O lúdico no processo de ensino-aprendizagem: o que pensam professores dos anos iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRAGA, Márcia Bezerra.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4687
Resumo: Este trabalho tem como objetivos analisar a utilização do lúdico como recurso pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da perspectiva de professores e os objetivos específicos são: discutir a importância do lúdico para o processo de ensino- aprendizagem dos conteúdos; refletir como os professores utilizam jogos e brincadeiras em sala de aula e investigar se os professores trabalham com o lúdico em sala de aula de maneira proposital. A pesquisa foi realizada com quatro professoras do 1° ao 5° Ano de uma Escola Pública Municipal da cidade de Nazarezinho/PB, a partir de um questionário contendo seis questões. Estudamos a temática a partir dos autores como: Rau (2011), Angotti (2010), Almeida (1998), Craidy e Kaercher (2001), Malluf (2008), dentre outros. Esses autores trabalham a importância de jogos e brincadeiras para que a criança tenha um melhor desenvolvimento, pois a partir dessa consideração a criança poderá obter um melhor processo de ensino- aprendizagem. É importante, ainda, enfatizarmos que é fundamental que o professor insira a ludicidade em sua metodologia e a utilize como uma ferramenta pedagógica a mais, mediante esse entendimento a criança terá uma aprendizagem significativa. Dessa forma compreendemos a partir das falas das professoras que o lúdico deverá ser trabalhado considerando o repasse de conteúdos, mas todas elas vêem o lúdico como atividades atrativas fundamentais a serem realizadas em sala de aula. Algumas professoras consideram que a criança à medida que cresce deverá diminuir as brincadeiras para aprender conteúdos sistematizados. Por fim, concluímos que para as professoras é fundamental que seja levado em conta as brincadeiras e jogos, mas de forma intencional e planejada.
id UFCG_c44ba9cc01a0842cea169acd1284e9bb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4687
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O lúdico no processo de ensino-aprendizagem: o que pensam professores dos anos iniciais do ensino fundamental.The ludic in the teaching-learning process: what teachers think of the initial years of elementary school.LudicidadeJogos e brincadeirasRecursos pedagógicos - brincadeirasAprendizagemLudicidadeGames and PlayTeaching resources - jokesLearningEducação.Este trabalho tem como objetivos analisar a utilização do lúdico como recurso pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da perspectiva de professores e os objetivos específicos são: discutir a importância do lúdico para o processo de ensino- aprendizagem dos conteúdos; refletir como os professores utilizam jogos e brincadeiras em sala de aula e investigar se os professores trabalham com o lúdico em sala de aula de maneira proposital. A pesquisa foi realizada com quatro professoras do 1° ao 5° Ano de uma Escola Pública Municipal da cidade de Nazarezinho/PB, a partir de um questionário contendo seis questões. Estudamos a temática a partir dos autores como: Rau (2011), Angotti (2010), Almeida (1998), Craidy e Kaercher (2001), Malluf (2008), dentre outros. Esses autores trabalham a importância de jogos e brincadeiras para que a criança tenha um melhor desenvolvimento, pois a partir dessa consideração a criança poderá obter um melhor processo de ensino- aprendizagem. É importante, ainda, enfatizarmos que é fundamental que o professor insira a ludicidade em sua metodologia e a utilize como uma ferramenta pedagógica a mais, mediante esse entendimento a criança terá uma aprendizagem significativa. Dessa forma compreendemos a partir das falas das professoras que o lúdico deverá ser trabalhado considerando o repasse de conteúdos, mas todas elas vêem o lúdico como atividades atrativas fundamentais a serem realizadas em sala de aula. Algumas professoras consideram que a criança à medida que cresce deverá diminuir as brincadeiras para aprender conteúdos sistematizados. Por fim, concluímos que para as professoras é fundamental que seja levado em conta as brincadeiras e jogos, mas de forma intencional e planejada.This study aims to analizy the use of recreational as an educational resource in the early years of Elementary School, from the tearches’ perspective and the specific objectives are: discuss the importance of playfulness to the process of teaching- learning content; reflect how teachers use games and activities in class and investigate if teachers work with the playfulness in the classroom on purpose. The survey was conducted with five teachers from 1st to 5 th year of a Municipal Public School in the city of Nazarezinho/ PB, from a questionnaire with six questions. We studied the theme from authors such as : Rau (2011), Angotti (2010), Almeida (1998), and Craidy Kaercher (2001), Malluf (2008), among others These authors work with the importance of games and activities for chidren to have a better development, because from this consideration the child can get a better teaching- learning process. It is also important to emphasize that it is essential that the teacher enter the playfulness in its methodology and use it as a teaching tool, through this understanding the child will have a significant learning. Thus we understand from the testimonies of the teachers that the playful should be worked considering the transfer of content, but they all see the playful as essential attractive activities to be performed in class. Some teachers consider that the child as it grows should reduce the plays to learn systematized content. Finally, we conclude that to the teachers it is essential to emphasize the fun and games, but intentionally and in a planned manner.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501FERREIRA, Erliane Miranda da Rocha.CASTRO, Cícera Alteniza Duarte de.BRAGA, Márcia Bezerra.2015-12-032019-07-03T20:09:00Z2019-07-032019-07-03T20:09:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4687BRAGA, Márcia Bezerra. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem: o que pensam professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T12:58:20Zoai:localhost:riufcg/4687Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T12:58:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico no processo de ensino-aprendizagem: o que pensam professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
The ludic in the teaching-learning process: what teachers think of the initial years of elementary school.
title O lúdico no processo de ensino-aprendizagem: o que pensam professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle O lúdico no processo de ensino-aprendizagem: o que pensam professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
BRAGA, Márcia Bezerra.
Ludicidade
Jogos e brincadeiras
Recursos pedagógicos - brincadeiras
Aprendizagem
Ludicidade
Games and Play
Teaching resources - jokes
Learning
Educação.
title_short O lúdico no processo de ensino-aprendizagem: o que pensam professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full O lúdico no processo de ensino-aprendizagem: o que pensam professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr O lúdico no processo de ensino-aprendizagem: o que pensam professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed O lúdico no processo de ensino-aprendizagem: o que pensam professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
title_sort O lúdico no processo de ensino-aprendizagem: o que pensam professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
author BRAGA, Márcia Bezerra.
author_facet BRAGA, Márcia Bezerra.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Zildene Francisca.
PEREIRA, Z. F.
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
FERREIRA, Erliane Miranda da Rocha.
CASTRO, Cícera Alteniza Duarte de.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRAGA, Márcia Bezerra.
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Jogos e brincadeiras
Recursos pedagógicos - brincadeiras
Aprendizagem
Ludicidade
Games and Play
Teaching resources - jokes
Learning
Educação.
topic Ludicidade
Jogos e brincadeiras
Recursos pedagógicos - brincadeiras
Aprendizagem
Ludicidade
Games and Play
Teaching resources - jokes
Learning
Educação.
description Este trabalho tem como objetivos analisar a utilização do lúdico como recurso pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da perspectiva de professores e os objetivos específicos são: discutir a importância do lúdico para o processo de ensino- aprendizagem dos conteúdos; refletir como os professores utilizam jogos e brincadeiras em sala de aula e investigar se os professores trabalham com o lúdico em sala de aula de maneira proposital. A pesquisa foi realizada com quatro professoras do 1° ao 5° Ano de uma Escola Pública Municipal da cidade de Nazarezinho/PB, a partir de um questionário contendo seis questões. Estudamos a temática a partir dos autores como: Rau (2011), Angotti (2010), Almeida (1998), Craidy e Kaercher (2001), Malluf (2008), dentre outros. Esses autores trabalham a importância de jogos e brincadeiras para que a criança tenha um melhor desenvolvimento, pois a partir dessa consideração a criança poderá obter um melhor processo de ensino- aprendizagem. É importante, ainda, enfatizarmos que é fundamental que o professor insira a ludicidade em sua metodologia e a utilize como uma ferramenta pedagógica a mais, mediante esse entendimento a criança terá uma aprendizagem significativa. Dessa forma compreendemos a partir das falas das professoras que o lúdico deverá ser trabalhado considerando o repasse de conteúdos, mas todas elas vêem o lúdico como atividades atrativas fundamentais a serem realizadas em sala de aula. Algumas professoras consideram que a criança à medida que cresce deverá diminuir as brincadeiras para aprender conteúdos sistematizados. Por fim, concluímos que para as professoras é fundamental que seja levado em conta as brincadeiras e jogos, mas de forma intencional e planejada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-03
2019-07-03T20:09:00Z
2019-07-03
2019-07-03T20:09:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4687
BRAGA, Márcia Bezerra. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem: o que pensam professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4687
identifier_str_mv BRAGA, Márcia Bezerra. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem: o que pensam professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744379468840960