Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina Grande.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5938 |
Resumo: | Nas últimas décadas, devido às mudanças advindas a partir da Revolução Industrial, acelerado crescimento demográfico, tecnológico e industrial, e intensificadas pela globalização, a sociedade transformou seus comportamentos, hábitos e valores. Com isso houve uma ampliação do comércio global que enfraqueceu as barreiras comerciais e o sistema econômico mundial evoluiu, induzindo a sociedade a ser mais consumista. Nesse contexto, verifica-se que o consumo passou a ser excessivo, tornando-se um ciclo vicioso repleto de dependência, consumir para produzir e produzir cada vez mais para consumir, como afirmam Costa e Ignácio (2012). Os impactos ambientais decorrentes desse aumento nos níveis de produção e consumo foram: aquecimento global, inundações, redução da camada de ozônio, poluição da água, do ar, do solo, escassez de recursos naturais não renováveis e redução dos ecossistemas naturais. Assim, mudar os atuais padrões de consumo se tornou um dos principais objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o que requer uma nova postura dos consumidores nas suas práticas de consumo. Portanto, é necessário promover o aumento da consciência ecológica e intervir nos comportamentos dos consumidores de modo que estes possam rever seus hábitos e ações de consumo, questionando-se sobre o que compram, a quem compram e os impactos que geram, adotando atitudes que favoreçam a busca de soluções para a questão ambiental. Com base na literatura pesquisada, este trabalho teve como objetivo principal identificar o comportamento de consumo dos professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Campina Grande – PB em direção ao consumo consciente. Para atingir este objetivo, realizou-se um levantamento de natureza quantitativa, com uma aplicação de um questionário junto aos professores da UFCG, a partir da Escala de Consumo Sustentável proposta por Ribeiro e Veiga (2011). Os resultados demonstram que em todas as dimensões: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e frugalidade os professores adotam um comportamento indiferente em relação às práticas do consumo consciente, mas não pode ser generalizado, considerando que algumas variáveis apresentaram alto nível de dispersão em torno da média, sendo necessário rever seus hábitos e ações de consumo, |
id |
UFCG_bc9a4923e93e4825d061b396ebd65000 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5938 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina Grande.Conscious consumption: a study on the behavior of the teachers of the Federal University of Campina Grande.Questões ambientaisConsumo conscienteComportamento dos consumidoresEnvironmental issuesConscious consumptionConsumer behaviorAdministraçãoNas últimas décadas, devido às mudanças advindas a partir da Revolução Industrial, acelerado crescimento demográfico, tecnológico e industrial, e intensificadas pela globalização, a sociedade transformou seus comportamentos, hábitos e valores. Com isso houve uma ampliação do comércio global que enfraqueceu as barreiras comerciais e o sistema econômico mundial evoluiu, induzindo a sociedade a ser mais consumista. Nesse contexto, verifica-se que o consumo passou a ser excessivo, tornando-se um ciclo vicioso repleto de dependência, consumir para produzir e produzir cada vez mais para consumir, como afirmam Costa e Ignácio (2012). Os impactos ambientais decorrentes desse aumento nos níveis de produção e consumo foram: aquecimento global, inundações, redução da camada de ozônio, poluição da água, do ar, do solo, escassez de recursos naturais não renováveis e redução dos ecossistemas naturais. Assim, mudar os atuais padrões de consumo se tornou um dos principais objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o que requer uma nova postura dos consumidores nas suas práticas de consumo. Portanto, é necessário promover o aumento da consciência ecológica e intervir nos comportamentos dos consumidores de modo que estes possam rever seus hábitos e ações de consumo, questionando-se sobre o que compram, a quem compram e os impactos que geram, adotando atitudes que favoreçam a busca de soluções para a questão ambiental. Com base na literatura pesquisada, este trabalho teve como objetivo principal identificar o comportamento de consumo dos professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Campina Grande – PB em direção ao consumo consciente. Para atingir este objetivo, realizou-se um levantamento de natureza quantitativa, com uma aplicação de um questionário junto aos professores da UFCG, a partir da Escala de Consumo Sustentável proposta por Ribeiro e Veiga (2011). Os resultados demonstram que em todas as dimensões: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e frugalidade os professores adotam um comportamento indiferente em relação às práticas do consumo consciente, mas não pode ser generalizado, considerando que algumas variáveis apresentaram alto nível de dispersão em torno da média, sendo necessário rever seus hábitos e ações de consumo,In recent decades, due to changes resulting from the Industrial Revolution, rapid population growth, technological and industrial, and intensified by globalization, society changed their behaviors, habits and values. This has seen an expansion of global trade that weakened trade barriers and global economic system has evolved, leading the company to be more consumerist. In this context, it is found that the consumption has become excessive, becoming filled with a vicious cycle dependence consuming to produce and to produce increasingly consume as claimed Ignacio and Costa (2012). The environmental impacts of increased levels of production and consumption were: global warming, floods, reduction of the ozone layer, pollution of water, air, soil, scarcity of natural resources and reduction of non-renewable natural ecosystems. Thus changing the current patterns of consumption has become a major goal of Sustainable Development, which requires a new attitude of consumers in their consumption practices. Therefore, it is necessary to promote increased environmental awareness and intervene in the behavior of consumers so that they can review their consumption habits and actions, wondering about what they buy, who to buy and the impacts they generate, adopting attitudes that favor the search for solutions to environmental issues. Based on the literature, this study aimed to identify the consumption behavior of teachers Federal University of Campina Grande (UFCG), Campus de Campina Grande - PB toward conscious consumption. To achieve this goal, we carried out a quantitative survey, with a questionnaire with teachers UFCG from Scale Sustainable Consumption proposed by Ribeiro and Veiga (2011). The results show that in all dimensions: ecological awareness, resource saving, recycling and frugality teachers adopt a behavior indifferent to the practices of consumption, but can not be generalized, whereas some variables showed a high level of dispersion around average, being necessary to review their actions and habits of consumption, adopting a proactive stance toward conscious consumption behavior.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Verônica Macário de.OLIVEIRA, V.M.http://lattes.cnpq.br/5942955873045875MARTINS, Maria de Fátima.MARTINS, M.F.http://lattes.cnpq.br/5764682036707991FARIAS, Adriana Salete Dantas de.FARIAS, A.S.D.http://lattes.cnpq.br/1610316998619284GONÇALVES, Julian Marcely Dantas.2012-102019-08-18T21:50:44Z2019-08-182019-08-18T21:50:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5938GONÇALVES, Julian Marcely Dantas. Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina. 2012. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5938porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-24T14:46:07Zoai:localhost:riufcg/5938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-24T14:46:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina Grande. Conscious consumption: a study on the behavior of the teachers of the Federal University of Campina Grande. |
title |
Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina Grande. |
spellingShingle |
Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina Grande. GONÇALVES, Julian Marcely Dantas. Questões ambientais Consumo consciente Comportamento dos consumidores Environmental issues Conscious consumption Consumer behavior Administração |
title_short |
Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina Grande. |
title_full |
Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina Grande. |
title_fullStr |
Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina Grande. |
title_full_unstemmed |
Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina Grande. |
title_sort |
Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina Grande. |
author |
GONÇALVES, Julian Marcely Dantas. |
author_facet |
GONÇALVES, Julian Marcely Dantas. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Verônica Macário de. OLIVEIRA, V.M. http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 MARTINS, Maria de Fátima. MARTINS, M.F. http://lattes.cnpq.br/5764682036707991 FARIAS, Adriana Salete Dantas de. FARIAS, A.S.D. http://lattes.cnpq.br/1610316998619284 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GONÇALVES, Julian Marcely Dantas. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Questões ambientais Consumo consciente Comportamento dos consumidores Environmental issues Conscious consumption Consumer behavior Administração |
topic |
Questões ambientais Consumo consciente Comportamento dos consumidores Environmental issues Conscious consumption Consumer behavior Administração |
description |
Nas últimas décadas, devido às mudanças advindas a partir da Revolução Industrial, acelerado crescimento demográfico, tecnológico e industrial, e intensificadas pela globalização, a sociedade transformou seus comportamentos, hábitos e valores. Com isso houve uma ampliação do comércio global que enfraqueceu as barreiras comerciais e o sistema econômico mundial evoluiu, induzindo a sociedade a ser mais consumista. Nesse contexto, verifica-se que o consumo passou a ser excessivo, tornando-se um ciclo vicioso repleto de dependência, consumir para produzir e produzir cada vez mais para consumir, como afirmam Costa e Ignácio (2012). Os impactos ambientais decorrentes desse aumento nos níveis de produção e consumo foram: aquecimento global, inundações, redução da camada de ozônio, poluição da água, do ar, do solo, escassez de recursos naturais não renováveis e redução dos ecossistemas naturais. Assim, mudar os atuais padrões de consumo se tornou um dos principais objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o que requer uma nova postura dos consumidores nas suas práticas de consumo. Portanto, é necessário promover o aumento da consciência ecológica e intervir nos comportamentos dos consumidores de modo que estes possam rever seus hábitos e ações de consumo, questionando-se sobre o que compram, a quem compram e os impactos que geram, adotando atitudes que favoreçam a busca de soluções para a questão ambiental. Com base na literatura pesquisada, este trabalho teve como objetivo principal identificar o comportamento de consumo dos professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Campina Grande – PB em direção ao consumo consciente. Para atingir este objetivo, realizou-se um levantamento de natureza quantitativa, com uma aplicação de um questionário junto aos professores da UFCG, a partir da Escala de Consumo Sustentável proposta por Ribeiro e Veiga (2011). Os resultados demonstram que em todas as dimensões: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e frugalidade os professores adotam um comportamento indiferente em relação às práticas do consumo consciente, mas não pode ser generalizado, considerando que algumas variáveis apresentaram alto nível de dispersão em torno da média, sendo necessário rever seus hábitos e ações de consumo, |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10 2019-08-18T21:50:44Z 2019-08-18 2019-08-18T21:50:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5938 GONÇALVES, Julian Marcely Dantas. Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina. 2012. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5938 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5938 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Julian Marcely Dantas. Consumo consciente: um estudo sobre o comportamento dos professores da Universidade Federal de Campina. 2012. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744387088842752 |