LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37196 |
Resumo: | Os desafios sociais da atualidade tais como doenças endêmicas causadas pelo vírus transmitido pelo aedes aegypti (zika, chikungunya, dengue febre amarela), crises hídricas, violência contra a mulher, preconceitos de gênero, etc., normalmente têm sido enfrentados por agentes de governo e cientistas com pouca participação efetiva da população e das escolas nos espaços onde as batalhas são travadas com o apoio dos recursos públicos e dos saberes dos cientistas: nas comunidades. Estes dois poderes da sociedade (conhecimento e ação social) deveriam ser ditos e exercidos (lidos e reescritos) pela população nas comunidades, de forma contextualizada e proativa, explorando seu interesse coletivo na solução do problema e suas potências socioculturais e, sobretudo, seu tamanho numérico em relação ao tamanho das equipes de agentes públicos e de cientistas. Como a capacidade de leitura e de escrita é a base de qualquer processo educacional dirigido ao empoderamento de pessoas e comunidades contra estes problemas, busca-se uma abordagem educacional que conecte as práticas de leitura e escrita na escola com a vivência diária dos estudantes nestes espaços sociais, levando-os a contribuir com uma solução para os problemas. Infelizmente, em muitos países, esta capacidade de leitura está enfraquecida. Os dados para 2015 da pesquisa do Programme for International Students Assessment (PISA), concluiu que 20% dos estudantes de idade média de 15 anos não atingem os índices mínimos de capacidade de leitura nos países da OECD (Organisation for Economie Cooperation and Development). Isto inclui o Brasil. É necessário empoderar o aluno para desenvolver habilidades de leitura criativa e para realizar ações impactantes dela decorrentes em um contexto de um desafio social, explorando suas potencialidades e suas características socioculturais. |
id |
UFCG_b5c9691000cecea9badd23339f384e95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/37196 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais.LerAtos: serious performance reading games in alternate reality to engage the population and schools in social challenges.Teatro e educação básicaDramaturgiaLeitura performáticaDesafios sociais - educaçãoJogos de leiturasAções sociais - leituraEducação tutorialJogos de realidade alternadaLerAtos - Jogos sérios de realidade alternadaTheater and basic educationDramaturgyPerformance readingSocial challenges - educationReading gamesSocial actions - readingTutorial educationAlternate reality gamesLerAtos - Serious alternate reality gamesLiteratura.Educação.Os desafios sociais da atualidade tais como doenças endêmicas causadas pelo vírus transmitido pelo aedes aegypti (zika, chikungunya, dengue febre amarela), crises hídricas, violência contra a mulher, preconceitos de gênero, etc., normalmente têm sido enfrentados por agentes de governo e cientistas com pouca participação efetiva da população e das escolas nos espaços onde as batalhas são travadas com o apoio dos recursos públicos e dos saberes dos cientistas: nas comunidades. Estes dois poderes da sociedade (conhecimento e ação social) deveriam ser ditos e exercidos (lidos e reescritos) pela população nas comunidades, de forma contextualizada e proativa, explorando seu interesse coletivo na solução do problema e suas potências socioculturais e, sobretudo, seu tamanho numérico em relação ao tamanho das equipes de agentes públicos e de cientistas. Como a capacidade de leitura e de escrita é a base de qualquer processo educacional dirigido ao empoderamento de pessoas e comunidades contra estes problemas, busca-se uma abordagem educacional que conecte as práticas de leitura e escrita na escola com a vivência diária dos estudantes nestes espaços sociais, levando-os a contribuir com uma solução para os problemas. Infelizmente, em muitos países, esta capacidade de leitura está enfraquecida. Os dados para 2015 da pesquisa do Programme for International Students Assessment (PISA), concluiu que 20% dos estudantes de idade média de 15 anos não atingem os índices mínimos de capacidade de leitura nos países da OECD (Organisation for Economie Cooperation and Development). Isto inclui o Brasil. É necessário empoderar o aluno para desenvolver habilidades de leitura criativa e para realizar ações impactantes dela decorrentes em um contexto de um desafio social, explorando suas potencialidades e suas características socioculturais.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20172024-08-08T17:40:29Z2024-08-082024-08-08T17:40:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookParthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37196BARROS, Marcelo Alves de; ANDRADE, Valéria. LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais. In: ALVES, Lourdes Kaminski; MIRANDA, Célia Arns de (organizadoras). Teatro e ensino: estratégias de leitura do texto dramático v.1. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2017. (GT Dramaturgia e Teatro da ANPOLL; Coleção Caderno Temático). ISBN: 978-85-7993-442-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37196porBARROS, Marcelo Alves de.ANDRADE, Valéria.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-08T17:41:01Zoai:localhost:riufcg/37196Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-08T17:41:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais. LerAtos: serious performance reading games in alternate reality to engage the population and schools in social challenges. |
title |
LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais. |
spellingShingle |
LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais. BARROS, Marcelo Alves de. Teatro e educação básica Dramaturgia Leitura performática Desafios sociais - educação Jogos de leituras Ações sociais - leitura Educação tutorial Jogos de realidade alternada LerAtos - Jogos sérios de realidade alternada Theater and basic education Dramaturgy Performance reading Social challenges - education Reading games Social actions - reading Tutorial education Alternate reality games LerAtos - Serious alternate reality games Literatura. Educação. |
title_short |
LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais. |
title_full |
LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais. |
title_fullStr |
LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais. |
title_full_unstemmed |
LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais. |
title_sort |
LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais. |
author |
BARROS, Marcelo Alves de. |
author_facet |
BARROS, Marcelo Alves de. ANDRADE, Valéria. |
author_role |
author |
author2 |
ANDRADE, Valéria. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARROS, Marcelo Alves de. ANDRADE, Valéria. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro e educação básica Dramaturgia Leitura performática Desafios sociais - educação Jogos de leituras Ações sociais - leitura Educação tutorial Jogos de realidade alternada LerAtos - Jogos sérios de realidade alternada Theater and basic education Dramaturgy Performance reading Social challenges - education Reading games Social actions - reading Tutorial education Alternate reality games LerAtos - Serious alternate reality games Literatura. Educação. |
topic |
Teatro e educação básica Dramaturgia Leitura performática Desafios sociais - educação Jogos de leituras Ações sociais - leitura Educação tutorial Jogos de realidade alternada LerAtos - Jogos sérios de realidade alternada Theater and basic education Dramaturgy Performance reading Social challenges - education Reading games Social actions - reading Tutorial education Alternate reality games LerAtos - Serious alternate reality games Literatura. Educação. |
description |
Os desafios sociais da atualidade tais como doenças endêmicas causadas pelo vírus transmitido pelo aedes aegypti (zika, chikungunya, dengue febre amarela), crises hídricas, violência contra a mulher, preconceitos de gênero, etc., normalmente têm sido enfrentados por agentes de governo e cientistas com pouca participação efetiva da população e das escolas nos espaços onde as batalhas são travadas com o apoio dos recursos públicos e dos saberes dos cientistas: nas comunidades. Estes dois poderes da sociedade (conhecimento e ação social) deveriam ser ditos e exercidos (lidos e reescritos) pela população nas comunidades, de forma contextualizada e proativa, explorando seu interesse coletivo na solução do problema e suas potências socioculturais e, sobretudo, seu tamanho numérico em relação ao tamanho das equipes de agentes públicos e de cientistas. Como a capacidade de leitura e de escrita é a base de qualquer processo educacional dirigido ao empoderamento de pessoas e comunidades contra estes problemas, busca-se uma abordagem educacional que conecte as práticas de leitura e escrita na escola com a vivência diária dos estudantes nestes espaços sociais, levando-os a contribuir com uma solução para os problemas. Infelizmente, em muitos países, esta capacidade de leitura está enfraquecida. Os dados para 2015 da pesquisa do Programme for International Students Assessment (PISA), concluiu que 20% dos estudantes de idade média de 15 anos não atingem os índices mínimos de capacidade de leitura nos países da OECD (Organisation for Economie Cooperation and Development). Isto inclui o Brasil. É necessário empoderar o aluno para desenvolver habilidades de leitura criativa e para realizar ações impactantes dela decorrentes em um contexto de um desafio social, explorando suas potencialidades e suas características socioculturais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2024-08-08T17:40:29Z 2024-08-08 2024-08-08T17:40:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37196 BARROS, Marcelo Alves de; ANDRADE, Valéria. LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais. In: ALVES, Lourdes Kaminski; MIRANDA, Célia Arns de (organizadoras). Teatro e ensino: estratégias de leitura do texto dramático v.1. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2017. (GT Dramaturgia e Teatro da ANPOLL; Coleção Caderno Temático). ISBN: 978-85-7993-442-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37196 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37196 |
identifier_str_mv |
BARROS, Marcelo Alves de; ANDRADE, Valéria. LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais. In: ALVES, Lourdes Kaminski; MIRANDA, Célia Arns de (organizadoras). Teatro e ensino: estratégias de leitura do texto dramático v.1. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2017. (GT Dramaturgia e Teatro da ANPOLL; Coleção Caderno Temático). ISBN: 978-85-7993-442-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744632735596544 |