O ensino de geografia no espaço urbano e no rural no município de Aurora Ceará: uma discussão metodológica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUNA, Cicera Jaqueline de.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12821
Resumo: A presente pesquisa propoe-se a fazer uma discussao metodologica sobre o ensino de geografia no campo e na cidade, refletindo sobre os fatores que levam os professores desses espacos a utilizarem em suas aulas uma metodologia tradicional, pautada na memorizacao e na reprodueao do livro didatico. Para atingir esse objetivo, prornovemos, inicialmente, uma discussao teorica acerca da metodologia de ensino de geografia no espaco urbano e rural, buscando analisar se os professores no campo e na cidade relacionam o conteiido com o cotidiano dos alunos, ou seja, se levam em consideracao a especificidade do lugar como metodologia nas aulas de geografia. A seguir, prornovemos uma analise sobre a intcrferencia da formacao docente na metodologia empregada nas aulas de geografia no campo e na cidade. Para a obtencao do resultado no presente trabalho, baseamo-nos em pesquisas empiricas realizadas em duas escolas do Municipio de Aurora-CE, scndo uma escola localizada no campo e outra na cidade. A referida pesquisa foi efetivada com os alunos do 7° e 8° ano do Ensino Fundamental das escolas Tabeliao Jose Pinto Quezado e Antonio Amancio da Cruz, sendo que, a partir da observaclo do cotidiano escolar, foram aplicados questionarios para os alunos e professores desses dois espacos, atraves dos quais buscamos debater sobre a metodologia de ensino de geografia e a interferencia da formacao docente na metodologia empregada, bem como fomentar discussoes sobre os problemas presentes no ensino de geografia.
id UFCG_d30e10f169ef7ab406c8846c53591beb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12821
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino de geografia no espaço urbano e no rural no município de Aurora Ceará: uma discussão metodológica.Geography teaching in urban and rural areas in the municipality of Aurora Ceará: a methodological discussion.Geografia-estudo e ensinoFormação de professores de geografiaEnsino de geografia-Aurora- CearáGeography-study and teachingGeography teacher trainingGeography teaching-Aurora- CearáLicenciatura em Geografia.A presente pesquisa propoe-se a fazer uma discussao metodologica sobre o ensino de geografia no campo e na cidade, refletindo sobre os fatores que levam os professores desses espacos a utilizarem em suas aulas uma metodologia tradicional, pautada na memorizacao e na reprodueao do livro didatico. Para atingir esse objetivo, prornovemos, inicialmente, uma discussao teorica acerca da metodologia de ensino de geografia no espaco urbano e rural, buscando analisar se os professores no campo e na cidade relacionam o conteiido com o cotidiano dos alunos, ou seja, se levam em consideracao a especificidade do lugar como metodologia nas aulas de geografia. A seguir, prornovemos uma analise sobre a intcrferencia da formacao docente na metodologia empregada nas aulas de geografia no campo e na cidade. Para a obtencao do resultado no presente trabalho, baseamo-nos em pesquisas empiricas realizadas em duas escolas do Municipio de Aurora-CE, scndo uma escola localizada no campo e outra na cidade. A referida pesquisa foi efetivada com os alunos do 7° e 8° ano do Ensino Fundamental das escolas Tabeliao Jose Pinto Quezado e Antonio Amancio da Cruz, sendo que, a partir da observaclo do cotidiano escolar, foram aplicados questionarios para os alunos e professores desses dois espacos, atraves dos quais buscamos debater sobre a metodologia de ensino de geografia e a interferencia da formacao docente na metodologia empregada, bem como fomentar discussoes sobre os problemas presentes no ensino de geografia.This research proposes to make a methodological discussion on the teaching of geography of the country and the city, reflecting on the factors that lead teachers to use these spaces in their traditional classes a methodology, based on memorization and reproduction of textbooks. To achieve this goal, we promote an initial theoretical discussion about the methodology of geography teaching in urban and rural areas, trying to analyze whether teachers of rural and urban relate the content with the daily lives of students, ie, are taken into account the specificity of the place as a methodology in geography lessons. Next, we promote an analysis of the interference of teacher training in the methodology used in geography lessons from the field and the city. To obtain the result in the present work, we rely on empirical research conducted in two schools in the city of Aurora-CE is a school located in the field and another in the city. That research was carried out with students of 7th and 8th grade of elementary school school Notary Jose Pinto Quezado and Antonio Amancio Cross, and from the observation of everyday school life, questionnaires were administered to students and teachers of these two spaces, through which we seek to discuss the methodology of teaching geography and interference of teacher training in the methodology, as well as fostering discussions about the problems present in the teaching of geography.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPESSOA, Rodrigo Bezerra.PESSOA, Rodrigo Bezerra.http://lattes.cnpq.br/5290402081480027ARAÚJO, Luciana Medeiros de.RODRIGUES, Valter Ferreira.LUNA, Cicera Jaqueline de.20132020-05-14T18:49:18Z2020-05-142020-05-14T18:49:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12821LUNA, Cicera Jaqueline de. O ensino de geografia no espaço urbano e no rural no município de Aurora Ceará: uma discussão metodológica. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-05T17:32:30Zoai:localhost:riufcg/12821Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-05T17:32:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de geografia no espaço urbano e no rural no município de Aurora Ceará: uma discussão metodológica.
Geography teaching in urban and rural areas in the municipality of Aurora Ceará: a methodological discussion.
title O ensino de geografia no espaço urbano e no rural no município de Aurora Ceará: uma discussão metodológica.
spellingShingle O ensino de geografia no espaço urbano e no rural no município de Aurora Ceará: uma discussão metodológica.
LUNA, Cicera Jaqueline de.
Geografia-estudo e ensino
Formação de professores de geografia
Ensino de geografia-Aurora- Ceará
Geography-study and teaching
Geography teacher training
Geography teaching-Aurora- Ceará
Licenciatura em Geografia.
title_short O ensino de geografia no espaço urbano e no rural no município de Aurora Ceará: uma discussão metodológica.
title_full O ensino de geografia no espaço urbano e no rural no município de Aurora Ceará: uma discussão metodológica.
title_fullStr O ensino de geografia no espaço urbano e no rural no município de Aurora Ceará: uma discussão metodológica.
title_full_unstemmed O ensino de geografia no espaço urbano e no rural no município de Aurora Ceará: uma discussão metodológica.
title_sort O ensino de geografia no espaço urbano e no rural no município de Aurora Ceará: uma discussão metodológica.
author LUNA, Cicera Jaqueline de.
author_facet LUNA, Cicera Jaqueline de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PESSOA, Rodrigo Bezerra.
PESSOA, Rodrigo Bezerra.
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027
ARAÚJO, Luciana Medeiros de.
RODRIGUES, Valter Ferreira.
dc.contributor.author.fl_str_mv LUNA, Cicera Jaqueline de.
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia-estudo e ensino
Formação de professores de geografia
Ensino de geografia-Aurora- Ceará
Geography-study and teaching
Geography teacher training
Geography teaching-Aurora- Ceará
Licenciatura em Geografia.
topic Geografia-estudo e ensino
Formação de professores de geografia
Ensino de geografia-Aurora- Ceará
Geography-study and teaching
Geography teacher training
Geography teaching-Aurora- Ceará
Licenciatura em Geografia.
description A presente pesquisa propoe-se a fazer uma discussao metodologica sobre o ensino de geografia no campo e na cidade, refletindo sobre os fatores que levam os professores desses espacos a utilizarem em suas aulas uma metodologia tradicional, pautada na memorizacao e na reprodueao do livro didatico. Para atingir esse objetivo, prornovemos, inicialmente, uma discussao teorica acerca da metodologia de ensino de geografia no espaco urbano e rural, buscando analisar se os professores no campo e na cidade relacionam o conteiido com o cotidiano dos alunos, ou seja, se levam em consideracao a especificidade do lugar como metodologia nas aulas de geografia. A seguir, prornovemos uma analise sobre a intcrferencia da formacao docente na metodologia empregada nas aulas de geografia no campo e na cidade. Para a obtencao do resultado no presente trabalho, baseamo-nos em pesquisas empiricas realizadas em duas escolas do Municipio de Aurora-CE, scndo uma escola localizada no campo e outra na cidade. A referida pesquisa foi efetivada com os alunos do 7° e 8° ano do Ensino Fundamental das escolas Tabeliao Jose Pinto Quezado e Antonio Amancio da Cruz, sendo que, a partir da observaclo do cotidiano escolar, foram aplicados questionarios para os alunos e professores desses dois espacos, atraves dos quais buscamos debater sobre a metodologia de ensino de geografia e a interferencia da formacao docente na metodologia empregada, bem como fomentar discussoes sobre os problemas presentes no ensino de geografia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2020-05-14T18:49:18Z
2020-05-14
2020-05-14T18:49:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12821
LUNA, Cicera Jaqueline de. O ensino de geografia no espaço urbano e no rural no município de Aurora Ceará: uma discussão metodológica. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12821
identifier_str_mv LUNA, Cicera Jaqueline de. O ensino de geografia no espaço urbano e no rural no município de Aurora Ceará: uma discussão metodológica. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744443652177920