O ensino de geografia a partir da experiência do estágio supervisionado.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9439 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo discutir e analisar o processo de ensino aprendizagem no ensino de geografia na turma do 3º ano A da Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Joaquin Lacerda Leite, situada no município de São José de Piranhas-PB. Para realização desse estudo formatamos uma discussão sobre a trajetória histórica escolar da geografia, abordando algumas permanências e mudanças encontradas no século XXI. Logo após foi realizado um levantamento critico sobre a formação dos professores em geografia, trazendo a tona alguns obstáculos e desafios mediante a formação. E por fim evidenciamos a importância de uma proposta metodológica voltada para as necessidades educacionais e sociais dos discentes, tendo em vista que as tecnologias de informação e comunicação oferecem critérios que impulsionam o processo de ensino aprendizagem. Para produção dessa pesquisa utilizamos do método qualitativo, sendo firmado através de entrevistas, questionários e observações realizadas em sala de aula, além disso, partimos também de uma analise bibliográfica, tendo como base estrutural alguns autores como: Andrade (2005); Brzezinski (1994); Castellar (2010); Castrogiovanni (1998); Libâneo (2008); Pessoa (2007); Pontuschka (2009) entre outros. Portanto obtivemos como resultado dessa pesquisa, bons resultados, que apontam um desempenho melhor dos professores da disciplina de Geografia, como também no relacionamento de tais professores com os alunos e demais sujeitos da escola, fortalecendo dessa forma o processo de ensino aprendizagem. |
id |
UFCG_cdd8ee54cb5e666d7db830f513117fe1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/9439 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O ensino de geografia a partir da experiência do estágio supervisionado.The teaching of geography from the experience of supervised internship.Ensino de geografiaEstágio supervisionadoGeografia - ensino e aprendizagemGeography TeachingSupervised internshipGeography - Teaching and LearningGeografia.O presente trabalho tem por objetivo discutir e analisar o processo de ensino aprendizagem no ensino de geografia na turma do 3º ano A da Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Joaquin Lacerda Leite, situada no município de São José de Piranhas-PB. Para realização desse estudo formatamos uma discussão sobre a trajetória histórica escolar da geografia, abordando algumas permanências e mudanças encontradas no século XXI. Logo após foi realizado um levantamento critico sobre a formação dos professores em geografia, trazendo a tona alguns obstáculos e desafios mediante a formação. E por fim evidenciamos a importância de uma proposta metodológica voltada para as necessidades educacionais e sociais dos discentes, tendo em vista que as tecnologias de informação e comunicação oferecem critérios que impulsionam o processo de ensino aprendizagem. Para produção dessa pesquisa utilizamos do método qualitativo, sendo firmado através de entrevistas, questionários e observações realizadas em sala de aula, além disso, partimos também de uma analise bibliográfica, tendo como base estrutural alguns autores como: Andrade (2005); Brzezinski (1994); Castellar (2010); Castrogiovanni (1998); Libâneo (2008); Pessoa (2007); Pontuschka (2009) entre outros. Portanto obtivemos como resultado dessa pesquisa, bons resultados, que apontam um desempenho melhor dos professores da disciplina de Geografia, como também no relacionamento de tais professores com os alunos e demais sujeitos da escola, fortalecendo dessa forma o processo de ensino aprendizagem.This work aims to discuss and analyze the teaching-learning process concerning the Geography teaching in the 3rd grade “A” of the State High School Mayor Joaquim Lacerda Leite, located in the town of São José de Piranhas-PB. In order to carry this study out, we developed a discussion about the school historical trajectory of Geography, dealing with some permanences and changes found in the 21 st century. After that, a critical survey was carried out on teachers training, bringing us some obstacles and challenges concerning training. Finally, we highlighted the importance of a methodological proposal focused on the educational and social needs of the students. To illustrate this, the communication and information technologies offer criteria that boost the teaching-learning process. To produce this research, we use the qualitative method, being established through interviews, questionnaires and observations carried out in the classroom. In addition, we have done a bibliographical analysis, with support in some authors such as: Andrade (2005); Brzezinski (1994); Castellar (2010); Castrogiovanni (1998); Libâneo (2008); Pessoa (2007); Pontuschka (2009) among others. Therefore, we obtained as a result of this research, a concern that comes from a bit investment given to education, as well as an endorsement given to Geography teaching. However, in spite of the teachers do not have many resources, they remain doing effort to innovate and improve their methodologies, having in mind the appropriate learning and building knowledge.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGANSELMO, Maria da Glória Vieira.ANSELMO, M. G. V.http://lattes.cnpq.br/8025887374695514ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.LIRA, Tayronne Dantas de.20172019-11-22T21:47:59Z2019-11-222019-11-22T21:47:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9439LIRA, Tayronne Dantas de. O ensino de geografia a partir da experiência do estágio supervisionado. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-24T12:15:43Zoai:localhost:riufcg/9439Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-24T12:15:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de geografia a partir da experiência do estágio supervisionado. The teaching of geography from the experience of supervised internship. |
title |
O ensino de geografia a partir da experiência do estágio supervisionado. |
spellingShingle |
O ensino de geografia a partir da experiência do estágio supervisionado. LIRA, Tayronne Dantas de. Ensino de geografia Estágio supervisionado Geografia - ensino e aprendizagem Geography Teaching Supervised internship Geography - Teaching and Learning Geografia. |
title_short |
O ensino de geografia a partir da experiência do estágio supervisionado. |
title_full |
O ensino de geografia a partir da experiência do estágio supervisionado. |
title_fullStr |
O ensino de geografia a partir da experiência do estágio supervisionado. |
title_full_unstemmed |
O ensino de geografia a partir da experiência do estágio supervisionado. |
title_sort |
O ensino de geografia a partir da experiência do estágio supervisionado. |
author |
LIRA, Tayronne Dantas de. |
author_facet |
LIRA, Tayronne Dantas de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ANSELMO, Maria da Glória Vieira. ANSELMO, M. G. V. http://lattes.cnpq.br/8025887374695514 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIRA, Tayronne Dantas de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Estágio supervisionado Geografia - ensino e aprendizagem Geography Teaching Supervised internship Geography - Teaching and Learning Geografia. |
topic |
Ensino de geografia Estágio supervisionado Geografia - ensino e aprendizagem Geography Teaching Supervised internship Geography - Teaching and Learning Geografia. |
description |
O presente trabalho tem por objetivo discutir e analisar o processo de ensino aprendizagem no ensino de geografia na turma do 3º ano A da Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Joaquin Lacerda Leite, situada no município de São José de Piranhas-PB. Para realização desse estudo formatamos uma discussão sobre a trajetória histórica escolar da geografia, abordando algumas permanências e mudanças encontradas no século XXI. Logo após foi realizado um levantamento critico sobre a formação dos professores em geografia, trazendo a tona alguns obstáculos e desafios mediante a formação. E por fim evidenciamos a importância de uma proposta metodológica voltada para as necessidades educacionais e sociais dos discentes, tendo em vista que as tecnologias de informação e comunicação oferecem critérios que impulsionam o processo de ensino aprendizagem. Para produção dessa pesquisa utilizamos do método qualitativo, sendo firmado através de entrevistas, questionários e observações realizadas em sala de aula, além disso, partimos também de uma analise bibliográfica, tendo como base estrutural alguns autores como: Andrade (2005); Brzezinski (1994); Castellar (2010); Castrogiovanni (1998); Libâneo (2008); Pessoa (2007); Pontuschka (2009) entre outros. Portanto obtivemos como resultado dessa pesquisa, bons resultados, que apontam um desempenho melhor dos professores da disciplina de Geografia, como também no relacionamento de tais professores com os alunos e demais sujeitos da escola, fortalecendo dessa forma o processo de ensino aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-11-22T21:47:59Z 2019-11-22 2019-11-22T21:47:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9439 LIRA, Tayronne Dantas de. O ensino de geografia a partir da experiência do estágio supervisionado. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9439 |
identifier_str_mv |
LIRA, Tayronne Dantas de. O ensino de geografia a partir da experiência do estágio supervisionado. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744415214796800 |