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sgavioli, Priscila Chaves [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de ensino fundamental Leitura (Ensino de primeiro grau) Ensino fundamental Formação de leitores e produtores de textos Projetos de leitura e escrita Pedagogy of projects Reading and writing projects Reading Writing Elementary school |
topic |
Professores de ensino fundamental Leitura (Ensino de primeiro grau) Ensino fundamental Formação de leitores e produtores de textos Projetos de leitura e escrita Pedagogy of projects Reading and writing projects Reading Writing Elementary school |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo principal desenvolver e orientar estudos, reflexões e procedimentos metodológicos, sobre os projetos de leitura e escrita, com um grupo de seis professoras do ciclo I do Ensino Fundamental, de uma escola estadual da cidade de Marília (S.P.). Com isso, buscamos alterar as suas concepções de projetos e do processo de ensino e de aprendizagem. Para alcançar tal objetivo adotamos como metodologia de pesquisa a pesquisa-ação, por entendermos que essa metodologia prioriza os caracteres qualitativos, valorizando esses aspectos no problema estudado e porque todos os envolvidos na pesquisa se tornam agentes participantes do processo de resolução de um problema. Os resultados obtidos indicam que a realização dos projetos de leitura e escrita propiciou a transformação do processo de ensino e de aprendizagem, alterando a qualidade das produções (recepção e produção de textos) dos alunos envolvidos na pesquisa e também a prática pedagógica das docentes responsáveis pelas salas participantes da pesquisa. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-02 2014-06-11T19:24:57Z 2014-06-11T19:24:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SGAVIOLI, Priscila Chaves. Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental. 2007. 163 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007. http://hdl.handle.net/11449/91233 000492416 sgavioli_pc_me_mar.pdf 33004110040P5 |
identifier_str_mv |
SGAVIOLI, Priscila Chaves. Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental. 2007. 163 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007. 000492416 sgavioli_pc_me_mar.pdf 33004110040P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
163 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128175337635840 |