LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, Marcelo Alves de.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: ANDRADE, Valéria.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37196
Resumo: Os desafios sociais da atualidade tais como doenças endêmicas causadas pelo vírus transmitido pelo aedes aegypti (zika, chikungunya, dengue febre amarela), crises hídricas, violência contra a mulher, preconceitos de gênero, etc., normalmente têm sido enfrentados por agentes de governo e cientistas com pouca participação efetiva da população e das escolas nos espaços onde as batalhas são travadas com o apoio dos recursos públicos e dos saberes dos cientistas: nas comunidades. Estes dois poderes da sociedade (conhecimento e ação social) deveriam ser ditos e exercidos (lidos e reescritos) pela população nas comunidades, de forma contextualizada e proativa, explorando seu interesse coletivo na solução do problema e suas potências socioculturais e, sobretudo, seu tamanho numérico em relação ao tamanho das equipes de agentes públicos e de cientistas. Como a capacidade de leitura e de escrita é a base de qualquer processo educacional dirigido ao empoderamento de pessoas e comunidades contra estes problemas, busca-se uma abordagem educacional que conecte as práticas de leitura e escrita na escola com a vivência diária dos estudantes nestes espaços sociais, levando-os a contribuir com uma solução para os problemas. Infelizmente, em muitos países, esta capacidade de leitura está enfraquecida. Os dados para 2015 da pesquisa do Programme for International Students Assessment (PISA), concluiu que 20% dos estudantes de idade média de 15 anos não atingem os índices mínimos de capacidade de leitura nos países da OECD (Organisation for Economie Cooperation and Development). Isto inclui o Brasil. É necessário empoderar o aluno para desenvolver habilidades de leitura criativa e para realizar ações impactantes dela decorrentes em um contexto de um desafio social, explorando suas potencialidades e suas características socioculturais.
id UFCG_b5c9691000cecea9badd23339f384e95
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37196
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais.LerAtos: serious performance reading games in alternate reality to engage the population and schools in social challenges.Teatro e educação básicaDramaturgiaLeitura performáticaDesafios sociais - educaçãoJogos de leiturasAções sociais - leituraEducação tutorialJogos de realidade alternadaLerAtos - Jogos sérios de realidade alternadaTheater and basic educationDramaturgyPerformance readingSocial challenges - educationReading gamesSocial actions - readingTutorial educationAlternate reality gamesLerAtos - Serious alternate reality gamesLiteratura.Educação.Os desafios sociais da atualidade tais como doenças endêmicas causadas pelo vírus transmitido pelo aedes aegypti (zika, chikungunya, dengue febre amarela), crises hídricas, violência contra a mulher, preconceitos de gênero, etc., normalmente têm sido enfrentados por agentes de governo e cientistas com pouca participação efetiva da população e das escolas nos espaços onde as batalhas são travadas com o apoio dos recursos públicos e dos saberes dos cientistas: nas comunidades. Estes dois poderes da sociedade (conhecimento e ação social) deveriam ser ditos e exercidos (lidos e reescritos) pela população nas comunidades, de forma contextualizada e proativa, explorando seu interesse coletivo na solução do problema e suas potências socioculturais e, sobretudo, seu tamanho numérico em relação ao tamanho das equipes de agentes públicos e de cientistas. Como a capacidade de leitura e de escrita é a base de qualquer processo educacional dirigido ao empoderamento de pessoas e comunidades contra estes problemas, busca-se uma abordagem educacional que conecte as práticas de leitura e escrita na escola com a vivência diária dos estudantes nestes espaços sociais, levando-os a contribuir com uma solução para os problemas. Infelizmente, em muitos países, esta capacidade de leitura está enfraquecida. Os dados para 2015 da pesquisa do Programme for International Students Assessment (PISA), concluiu que 20% dos estudantes de idade média de 15 anos não atingem os índices mínimos de capacidade de leitura nos países da OECD (Organisation for Economie Cooperation and Development). Isto inclui o Brasil. É necessário empoderar o aluno para desenvolver habilidades de leitura criativa e para realizar ações impactantes dela decorrentes em um contexto de um desafio social, explorando suas potencialidades e suas características socioculturais.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20172024-08-08T17:40:29Z2024-08-082024-08-08T17:40:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookParthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37196BARROS, Marcelo Alves de; ANDRADE, Valéria. LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais. In: ALVES, Lourdes Kaminski; MIRANDA, Célia Arns de (organizadoras). Teatro e ensino: estratégias de leitura do texto dramático v.1. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2017. (GT Dramaturgia e Teatro da ANPOLL; Coleção Caderno Temático). ISBN: 978-85-7993-442-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37196porBARROS, Marcelo Alves de.ANDRADE, Valéria.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-08T17:41:01Zoai:localhost:riufcg/37196Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-08T17:41:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais.
LerAtos: serious performance reading games in alternate reality to engage the population and schools in social challenges.
title LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais.
spellingShingle LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais.
BARROS, Marcelo Alves de.
Teatro e educação básica
Dramaturgia
Leitura performática
Desafios sociais - educação
Jogos de leituras
Ações sociais - leitura
Educação tutorial
Jogos de realidade alternada
LerAtos - Jogos sérios de realidade alternada
Theater and basic education
Dramaturgy
Performance reading
Social challenges - education
Reading games
Social actions - reading
Tutorial education
Alternate reality games
LerAtos - Serious alternate reality games
Literatura.
Educação.
title_short LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais.
title_full LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais.
title_fullStr LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais.
title_full_unstemmed LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais.
title_sort LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais.
author BARROS, Marcelo Alves de.
author_facet BARROS, Marcelo Alves de.
ANDRADE, Valéria.
author_role author
author2 ANDRADE, Valéria.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARROS, Marcelo Alves de.
ANDRADE, Valéria.
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro e educação básica
Dramaturgia
Leitura performática
Desafios sociais - educação
Jogos de leituras
Ações sociais - leitura
Educação tutorial
Jogos de realidade alternada
LerAtos - Jogos sérios de realidade alternada
Theater and basic education
Dramaturgy
Performance reading
Social challenges - education
Reading games
Social actions - reading
Tutorial education
Alternate reality games
LerAtos - Serious alternate reality games
Literatura.
Educação.
topic Teatro e educação básica
Dramaturgia
Leitura performática
Desafios sociais - educação
Jogos de leituras
Ações sociais - leitura
Educação tutorial
Jogos de realidade alternada
LerAtos - Jogos sérios de realidade alternada
Theater and basic education
Dramaturgy
Performance reading
Social challenges - education
Reading games
Social actions - reading
Tutorial education
Alternate reality games
LerAtos - Serious alternate reality games
Literatura.
Educação.
description Os desafios sociais da atualidade tais como doenças endêmicas causadas pelo vírus transmitido pelo aedes aegypti (zika, chikungunya, dengue febre amarela), crises hídricas, violência contra a mulher, preconceitos de gênero, etc., normalmente têm sido enfrentados por agentes de governo e cientistas com pouca participação efetiva da população e das escolas nos espaços onde as batalhas são travadas com o apoio dos recursos públicos e dos saberes dos cientistas: nas comunidades. Estes dois poderes da sociedade (conhecimento e ação social) deveriam ser ditos e exercidos (lidos e reescritos) pela população nas comunidades, de forma contextualizada e proativa, explorando seu interesse coletivo na solução do problema e suas potências socioculturais e, sobretudo, seu tamanho numérico em relação ao tamanho das equipes de agentes públicos e de cientistas. Como a capacidade de leitura e de escrita é a base de qualquer processo educacional dirigido ao empoderamento de pessoas e comunidades contra estes problemas, busca-se uma abordagem educacional que conecte as práticas de leitura e escrita na escola com a vivência diária dos estudantes nestes espaços sociais, levando-os a contribuir com uma solução para os problemas. Infelizmente, em muitos países, esta capacidade de leitura está enfraquecida. Os dados para 2015 da pesquisa do Programme for International Students Assessment (PISA), concluiu que 20% dos estudantes de idade média de 15 anos não atingem os índices mínimos de capacidade de leitura nos países da OECD (Organisation for Economie Cooperation and Development). Isto inclui o Brasil. É necessário empoderar o aluno para desenvolver habilidades de leitura criativa e para realizar ações impactantes dela decorrentes em um contexto de um desafio social, explorando suas potencialidades e suas características socioculturais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2024-08-08T17:40:29Z
2024-08-08
2024-08-08T17:40:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37196
BARROS, Marcelo Alves de; ANDRADE, Valéria. LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais. In: ALVES, Lourdes Kaminski; MIRANDA, Célia Arns de (organizadoras). Teatro e ensino: estratégias de leitura do texto dramático v.1. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2017. (GT Dramaturgia e Teatro da ANPOLL; Coleção Caderno Temático). ISBN: 978-85-7993-442-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37196
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37196
identifier_str_mv BARROS, Marcelo Alves de; ANDRADE, Valéria. LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais. In: ALVES, Lourdes Kaminski; MIRANDA, Célia Arns de (organizadoras). Teatro e ensino: estratégias de leitura do texto dramático v.1. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2017. (GT Dramaturgia e Teatro da ANPOLL; Coleção Caderno Temático). ISBN: 978-85-7993-442-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744632735596544