Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina Grande.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Julian Marcely Dantas.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5938
Resumo: Nas últimas décadas, devido às mudanças advindas a partir da Revolução Industrial, acelerado crescimento demográfico, tecnológico e industrial, e intensificadas pela globalização, a sociedade transformou seus comportamentos, hábitos e valores. Com isso houve uma ampliação do comércio global que enfraqueceu as barreiras comerciais e o sistema econômico mundial evoluiu, induzindo a sociedade a ser mais consumista. Nesse contexto, verifica-se que o consumo passou a ser excessivo, tornando-se um ciclo vicioso repleto de dependência, consumir para produzir e produzir cada vez mais para consumir, como afirmam Costa e Ignácio (2012). Os impactos ambientais decorrentes desse aumento nos níveis de produção e consumo foram: aquecimento global, inundações, redução da camada de ozônio, poluição da água, do ar, do solo, escassez de recursos naturais não renováveis e redução dos ecossistemas naturais. Assim, mudar os atuais padrões de consumo se tornou um dos principais objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o que requer uma nova postura dos consumidores nas suas práticas de consumo. Portanto, é necessário promover o aumento da consciência ecológica e intervir nos comportamentos dos consumidores de modo que estes possam rever seus hábitos e ações de consumo, questionando-se sobre o que compram, a quem compram e os impactos que geram, adotando atitudes que favoreçam a busca de soluções para a questão ambiental. Com base na literatura pesquisada, este trabalho teve como objetivo principal identificar o comportamento de consumo dos professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Campina Grande – PB em direção ao consumo consciente. Para atingir este objetivo, realizou-se um levantamento de natureza quantitativa, com uma aplicação de um questionário junto aos professores da UFCG, a partir da Escala de Consumo Sustentável proposta por Ribeiro e Veiga (2011). Os resultados demonstram que em todas as dimensões: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e frugalidade os professores adotam um comportamento indiferente em relação às práticas do consumo consciente, mas não pode ser generalizado, considerando que algumas variáveis apresentaram alto nível de dispersão em torno da média, sendo necessário rever seus hábitos e ações de consumo,
id UFCG_bc9a4923e93e4825d061b396ebd65000
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5938
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina Grande.Conscious consumption: a study on the behavior of the teachers of the Federal University of Campina Grande.Questões ambientaisConsumo conscienteComportamento dos consumidoresEnvironmental issuesConscious consumptionConsumer behaviorAdministraçãoNas últimas décadas, devido às mudanças advindas a partir da Revolução Industrial, acelerado crescimento demográfico, tecnológico e industrial, e intensificadas pela globalização, a sociedade transformou seus comportamentos, hábitos e valores. Com isso houve uma ampliação do comércio global que enfraqueceu as barreiras comerciais e o sistema econômico mundial evoluiu, induzindo a sociedade a ser mais consumista. Nesse contexto, verifica-se que o consumo passou a ser excessivo, tornando-se um ciclo vicioso repleto de dependência, consumir para produzir e produzir cada vez mais para consumir, como afirmam Costa e Ignácio (2012). Os impactos ambientais decorrentes desse aumento nos níveis de produção e consumo foram: aquecimento global, inundações, redução da camada de ozônio, poluição da água, do ar, do solo, escassez de recursos naturais não renováveis e redução dos ecossistemas naturais. Assim, mudar os atuais padrões de consumo se tornou um dos principais objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o que requer uma nova postura dos consumidores nas suas práticas de consumo. Portanto, é necessário promover o aumento da consciência ecológica e intervir nos comportamentos dos consumidores de modo que estes possam rever seus hábitos e ações de consumo, questionando-se sobre o que compram, a quem compram e os impactos que geram, adotando atitudes que favoreçam a busca de soluções para a questão ambiental. Com base na literatura pesquisada, este trabalho teve como objetivo principal identificar o comportamento de consumo dos professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Campina Grande – PB em direção ao consumo consciente. Para atingir este objetivo, realizou-se um levantamento de natureza quantitativa, com uma aplicação de um questionário junto aos professores da UFCG, a partir da Escala de Consumo Sustentável proposta por Ribeiro e Veiga (2011). Os resultados demonstram que em todas as dimensões: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e frugalidade os professores adotam um comportamento indiferente em relação às práticas do consumo consciente, mas não pode ser generalizado, considerando que algumas variáveis apresentaram alto nível de dispersão em torno da média, sendo necessário rever seus hábitos e ações de consumo,In recent decades, due to changes resulting from the Industrial Revolution, rapid population growth, technological and industrial, and intensified by globalization, society changed their behaviors, habits and values. This has seen an expansion of global trade that weakened trade barriers and global economic system has evolved, leading the company to be more consumerist. In this context, it is found that the consumption has become excessive, becoming filled with a vicious cycle dependence consuming to produce and to produce increasingly consume as claimed Ignacio and Costa (2012). The environmental impacts of increased levels of production and consumption were: global warming, floods, reduction of the ozone layer, pollution of water, air, soil, scarcity of natural resources and reduction of non-renewable natural ecosystems. Thus changing the current patterns of consumption has become a major goal of Sustainable Development, which requires a new attitude of consumers in their consumption practices. Therefore, it is necessary to promote increased environmental awareness and intervene in the behavior of consumers so that they can review their consumption habits and actions, wondering about what they buy, who to buy and the impacts they generate, adopting attitudes that favor the search for solutions to environmental issues. Based on the literature, this study aimed to identify the consumption behavior of teachers Federal University of Campina Grande (UFCG), Campus de Campina Grande - PB toward conscious consumption. To achieve this goal, we carried out a quantitative survey, with a questionnaire with teachers UFCG from Scale Sustainable Consumption proposed by Ribeiro and Veiga (2011). The results show that in all dimensions: ecological awareness, resource saving, recycling and frugality teachers adopt a behavior indifferent to the practices of consumption, but can not be generalized, whereas some variables showed a high level of dispersion around average, being necessary to review their actions and habits of consumption, adopting a proactive stance toward conscious consumption behavior.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Verônica Macário de.OLIVEIRA, V.M.http://lattes.cnpq.br/5942955873045875MARTINS, Maria de Fátima.MARTINS, M.F.http://lattes.cnpq.br/5764682036707991FARIAS, Adriana Salete Dantas de.FARIAS, A.S.D.http://lattes.cnpq.br/1610316998619284GONÇALVES, Julian Marcely Dantas.2012-102019-08-18T21:50:44Z2019-08-182019-08-18T21:50:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5938GONÇALVES, Julian Marcely Dantas. Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina. 2012. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5938porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-24T14:46:07Zoai:localhost:riufcg/5938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-24T14:46:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina Grande.
Conscious consumption: a study on the behavior of the teachers of the Federal University of Campina Grande.
title Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina Grande.
spellingShingle Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina Grande.
GONÇALVES, Julian Marcely Dantas.
Questões ambientais
Consumo consciente
Comportamento dos consumidores
Environmental issues
Conscious consumption
Consumer behavior
Administração
title_short Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina Grande.
title_full Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina Grande.
title_fullStr Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina Grande.
title_full_unstemmed Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina Grande.
title_sort Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina Grande.
author GONÇALVES, Julian Marcely Dantas.
author_facet GONÇALVES, Julian Marcely Dantas.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Verônica Macário de.
OLIVEIRA, V.M.
http://lattes.cnpq.br/5942955873045875
MARTINS, Maria de Fátima.
MARTINS, M.F.
http://lattes.cnpq.br/5764682036707991
FARIAS, Adriana Salete Dantas de.
FARIAS, A.S.D.
http://lattes.cnpq.br/1610316998619284
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Julian Marcely Dantas.
dc.subject.por.fl_str_mv Questões ambientais
Consumo consciente
Comportamento dos consumidores
Environmental issues
Conscious consumption
Consumer behavior
Administração
topic Questões ambientais
Consumo consciente
Comportamento dos consumidores
Environmental issues
Conscious consumption
Consumer behavior
Administração
description Nas últimas décadas, devido às mudanças advindas a partir da Revolução Industrial, acelerado crescimento demográfico, tecnológico e industrial, e intensificadas pela globalização, a sociedade transformou seus comportamentos, hábitos e valores. Com isso houve uma ampliação do comércio global que enfraqueceu as barreiras comerciais e o sistema econômico mundial evoluiu, induzindo a sociedade a ser mais consumista. Nesse contexto, verifica-se que o consumo passou a ser excessivo, tornando-se um ciclo vicioso repleto de dependência, consumir para produzir e produzir cada vez mais para consumir, como afirmam Costa e Ignácio (2012). Os impactos ambientais decorrentes desse aumento nos níveis de produção e consumo foram: aquecimento global, inundações, redução da camada de ozônio, poluição da água, do ar, do solo, escassez de recursos naturais não renováveis e redução dos ecossistemas naturais. Assim, mudar os atuais padrões de consumo se tornou um dos principais objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o que requer uma nova postura dos consumidores nas suas práticas de consumo. Portanto, é necessário promover o aumento da consciência ecológica e intervir nos comportamentos dos consumidores de modo que estes possam rever seus hábitos e ações de consumo, questionando-se sobre o que compram, a quem compram e os impactos que geram, adotando atitudes que favoreçam a busca de soluções para a questão ambiental. Com base na literatura pesquisada, este trabalho teve como objetivo principal identificar o comportamento de consumo dos professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Campina Grande – PB em direção ao consumo consciente. Para atingir este objetivo, realizou-se um levantamento de natureza quantitativa, com uma aplicação de um questionário junto aos professores da UFCG, a partir da Escala de Consumo Sustentável proposta por Ribeiro e Veiga (2011). Os resultados demonstram que em todas as dimensões: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e frugalidade os professores adotam um comportamento indiferente em relação às práticas do consumo consciente, mas não pode ser generalizado, considerando que algumas variáveis apresentaram alto nível de dispersão em torno da média, sendo necessário rever seus hábitos e ações de consumo,
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10
2019-08-18T21:50:44Z
2019-08-18
2019-08-18T21:50:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5938
GONÇALVES, Julian Marcely Dantas. Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina. 2012. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5938
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5938
identifier_str_mv GONÇALVES, Julian Marcely Dantas. Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina. 2012. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744387088842752