Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Maria José Ramos de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: spa
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18022
Resumo: Esta investigação tem como objetivo discutir e analisar a grande relevância que as canções desempenham no ensino-aprendizagem de ELE. As canções têm suscitado grande interesse, uma vez que se apresentam como um material legítimo de características linguísticas e culturais da língua meta. O objetivo geral será apresentar duas propostas didáticas destinadas a estudantes brasileiros de ELE, centradas no gênero textual canção. Também verificaremos a importância dada ao texto musicado em trabalhos anteriores, trabalhos estes que nos direcionam ao ensino lúdico, como em CERROLLAZA (1997); NEVADO FUENTES (2008); enfoque baseado em gêneros textuais:); ou outros como BORDINI; CARLOS (2012); MARCHUSCHI(2008).Apoiaremo-nos também em outros teóricos que destacam a importância do gênero canção para o ensino de línguas: LOPES (2011); OLIVEIRA (2010); Além disso, também verificaremos como e tratado este gênero nos principais documentos oficiais que orientam o ensino, em particular, o ensino de línguas como os PCNs, as OCEM, o PCIC e o MCER. Também descreveremos e analisaremos a presença de nosso objeto de estudo em dois manuais de espanhol aprovados pelo PNLD (2015-2017). E por último, para intensificar ainda mais a grande relevância do gênero canção em aulas de ELE, propuseremos uma série de explorações didáticas com canções nos diferentes níveis linguísticos, focalizando os aspectos léxico/gramatical e cultural, desde uma perspectiva com fins comunicativos de ensino de línguas.
id UFCG_b64ab00ee19bfb6bfe2962e116b09428
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/18022
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE.Songs as textual genre: proposals for didactic exploitation for the ELE class.Ensino lúdico de espanholGênero textual - cançãoCompetência comunicativaManual didácticoExplotación didáctica con cancionesGuía de los Libros Didácticos - lengua extranjera moderna - PNLD 2015Canções no ensino aprendizagemMúsica na educaçãoEspanhol como língua estrangeiraCanção - gênero textualManual didáticoPlayful Spanish teachingTextual genre - songCommunicative competenceDidactic manualDidactic exploitation with songsDidactic Books Guide - modern foreign language - PNLD 2015Songs in teaching learningMusic in educationSpanish as a foreign languageSong - textual genreTextbookEnseñanza de español lúdicaGénero textual - canciónCompetencia comunicativaCanciones en la enseñanza del aprendizajeMúsica en la educaciónEspañol como lengua extranjeraCanción - género textualLibro de textoLetras.Esta investigação tem como objetivo discutir e analisar a grande relevância que as canções desempenham no ensino-aprendizagem de ELE. As canções têm suscitado grande interesse, uma vez que se apresentam como um material legítimo de características linguísticas e culturais da língua meta. O objetivo geral será apresentar duas propostas didáticas destinadas a estudantes brasileiros de ELE, centradas no gênero textual canção. Também verificaremos a importância dada ao texto musicado em trabalhos anteriores, trabalhos estes que nos direcionam ao ensino lúdico, como em CERROLLAZA (1997); NEVADO FUENTES (2008); enfoque baseado em gêneros textuais:); ou outros como BORDINI; CARLOS (2012); MARCHUSCHI(2008).Apoiaremo-nos também em outros teóricos que destacam a importância do gênero canção para o ensino de línguas: LOPES (2011); OLIVEIRA (2010); Além disso, também verificaremos como e tratado este gênero nos principais documentos oficiais que orientam o ensino, em particular, o ensino de línguas como os PCNs, as OCEM, o PCIC e o MCER. Também descreveremos e analisaremos a presença de nosso objeto de estudo em dois manuais de espanhol aprovados pelo PNLD (2015-2017). E por último, para intensificar ainda mais a grande relevância do gênero canção em aulas de ELE, propuseremos uma série de explorações didáticas com canções nos diferentes níveis linguísticos, focalizando os aspectos léxico/gramatical e cultural, desde uma perspectiva com fins comunicativos de ensino de línguas.Esta investigación tiene como objetivo discutir y analizar la gran relevancia que las canciones desempeñan para la enseñanza y aprendizaje de ELE. Las canciones han suscitado gran interés, una vez que se presentan como un material legítimo de rasgos lingüísticos y culturales de la lengua meta. El objetivo general será presentar dos propuestas didácticas destinadas a estudiantes brasileños de ELE, centradas en el género textual canción. También verificaremos la importancia dada al texto musicado en trabajos anteriores, trabajos estos que nos dirigen a la enseñanza lúdica, como en CERROLLAZA (1997); NEVADO FUENTES (2008); enfoque basado en géneros textuales: BORDINI; CARLOS (2012); Marchuschi (2008). Nos apoyaremos también en otros teóricos que destacan la importancia del género canción para la enseñanza de lenguas: LOPES (2011) OLIVEIRA (2010); Además de eso, por otro lado verificaremos como es tratado este género en los principales documentos oficiales que orientan la enseñanza, en particular, la enseñanza de lenguas como los PCNs, Las OCEM, el PCIC y el MCER. También describiremos y analizaremos la presencia de nuestro objeto de estudio en dos manuales de español aprobados por el PNLD (2015-2017). Y por último, para intensificar aún más la gran relevancia del género canción en clases de ELE, propondremos una serie de explotaciones didácticas con canciones en los diferentes niveles lingüísticos, focalizando los aspectos léxico/gramatical y cultural, desde una perspectiva con fines comunicativos de enseñanza de lenguas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGARTOS, Secundino Vigón.ARTOS, S. V.http://lattes.cnpq.br/9777041327467174FARIAS, Aline Carolina Ferreira.VIANA, Júlio Cesar Vasconcelos.ARAÚJO, Maria José Ramos de.2018-04-052021-04-09T20:44:05Z2021-04-092021-04-09T20:44:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18022ARAÚJO, Maria José Ramos de. Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE. 2018. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18022spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-23T18:36:27Zoai:localhost:riufcg/18022Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-23T18:36:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE.
Songs as textual genre: proposals for didactic exploitation for the ELE class.
title Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE.
spellingShingle Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE.
ARAÚJO, Maria José Ramos de.
Ensino lúdico de espanhol
Gênero textual - canção
Competência comunicativa
Manual didáctico
Explotación didáctica con canciones
Guía de los Libros Didácticos - lengua extranjera moderna - PNLD 2015
Canções no ensino aprendizagem
Música na educação
Espanhol como língua estrangeira
Canção - gênero textual
Manual didático
Playful Spanish teaching
Textual genre - song
Communicative competence
Didactic manual
Didactic exploitation with songs
Didactic Books Guide - modern foreign language - PNLD 2015
Songs in teaching learning
Music in education
Spanish as a foreign language
Song - textual genre
Textbook
Enseñanza de español lúdica
Género textual - canción
Competencia comunicativa
Canciones en la enseñanza del aprendizaje
Música en la educación
Español como lengua extranjera
Canción - género textual
Libro de texto
Letras.
title_short Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE.
title_full Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE.
title_fullStr Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE.
title_full_unstemmed Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE.
title_sort Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE.
author ARAÚJO, Maria José Ramos de.
author_facet ARAÚJO, Maria José Ramos de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ARTOS, Secundino Vigón.
ARTOS, S. V.
http://lattes.cnpq.br/9777041327467174
FARIAS, Aline Carolina Ferreira.
VIANA, Júlio Cesar Vasconcelos.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Maria José Ramos de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino lúdico de espanhol
Gênero textual - canção
Competência comunicativa
Manual didáctico
Explotación didáctica con canciones
Guía de los Libros Didácticos - lengua extranjera moderna - PNLD 2015
Canções no ensino aprendizagem
Música na educação
Espanhol como língua estrangeira
Canção - gênero textual
Manual didático
Playful Spanish teaching
Textual genre - song
Communicative competence
Didactic manual
Didactic exploitation with songs
Didactic Books Guide - modern foreign language - PNLD 2015
Songs in teaching learning
Music in education
Spanish as a foreign language
Song - textual genre
Textbook
Enseñanza de español lúdica
Género textual - canción
Competencia comunicativa
Canciones en la enseñanza del aprendizaje
Música en la educación
Español como lengua extranjera
Canción - género textual
Libro de texto
Letras.
topic Ensino lúdico de espanhol
Gênero textual - canção
Competência comunicativa
Manual didáctico
Explotación didáctica con canciones
Guía de los Libros Didácticos - lengua extranjera moderna - PNLD 2015
Canções no ensino aprendizagem
Música na educação
Espanhol como língua estrangeira
Canção - gênero textual
Manual didático
Playful Spanish teaching
Textual genre - song
Communicative competence
Didactic manual
Didactic exploitation with songs
Didactic Books Guide - modern foreign language - PNLD 2015
Songs in teaching learning
Music in education
Spanish as a foreign language
Song - textual genre
Textbook
Enseñanza de español lúdica
Género textual - canción
Competencia comunicativa
Canciones en la enseñanza del aprendizaje
Música en la educación
Español como lengua extranjera
Canción - género textual
Libro de texto
Letras.
description Esta investigação tem como objetivo discutir e analisar a grande relevância que as canções desempenham no ensino-aprendizagem de ELE. As canções têm suscitado grande interesse, uma vez que se apresentam como um material legítimo de características linguísticas e culturais da língua meta. O objetivo geral será apresentar duas propostas didáticas destinadas a estudantes brasileiros de ELE, centradas no gênero textual canção. Também verificaremos a importância dada ao texto musicado em trabalhos anteriores, trabalhos estes que nos direcionam ao ensino lúdico, como em CERROLLAZA (1997); NEVADO FUENTES (2008); enfoque baseado em gêneros textuais:); ou outros como BORDINI; CARLOS (2012); MARCHUSCHI(2008).Apoiaremo-nos também em outros teóricos que destacam a importância do gênero canção para o ensino de línguas: LOPES (2011); OLIVEIRA (2010); Além disso, também verificaremos como e tratado este gênero nos principais documentos oficiais que orientam o ensino, em particular, o ensino de línguas como os PCNs, as OCEM, o PCIC e o MCER. Também descreveremos e analisaremos a presença de nosso objeto de estudo em dois manuais de espanhol aprovados pelo PNLD (2015-2017). E por último, para intensificar ainda mais a grande relevância do gênero canção em aulas de ELE, propuseremos uma série de explorações didáticas com canções nos diferentes níveis linguísticos, focalizando os aspectos léxico/gramatical e cultural, desde uma perspectiva com fins comunicativos de ensino de línguas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-05
2021-04-09T20:44:05Z
2021-04-09
2021-04-09T20:44:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18022
ARAÚJO, Maria José Ramos de. Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE. 2018. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18022
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18022
identifier_str_mv ARAÚJO, Maria José Ramos de. Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE. 2018. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18022
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744484684005376