Fake News e o ensino de ciências: explorando Indicadores de alfabetização cientifica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NUNES, Thatiane da Mota.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31067
Resumo: Com o advento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, a disseminação dos mais variados tipos de informação ganhou destaque nas últimas décadas e, com isso, a perspectiva das Fake News inundaram o universo digital das mais diferentes formas. Neste cenário, podemos pensar sobre o papel da escola, em especial, do Ensino de Ciências para contribuir com a minimização dos efeitos causados pela alta circulação de notícias falsas. Neste estudo, consideramos o desenvolvimento da Alfabetização Científica como relevante para auxiliar neste processo de conscientização acerca da problemática das Fake News. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e pesquisa-ação. Desenvolvemos uma sequência didática com 24 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, apoiada na temática da Radiação Eletromagnética, dentro do contexto das Fake News, utilizando como estratégias metodológicas o desenvolvimento de debates e de um júri-simulado, onde buscamos encontrar Indicadores de Alfabetização Científica propostos por Sasseron (2008). Os resultados revelaram um conhecimento limitado dos estudantes sobre as Fake News, destacando a necessidade de conscientização acerca de seus impactos. Além disso, os Indicadores de Alfabetização Científica observados durante a dinâmica do júri-simulado, levantam questões para futuras investigações relacionadas aos fatores que influenciaram a manifestação destes Indicadores.
id UFCG_b89819cc98b1fd92458f8a7d19f07bfa
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31067
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Fake News e o ensino de ciências: explorando Indicadores de alfabetização cientifica.Fake News and science teaching: exploring indicators of scientific literacy.Ensino de ciênciasIndicadores de alfabetização científicaFake NewsSequência didáticaRadiação eletromagnéticaTecnologias digitais da informação e comunicaçãoScience teachingScientific literacy indicatorsFollowing teachingElectromagnetic radiationDigital information and communication technologiesFísica.Com o advento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, a disseminação dos mais variados tipos de informação ganhou destaque nas últimas décadas e, com isso, a perspectiva das Fake News inundaram o universo digital das mais diferentes formas. Neste cenário, podemos pensar sobre o papel da escola, em especial, do Ensino de Ciências para contribuir com a minimização dos efeitos causados pela alta circulação de notícias falsas. Neste estudo, consideramos o desenvolvimento da Alfabetização Científica como relevante para auxiliar neste processo de conscientização acerca da problemática das Fake News. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e pesquisa-ação. Desenvolvemos uma sequência didática com 24 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, apoiada na temática da Radiação Eletromagnética, dentro do contexto das Fake News, utilizando como estratégias metodológicas o desenvolvimento de debates e de um júri-simulado, onde buscamos encontrar Indicadores de Alfabetização Científica propostos por Sasseron (2008). Os resultados revelaram um conhecimento limitado dos estudantes sobre as Fake News, destacando a necessidade de conscientização acerca de seus impactos. Além disso, os Indicadores de Alfabetização Científica observados durante a dinâmica do júri-simulado, levantam questões para futuras investigações relacionadas aos fatores que influenciaram a manifestação destes Indicadores.Whit the advent of Digital Information and Comunication Technologies, the dissemination of various types of information has gained prominence in recent decades, and as a result, the perspective of Fake News has inundated the digital world in various forms. In this scenario, we can consider the role of schools, particulary, Science Education, in contributing to the minimization of the effects caused by the high circulation os Fake News. In this study, we consider the development of Scientific Literacy as relevant to assist in raising awareness about the issue of Fake News. This research adopts a qualitative approach, specifically a case study and action research. We developed a Didatic Sequence involving 24 students from the 9th grade of Elementary School, focusing on the theme of Eletromagnetic Radiation within the context of Fake News. The methodological strategies employed included the facilitation of debats and a simulated jury, aimed at identifying the Scientific Literacy Indicators proposed by Sasseron (2008). The results revealed a limited knowledge among the students regarding Fake News, underscoring the need for awareness regarding its impacts. Futhermore, the observed Scientific Literacy Indicators during the simulated jury rase questions for future investigations regarding the factors influencing the manifestation of these Indicators.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGROCHA, Diego Marceli.ROCHA, D. M.http://lattes.cnpq.br/3149875009074968XAVIER, Maria Kamylla e Silva.FIGUEIRÊDO, Gustavo de Alencar.NUNES, Thatiane da Mota.2023-06-272023-07-28T18:23:52Z2023-07-282023-07-28T18:23:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31067NUNES, Thatiane da Mota. Fake News e o ensino de ciências: explorando Indicadores de Alfabetização Científica. 2023. 99f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-09-11T15:03:25Zoai:localhost:riufcg/31067Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-09-11T15:03:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Fake News e o ensino de ciências: explorando Indicadores de alfabetização cientifica.
Fake News and science teaching: exploring indicators of scientific literacy.
title Fake News e o ensino de ciências: explorando Indicadores de alfabetização cientifica.
spellingShingle Fake News e o ensino de ciências: explorando Indicadores de alfabetização cientifica.
NUNES, Thatiane da Mota.
Ensino de ciências
Indicadores de alfabetização científica
Fake News
Sequência didática
Radiação eletromagnética
Tecnologias digitais da informação e comunicação
Science teaching
Scientific literacy indicators
Following teaching
Electromagnetic radiation
Digital information and communication technologies
Física.
title_short Fake News e o ensino de ciências: explorando Indicadores de alfabetização cientifica.
title_full Fake News e o ensino de ciências: explorando Indicadores de alfabetização cientifica.
title_fullStr Fake News e o ensino de ciências: explorando Indicadores de alfabetização cientifica.
title_full_unstemmed Fake News e o ensino de ciências: explorando Indicadores de alfabetização cientifica.
title_sort Fake News e o ensino de ciências: explorando Indicadores de alfabetização cientifica.
author NUNES, Thatiane da Mota.
author_facet NUNES, Thatiane da Mota.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROCHA, Diego Marceli.
ROCHA, D. M.
http://lattes.cnpq.br/3149875009074968
XAVIER, Maria Kamylla e Silva.
FIGUEIRÊDO, Gustavo de Alencar.
dc.contributor.author.fl_str_mv NUNES, Thatiane da Mota.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Indicadores de alfabetização científica
Fake News
Sequência didática
Radiação eletromagnética
Tecnologias digitais da informação e comunicação
Science teaching
Scientific literacy indicators
Following teaching
Electromagnetic radiation
Digital information and communication technologies
Física.
topic Ensino de ciências
Indicadores de alfabetização científica
Fake News
Sequência didática
Radiação eletromagnética
Tecnologias digitais da informação e comunicação
Science teaching
Scientific literacy indicators
Following teaching
Electromagnetic radiation
Digital information and communication technologies
Física.
description Com o advento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, a disseminação dos mais variados tipos de informação ganhou destaque nas últimas décadas e, com isso, a perspectiva das Fake News inundaram o universo digital das mais diferentes formas. Neste cenário, podemos pensar sobre o papel da escola, em especial, do Ensino de Ciências para contribuir com a minimização dos efeitos causados pela alta circulação de notícias falsas. Neste estudo, consideramos o desenvolvimento da Alfabetização Científica como relevante para auxiliar neste processo de conscientização acerca da problemática das Fake News. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e pesquisa-ação. Desenvolvemos uma sequência didática com 24 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, apoiada na temática da Radiação Eletromagnética, dentro do contexto das Fake News, utilizando como estratégias metodológicas o desenvolvimento de debates e de um júri-simulado, onde buscamos encontrar Indicadores de Alfabetização Científica propostos por Sasseron (2008). Os resultados revelaram um conhecimento limitado dos estudantes sobre as Fake News, destacando a necessidade de conscientização acerca de seus impactos. Além disso, os Indicadores de Alfabetização Científica observados durante a dinâmica do júri-simulado, levantam questões para futuras investigações relacionadas aos fatores que influenciaram a manifestação destes Indicadores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-27
2023-07-28T18:23:52Z
2023-07-28
2023-07-28T18:23:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31067
NUNES, Thatiane da Mota. Fake News e o ensino de ciências: explorando Indicadores de Alfabetização Científica. 2023. 99f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31067
identifier_str_mv NUNES, Thatiane da Mota. Fake News e o ensino de ciências: explorando Indicadores de Alfabetização Científica. 2023. 99f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744587422433280