Efeito do esvaziamento do açude Boqueirão do Cais na cidade de Cuité - PB: avaliação de uma proposta didática para o ensino de química no contexto da educação básica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MIRANDA, Rafael Fonseca.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13998
Resumo: Por muitos anos os pesquisadores da área de ensino de ciências tem se preocupado em como contextualizar o ensino de Química com a finalidade de despertar o interesse dos discentes e dar mais significado aos conceitos vistos em sala de aula. Tem se buscado trabalhar os conceitos em articulação com a realidade dos alunos expandindo as fronteiras existentes entre a sala de aula e o seu dia-a-dia. Além disso, o uso de situações problemas reais, contribui na efetividade do processo de ensino-aprendizagem. Assim, através desta perspectiva a elaboração desta pesquisa direcionou-se da tentativa de conhecer e entender as influências da educação ambiental em turmas do ensino médio, utilizando o problema do esvaziamento do açude do Boqueirão do Cais e dos conhecimentos Químicos como facilitadores no desenvolvimento cognitivo dos alunos. O projeto destinou-se aos alunos das turmas do segundo e terceiro ano do Ensino Médio de uma escola publica da cidade de Cuité-PB e desenvolveu-se por meio da utilização de uma sequência didática que incluiu aulas expositivas, pesquisas em grupo, confecções de cartazes, aulas experimentais e discussões sobre as atividades realizadas. Todas estas atividades foram apresentadas aos alunos trabalhando e relacionando os conceitos químicos aos temas água, seca e estiagem através da observa9ao do efeito do esvaziamento do Açude Boqueirão do Cais. Trata-se de uma pesquisa ação de natureza qualitativa, onde foram aplicados questionários ao longo do desenvolvimento da pesquisa e verificou-se, por meio destes e das observações realizadas, que o trabalho alcanç0u os objetivos esperados e contribuiu para o desenvolvimento dos alunos, uma vez que houve uma resposta direta no interesse dos alunos pela proposta de ensino apresentada a eles. As atividades utilizadas promoveram o interesse e despertaram a curiosidade cientifica dos alunos, o que tornou o processo de ensino-aprendizagem mais atraente, elevando o interesse dos discentes pela química.
id UFCG_a27d6f4aa5a59d0c1c5b20785b582ce3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13998
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Efeito do esvaziamento do açude Boqueirão do Cais na cidade de Cuité - PB: avaliação de uma proposta didática para o ensino de química no contexto da educação básica.Effect of the emptying of the Boqueirão do Cais reservoir in the city of Cuité - PB: evaluation of a didactic proposal for teaching chemistry in the context of basic education.Efecto del vaciado del embalse de Boqueirão do Cais en la ciudad de Cuité - PB: evaluación de una propuesta didáctica para la enseñanza de la química en el contexto de la educación básica.Ensino de QuímicaProposta didáticaEducação AmbientalÁguaTeaching of ChemistryDidactic ProposalEnvironmental EducationWaterEnseñanza de la químicaPropuesta didácticaEducación ambientalAnálise de Traços e Química AmbientalPor muitos anos os pesquisadores da área de ensino de ciências tem se preocupado em como contextualizar o ensino de Química com a finalidade de despertar o interesse dos discentes e dar mais significado aos conceitos vistos em sala de aula. Tem se buscado trabalhar os conceitos em articulação com a realidade dos alunos expandindo as fronteiras existentes entre a sala de aula e o seu dia-a-dia. Além disso, o uso de situações problemas reais, contribui na efetividade do processo de ensino-aprendizagem. Assim, através desta perspectiva a elaboração desta pesquisa direcionou-se da tentativa de conhecer e entender as influências da educação ambiental em turmas do ensino médio, utilizando o problema do esvaziamento do açude do Boqueirão do Cais e dos conhecimentos Químicos como facilitadores no desenvolvimento cognitivo dos alunos. O projeto destinou-se aos alunos das turmas do segundo e terceiro ano do Ensino Médio de uma escola publica da cidade de Cuité-PB e desenvolveu-se por meio da utilização de uma sequência didática que incluiu aulas expositivas, pesquisas em grupo, confecções de cartazes, aulas experimentais e discussões sobre as atividades realizadas. Todas estas atividades foram apresentadas aos alunos trabalhando e relacionando os conceitos químicos aos temas água, seca e estiagem através da observa9ao do efeito do esvaziamento do Açude Boqueirão do Cais. Trata-se de uma pesquisa ação de natureza qualitativa, onde foram aplicados questionários ao longo do desenvolvimento da pesquisa e verificou-se, por meio destes e das observações realizadas, que o trabalho alcanç0u os objetivos esperados e contribuiu para o desenvolvimento dos alunos, uma vez que houve uma resposta direta no interesse dos alunos pela proposta de ensino apresentada a eles. As atividades utilizadas promoveram o interesse e despertaram a curiosidade cientifica dos alunos, o que tornou o processo de ensino-aprendizagem mais atraente, elevando o interesse dos discentes pela química.For many years researchers in the field of science education have been concerned with how to contextualize the teaching of chemistry in order to arouse the interest of the students and give more meaning to the concepts seen in the classroom. We have tried to work the concepts in articulation with the reality of the students by expanding the existing boundaries between the classroom and their daily life. In addition, the use of real problem situations contributes to the effectiveness of the teaching-learning process. Thus, through this perspective the elaboration of this research was directed to the attempt to know and understand the influences of environmental education in high school classes, using the problem of emptying the reservoir of the Boqueirao do Cais and the chemical knowledge as facilitators in the cognitive development of Students. The project was aimed at the students of the second and third year high school classes of a public school in the city of Cuite-PB and developed through the use of a didactic sequence that included lectures, group research. Posters, experimental classes and discussions about the activities carried out. All these activities were presented to the students working and relating the chemical concepts to water, drought and drought topics through the observation of the effect of the drainage of the Boqueirao do Cais Dam. It is an action research of a qualitative nature, where questionnaires were applied throughout the development of the research and it was verified, through these and the observations made, that the work reached the expected objectives and contributed to the development of the students, a There was a direct response in the students' interest in the teaching proposal presented to them. The activities used promoted the interest and awakened the scientific curiosity of the students, which made the teaching-learning process more attractive, raising students' interest in chemistry.Durante muchos años, los investigadores en el campo de la enseñanza de las ciencias se han preocupado por cómo contextualizar la enseñanza de la química con el fin de despertar el interés de los estudiantes y dar más sentido a los conceptos vistos en el aula. Se ha buscado trabajar los conceptos en articulación con la realidad de los alumnos, ampliando las fronteras existentes entre el aula y su día a día. Además, el uso de situaciones problema reales contribuye a la eficacia del proceso de enseñanza-aprendizaje. Así, a través de esta perspectiva, la elaboración de esta investigación se dirigió a la tentativa de conocer y comprender las influencias de la educación ambiental en las clases de la enseñanza media, utilizando el problema del vaciado del embalse de Boqueirão do Cais y los conocimientos químicos como facilitadores en el desarrollo cognitivo de niños estudiantes El proyecto fue dirigido a estudiantes de segundo y tercer año de clases de bachillerato de una escuela pública de la ciudad de Cuité-PB y se desarrolló mediante el uso de una secuencia didáctica que incluyó conferencias, investigaciones grupales, carteles, clases experimentales y discusiones. sobre las actividades realizadas. Todas estas actividades fueron presentadas a los estudiantes trabajando y relacionando conceptos químicos con los temas de agua, sequía y sequía a través de la observación del efecto del vaciado del Embalse de Boqueirão do Cais. Se trata de una investigación acción de carácter cualitativo, donde se aplicaron cuestionarios a lo largo del desarrollo de la investigación y se comprobó, a través de estos y de las observaciones realizadas, que el trabajo logró los objetivos esperados y contribuyó al desarrollo de los estudiantes, ya que hubo una respuesta directa en el interés de los estudiantes por la propuesta didáctica que se les presentó. Las actividades utilizadas promovieron el interés de los estudiantes y despertaron la curiosidad científica, lo que hizo más atractivo el proceso de enseñanza-aprendizaje, aumentando el interés de los estudiantes por la química.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGLUCENA NETO, Marciano Henrique de.LUCENA NETO, M. H.http://lattes.cnpq.br/4809804711785369SANTOS, José Carlos Oliveira.SILVA, Thiago Pereira da.MIRANDA, Rafael Fonseca.20172020-08-12T14:46:13Z2020-08-122020-08-12T14:46:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13998MIRANDA, Rafael Fonseca. Efeito do esvaziamento do açude Boqueirão do Cais na cidade de Cuité - PB: avaliação de uma proposta didática para o ensino de química no contexto da educação básica. 2017. 80 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-27T13:23:04Zoai:localhost:riufcg/13998Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-27T13:23:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do esvaziamento do açude Boqueirão do Cais na cidade de Cuité - PB: avaliação de uma proposta didática para o ensino de química no contexto da educação básica.
Effect of the emptying of the Boqueirão do Cais reservoir in the city of Cuité - PB: evaluation of a didactic proposal for teaching chemistry in the context of basic education.
Efecto del vaciado del embalse de Boqueirão do Cais en la ciudad de Cuité - PB: evaluación de una propuesta didáctica para la enseñanza de la química en el contexto de la educación básica.
title Efeito do esvaziamento do açude Boqueirão do Cais na cidade de Cuité - PB: avaliação de uma proposta didática para o ensino de química no contexto da educação básica.
spellingShingle Efeito do esvaziamento do açude Boqueirão do Cais na cidade de Cuité - PB: avaliação de uma proposta didática para o ensino de química no contexto da educação básica.
MIRANDA, Rafael Fonseca.
Ensino de Química
Proposta didática
Educação Ambiental
Água
Teaching of Chemistry
Didactic Proposal
Environmental Education
Water
Enseñanza de la química
Propuesta didáctica
Educación ambiental
Análise de Traços e Química Ambiental
title_short Efeito do esvaziamento do açude Boqueirão do Cais na cidade de Cuité - PB: avaliação de uma proposta didática para o ensino de química no contexto da educação básica.
title_full Efeito do esvaziamento do açude Boqueirão do Cais na cidade de Cuité - PB: avaliação de uma proposta didática para o ensino de química no contexto da educação básica.
title_fullStr Efeito do esvaziamento do açude Boqueirão do Cais na cidade de Cuité - PB: avaliação de uma proposta didática para o ensino de química no contexto da educação básica.
title_full_unstemmed Efeito do esvaziamento do açude Boqueirão do Cais na cidade de Cuité - PB: avaliação de uma proposta didática para o ensino de química no contexto da educação básica.
title_sort Efeito do esvaziamento do açude Boqueirão do Cais na cidade de Cuité - PB: avaliação de uma proposta didática para o ensino de química no contexto da educação básica.
author MIRANDA, Rafael Fonseca.
author_facet MIRANDA, Rafael Fonseca.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUCENA NETO, Marciano Henrique de.
LUCENA NETO, M. H.
http://lattes.cnpq.br/4809804711785369
SANTOS, José Carlos Oliveira.
SILVA, Thiago Pereira da.
dc.contributor.author.fl_str_mv MIRANDA, Rafael Fonseca.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Proposta didática
Educação Ambiental
Água
Teaching of Chemistry
Didactic Proposal
Environmental Education
Water
Enseñanza de la química
Propuesta didáctica
Educación ambiental
Análise de Traços e Química Ambiental
topic Ensino de Química
Proposta didática
Educação Ambiental
Água
Teaching of Chemistry
Didactic Proposal
Environmental Education
Water
Enseñanza de la química
Propuesta didáctica
Educación ambiental
Análise de Traços e Química Ambiental
description Por muitos anos os pesquisadores da área de ensino de ciências tem se preocupado em como contextualizar o ensino de Química com a finalidade de despertar o interesse dos discentes e dar mais significado aos conceitos vistos em sala de aula. Tem se buscado trabalhar os conceitos em articulação com a realidade dos alunos expandindo as fronteiras existentes entre a sala de aula e o seu dia-a-dia. Além disso, o uso de situações problemas reais, contribui na efetividade do processo de ensino-aprendizagem. Assim, através desta perspectiva a elaboração desta pesquisa direcionou-se da tentativa de conhecer e entender as influências da educação ambiental em turmas do ensino médio, utilizando o problema do esvaziamento do açude do Boqueirão do Cais e dos conhecimentos Químicos como facilitadores no desenvolvimento cognitivo dos alunos. O projeto destinou-se aos alunos das turmas do segundo e terceiro ano do Ensino Médio de uma escola publica da cidade de Cuité-PB e desenvolveu-se por meio da utilização de uma sequência didática que incluiu aulas expositivas, pesquisas em grupo, confecções de cartazes, aulas experimentais e discussões sobre as atividades realizadas. Todas estas atividades foram apresentadas aos alunos trabalhando e relacionando os conceitos químicos aos temas água, seca e estiagem através da observa9ao do efeito do esvaziamento do Açude Boqueirão do Cais. Trata-se de uma pesquisa ação de natureza qualitativa, onde foram aplicados questionários ao longo do desenvolvimento da pesquisa e verificou-se, por meio destes e das observações realizadas, que o trabalho alcanç0u os objetivos esperados e contribuiu para o desenvolvimento dos alunos, uma vez que houve uma resposta direta no interesse dos alunos pela proposta de ensino apresentada a eles. As atividades utilizadas promoveram o interesse e despertaram a curiosidade cientifica dos alunos, o que tornou o processo de ensino-aprendizagem mais atraente, elevando o interesse dos discentes pela química.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-08-12T14:46:13Z
2020-08-12
2020-08-12T14:46:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13998
MIRANDA, Rafael Fonseca. Efeito do esvaziamento do açude Boqueirão do Cais na cidade de Cuité - PB: avaliação de uma proposta didática para o ensino de química no contexto da educação básica. 2017. 80 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13998
identifier_str_mv MIRANDA, Rafael Fonseca. Efeito do esvaziamento do açude Boqueirão do Cais na cidade de Cuité - PB: avaliação de uma proposta didática para o ensino de química no contexto da educação básica. 2017. 80 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744452561928192