Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Maria de Fátima Alcântara de.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13328
Resumo: O estudo da temática planejamento de ensino: rediscutindo concepções e praticas, foi realizada no Instituto Educational "Vida Nova", Escola privada da cidade Pombal - PB, com 10 professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com o objetivo de analisar o processo de planejamento desenvolvido pelos professores na Escola, na perspectiva de identificar as dificuldades vivenciadas no planejamento. Optou-se por um estudo de caráter exploratório como forma de melhor esclarecer o tema. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários contendo questões abertas e fechadas, no sentido de investigar: quais as dificuldades vivenciadas durante o processo de planejamento e qual a contribuição do planejamento no cotidiano de sala de aula. Os resultados do estudo apontam que as atividades de estagio possibilitaram compreender como se realiza o planejamento de ensino na escola e as praticas desenvolvidas no cotidiano de sala de aula, alem de perceber através das discussões um novo olhar das professoras referente ao planejamento
id UFCG_9b06d916c04e5b198e3e03ae16b38e11
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13328
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas.Teaching planning: rediscussing concepts and practices.Planejamento de ensinoEducação infantil- planejamentoEnsino fundamentalPrática de ensinoTeaching PlanningEarly childhood education - planningElementary SchoolTeaching practiceO estudo da temática planejamento de ensino: rediscutindo concepções e praticas, foi realizada no Instituto Educational "Vida Nova", Escola privada da cidade Pombal - PB, com 10 professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com o objetivo de analisar o processo de planejamento desenvolvido pelos professores na Escola, na perspectiva de identificar as dificuldades vivenciadas no planejamento. Optou-se por um estudo de caráter exploratório como forma de melhor esclarecer o tema. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários contendo questões abertas e fechadas, no sentido de investigar: quais as dificuldades vivenciadas durante o processo de planejamento e qual a contribuição do planejamento no cotidiano de sala de aula. Os resultados do estudo apontam que as atividades de estagio possibilitaram compreender como se realiza o planejamento de ensino na escola e as praticas desenvolvidas no cotidiano de sala de aula, alem de perceber através das discussões um novo olhar das professoras referente ao planejamentoUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. L.http://lattes.cnpq.br/709435374248625ARAÚJO, Maria de Fátima Alcântara de.20072020-07-15T18:10:55Z2020-07-152020-07-15T18:10:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13328ARAÚJO, Maria de Fátima Alcântara de. Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas. Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas. 46f. Monografia) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T18:24:21Zoai:localhost:riufcg/13328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T18:24:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas.
Teaching planning: rediscussing concepts and practices.
title Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas.
spellingShingle Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas.
ARAÚJO, Maria de Fátima Alcântara de.
Planejamento de ensino
Educação infantil- planejamento
Ensino fundamental
Prática de ensino
Teaching Planning
Early childhood education - planning
Elementary School
Teaching practice
title_short Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas.
title_full Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas.
title_fullStr Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas.
title_full_unstemmed Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas.
title_sort Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas.
author ARAÚJO, Maria de Fátima Alcântara de.
author_facet ARAÚJO, Maria de Fátima Alcântara de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMPOS, Maria de Lourdes.
CAMPOS, M. L.
http://lattes.cnpq.br/709435374248625
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Maria de Fátima Alcântara de.
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento de ensino
Educação infantil- planejamento
Ensino fundamental
Prática de ensino
Teaching Planning
Early childhood education - planning
Elementary School
Teaching practice
topic Planejamento de ensino
Educação infantil- planejamento
Ensino fundamental
Prática de ensino
Teaching Planning
Early childhood education - planning
Elementary School
Teaching practice
description O estudo da temática planejamento de ensino: rediscutindo concepções e praticas, foi realizada no Instituto Educational "Vida Nova", Escola privada da cidade Pombal - PB, com 10 professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com o objetivo de analisar o processo de planejamento desenvolvido pelos professores na Escola, na perspectiva de identificar as dificuldades vivenciadas no planejamento. Optou-se por um estudo de caráter exploratório como forma de melhor esclarecer o tema. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários contendo questões abertas e fechadas, no sentido de investigar: quais as dificuldades vivenciadas durante o processo de planejamento e qual a contribuição do planejamento no cotidiano de sala de aula. Os resultados do estudo apontam que as atividades de estagio possibilitaram compreender como se realiza o planejamento de ensino na escola e as praticas desenvolvidas no cotidiano de sala de aula, alem de perceber através das discussões um novo olhar das professoras referente ao planejamento
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2020-07-15T18:10:55Z
2020-07-15
2020-07-15T18:10:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13328
ARAÚJO, Maria de Fátima Alcântara de. Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas. Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas. 46f. Monografia) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13328
identifier_str_mv ARAÚJO, Maria de Fátima Alcântara de. Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas. Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas. 46f. Monografia) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744447332679680