A contribuição do estágio curricular supervisionado na aprendizagem em química para alunos da rede básica de ensino na pós-pandemia da Covid-19.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEVES, Kaliane Santos.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29057
Resumo: O presente trabalho teve como principal objetivo analisar as contribuições do estágio supervisionado na aprendizagem em química no período pós-pandemia levando em consideração sua importância na formação do discente. Para o desenvolvimento da pesquisa, desenvolveu-se um questionário no Google forms direcionado aos alunos da escola onde realizou-se as atividades de regências a fim de que eles avaliassem as aulas de química no período remoto, na volta as aulas presenciais com o professor titular e também as aulas e atividades desenvolvidas durante o estágio de forma presencial. Com efeito das respostas recebidas no formulário, observou-se a insatisfação da maioria dos alunos com o ensino remoto na disciplina de química. Notou-se também que na volta as aulas presenciais há a inserção discreta das metodologias ativas em sala de aula e concluiu-se que a realização do estágio supervisionado em química contribuiu positivamente para a aprendizagem dos alunos na escola diante das avaliações expostas e não menos importante, com a formação do discente de química.
id UFCG_d8ebe9580850d900bc4ab27f0992fda3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29057
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A contribuição do estágio curricular supervisionado na aprendizagem em química para alunos da rede básica de ensino na pós-pandemia da Covid-19.The contribution of the supervised internship in learning in chemistry for students of the basic education network in the post-pandemic of Covid-19.La contribución de la pasantía supervisada en el aprendizaje en química para estudiantes de la red de educación básica en la pospandemia de COVID-19.Ensino de químicaQuímica - ensinoQuímica - estágio curricular supervisionadoQuímica - ensino - pós-pandemiaEstágio supervisionadoAprendizagem em químicaPandemiaChemistry teachingChemistry - curricular internship supervisedChemistry - teaching - post-pandemicSupervised internshipLearning in ChemistryPandemicEnseñanza de la químicaQuímica - enseñanzaQuímica - pasantía curricular supervisadoQuímica - docencia - pospandemiaPasantía supervisadaAprendizaje en QuímicaQuímicaO presente trabalho teve como principal objetivo analisar as contribuições do estágio supervisionado na aprendizagem em química no período pós-pandemia levando em consideração sua importância na formação do discente. Para o desenvolvimento da pesquisa, desenvolveu-se um questionário no Google forms direcionado aos alunos da escola onde realizou-se as atividades de regências a fim de que eles avaliassem as aulas de química no período remoto, na volta as aulas presenciais com o professor titular e também as aulas e atividades desenvolvidas durante o estágio de forma presencial. Com efeito das respostas recebidas no formulário, observou-se a insatisfação da maioria dos alunos com o ensino remoto na disciplina de química. Notou-se também que na volta as aulas presenciais há a inserção discreta das metodologias ativas em sala de aula e concluiu-se que a realização do estágio supervisionado em química contribuiu positivamente para a aprendizagem dos alunos na escola diante das avaliações expostas e não menos importante, com a formação do discente de química.The main objective of the present work was to analyze the contributions of the supervised internship in the learning of chemistry in the post-pandemic period, taking into account its importance in teacher training. For the development of the research, a questionnaire was developed in Google forms directed to the students of the school where the supervised internship activities were carried out so that they could evaluate the chemistry classes in the remote period, when returning to face-to-face classes with the teacher and also to classes and activities developed during the on-site internship. As a result of the responses received on the form, most students were dissatisfied with distance learning in chemistry. It was also observed that when returning to face-to-face classes there is a discreet insertion of active methodologies in the classroom and it was concluded that carrying out the supervised internship in chemistry contributed positively to student learning at school in view of the exposed assessments and not less important, with the teaching training of the chemistry teacher.El presente trabajo tuvo como objetivo principal analizar los aportes de la pasantía aprendizaje supervisado en química en el período pospandemia teniendo en cuenta consideración su importancia en la formación del estudiante. Para el desarrollo de la investigación, se elaboró ​​un cuestionario en formularios de Google dirigido a los alumnos del colegio donde se realizaron actividades de conducción para que pudieran evaluar las clases de química en el período remoto, al regresar a clases presenciales con el director y también clases y actividades desarrolladas durante la pasantía de manera presencial. Con efecto de las respuestas recibido en el formulario, se observó que la mayoría de los estudiantes estaban insatisfechos con la enseñanza a distancia en la disciplina de la química. También se notó que al regresar a las clases presenciales hay un discreta inserción de metodologías activas en el aula y se concluyó que llevar a cabo la pasantía supervisada en química contribuyó positivamente al aprendizaje de los estudiantes en la escuela a la vista de las valoraciones expuestas y no menos importante, con la formación del alumno de Química.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, José Carlos Oliveira.SANTOS, J. C. O.http://lattes.cnpq.br/1930225459216232BARROS, Joana Maria de Farias.BARROS, J. M. F.http://lattes.cnpq.br/1016070459137884LUCENA NETO, Marciano Henrique de.LUCENA NETO, M. H.http://lattes.cnpq.br/4809804711785369NEVES, Kaliane Santos.2023-02-082023-03-14T11:32:03Z2023-03-142023-03-14T11:32:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29057NEVES, Kaliane Santos. A contribuição do estágio curricular supervisionado na aprendizagem em química para alunos da rede básica de ensino na pós-pandemia da Covid-19. 2023. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-14T11:32:03Zoai:localhost:riufcg/29057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-14T11:32:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do estágio curricular supervisionado na aprendizagem em química para alunos da rede básica de ensino na pós-pandemia da Covid-19.
The contribution of the supervised internship in learning in chemistry for students of the basic education network in the post-pandemic of Covid-19.
La contribución de la pasantía supervisada en el aprendizaje en química para estudiantes de la red de educación básica en la pospandemia de COVID-19.
title A contribuição do estágio curricular supervisionado na aprendizagem em química para alunos da rede básica de ensino na pós-pandemia da Covid-19.
spellingShingle A contribuição do estágio curricular supervisionado na aprendizagem em química para alunos da rede básica de ensino na pós-pandemia da Covid-19.
NEVES, Kaliane Santos.
Ensino de química
Química - ensino
Química - estágio curricular supervisionado
Química - ensino - pós-pandemia
Estágio supervisionado
Aprendizagem em química
Pandemia
Chemistry teaching
Chemistry - curricular internship supervised
Chemistry - teaching - post-pandemic
Supervised internship
Learning in Chemistry
Pandemic
Enseñanza de la química
Química - enseñanza
Química - pasantía curricular supervisado
Química - docencia - pospandemia
Pasantía supervisada
Aprendizaje en Química
Química
title_short A contribuição do estágio curricular supervisionado na aprendizagem em química para alunos da rede básica de ensino na pós-pandemia da Covid-19.
title_full A contribuição do estágio curricular supervisionado na aprendizagem em química para alunos da rede básica de ensino na pós-pandemia da Covid-19.
title_fullStr A contribuição do estágio curricular supervisionado na aprendizagem em química para alunos da rede básica de ensino na pós-pandemia da Covid-19.
title_full_unstemmed A contribuição do estágio curricular supervisionado na aprendizagem em química para alunos da rede básica de ensino na pós-pandemia da Covid-19.
title_sort A contribuição do estágio curricular supervisionado na aprendizagem em química para alunos da rede básica de ensino na pós-pandemia da Covid-19.
author NEVES, Kaliane Santos.
author_facet NEVES, Kaliane Santos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, José Carlos Oliveira.
SANTOS, J. C. O.
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232
BARROS, Joana Maria de Farias.
BARROS, J. M. F.
http://lattes.cnpq.br/1016070459137884
LUCENA NETO, Marciano Henrique de.
LUCENA NETO, M. H.
http://lattes.cnpq.br/4809804711785369
dc.contributor.author.fl_str_mv NEVES, Kaliane Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Química - ensino
Química - estágio curricular supervisionado
Química - ensino - pós-pandemia
Estágio supervisionado
Aprendizagem em química
Pandemia
Chemistry teaching
Chemistry - curricular internship supervised
Chemistry - teaching - post-pandemic
Supervised internship
Learning in Chemistry
Pandemic
Enseñanza de la química
Química - enseñanza
Química - pasantía curricular supervisado
Química - docencia - pospandemia
Pasantía supervisada
Aprendizaje en Química
Química
topic Ensino de química
Química - ensino
Química - estágio curricular supervisionado
Química - ensino - pós-pandemia
Estágio supervisionado
Aprendizagem em química
Pandemia
Chemistry teaching
Chemistry - curricular internship supervised
Chemistry - teaching - post-pandemic
Supervised internship
Learning in Chemistry
Pandemic
Enseñanza de la química
Química - enseñanza
Química - pasantía curricular supervisado
Química - docencia - pospandemia
Pasantía supervisada
Aprendizaje en Química
Química
description O presente trabalho teve como principal objetivo analisar as contribuições do estágio supervisionado na aprendizagem em química no período pós-pandemia levando em consideração sua importância na formação do discente. Para o desenvolvimento da pesquisa, desenvolveu-se um questionário no Google forms direcionado aos alunos da escola onde realizou-se as atividades de regências a fim de que eles avaliassem as aulas de química no período remoto, na volta as aulas presenciais com o professor titular e também as aulas e atividades desenvolvidas durante o estágio de forma presencial. Com efeito das respostas recebidas no formulário, observou-se a insatisfação da maioria dos alunos com o ensino remoto na disciplina de química. Notou-se também que na volta as aulas presenciais há a inserção discreta das metodologias ativas em sala de aula e concluiu-se que a realização do estágio supervisionado em química contribuiu positivamente para a aprendizagem dos alunos na escola diante das avaliações expostas e não menos importante, com a formação do discente de química.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-08
2023-03-14T11:32:03Z
2023-03-14
2023-03-14T11:32:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29057
NEVES, Kaliane Santos. A contribuição do estágio curricular supervisionado na aprendizagem em química para alunos da rede básica de ensino na pós-pandemia da Covid-19. 2023. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29057
identifier_str_mv NEVES, Kaliane Santos. A contribuição do estágio curricular supervisionado na aprendizagem em química para alunos da rede básica de ensino na pós-pandemia da Covid-19. 2023. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744570383073280