A professora primária republicana, uma leitura de condutas femininas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34134 |
Resumo: | Este trabalho analisa a conduta da professora primária a partir de sua formação na Escola Normal de Natal, bem como de sua atuação nos Grupos Escolares do Rio Grande do Norte, no período de 1908 a 1920. A Reforma do Ensino Primário (Lei n. 249, de 22 de novembro de 1907), operacionalizada pelo Decreto n. 178, de 29 de abril de 1908, reabriu a Escola Normal de Natal para a formação de professores primários de ambos os sexos e criou uma rede de Grupos Escolares. O Grupo Escolar Augusto Severo (Decreto n. 174, de 5 de março de 1908) foi o primeiro do gênero a ser instalado na capital, no bairro da Ribeira, ao lado do Teatro Carlos Gomes. Inaugurado solenemente a 12 de junho do mesmo ano servia aos mestres normalistas para a experimentação da Pedagogia Moderna. Pesquisamos nas fontes disponíveis no acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, tais como o jornal A República, a revista Pedagogium, Leis e Decretos do Governo, Regimentos Escolares, como também fotografias. Utilizamos Atas, Ofícios, Relatórios Anuais da Diretoria Geral de Instrução Pública, Livro de Honra e Diários de Classe, provenientes do Arquivo Público do Estado. O diálogo com esses documentos evidencia uma configuração na qual os códigos de conduta, para além de prescrições, constituem-se como um habitus reservado para a professora primária. A Escola Normal de Natal e os Grupos Escolares são, por assim dizer, instituições de práticas educacionais, espaços de construção de símbolos republicanos e de sentidos para a mulher no exercício do magistério. Servem para a aprendizagem prática e às vivências formativas que forjam uma mulher particular, a professora primária, como também o pretenso cidadão republicano. Muitas das professoras diplomadas no Curso Normal foram responsáveis pela educação de gerações e para a formação da sociedade letrada norte-rio-grandense. |
id |
UFCG_c8fdf44238d92e01a97213870ce29ed2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34134 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A professora primária republicana, uma leitura de condutas femininas.The republican primary school teacher, a reading of feminine behavior.Condutas femininasProfessoras primárias - Brasil republicanoEscola Normal de NatalGrupos escolares - Rio Grande do NorteNormalistasInstituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do NorteRegimentos escolaresJornal a RepúblicaRevista PedagogiumArquivo Público do Estado do Rio Grande do NorteHistória da Educação - Natal - RNFeminine conductPrimary teachers - republican BrazilNatal Normal SchoolSchool groups - Rio Grande do NorteNormalistsHistorical and Geographic Institute of Rio Grande do NorteSchool regulationsNewspaper the RepublicPedagogium MagazinePublic Archive of the State of Rio Grande do NorteHistory of Education - Natal - RNHistória.Educação.Este trabalho analisa a conduta da professora primária a partir de sua formação na Escola Normal de Natal, bem como de sua atuação nos Grupos Escolares do Rio Grande do Norte, no período de 1908 a 1920. A Reforma do Ensino Primário (Lei n. 249, de 22 de novembro de 1907), operacionalizada pelo Decreto n. 178, de 29 de abril de 1908, reabriu a Escola Normal de Natal para a formação de professores primários de ambos os sexos e criou uma rede de Grupos Escolares. O Grupo Escolar Augusto Severo (Decreto n. 174, de 5 de março de 1908) foi o primeiro do gênero a ser instalado na capital, no bairro da Ribeira, ao lado do Teatro Carlos Gomes. Inaugurado solenemente a 12 de junho do mesmo ano servia aos mestres normalistas para a experimentação da Pedagogia Moderna. Pesquisamos nas fontes disponíveis no acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, tais como o jornal A República, a revista Pedagogium, Leis e Decretos do Governo, Regimentos Escolares, como também fotografias. Utilizamos Atas, Ofícios, Relatórios Anuais da Diretoria Geral de Instrução Pública, Livro de Honra e Diários de Classe, provenientes do Arquivo Público do Estado. O diálogo com esses documentos evidencia uma configuração na qual os códigos de conduta, para além de prescrições, constituem-se como um habitus reservado para a professora primária. A Escola Normal de Natal e os Grupos Escolares são, por assim dizer, instituições de práticas educacionais, espaços de construção de símbolos republicanos e de sentidos para a mulher no exercício do magistério. Servem para a aprendizagem prática e às vivências formativas que forjam uma mulher particular, a professora primária, como também o pretenso cidadão republicano. Muitas das professoras diplomadas no Curso Normal foram responsáveis pela educação de gerações e para a formação da sociedade letrada norte-rio-grandense.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-26T18:03:40Z2024-01-262024-01-26T18:03:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34134SILVA, Francinaide de Lima; MORAIS, Maria Arisnete Câmara de. A professora primária republicana, uma leitura de condutas femininas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1101-1108. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34134porSILVA, Francinaide de Lima.MORAIS, Maria Arisnete Câmara de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-26T18:04:03Zoai:localhost:riufcg/34134Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-26T18:04:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A professora primária republicana, uma leitura de condutas femininas. The republican primary school teacher, a reading of feminine behavior. |
title |
A professora primária republicana, uma leitura de condutas femininas. |
spellingShingle |
A professora primária republicana, uma leitura de condutas femininas. SILVA, Francinaide de Lima. Condutas femininas Professoras primárias - Brasil republicano Escola Normal de Natal Grupos escolares - Rio Grande do Norte Normalistas Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte Regimentos escolares Jornal a República Revista Pedagogium Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Norte História da Educação - Natal - RN Feminine conduct Primary teachers - republican Brazil Natal Normal School School groups - Rio Grande do Norte Normalists Historical and Geographic Institute of Rio Grande do Norte School regulations Newspaper the Republic Pedagogium Magazine Public Archive of the State of Rio Grande do Norte History of Education - Natal - RN História. Educação. |
title_short |
A professora primária republicana, uma leitura de condutas femininas. |
title_full |
A professora primária republicana, uma leitura de condutas femininas. |
title_fullStr |
A professora primária republicana, uma leitura de condutas femininas. |
title_full_unstemmed |
A professora primária republicana, uma leitura de condutas femininas. |
title_sort |
A professora primária republicana, uma leitura de condutas femininas. |
author |
SILVA, Francinaide de Lima. |
author_facet |
SILVA, Francinaide de Lima. MORAIS, Maria Arisnete Câmara de. |
author_role |
author |
author2 |
MORAIS, Maria Arisnete Câmara de. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Francinaide de Lima. MORAIS, Maria Arisnete Câmara de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Condutas femininas Professoras primárias - Brasil republicano Escola Normal de Natal Grupos escolares - Rio Grande do Norte Normalistas Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte Regimentos escolares Jornal a República Revista Pedagogium Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Norte História da Educação - Natal - RN Feminine conduct Primary teachers - republican Brazil Natal Normal School School groups - Rio Grande do Norte Normalists Historical and Geographic Institute of Rio Grande do Norte School regulations Newspaper the Republic Pedagogium Magazine Public Archive of the State of Rio Grande do Norte History of Education - Natal - RN História. Educação. |
topic |
Condutas femininas Professoras primárias - Brasil republicano Escola Normal de Natal Grupos escolares - Rio Grande do Norte Normalistas Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte Regimentos escolares Jornal a República Revista Pedagogium Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Norte História da Educação - Natal - RN Feminine conduct Primary teachers - republican Brazil Natal Normal School School groups - Rio Grande do Norte Normalists Historical and Geographic Institute of Rio Grande do Norte School regulations Newspaper the Republic Pedagogium Magazine Public Archive of the State of Rio Grande do Norte History of Education - Natal - RN História. Educação. |
description |
Este trabalho analisa a conduta da professora primária a partir de sua formação na Escola Normal de Natal, bem como de sua atuação nos Grupos Escolares do Rio Grande do Norte, no período de 1908 a 1920. A Reforma do Ensino Primário (Lei n. 249, de 22 de novembro de 1907), operacionalizada pelo Decreto n. 178, de 29 de abril de 1908, reabriu a Escola Normal de Natal para a formação de professores primários de ambos os sexos e criou uma rede de Grupos Escolares. O Grupo Escolar Augusto Severo (Decreto n. 174, de 5 de março de 1908) foi o primeiro do gênero a ser instalado na capital, no bairro da Ribeira, ao lado do Teatro Carlos Gomes. Inaugurado solenemente a 12 de junho do mesmo ano servia aos mestres normalistas para a experimentação da Pedagogia Moderna. Pesquisamos nas fontes disponíveis no acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, tais como o jornal A República, a revista Pedagogium, Leis e Decretos do Governo, Regimentos Escolares, como também fotografias. Utilizamos Atas, Ofícios, Relatórios Anuais da Diretoria Geral de Instrução Pública, Livro de Honra e Diários de Classe, provenientes do Arquivo Público do Estado. O diálogo com esses documentos evidencia uma configuração na qual os códigos de conduta, para além de prescrições, constituem-se como um habitus reservado para a professora primária. A Escola Normal de Natal e os Grupos Escolares são, por assim dizer, instituições de práticas educacionais, espaços de construção de símbolos republicanos e de sentidos para a mulher no exercício do magistério. Servem para a aprendizagem prática e às vivências formativas que forjam uma mulher particular, a professora primária, como também o pretenso cidadão republicano. Muitas das professoras diplomadas no Curso Normal foram responsáveis pela educação de gerações e para a formação da sociedade letrada norte-rio-grandense. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-01-26T18:03:40Z 2024-01-26 2024-01-26T18:03:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34134 SILVA, Francinaide de Lima; MORAIS, Maria Arisnete Câmara de. A professora primária republicana, uma leitura de condutas femininas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1101-1108. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34134 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34134 |
identifier_str_mv |
SILVA, Francinaide de Lima; MORAIS, Maria Arisnete Câmara de. A professora primária republicana, uma leitura de condutas femininas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1101-1108. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744610559262720 |