A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Amanda da Silva.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.costa2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5578
Resumo: A inclusão escolar é regulamentada no Brasil há muitos anos e têm o objetivo de promover educação escolar à todos, independentemente. No entanto, mesmo com as determinações em leis para sua efetivação, o processo inclusivo encontra muitos desafios para que de fato aconteça. Baseando-se nessas regulamentações, este estudo tem o objetivo de investigar como a escola regular organiza-se para inclusão de crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo. Nesse sentido, buscou-se investigar a questão organizacional de uma escola municipal da cidade de Sumé- PB, que tem entre os seus alunos uma criança autista. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os profissionais da escola que trabalham diretamente com o aluno autista. As entrevistas foram gravadas, transcritas e categorizadas a partir da Análise de Conteúdo temática proposta por Bardin. Os resultados da análise do estudo contribuíram para entendermos como acontece a inclusão dos alunos autistas na escola regular. Sugere-se que novos estudos sobre a temática da inclusão escolar de crianças autistas observem a interação da criança no âmbito escolar.
id UFCG_cd608fc3f3e51b3e87ca34398f294ee1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5578
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso.The inclusion of children with autism spectrum in regular education: a case study.Educação - EscolaInclusãoAutismoEducation - SchoolInclusionAutismA inclusão escolar é regulamentada no Brasil há muitos anos e têm o objetivo de promover educação escolar à todos, independentemente. No entanto, mesmo com as determinações em leis para sua efetivação, o processo inclusivo encontra muitos desafios para que de fato aconteça. Baseando-se nessas regulamentações, este estudo tem o objetivo de investigar como a escola regular organiza-se para inclusão de crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo. Nesse sentido, buscou-se investigar a questão organizacional de uma escola municipal da cidade de Sumé- PB, que tem entre os seus alunos uma criança autista. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os profissionais da escola que trabalham diretamente com o aluno autista. As entrevistas foram gravadas, transcritas e categorizadas a partir da Análise de Conteúdo temática proposta por Bardin. Os resultados da análise do estudo contribuíram para entendermos como acontece a inclusão dos alunos autistas na escola regular. Sugere-se que novos estudos sobre a temática da inclusão escolar de crianças autistas observem a interação da criança no âmbito escolar.School inclusion is regulated in Brazil for many years and has the objective of promoting education for all, regardless. However, even with the provisions in laws for their enforcement, the inclusive processes have many challenges to what actually happens. Based on these regulations, this study aims to investigate how the regular school is organized to include children diagnosed with Autism Spectrum Disorder. In this sense, we sought to investigate the organizational issue of a municipal school in the city of Sumé- PB, which has among its students an autistic child. To obtain data, semi-structured interviews were conducted with school professionals working directly with the autistic student. Interviews were recorded, transcribed and categorized from the thematic content analysis proposed by Bardin. The study of the interviews results contributed to understand how actually happens inclusion of autistic students in regular schools. It is suggested that further studies on the issue of school inclusion of autistic children observe the child's interaction in schools.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMEDEIROS, Carolina Silva de.MEDEIROS, C. S.http://lattes.cnpq.br/3775370812173796SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.COSTA, Amanda da Silva.2015-12-022019-08-08T19:54:18Z2019-08-082019-08-08T19:54:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.costa2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5578COSTA, Amanda da Silva. A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso. 2015. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5578porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-23T18:18:44Zoai:localhost:riufcg/5578Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-23T18:18:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso.
The inclusion of children with autism spectrum in regular education: a case study.
title A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso.
spellingShingle A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso.
COSTA, Amanda da Silva.
Educação - Escola
Inclusão
Autismo
Education - School
Inclusion
Autism
title_short A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso.
title_full A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso.
title_fullStr A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso.
title_full_unstemmed A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso.
title_sort A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso.
author COSTA, Amanda da Silva.
author_facet COSTA, Amanda da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MEDEIROS, Carolina Silva de.
MEDEIROS, C. S.
http://lattes.cnpq.br/3775370812173796
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Amanda da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Escola
Inclusão
Autismo
Education - School
Inclusion
Autism
topic Educação - Escola
Inclusão
Autismo
Education - School
Inclusion
Autism
description A inclusão escolar é regulamentada no Brasil há muitos anos e têm o objetivo de promover educação escolar à todos, independentemente. No entanto, mesmo com as determinações em leis para sua efetivação, o processo inclusivo encontra muitos desafios para que de fato aconteça. Baseando-se nessas regulamentações, este estudo tem o objetivo de investigar como a escola regular organiza-se para inclusão de crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo. Nesse sentido, buscou-se investigar a questão organizacional de uma escola municipal da cidade de Sumé- PB, que tem entre os seus alunos uma criança autista. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os profissionais da escola que trabalham diretamente com o aluno autista. As entrevistas foram gravadas, transcritas e categorizadas a partir da Análise de Conteúdo temática proposta por Bardin. Os resultados da análise do estudo contribuíram para entendermos como acontece a inclusão dos alunos autistas na escola regular. Sugere-se que novos estudos sobre a temática da inclusão escolar de crianças autistas observem a interação da criança no âmbito escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-02
2019-08-08T19:54:18Z
2019-08-08
2019-08-08T19:54:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.costa2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5578
COSTA, Amanda da Silva. A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso. 2015. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5578
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.costa2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5578
identifier_str_mv COSTA, Amanda da Silva. A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso. 2015. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744385069285376