A literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAROLINO, Zaíra de Aquino.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13082
Resumo: Este trabalho monográfico e uma exigência do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande; Campus de Cajazeiras. Neste tecemos reflexões sobre Literatura Infantil na formação de leitores. A pesquisa registrada nesta monografia foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Manoel Gonçalves da Silva, localizada na zona rural da cidade de Cajazeiras - PB, a qual foi realizada no ultimo período do curso de Pedagogia e teve como objetivos identificar e analisar a Literatura Infantil e suas contribuições para a formação de leitores; as dificuldades que os educadores encontram em se trabalhar com a mesma; identificar o significado que os educando tem sobre a mesma e analisar a metodologia de leitura em sala de aula. O interesse pela pesquisa deu-se a partir do momento que passamos a nos deparar com problemas de não gosto pela leitura nos adultos, alegando não terem recebido um incentivo quando crianças, uma formação adequada. Dessa forma, com este trabalho pretende-se implantar projetos de leitura em sala de aula, juntamente com a aplicação da Literatura Infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação, ambas de cunho qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários para os educadores e gestores, e questionários e entrevistas para os educando. Busca-se-a contribuir com este trabalho para a orientação de quem faca sua leitura, em prol de uma sociedade de leitores efetivamente ativos.
id UFCG_b069050b691f94a4d46af658c6798df6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13082
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores.Children's literature and its possible contributions to the formation of readers.Literatura infantilChildren's literatureFormação de leitoresLeitura - criançasInteresse pela leitura - criançasEducadores e formação de leitoresEscola e leituraEducando e leituraChildren's literatureChildren's literatureReaders trainingEducators and training of readersPesquisa AçãoEducação.Este trabalho monográfico e uma exigência do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande; Campus de Cajazeiras. Neste tecemos reflexões sobre Literatura Infantil na formação de leitores. A pesquisa registrada nesta monografia foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Manoel Gonçalves da Silva, localizada na zona rural da cidade de Cajazeiras - PB, a qual foi realizada no ultimo período do curso de Pedagogia e teve como objetivos identificar e analisar a Literatura Infantil e suas contribuições para a formação de leitores; as dificuldades que os educadores encontram em se trabalhar com a mesma; identificar o significado que os educando tem sobre a mesma e analisar a metodologia de leitura em sala de aula. O interesse pela pesquisa deu-se a partir do momento que passamos a nos deparar com problemas de não gosto pela leitura nos adultos, alegando não terem recebido um incentivo quando crianças, uma formação adequada. Dessa forma, com este trabalho pretende-se implantar projetos de leitura em sala de aula, juntamente com a aplicação da Literatura Infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação, ambas de cunho qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários para os educadores e gestores, e questionários e entrevistas para os educando. Busca-se-a contribuir com este trabalho para a orientação de quem faca sua leitura, em prol de uma sociedade de leitores efetivamente ativos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581CAROLINO, Zaíra de Aquino.2009-02-202020-06-30T16:26:17Z2020-06-302020-06-30T16:26:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13082CAROLINO, Zaíra de Aquino. A literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores. 2009. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T17:23:37Zoai:localhost:riufcg/13082Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T17:23:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores.
Children's literature and its possible contributions to the formation of readers.
title A literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores.
spellingShingle A literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores.
CAROLINO, Zaíra de Aquino.
Literatura infantil
Children's literature
Formação de leitores
Leitura - crianças
Interesse pela leitura - crianças
Educadores e formação de leitores
Escola e leitura
Educando e leitura
Children's literature
Children's literature
Readers training
Educators and training of readers
Pesquisa Ação
Educação.
title_short A literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores.
title_full A literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores.
title_fullStr A literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores.
title_full_unstemmed A literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores.
title_sort A literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores.
author CAROLINO, Zaíra de Aquino.
author_facet CAROLINO, Zaíra de Aquino.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv CAROLINO, Zaíra de Aquino.
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Children's literature
Formação de leitores
Leitura - crianças
Interesse pela leitura - crianças
Educadores e formação de leitores
Escola e leitura
Educando e leitura
Children's literature
Children's literature
Readers training
Educators and training of readers
Pesquisa Ação
Educação.
topic Literatura infantil
Children's literature
Formação de leitores
Leitura - crianças
Interesse pela leitura - crianças
Educadores e formação de leitores
Escola e leitura
Educando e leitura
Children's literature
Children's literature
Readers training
Educators and training of readers
Pesquisa Ação
Educação.
description Este trabalho monográfico e uma exigência do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande; Campus de Cajazeiras. Neste tecemos reflexões sobre Literatura Infantil na formação de leitores. A pesquisa registrada nesta monografia foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Manoel Gonçalves da Silva, localizada na zona rural da cidade de Cajazeiras - PB, a qual foi realizada no ultimo período do curso de Pedagogia e teve como objetivos identificar e analisar a Literatura Infantil e suas contribuições para a formação de leitores; as dificuldades que os educadores encontram em se trabalhar com a mesma; identificar o significado que os educando tem sobre a mesma e analisar a metodologia de leitura em sala de aula. O interesse pela pesquisa deu-se a partir do momento que passamos a nos deparar com problemas de não gosto pela leitura nos adultos, alegando não terem recebido um incentivo quando crianças, uma formação adequada. Dessa forma, com este trabalho pretende-se implantar projetos de leitura em sala de aula, juntamente com a aplicação da Literatura Infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação, ambas de cunho qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários para os educadores e gestores, e questionários e entrevistas para os educando. Busca-se-a contribuir com este trabalho para a orientação de quem faca sua leitura, em prol de uma sociedade de leitores efetivamente ativos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-20
2020-06-30T16:26:17Z
2020-06-30
2020-06-30T16:26:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13082
CAROLINO, Zaíra de Aquino. A literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores. 2009. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13082
identifier_str_mv CAROLINO, Zaíra de Aquino. A literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores. 2009. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445318365184