A produção do recurso didático “caderno de caça-palavras no ensino de geografia” como facilitador da aprendizagem nas escolas do campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUEIROZ, Juciquele Kaliny de.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35709
Resumo: Esse relato monográfico apresenta uma pesquisa realizada no âmbito do Ensino de Geografia e sua relação com a Educação do Campo, o mesmo origina-se a partir do envolvimento com projeto de extensão intitulado “Produção de recursos didáticos no ensino de geografia para as escolas do campo”. Realizado pelo Laboratório de Ensino de Geografia e Educação do Campo – LEGECAMPO, durante o ano de 2022, desenvolvido na escola Agrotécnica Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz no município de Sumé- PB. A intencionalidade dessa ação no âmbito do projeto foi a criação de um caderno de atividades, com um compilado de caça-palavras referentes ao conteúdo da ciência geográfica, como um instrumento potencializador da aprendizagem. Desta forma, a pesquisa teve como objetivo geral construir um recurso didático intitulado “Cadernos de Caça-Palavras para o Ensino de Geografia nas Escolas do Campo”, com temas variados que facilitasse o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e relatar a experiência de sua aplicação no contexto escolar. Para alcançar nossos objetivos, adotamos a abordagem da pesquisa qualitativa, especificamente a Pesquisa Participativa. Ao final, verificamos que a utilização dos caças-palavras na ação escolar foi um reforço positivo que colaborou no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, auxiliando também no desenvolvimento motor e cognitivo, além de dialogar com a realidade dos alunos.
id UFCG_9c9815530454a5d2d8fdbcb8be347e3a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35709
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A produção do recurso didático “caderno de caça-palavras no ensino de geografia” como facilitador da aprendizagem nas escolas do campo.The production of the teaching resource “word search notebook for teaching geography” as a facilitator of learning in rural schools.Recurso didáticoEscolas do campoCaderno de caça-palavrasEnsino de GeografiaEducação do CampoTeaching resourceCountry schoolsWord search notebookTeaching GeographyRural EducationEducação do Campo.Esse relato monográfico apresenta uma pesquisa realizada no âmbito do Ensino de Geografia e sua relação com a Educação do Campo, o mesmo origina-se a partir do envolvimento com projeto de extensão intitulado “Produção de recursos didáticos no ensino de geografia para as escolas do campo”. Realizado pelo Laboratório de Ensino de Geografia e Educação do Campo – LEGECAMPO, durante o ano de 2022, desenvolvido na escola Agrotécnica Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz no município de Sumé- PB. A intencionalidade dessa ação no âmbito do projeto foi a criação de um caderno de atividades, com um compilado de caça-palavras referentes ao conteúdo da ciência geográfica, como um instrumento potencializador da aprendizagem. Desta forma, a pesquisa teve como objetivo geral construir um recurso didático intitulado “Cadernos de Caça-Palavras para o Ensino de Geografia nas Escolas do Campo”, com temas variados que facilitasse o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e relatar a experiência de sua aplicação no contexto escolar. Para alcançar nossos objetivos, adotamos a abordagem da pesquisa qualitativa, especificamente a Pesquisa Participativa. Ao final, verificamos que a utilização dos caças-palavras na ação escolar foi um reforço positivo que colaborou no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, auxiliando também no desenvolvimento motor e cognitivo, além de dialogar com a realidade dos alunos.This monographic report presents research carried out within the scope of Geography Teaching and its relationship with Rural Education, which originates from involvement with an extension project entitled “Production of teaching resources in teaching geography for rural schools”. carried out by the Geography and Countryside Education Teaching Laboratory – LEGECAMPO, during the year 2022, developed at the Agrotechnical Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz school in the municipality of Sumé- PB. The intention of this action within the scope of the project was the creation of an activity notebook, with a compilation of word searches relating to the content of geographic science, as an instrument to enhance learning. In this way, the research had the general objective of building a teaching resource entitled “Word Search Notebooks for Geography Teaching”, with varied themes and reporting the experience of its application in the school context. To achieve our objectives, we adopted the qualitative research approach, specifically Participatory Research. In the end, we verified that the use of word searches in school activities was a positive reinforcement that contributed to the students' teaching-learning process, also helping with their motor and cognitive development, in addition to interacting with the students' reality.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.ALENCAR, A. C. M.TORRES, Denise Xavier.TORRES, D. X.QUEIROZ, Juciquele Kaliny de.2024-05-092024-05-17T21:13:51Z2024-05-172024-05-17T21:13:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35709QUEIROZ, Juciquele Kaliny de. A produção do recurso didático “caderno de caça-palavras no ensino de geografia” como facilitador da aprendizagem nas escolas do campo. 2024. 63f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35709porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-17T21:14:18Zoai:localhost:riufcg/35709Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-17T21:14:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção do recurso didático “caderno de caça-palavras no ensino de geografia” como facilitador da aprendizagem nas escolas do campo.
The production of the teaching resource “word search notebook for teaching geography” as a facilitator of learning in rural schools.
title A produção do recurso didático “caderno de caça-palavras no ensino de geografia” como facilitador da aprendizagem nas escolas do campo.
spellingShingle A produção do recurso didático “caderno de caça-palavras no ensino de geografia” como facilitador da aprendizagem nas escolas do campo.
QUEIROZ, Juciquele Kaliny de.
Recurso didático
Escolas do campo
Caderno de caça-palavras
Ensino de Geografia
Educação do Campo
Teaching resource
Country schools
Word search notebook
Teaching Geography
Rural Education
Educação do Campo.
title_short A produção do recurso didático “caderno de caça-palavras no ensino de geografia” como facilitador da aprendizagem nas escolas do campo.
title_full A produção do recurso didático “caderno de caça-palavras no ensino de geografia” como facilitador da aprendizagem nas escolas do campo.
title_fullStr A produção do recurso didático “caderno de caça-palavras no ensino de geografia” como facilitador da aprendizagem nas escolas do campo.
title_full_unstemmed A produção do recurso didático “caderno de caça-palavras no ensino de geografia” como facilitador da aprendizagem nas escolas do campo.
title_sort A produção do recurso didático “caderno de caça-palavras no ensino de geografia” como facilitador da aprendizagem nas escolas do campo.
author QUEIROZ, Juciquele Kaliny de.
author_facet QUEIROZ, Juciquele Kaliny de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
OLIVEIRA, F. C.
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
ALENCAR, A. C. M.
TORRES, Denise Xavier.
TORRES, D. X.
dc.contributor.author.fl_str_mv QUEIROZ, Juciquele Kaliny de.
dc.subject.por.fl_str_mv Recurso didático
Escolas do campo
Caderno de caça-palavras
Ensino de Geografia
Educação do Campo
Teaching resource
Country schools
Word search notebook
Teaching Geography
Rural Education
Educação do Campo.
topic Recurso didático
Escolas do campo
Caderno de caça-palavras
Ensino de Geografia
Educação do Campo
Teaching resource
Country schools
Word search notebook
Teaching Geography
Rural Education
Educação do Campo.
description Esse relato monográfico apresenta uma pesquisa realizada no âmbito do Ensino de Geografia e sua relação com a Educação do Campo, o mesmo origina-se a partir do envolvimento com projeto de extensão intitulado “Produção de recursos didáticos no ensino de geografia para as escolas do campo”. Realizado pelo Laboratório de Ensino de Geografia e Educação do Campo – LEGECAMPO, durante o ano de 2022, desenvolvido na escola Agrotécnica Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz no município de Sumé- PB. A intencionalidade dessa ação no âmbito do projeto foi a criação de um caderno de atividades, com um compilado de caça-palavras referentes ao conteúdo da ciência geográfica, como um instrumento potencializador da aprendizagem. Desta forma, a pesquisa teve como objetivo geral construir um recurso didático intitulado “Cadernos de Caça-Palavras para o Ensino de Geografia nas Escolas do Campo”, com temas variados que facilitasse o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e relatar a experiência de sua aplicação no contexto escolar. Para alcançar nossos objetivos, adotamos a abordagem da pesquisa qualitativa, especificamente a Pesquisa Participativa. Ao final, verificamos que a utilização dos caças-palavras na ação escolar foi um reforço positivo que colaborou no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, auxiliando também no desenvolvimento motor e cognitivo, além de dialogar com a realidade dos alunos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-09
2024-05-17T21:13:51Z
2024-05-17
2024-05-17T21:13:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35709
QUEIROZ, Juciquele Kaliny de. A produção do recurso didático “caderno de caça-palavras no ensino de geografia” como facilitador da aprendizagem nas escolas do campo. 2024. 63f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35709
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35709
identifier_str_mv QUEIROZ, Juciquele Kaliny de. A produção do recurso didático “caderno de caça-palavras no ensino de geografia” como facilitador da aprendizagem nas escolas do campo. 2024. 63f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744621516881920