Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18022 |
Resumo: | Esta investigação tem como objetivo discutir e analisar a grande relevância que as canções desempenham no ensino-aprendizagem de ELE. As canções têm suscitado grande interesse, uma vez que se apresentam como um material legítimo de características linguísticas e culturais da língua meta. O objetivo geral será apresentar duas propostas didáticas destinadas a estudantes brasileiros de ELE, centradas no gênero textual canção. Também verificaremos a importância dada ao texto musicado em trabalhos anteriores, trabalhos estes que nos direcionam ao ensino lúdico, como em CERROLLAZA (1997); NEVADO FUENTES (2008); enfoque baseado em gêneros textuais:); ou outros como BORDINI; CARLOS (2012); MARCHUSCHI(2008).Apoiaremo-nos também em outros teóricos que destacam a importância do gênero canção para o ensino de línguas: LOPES (2011); OLIVEIRA (2010); Além disso, também verificaremos como e tratado este gênero nos principais documentos oficiais que orientam o ensino, em particular, o ensino de línguas como os PCNs, as OCEM, o PCIC e o MCER. Também descreveremos e analisaremos a presença de nosso objeto de estudo em dois manuais de espanhol aprovados pelo PNLD (2015-2017). E por último, para intensificar ainda mais a grande relevância do gênero canção em aulas de ELE, propuseremos uma série de explorações didáticas com canções nos diferentes níveis linguísticos, focalizando os aspectos léxico/gramatical e cultural, desde uma perspectiva com fins comunicativos de ensino de línguas. |
id |
UFCG_b64ab00ee19bfb6bfe2962e116b09428 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/18022 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE.Songs as textual genre: proposals for didactic exploitation for the ELE class.Ensino lúdico de espanholGênero textual - cançãoCompetência comunicativaManual didácticoExplotación didáctica con cancionesGuía de los Libros Didácticos - lengua extranjera moderna - PNLD 2015Canções no ensino aprendizagemMúsica na educaçãoEspanhol como língua estrangeiraCanção - gênero textualManual didáticoPlayful Spanish teachingTextual genre - songCommunicative competenceDidactic manualDidactic exploitation with songsDidactic Books Guide - modern foreign language - PNLD 2015Songs in teaching learningMusic in educationSpanish as a foreign languageSong - textual genreTextbookEnseñanza de español lúdicaGénero textual - canciónCompetencia comunicativaCanciones en la enseñanza del aprendizajeMúsica en la educaciónEspañol como lengua extranjeraCanción - género textualLibro de textoLetras.Esta investigação tem como objetivo discutir e analisar a grande relevância que as canções desempenham no ensino-aprendizagem de ELE. As canções têm suscitado grande interesse, uma vez que se apresentam como um material legítimo de características linguísticas e culturais da língua meta. O objetivo geral será apresentar duas propostas didáticas destinadas a estudantes brasileiros de ELE, centradas no gênero textual canção. Também verificaremos a importância dada ao texto musicado em trabalhos anteriores, trabalhos estes que nos direcionam ao ensino lúdico, como em CERROLLAZA (1997); NEVADO FUENTES (2008); enfoque baseado em gêneros textuais:); ou outros como BORDINI; CARLOS (2012); MARCHUSCHI(2008).Apoiaremo-nos também em outros teóricos que destacam a importância do gênero canção para o ensino de línguas: LOPES (2011); OLIVEIRA (2010); Além disso, também verificaremos como e tratado este gênero nos principais documentos oficiais que orientam o ensino, em particular, o ensino de línguas como os PCNs, as OCEM, o PCIC e o MCER. Também descreveremos e analisaremos a presença de nosso objeto de estudo em dois manuais de espanhol aprovados pelo PNLD (2015-2017). E por último, para intensificar ainda mais a grande relevância do gênero canção em aulas de ELE, propuseremos uma série de explorações didáticas com canções nos diferentes níveis linguísticos, focalizando os aspectos léxico/gramatical e cultural, desde uma perspectiva com fins comunicativos de ensino de línguas.Esta investigación tiene como objetivo discutir y analizar la gran relevancia que las canciones desempeñan para la enseñanza y aprendizaje de ELE. Las canciones han suscitado gran interés, una vez que se presentan como un material legítimo de rasgos lingüísticos y culturales de la lengua meta. El objetivo general será presentar dos propuestas didácticas destinadas a estudiantes brasileños de ELE, centradas en el género textual canción. También verificaremos la importancia dada al texto musicado en trabajos anteriores, trabajos estos que nos dirigen a la enseñanza lúdica, como en CERROLLAZA (1997); NEVADO FUENTES (2008); enfoque basado en géneros textuales: BORDINI; CARLOS (2012); Marchuschi (2008). Nos apoyaremos también en otros teóricos que destacan la importancia del género canción para la enseñanza de lenguas: LOPES (2011) OLIVEIRA (2010); Además de eso, por otro lado verificaremos como es tratado este género en los principales documentos oficiales que orientan la enseñanza, en particular, la enseñanza de lenguas como los PCNs, Las OCEM, el PCIC y el MCER. También describiremos y analizaremos la presencia de nuestro objeto de estudio en dos manuales de español aprobados por el PNLD (2015-2017). Y por último, para intensificar aún más la gran relevancia del género canción en clases de ELE, propondremos una serie de explotaciones didácticas con canciones en los diferentes niveles lingüísticos, focalizando los aspectos léxico/gramatical y cultural, desde una perspectiva con fines comunicativos de enseñanza de lenguas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGARTOS, Secundino Vigón.ARTOS, S. V.http://lattes.cnpq.br/9777041327467174FARIAS, Aline Carolina Ferreira.VIANA, Júlio Cesar Vasconcelos.ARAÚJO, Maria José Ramos de.2018-04-052021-04-09T20:44:05Z2021-04-092021-04-09T20:44:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18022ARAÚJO, Maria José Ramos de. Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE. 2018. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18022spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-23T18:36:27Zoai:localhost:riufcg/18022Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-23T18:36:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE. Songs as textual genre: proposals for didactic exploitation for the ELE class. |
title |
Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE. |
spellingShingle |
Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE. ARAÚJO, Maria José Ramos de. Ensino lúdico de espanhol Gênero textual - canção Competência comunicativa Manual didáctico Explotación didáctica con canciones Guía de los Libros Didácticos - lengua extranjera moderna - PNLD 2015 Canções no ensino aprendizagem Música na educação Espanhol como língua estrangeira Canção - gênero textual Manual didático Playful Spanish teaching Textual genre - song Communicative competence Didactic manual Didactic exploitation with songs Didactic Books Guide - modern foreign language - PNLD 2015 Songs in teaching learning Music in education Spanish as a foreign language Song - textual genre Textbook Enseñanza de español lúdica Género textual - canción Competencia comunicativa Canciones en la enseñanza del aprendizaje Música en la educación Español como lengua extranjera Canción - género textual Libro de texto Letras. |
title_short |
Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE. |
title_full |
Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE. |
title_fullStr |
Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE. |
title_full_unstemmed |
Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE. |
title_sort |
Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE. |
author |
ARAÚJO, Maria José Ramos de. |
author_facet |
ARAÚJO, Maria José Ramos de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ARTOS, Secundino Vigón. ARTOS, S. V. http://lattes.cnpq.br/9777041327467174 FARIAS, Aline Carolina Ferreira. VIANA, Júlio Cesar Vasconcelos. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Maria José Ramos de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino lúdico de espanhol Gênero textual - canção Competência comunicativa Manual didáctico Explotación didáctica con canciones Guía de los Libros Didácticos - lengua extranjera moderna - PNLD 2015 Canções no ensino aprendizagem Música na educação Espanhol como língua estrangeira Canção - gênero textual Manual didático Playful Spanish teaching Textual genre - song Communicative competence Didactic manual Didactic exploitation with songs Didactic Books Guide - modern foreign language - PNLD 2015 Songs in teaching learning Music in education Spanish as a foreign language Song - textual genre Textbook Enseñanza de español lúdica Género textual - canción Competencia comunicativa Canciones en la enseñanza del aprendizaje Música en la educación Español como lengua extranjera Canción - género textual Libro de texto Letras. |
topic |
Ensino lúdico de espanhol Gênero textual - canção Competência comunicativa Manual didáctico Explotación didáctica con canciones Guía de los Libros Didácticos - lengua extranjera moderna - PNLD 2015 Canções no ensino aprendizagem Música na educação Espanhol como língua estrangeira Canção - gênero textual Manual didático Playful Spanish teaching Textual genre - song Communicative competence Didactic manual Didactic exploitation with songs Didactic Books Guide - modern foreign language - PNLD 2015 Songs in teaching learning Music in education Spanish as a foreign language Song - textual genre Textbook Enseñanza de español lúdica Género textual - canción Competencia comunicativa Canciones en la enseñanza del aprendizaje Música en la educación Español como lengua extranjera Canción - género textual Libro de texto Letras. |
description |
Esta investigação tem como objetivo discutir e analisar a grande relevância que as canções desempenham no ensino-aprendizagem de ELE. As canções têm suscitado grande interesse, uma vez que se apresentam como um material legítimo de características linguísticas e culturais da língua meta. O objetivo geral será apresentar duas propostas didáticas destinadas a estudantes brasileiros de ELE, centradas no gênero textual canção. Também verificaremos a importância dada ao texto musicado em trabalhos anteriores, trabalhos estes que nos direcionam ao ensino lúdico, como em CERROLLAZA (1997); NEVADO FUENTES (2008); enfoque baseado em gêneros textuais:); ou outros como BORDINI; CARLOS (2012); MARCHUSCHI(2008).Apoiaremo-nos também em outros teóricos que destacam a importância do gênero canção para o ensino de línguas: LOPES (2011); OLIVEIRA (2010); Além disso, também verificaremos como e tratado este gênero nos principais documentos oficiais que orientam o ensino, em particular, o ensino de línguas como os PCNs, as OCEM, o PCIC e o MCER. Também descreveremos e analisaremos a presença de nosso objeto de estudo em dois manuais de espanhol aprovados pelo PNLD (2015-2017). E por último, para intensificar ainda mais a grande relevância do gênero canção em aulas de ELE, propuseremos uma série de explorações didáticas com canções nos diferentes níveis linguísticos, focalizando os aspectos léxico/gramatical e cultural, desde uma perspectiva com fins comunicativos de ensino de línguas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-05 2021-04-09T20:44:05Z 2021-04-09 2021-04-09T20:44:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18022 ARAÚJO, Maria José Ramos de. Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE. 2018. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18022 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18022 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Maria José Ramos de. Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE. 2018. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744484684005376 |