Avaliação escolar: um desafio para os docentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRAGA, Verilene Gomes.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13255
Resumo: A presente investigação tem como objetivo principal discutir com professores do Ensino Fundamental, novas alternativas de avaliação, que torne o aluno, não objeto, mas sujeito do processo avaliativo. Adotei como metodologia a pesquisa exploratória, partindo de um levantamento bibliográfico tomando como base autores renomados como Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann, Maria Celina Melchior, Celso Vasconcellos e Pedro Demo entre outros, que permitiu um maior aprofundamento da temática. Adotei como instrumento de coleta de dados o questionário que favoreceu uma visão do que pensam os professores e quais os principais problemas vivenciados, esse trabalho de aplicação e análise do questionário juntamente com as observações, norteou o planejamento do próximo passo da pesquisa prevendo possíveis intervenções. Passei a realizar sessões de estudo com os envolvidos debatendo sobre o tema avaliação, procurando desenvolver novas estrategias que possam melhorar as praticas avaliativas que são aplicadas pelo corpo docente e toda a comunidade escolar, pois e essa a razão principal dessa pesquisa, apontar possíveis soluções aos problemas existentes. Diante desse estudo, torna-se evidente a necessidade de se investir cada vez mais na formação dos docentes e também de toda a equipe pedagógica para que juntos possamos ser conhecedores das mudanças que ocorrem no tocante a educação e todo o processo pedagógico que a fomenta. E necessário que sejamos conhecedores conscientes e críticos para que possamos colaborar para a formação de sujeitos capazes de fazer a diferença dentro de uma sociedade.
id UFCG_9f5a20465436949a489becc890048841
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13255
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação escolar: um desafio para os docentes.School evaluation: a challenge for teachers.Avaliação escolarProcesso avaliativoEnsino fundamentalSchool evaluationEvaluation processElementary SchoolA presente investigação tem como objetivo principal discutir com professores do Ensino Fundamental, novas alternativas de avaliação, que torne o aluno, não objeto, mas sujeito do processo avaliativo. Adotei como metodologia a pesquisa exploratória, partindo de um levantamento bibliográfico tomando como base autores renomados como Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann, Maria Celina Melchior, Celso Vasconcellos e Pedro Demo entre outros, que permitiu um maior aprofundamento da temática. Adotei como instrumento de coleta de dados o questionário que favoreceu uma visão do que pensam os professores e quais os principais problemas vivenciados, esse trabalho de aplicação e análise do questionário juntamente com as observações, norteou o planejamento do próximo passo da pesquisa prevendo possíveis intervenções. Passei a realizar sessões de estudo com os envolvidos debatendo sobre o tema avaliação, procurando desenvolver novas estrategias que possam melhorar as praticas avaliativas que são aplicadas pelo corpo docente e toda a comunidade escolar, pois e essa a razão principal dessa pesquisa, apontar possíveis soluções aos problemas existentes. Diante desse estudo, torna-se evidente a necessidade de se investir cada vez mais na formação dos docentes e também de toda a equipe pedagógica para que juntos possamos ser conhecedores das mudanças que ocorrem no tocante a educação e todo o processo pedagógico que a fomenta. E necessário que sejamos conhecedores conscientes e críticos para que possamos colaborar para a formação de sujeitos capazes de fazer a diferença dentro de uma sociedade.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899BRAGA, Verilene Gomes.2007-05-102020-07-13T16:39:18Z2020-07-132020-07-13T16:39:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13255BRAGA, Verilene Gomes. Avaliação escolar: um desafio para os docentes. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T19:01:58Zoai:localhost:riufcg/13255Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T19:01:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação escolar: um desafio para os docentes.
School evaluation: a challenge for teachers.
title Avaliação escolar: um desafio para os docentes.
spellingShingle Avaliação escolar: um desafio para os docentes.
BRAGA, Verilene Gomes.
Avaliação escolar
Processo avaliativo
Ensino fundamental
School evaluation
Evaluation process
Elementary School
title_short Avaliação escolar: um desafio para os docentes.
title_full Avaliação escolar: um desafio para os docentes.
title_fullStr Avaliação escolar: um desafio para os docentes.
title_full_unstemmed Avaliação escolar: um desafio para os docentes.
title_sort Avaliação escolar: um desafio para os docentes.
author BRAGA, Verilene Gomes.
author_facet BRAGA, Verilene Gomes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
dc.contributor.author.fl_str_mv BRAGA, Verilene Gomes.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação escolar
Processo avaliativo
Ensino fundamental
School evaluation
Evaluation process
Elementary School
topic Avaliação escolar
Processo avaliativo
Ensino fundamental
School evaluation
Evaluation process
Elementary School
description A presente investigação tem como objetivo principal discutir com professores do Ensino Fundamental, novas alternativas de avaliação, que torne o aluno, não objeto, mas sujeito do processo avaliativo. Adotei como metodologia a pesquisa exploratória, partindo de um levantamento bibliográfico tomando como base autores renomados como Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann, Maria Celina Melchior, Celso Vasconcellos e Pedro Demo entre outros, que permitiu um maior aprofundamento da temática. Adotei como instrumento de coleta de dados o questionário que favoreceu uma visão do que pensam os professores e quais os principais problemas vivenciados, esse trabalho de aplicação e análise do questionário juntamente com as observações, norteou o planejamento do próximo passo da pesquisa prevendo possíveis intervenções. Passei a realizar sessões de estudo com os envolvidos debatendo sobre o tema avaliação, procurando desenvolver novas estrategias que possam melhorar as praticas avaliativas que são aplicadas pelo corpo docente e toda a comunidade escolar, pois e essa a razão principal dessa pesquisa, apontar possíveis soluções aos problemas existentes. Diante desse estudo, torna-se evidente a necessidade de se investir cada vez mais na formação dos docentes e também de toda a equipe pedagógica para que juntos possamos ser conhecedores das mudanças que ocorrem no tocante a educação e todo o processo pedagógico que a fomenta. E necessário que sejamos conhecedores conscientes e críticos para que possamos colaborar para a formação de sujeitos capazes de fazer a diferença dentro de uma sociedade.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-10
2020-07-13T16:39:18Z
2020-07-13
2020-07-13T16:39:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13255
BRAGA, Verilene Gomes. Avaliação escolar: um desafio para os docentes. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13255
identifier_str_mv BRAGA, Verilene Gomes. Avaliação escolar: um desafio para os docentes. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744446645862400