A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.costa2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5578 |
Resumo: | A inclusão escolar é regulamentada no Brasil há muitos anos e têm o objetivo de promover educação escolar à todos, independentemente. No entanto, mesmo com as determinações em leis para sua efetivação, o processo inclusivo encontra muitos desafios para que de fato aconteça. Baseando-se nessas regulamentações, este estudo tem o objetivo de investigar como a escola regular organiza-se para inclusão de crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo. Nesse sentido, buscou-se investigar a questão organizacional de uma escola municipal da cidade de Sumé- PB, que tem entre os seus alunos uma criança autista. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os profissionais da escola que trabalham diretamente com o aluno autista. As entrevistas foram gravadas, transcritas e categorizadas a partir da Análise de Conteúdo temática proposta por Bardin. Os resultados da análise do estudo contribuíram para entendermos como acontece a inclusão dos alunos autistas na escola regular. Sugere-se que novos estudos sobre a temática da inclusão escolar de crianças autistas observem a interação da criança no âmbito escolar. |
id |
UFCG_cd608fc3f3e51b3e87ca34398f294ee1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5578 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso.The inclusion of children with autism spectrum in regular education: a case study.Educação - EscolaInclusãoAutismoEducation - SchoolInclusionAutismA inclusão escolar é regulamentada no Brasil há muitos anos e têm o objetivo de promover educação escolar à todos, independentemente. No entanto, mesmo com as determinações em leis para sua efetivação, o processo inclusivo encontra muitos desafios para que de fato aconteça. Baseando-se nessas regulamentações, este estudo tem o objetivo de investigar como a escola regular organiza-se para inclusão de crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo. Nesse sentido, buscou-se investigar a questão organizacional de uma escola municipal da cidade de Sumé- PB, que tem entre os seus alunos uma criança autista. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os profissionais da escola que trabalham diretamente com o aluno autista. As entrevistas foram gravadas, transcritas e categorizadas a partir da Análise de Conteúdo temática proposta por Bardin. Os resultados da análise do estudo contribuíram para entendermos como acontece a inclusão dos alunos autistas na escola regular. Sugere-se que novos estudos sobre a temática da inclusão escolar de crianças autistas observem a interação da criança no âmbito escolar.School inclusion is regulated in Brazil for many years and has the objective of promoting education for all, regardless. However, even with the provisions in laws for their enforcement, the inclusive processes have many challenges to what actually happens. Based on these regulations, this study aims to investigate how the regular school is organized to include children diagnosed with Autism Spectrum Disorder. In this sense, we sought to investigate the organizational issue of a municipal school in the city of Sumé- PB, which has among its students an autistic child. To obtain data, semi-structured interviews were conducted with school professionals working directly with the autistic student. Interviews were recorded, transcribed and categorized from the thematic content analysis proposed by Bardin. The study of the interviews results contributed to understand how actually happens inclusion of autistic students in regular schools. It is suggested that further studies on the issue of school inclusion of autistic children observe the child's interaction in schools.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMEDEIROS, Carolina Silva de.MEDEIROS, C. S.http://lattes.cnpq.br/3775370812173796SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.COSTA, Amanda da Silva.2015-12-022019-08-08T19:54:18Z2019-08-082019-08-08T19:54:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.costa2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5578COSTA, Amanda da Silva. A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso. 2015. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5578porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-23T18:18:44Zoai:localhost:riufcg/5578Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-23T18:18:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso. The inclusion of children with autism spectrum in regular education: a case study. |
title |
A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso. |
spellingShingle |
A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso. COSTA, Amanda da Silva. Educação - Escola Inclusão Autismo Education - School Inclusion Autism |
title_short |
A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso. |
title_full |
A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso. |
title_fullStr |
A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso. |
title_full_unstemmed |
A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso. |
title_sort |
A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso. |
author |
COSTA, Amanda da Silva. |
author_facet |
COSTA, Amanda da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MEDEIROS, Carolina Silva de. MEDEIROS, C. S. http://lattes.cnpq.br/3775370812173796 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Amanda da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Escola Inclusão Autismo Education - School Inclusion Autism |
topic |
Educação - Escola Inclusão Autismo Education - School Inclusion Autism |
description |
A inclusão escolar é regulamentada no Brasil há muitos anos e têm o objetivo de promover educação escolar à todos, independentemente. No entanto, mesmo com as determinações em leis para sua efetivação, o processo inclusivo encontra muitos desafios para que de fato aconteça. Baseando-se nessas regulamentações, este estudo tem o objetivo de investigar como a escola regular organiza-se para inclusão de crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo. Nesse sentido, buscou-se investigar a questão organizacional de uma escola municipal da cidade de Sumé- PB, que tem entre os seus alunos uma criança autista. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os profissionais da escola que trabalham diretamente com o aluno autista. As entrevistas foram gravadas, transcritas e categorizadas a partir da Análise de Conteúdo temática proposta por Bardin. Os resultados da análise do estudo contribuíram para entendermos como acontece a inclusão dos alunos autistas na escola regular. Sugere-se que novos estudos sobre a temática da inclusão escolar de crianças autistas observem a interação da criança no âmbito escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-02 2019-08-08T19:54:18Z 2019-08-08 2019-08-08T19:54:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.costa2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5578 COSTA, Amanda da Silva. A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso. 2015. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5578 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.costa2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5578 |
identifier_str_mv |
COSTA, Amanda da Silva. A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso. 2015. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744385069285376 |