Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13328 |
Resumo: | O estudo da temática planejamento de ensino: rediscutindo concepções e praticas, foi realizada no Instituto Educational "Vida Nova", Escola privada da cidade Pombal - PB, com 10 professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com o objetivo de analisar o processo de planejamento desenvolvido pelos professores na Escola, na perspectiva de identificar as dificuldades vivenciadas no planejamento. Optou-se por um estudo de caráter exploratório como forma de melhor esclarecer o tema. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários contendo questões abertas e fechadas, no sentido de investigar: quais as dificuldades vivenciadas durante o processo de planejamento e qual a contribuição do planejamento no cotidiano de sala de aula. Os resultados do estudo apontam que as atividades de estagio possibilitaram compreender como se realiza o planejamento de ensino na escola e as praticas desenvolvidas no cotidiano de sala de aula, alem de perceber através das discussões um novo olhar das professoras referente ao planejamento |
id |
UFCG_9b06d916c04e5b198e3e03ae16b38e11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13328 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas.Teaching planning: rediscussing concepts and practices.Planejamento de ensinoEducação infantil- planejamentoEnsino fundamentalPrática de ensinoTeaching PlanningEarly childhood education - planningElementary SchoolTeaching practiceO estudo da temática planejamento de ensino: rediscutindo concepções e praticas, foi realizada no Instituto Educational "Vida Nova", Escola privada da cidade Pombal - PB, com 10 professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com o objetivo de analisar o processo de planejamento desenvolvido pelos professores na Escola, na perspectiva de identificar as dificuldades vivenciadas no planejamento. Optou-se por um estudo de caráter exploratório como forma de melhor esclarecer o tema. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários contendo questões abertas e fechadas, no sentido de investigar: quais as dificuldades vivenciadas durante o processo de planejamento e qual a contribuição do planejamento no cotidiano de sala de aula. Os resultados do estudo apontam que as atividades de estagio possibilitaram compreender como se realiza o planejamento de ensino na escola e as praticas desenvolvidas no cotidiano de sala de aula, alem de perceber através das discussões um novo olhar das professoras referente ao planejamentoUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. L.http://lattes.cnpq.br/709435374248625ARAÚJO, Maria de Fátima Alcântara de.20072020-07-15T18:10:55Z2020-07-152020-07-15T18:10:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13328ARAÚJO, Maria de Fátima Alcântara de. Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas. Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas. 46f. Monografia) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T18:24:21Zoai:localhost:riufcg/13328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T18:24:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas. Teaching planning: rediscussing concepts and practices. |
title |
Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas. |
spellingShingle |
Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas. ARAÚJO, Maria de Fátima Alcântara de. Planejamento de ensino Educação infantil- planejamento Ensino fundamental Prática de ensino Teaching Planning Early childhood education - planning Elementary School Teaching practice |
title_short |
Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas. |
title_full |
Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas. |
title_fullStr |
Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas. |
title_full_unstemmed |
Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas. |
title_sort |
Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas. |
author |
ARAÚJO, Maria de Fátima Alcântara de. |
author_facet |
ARAÚJO, Maria de Fátima Alcântara de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAMPOS, Maria de Lourdes. CAMPOS, M. L. http://lattes.cnpq.br/709435374248625 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Maria de Fátima Alcântara de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento de ensino Educação infantil- planejamento Ensino fundamental Prática de ensino Teaching Planning Early childhood education - planning Elementary School Teaching practice |
topic |
Planejamento de ensino Educação infantil- planejamento Ensino fundamental Prática de ensino Teaching Planning Early childhood education - planning Elementary School Teaching practice |
description |
O estudo da temática planejamento de ensino: rediscutindo concepções e praticas, foi realizada no Instituto Educational "Vida Nova", Escola privada da cidade Pombal - PB, com 10 professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com o objetivo de analisar o processo de planejamento desenvolvido pelos professores na Escola, na perspectiva de identificar as dificuldades vivenciadas no planejamento. Optou-se por um estudo de caráter exploratório como forma de melhor esclarecer o tema. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários contendo questões abertas e fechadas, no sentido de investigar: quais as dificuldades vivenciadas durante o processo de planejamento e qual a contribuição do planejamento no cotidiano de sala de aula. Os resultados do estudo apontam que as atividades de estagio possibilitaram compreender como se realiza o planejamento de ensino na escola e as praticas desenvolvidas no cotidiano de sala de aula, alem de perceber através das discussões um novo olhar das professoras referente ao planejamento |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2020-07-15T18:10:55Z 2020-07-15 2020-07-15T18:10:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13328 ARAÚJO, Maria de Fátima Alcântara de. Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas. Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas. 46f. Monografia) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13328 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Maria de Fátima Alcântara de. Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas. Planejamento de ensino: rediscutindo concepções e práticas. 46f. Monografia) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744447332679680 |