Gestão escolar: estudo na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva em Amparo-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria Adriana.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2015.tccartigo.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5209
Resumo: A Gestão Escolar é de fundamental importância na medida em que se deseja uma escola que atenda as exigências da vida social, a qual deve se expressar através de uma prática que compreende as ações educativas, administrativas e de pessoal, onde o tipo de gestão realizada nas instituições escolares destaca-se como um elemento estratégico, pois o modelo de gestão é responsável pelo sucesso ou fracasso da organização do processo de trabalho da educação, e pode ser percebida como um instrumento para a efetivação das políticas públicas da educação, pois ela pode favorecer a manutenção ou a transformação de um determinado contexto. Este estudo apresenta uma proposta que tem como objetivo geral investigar de que forma é realizada a prática da Gestão Escolar para a organização e o desenvolvimento do Trabalho Escolar no âmbito da Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, em Amparo-PB. E como objetivos específicos, têm-se: demonstrar como a gestão tem contribuído com a prática pedagógica da escola; identificar que fatores atuam como determinante na configuração dos processos de gestão da Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, em Amparo-PB; verificar o nível de preparação do gestor da escola analisada e o reconhecimento das tarefas fundamentais de um gestor escolar. A metodologia deste trabalho é de cunho bibliográfico e documental, com estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, através de um estudo empírico. Como resultados, obteve-se que a tendência na gestão da escola do estudo é ser considerada democrático-participativa, porém com indícios da gestão técnico-científica ou burocrática. Conclui-se, portanto, que existe um bom relacionamento entre professores e gestores, além de grande participação de todos os atores envolvidos na comunidade escolar.
id UFCG_9cc67e8cc76afa8e86a761ecd76c4647
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5209
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Gestão escolar: estudo na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva em Amparo-PB.School management: study at the Ildefonso Anselmo da Silva Municipal School of Basic Education in Amparo-PB.Gestão públicaGestão escolarPublic administrationSchool managementA Gestão Escolar é de fundamental importância na medida em que se deseja uma escola que atenda as exigências da vida social, a qual deve se expressar através de uma prática que compreende as ações educativas, administrativas e de pessoal, onde o tipo de gestão realizada nas instituições escolares destaca-se como um elemento estratégico, pois o modelo de gestão é responsável pelo sucesso ou fracasso da organização do processo de trabalho da educação, e pode ser percebida como um instrumento para a efetivação das políticas públicas da educação, pois ela pode favorecer a manutenção ou a transformação de um determinado contexto. Este estudo apresenta uma proposta que tem como objetivo geral investigar de que forma é realizada a prática da Gestão Escolar para a organização e o desenvolvimento do Trabalho Escolar no âmbito da Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, em Amparo-PB. E como objetivos específicos, têm-se: demonstrar como a gestão tem contribuído com a prática pedagógica da escola; identificar que fatores atuam como determinante na configuração dos processos de gestão da Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, em Amparo-PB; verificar o nível de preparação do gestor da escola analisada e o reconhecimento das tarefas fundamentais de um gestor escolar. A metodologia deste trabalho é de cunho bibliográfico e documental, com estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, através de um estudo empírico. Como resultados, obteve-se que a tendência na gestão da escola do estudo é ser considerada democrático-participativa, porém com indícios da gestão técnico-científica ou burocrática. Conclui-se, portanto, que existe um bom relacionamento entre professores e gestores, além de grande participação de todos os atores envolvidos na comunidade escolar.The school management is of fundamental importance in that if you want a school that meets the demands of social life, which must be expressed through a practice that comprises the administrative and personnel educational activities where the type of management carried out in institutions School stands out as a strategic element because the management model is responsible for the success or failure of the organization of the education work process, and can be perceived as an instrument for the realization of public policies of education, because it can foster maintenance or processing of a given context. This study presents a proposal that has the general objective to investigate how it is carried out the practice of School Management for the organization and development of the School Working under the Municipal School of Basic Education Ildefonso Anselmo da Silva in Amparo-PB. And as specific goals, we have: demonstrate how the management has contributed to the pedagogical practice of school; identify what factors act as a determinant in shaping the municipal school management processes Basic Education Ildefonso Anselmo da Silva in Amparo-PB; check the school manager's level of preparedness analyzed and the recognition of the fundamental tasks of a school manager. The methodology of this work is a bibliographical and documentary stamp with descriptive study of a qualitative nature, through an empirical study. As a result, it was found that the trend in the study of school management is to be considered democratic, participatory, but with evidence of scientific and technical or bureaucratic management. We conclude, therefore, that there is a good relationship between teachers and managers, and large participation of all stakeholders in the school community.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Luiz Antonio CoêlhoSILVA, L. A. C.http://lattes.cnpq.br/2781635627109670LIMA FILHO, Gilvan Dias de.NASCIMENTO, Alex Bruno F. M. do.SILVA, Maria Adriana.20152019-07-31T14:33:28Z2019-07-312019-07-31T14:33:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2015.tccartigo.silvahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5209SILVA, Maria Adriana. Gestão escolar: estudo na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva em Amparo-PB. 2015. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5209porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-05T16:10:32Zoai:localhost:riufcg/5209Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-05T16:10:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar: estudo na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva em Amparo-PB.
School management: study at the Ildefonso Anselmo da Silva Municipal School of Basic Education in Amparo-PB.
title Gestão escolar: estudo na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva em Amparo-PB.
spellingShingle Gestão escolar: estudo na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva em Amparo-PB.
SILVA, Maria Adriana.
Gestão pública
Gestão escolar
Public administration
School management
title_short Gestão escolar: estudo na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva em Amparo-PB.
title_full Gestão escolar: estudo na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva em Amparo-PB.
title_fullStr Gestão escolar: estudo na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva em Amparo-PB.
title_full_unstemmed Gestão escolar: estudo na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva em Amparo-PB.
title_sort Gestão escolar: estudo na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva em Amparo-PB.
author SILVA, Maria Adriana.
author_facet SILVA, Maria Adriana.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Luiz Antonio Coêlho
SILVA, L. A. C.
http://lattes.cnpq.br/2781635627109670
LIMA FILHO, Gilvan Dias de.
NASCIMENTO, Alex Bruno F. M. do.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Maria Adriana.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão pública
Gestão escolar
Public administration
School management
topic Gestão pública
Gestão escolar
Public administration
School management
description A Gestão Escolar é de fundamental importância na medida em que se deseja uma escola que atenda as exigências da vida social, a qual deve se expressar através de uma prática que compreende as ações educativas, administrativas e de pessoal, onde o tipo de gestão realizada nas instituições escolares destaca-se como um elemento estratégico, pois o modelo de gestão é responsável pelo sucesso ou fracasso da organização do processo de trabalho da educação, e pode ser percebida como um instrumento para a efetivação das políticas públicas da educação, pois ela pode favorecer a manutenção ou a transformação de um determinado contexto. Este estudo apresenta uma proposta que tem como objetivo geral investigar de que forma é realizada a prática da Gestão Escolar para a organização e o desenvolvimento do Trabalho Escolar no âmbito da Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, em Amparo-PB. E como objetivos específicos, têm-se: demonstrar como a gestão tem contribuído com a prática pedagógica da escola; identificar que fatores atuam como determinante na configuração dos processos de gestão da Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, em Amparo-PB; verificar o nível de preparação do gestor da escola analisada e o reconhecimento das tarefas fundamentais de um gestor escolar. A metodologia deste trabalho é de cunho bibliográfico e documental, com estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, através de um estudo empírico. Como resultados, obteve-se que a tendência na gestão da escola do estudo é ser considerada democrático-participativa, porém com indícios da gestão técnico-científica ou burocrática. Conclui-se, portanto, que existe um bom relacionamento entre professores e gestores, além de grande participação de todos os atores envolvidos na comunidade escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-07-31T14:33:28Z
2019-07-31
2019-07-31T14:33:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2015.tccartigo.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5209
SILVA, Maria Adriana. Gestão escolar: estudo na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva em Amparo-PB. 2015. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5209
url https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2015.tccartigo.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5209
identifier_str_mv SILVA, Maria Adriana. Gestão escolar: estudo na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva em Amparo-PB. 2015. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744382825332736