Uma leitura sócio-espacial da geografia escolar desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Mayara Laiane Vieira de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10136
Resumo: O trabalho em proeminência tem como tema Uma Leitura Sócio-Espacial da Geografia Escolar Desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI e justifica-se em decorrência do desenvolvimento da nossa vida social, cultural, política e histórica, muitas das vezes conflitantes, condicionada ao estado de solidez em que nos encontramos. A importância acerca desta proposta pode ser evidenciada em meio a evolução espaço-temporal sofrida pela escola, principalmente, com relação aos índices de rendimento, internos e externos, e através desta reflexão, considerando as dificuldades distendidas ao longo dos anos no sistema educacional. Esta pesquisa tem como objetivo observar como vem sendo desenvolvido o ensino de Geografia nas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e identificar quais as principais dificuldades encontradas nestas turmas e o que as tem causado e como estas interferem diretamente nas aulas. Busca-se ainda analisar as opiniões dos principais sujeitos envolvidos neste processo, os professores e os alunos, constatando quais as metodologias vêm sendo desenvolvidas de modo a promover o conhecimento integrado e a espacialidade dos alunos junto à sociedade e as dificuldades em articula-las com as complexidades contemporâneas e as inovações tecnológicas. Os procedimentos metodológicos utilizados para realização desta pesquisa foram, de acordo com seus devidos critérios, os métodos de abordagem dedutivo e de procedimento monográfico e as técnicas de pesquisa caracterizam-se pelo processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico mediante o emprego de procedimentos científicos, de caráter explicativa resumidamente descrita pela pesquisa bibliográfica, pela pesquisa documental, pelo levantamento de campo e pelo estudo de caso. Mediante execução desta pesquisa podemos apresentar como resultados, a partir da coleta de dados e análise, o aumento nos índices de aprendizagem obtidos pela escola nos últimos e a colaboração conferida sob influência do ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, por intermédio das práticas pedagógicas desenvolvidas, em consonância com o uso de metodologias de ensino diversificadas.
id UFCG_ac8c3c995d4fd108e2e21a088052272b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10136
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma leitura sócio-espacial da geografia escolar desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI.A socio-spatial reading of school geography developed at the Pope Paul VI Elementary School.Ensino de geografiaGeografia escolarPrática pedagógica - ensino de geografiaEnsino fundamentalGeography TeachingSchool geographyPedagogical practice - geography teachingElementary SchoolGeografia.O trabalho em proeminência tem como tema Uma Leitura Sócio-Espacial da Geografia Escolar Desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI e justifica-se em decorrência do desenvolvimento da nossa vida social, cultural, política e histórica, muitas das vezes conflitantes, condicionada ao estado de solidez em que nos encontramos. A importância acerca desta proposta pode ser evidenciada em meio a evolução espaço-temporal sofrida pela escola, principalmente, com relação aos índices de rendimento, internos e externos, e através desta reflexão, considerando as dificuldades distendidas ao longo dos anos no sistema educacional. Esta pesquisa tem como objetivo observar como vem sendo desenvolvido o ensino de Geografia nas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e identificar quais as principais dificuldades encontradas nestas turmas e o que as tem causado e como estas interferem diretamente nas aulas. Busca-se ainda analisar as opiniões dos principais sujeitos envolvidos neste processo, os professores e os alunos, constatando quais as metodologias vêm sendo desenvolvidas de modo a promover o conhecimento integrado e a espacialidade dos alunos junto à sociedade e as dificuldades em articula-las com as complexidades contemporâneas e as inovações tecnológicas. Os procedimentos metodológicos utilizados para realização desta pesquisa foram, de acordo com seus devidos critérios, os métodos de abordagem dedutivo e de procedimento monográfico e as técnicas de pesquisa caracterizam-se pelo processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico mediante o emprego de procedimentos científicos, de caráter explicativa resumidamente descrita pela pesquisa bibliográfica, pela pesquisa documental, pelo levantamento de campo e pelo estudo de caso. Mediante execução desta pesquisa podemos apresentar como resultados, a partir da coleta de dados e análise, o aumento nos índices de aprendizagem obtidos pela escola nos últimos e a colaboração conferida sob influência do ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, por intermédio das práticas pedagógicas desenvolvidas, em consonância com o uso de metodologias de ensino diversificadas.The work in prominence is themed A Socio-Spatial Reading School Geography Developed in Municipal Elementary School Pope Paul VI and is justified due to the development of our social, cultural, political and historical, many of the conflicting times, subject to the strength of the state in which we find ourselves. The importance about this proposal may be seen in the midst of spatiotemporal evolution suffered by the school, especially with regard to income ratios, internal and external, and through this reflection, considering the distended difficulties over the years in the educational system. This research aims to observe how has been developed the teaching of geography in class the final years of elementary school and identify the main difficulties encountered in these groups and what has caused and how they interfere directly in the classroom. Also tries to analyze the opinions of key individuals involved in this process, teachers and students, noting that the methodologies have been developed to promote integrated knowledge and spatiality of students in the society and the difficulties in articulating them with contemporary complexities and technological innovations. The methodological procedures used for this research were, according to their proper criteria, methods of deductive approach and monographic procedure and the research techniques are characterized by formal and systematic process of the scientific method development through the use of scientific procedures in brief explanatory character described by the literature, the documentary research, the field survey and the case study. Upon execution of this research we can present as results from the data collection and analysis, the increase in learning rates obtained by the school in the past and the cooperation given under the influence of geography teaching in the final years of elementary school, through the practices teaching developed in line with the use of diverse teaching methodologies.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Cicera Cecília Esmeraldo.ALVES, C. C. E.http://lattes.cnpq.br/4727172806308807DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.SOUSA, Mayara Laiane Vieira de.20162019-12-12T11:01:13Z2019-12-122019-12-12T11:01:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10136SOUSA, Mayara Laiane Vieira de. Uma leitura sócio-espacial da geografia escolar desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI. 2016. 112f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-23T13:59:43Zoai:localhost:riufcg/10136Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-23T13:59:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma leitura sócio-espacial da geografia escolar desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI.
A socio-spatial reading of school geography developed at the Pope Paul VI Elementary School.
title Uma leitura sócio-espacial da geografia escolar desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI.
spellingShingle Uma leitura sócio-espacial da geografia escolar desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI.
SOUSA, Mayara Laiane Vieira de.
Ensino de geografia
Geografia escolar
Prática pedagógica - ensino de geografia
Ensino fundamental
Geography Teaching
School geography
Pedagogical practice - geography teaching
Elementary School
Geografia.
title_short Uma leitura sócio-espacial da geografia escolar desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI.
title_full Uma leitura sócio-espacial da geografia escolar desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI.
title_fullStr Uma leitura sócio-espacial da geografia escolar desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI.
title_full_unstemmed Uma leitura sócio-espacial da geografia escolar desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI.
title_sort Uma leitura sócio-espacial da geografia escolar desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI.
author SOUSA, Mayara Laiane Vieira de.
author_facet SOUSA, Mayara Laiane Vieira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Cicera Cecília Esmeraldo.
ALVES, C. C. E.
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Mayara Laiane Vieira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Geografia escolar
Prática pedagógica - ensino de geografia
Ensino fundamental
Geography Teaching
School geography
Pedagogical practice - geography teaching
Elementary School
Geografia.
topic Ensino de geografia
Geografia escolar
Prática pedagógica - ensino de geografia
Ensino fundamental
Geography Teaching
School geography
Pedagogical practice - geography teaching
Elementary School
Geografia.
description O trabalho em proeminência tem como tema Uma Leitura Sócio-Espacial da Geografia Escolar Desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI e justifica-se em decorrência do desenvolvimento da nossa vida social, cultural, política e histórica, muitas das vezes conflitantes, condicionada ao estado de solidez em que nos encontramos. A importância acerca desta proposta pode ser evidenciada em meio a evolução espaço-temporal sofrida pela escola, principalmente, com relação aos índices de rendimento, internos e externos, e através desta reflexão, considerando as dificuldades distendidas ao longo dos anos no sistema educacional. Esta pesquisa tem como objetivo observar como vem sendo desenvolvido o ensino de Geografia nas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e identificar quais as principais dificuldades encontradas nestas turmas e o que as tem causado e como estas interferem diretamente nas aulas. Busca-se ainda analisar as opiniões dos principais sujeitos envolvidos neste processo, os professores e os alunos, constatando quais as metodologias vêm sendo desenvolvidas de modo a promover o conhecimento integrado e a espacialidade dos alunos junto à sociedade e as dificuldades em articula-las com as complexidades contemporâneas e as inovações tecnológicas. Os procedimentos metodológicos utilizados para realização desta pesquisa foram, de acordo com seus devidos critérios, os métodos de abordagem dedutivo e de procedimento monográfico e as técnicas de pesquisa caracterizam-se pelo processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico mediante o emprego de procedimentos científicos, de caráter explicativa resumidamente descrita pela pesquisa bibliográfica, pela pesquisa documental, pelo levantamento de campo e pelo estudo de caso. Mediante execução desta pesquisa podemos apresentar como resultados, a partir da coleta de dados e análise, o aumento nos índices de aprendizagem obtidos pela escola nos últimos e a colaboração conferida sob influência do ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, por intermédio das práticas pedagógicas desenvolvidas, em consonância com o uso de metodologias de ensino diversificadas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-12-12T11:01:13Z
2019-12-12
2019-12-12T11:01:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10136
SOUSA, Mayara Laiane Vieira de. Uma leitura sócio-espacial da geografia escolar desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI. 2016. 112f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10136
identifier_str_mv SOUSA, Mayara Laiane Vieira de. Uma leitura sócio-espacial da geografia escolar desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI. 2016. 112f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744421607964672