Análisis de la interlengua oral y escrita de un aprendiz de ele de la enseãnza media en una escuela privada brasileña.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DURACK, Franciellen.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37235
Resumo: Esta investigação tinha o objetivo de identificar, analisar e descrever a transferência negativa na interlíngua oral e escrita de um aprendiz, do ensino médio, de ELE de uma escola privada brasileira, situada em Campina Grande-PB. A fundamentação teórica do estudo está integrada pelos conceitos de interlíngua (Corder, 1991), Nemser (1971/1991) y Selinker (1972), e um estado da questão com resenha dos trabalhos publicados no Brasil sobre o tema. Em função do referido objetivo, desenhou-se um estudo qualitativo. Os dados recolheram-se de uma produção oral que se gravou em áudio e se transcreveu, além de um texto escrito produzido pelo sujeito participante. Os resultados mostraram que a aprendiz possui mais dificuldade ao comunicar-se oralmente, e que os erros que mais se repetem na produção escrita, são os lexicais e gramaticais, enquanto que, na produção oral, são os fonéticos- fonológicos e os lexicais. Os resultados nos levaram a refletir que apesar do avanço dos estudos e o melhoramento das metodologias aplicadas no âmbito de ensino/ aprendizagem de ELE, ainda há necessidade de que se ponham a serviço do aprendiz de ELE ferramentas/ insumos para que tenha melhor acesso aos elementos da língua, tantos os lexicais e gramaticais, como os pragmáticos, morfossintáticos e fonéticos-fonológicos. Assim poderá alcançar um nível maior na língua, passando do conhecimento até a aquisição da língua, de fato.
id UFCG_a04dc444051ace8b36d0084d32ac2f8d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37235
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análisis de la interlengua oral y escrita de un aprendiz de ele de la enseãnza media en una escuela privada brasileña.Analysis of the oral and written interlanguage of an apprentice of the media school in a private Brazilian school.Análise de errosInterlínguaProdução escritaProdução oralAnálisis de erroresInterlenguaProducción escritaProducción OralLetrasEsta investigação tinha o objetivo de identificar, analisar e descrever a transferência negativa na interlíngua oral e escrita de um aprendiz, do ensino médio, de ELE de uma escola privada brasileira, situada em Campina Grande-PB. A fundamentação teórica do estudo está integrada pelos conceitos de interlíngua (Corder, 1991), Nemser (1971/1991) y Selinker (1972), e um estado da questão com resenha dos trabalhos publicados no Brasil sobre o tema. Em função do referido objetivo, desenhou-se um estudo qualitativo. Os dados recolheram-se de uma produção oral que se gravou em áudio e se transcreveu, além de um texto escrito produzido pelo sujeito participante. Os resultados mostraram que a aprendiz possui mais dificuldade ao comunicar-se oralmente, e que os erros que mais se repetem na produção escrita, são os lexicais e gramaticais, enquanto que, na produção oral, são os fonéticos- fonológicos e os lexicais. Os resultados nos levaram a refletir que apesar do avanço dos estudos e o melhoramento das metodologias aplicadas no âmbito de ensino/ aprendizagem de ELE, ainda há necessidade de que se ponham a serviço do aprendiz de ELE ferramentas/ insumos para que tenha melhor acesso aos elementos da língua, tantos os lexicais e gramaticais, como os pragmáticos, morfossintáticos e fonéticos-fonológicos. Assim poderá alcançar um nível maior na língua, passando do conhecimento até a aquisição da língua, de fato.Esta investigación tenía el objetivo de identificar, analizar y describir la transferencia negativa en interlengua oral y escrita de un aprendiz, de la enseñanza media de ELE de una escuela privada brasileña, ubicada en Campina Grande-PB. La fundamentación teórica del estudio está integrada por los conceptos de Interlengua (Corder, 1991), Nemser (1971/1991) y Selinker (1972), y un estado de la cuestión con reseña de los trabajos publicados en Brasil sobre el tema. En función del referido objetivo, se diseñó un estudio cualitativo. Los datos se recogieron de una producción oral que se grabó en audio y se transcribió, además de un texto escrito producido por el sujeto participante. Los resultados mostraran que la aprendiz posee más dificultad al comunicarse oralmente, y que los errores que más se repiten en la producción escrita, son los lexicales y gramaticales mientras que, en la producción oral, son los fonéticos-fonológicos y los lexicales. Los resultados nos llevaron a reflexionar que a pesar del avance de los estudios y el mejoramiento de las metodologías aplicadas en el ámbito de enseñanza/ aprendizaje de ELE, todavía hay necesidad de que se pongan al servicio del aprendiz de ELE herramientas/ insumos para que tenga mejor acceso a los elementos de la lengua, tanto los lexicales y gramaticales como los pragmáticos, morfosintácticos y fonéticos-fonológicos. Así podrá acceder a un nivel mayor en la lengua, pasando del conocimiento hacia la adquisición de la lengua, de hecho.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGTASET, Idelso Espinosa.TASET, I. E.http://lattes.cnpq.br/2636005288639730CAVALCANTE, Lorena Gois de Lima.CAVALCANTE, L. G. L.http://lattes.cnpq.br/8017793000827253CÂMELO, Ákyla Mayara Araújo.CÂMELO, Á. M. A.http://lattes.cnpq.br/6843606575277435DURACK, Franciellen.2024-05-162024-08-09T16:05:32Z2024-08-092024-08-09T16:05:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37235DURACK, Franciellen. Análisis de la interlengua oral y escrita de un aprendiz de ele de la enseãnza media en una escuela privada brasileña. 36 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Espanhola) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37235porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-09T16:07:51Zoai:localhost:riufcg/37235Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-09T16:07:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análisis de la interlengua oral y escrita de un aprendiz de ele de la enseãnza media en una escuela privada brasileña.
Analysis of the oral and written interlanguage of an apprentice of the media school in a private Brazilian school.
title Análisis de la interlengua oral y escrita de un aprendiz de ele de la enseãnza media en una escuela privada brasileña.
spellingShingle Análisis de la interlengua oral y escrita de un aprendiz de ele de la enseãnza media en una escuela privada brasileña.
DURACK, Franciellen.
Análise de erros
Interlíngua
Produção escrita
Produção oral
Análisis de errores
Interlengua
Producción escrita
Producción Oral
Letras
title_short Análisis de la interlengua oral y escrita de un aprendiz de ele de la enseãnza media en una escuela privada brasileña.
title_full Análisis de la interlengua oral y escrita de un aprendiz de ele de la enseãnza media en una escuela privada brasileña.
title_fullStr Análisis de la interlengua oral y escrita de un aprendiz de ele de la enseãnza media en una escuela privada brasileña.
title_full_unstemmed Análisis de la interlengua oral y escrita de un aprendiz de ele de la enseãnza media en una escuela privada brasileña.
title_sort Análisis de la interlengua oral y escrita de un aprendiz de ele de la enseãnza media en una escuela privada brasileña.
author DURACK, Franciellen.
author_facet DURACK, Franciellen.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv TASET, Idelso Espinosa.
TASET, I. E.
http://lattes.cnpq.br/2636005288639730
CAVALCANTE, Lorena Gois de Lima.
CAVALCANTE, L. G. L.
http://lattes.cnpq.br/8017793000827253
CÂMELO, Ákyla Mayara Araújo.
CÂMELO, Á. M. A.
http://lattes.cnpq.br/6843606575277435
dc.contributor.author.fl_str_mv DURACK, Franciellen.
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de erros
Interlíngua
Produção escrita
Produção oral
Análisis de errores
Interlengua
Producción escrita
Producción Oral
Letras
topic Análise de erros
Interlíngua
Produção escrita
Produção oral
Análisis de errores
Interlengua
Producción escrita
Producción Oral
Letras
description Esta investigação tinha o objetivo de identificar, analisar e descrever a transferência negativa na interlíngua oral e escrita de um aprendiz, do ensino médio, de ELE de uma escola privada brasileira, situada em Campina Grande-PB. A fundamentação teórica do estudo está integrada pelos conceitos de interlíngua (Corder, 1991), Nemser (1971/1991) y Selinker (1972), e um estado da questão com resenha dos trabalhos publicados no Brasil sobre o tema. Em função do referido objetivo, desenhou-se um estudo qualitativo. Os dados recolheram-se de uma produção oral que se gravou em áudio e se transcreveu, além de um texto escrito produzido pelo sujeito participante. Os resultados mostraram que a aprendiz possui mais dificuldade ao comunicar-se oralmente, e que os erros que mais se repetem na produção escrita, são os lexicais e gramaticais, enquanto que, na produção oral, são os fonéticos- fonológicos e os lexicais. Os resultados nos levaram a refletir que apesar do avanço dos estudos e o melhoramento das metodologias aplicadas no âmbito de ensino/ aprendizagem de ELE, ainda há necessidade de que se ponham a serviço do aprendiz de ELE ferramentas/ insumos para que tenha melhor acesso aos elementos da língua, tantos os lexicais e gramaticais, como os pragmáticos, morfossintáticos e fonéticos-fonológicos. Assim poderá alcançar um nível maior na língua, passando do conhecimento até a aquisição da língua, de fato.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-16
2024-08-09T16:05:32Z
2024-08-09
2024-08-09T16:05:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37235
DURACK, Franciellen. Análisis de la interlengua oral y escrita de un aprendiz de ele de la enseãnza media en una escuela privada brasileña. 36 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Espanhola) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37235
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37235
identifier_str_mv DURACK, Franciellen. Análisis de la interlengua oral y escrita de un aprendiz de ele de la enseãnza media en una escuela privada brasileña. 36 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Espanhola) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744632818434048