Práticas de multiletramentos no ensino remoto: uma proposta pedagógica de ensino de Língua Inglesa baseada na aprendizagem por desing.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Ana Beatriz da Costa.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30769
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo compreender os multiletramentos como uma proposta pedagógica de ensino remoto de Língua Inglesa em tempos de pandemia do covid-19, acometida a partir do ano de 2020, utilizando-se do conceito de Learning by Design. Para isso, foram utilizados autores como Soares (2009), Kleiman (2005), e Rojo (2004, 2009 e 2015) para apresentar os conceitos de letramento e multiletramentos. Ainda na primeira seção, são usados Cope e Kalantzis (2015), para definir o Learning by Design como uma teoria da pedagogia dos multiletramentos, baseando-se em quatro movimentos do conhecimento; e Anecleto e Oliveira (2019), juntamente com Dias e Strecker (2019), para tratar acerca das tecnologias digitais atreladas ao processo de ensino e aprendizagem. Também são usados Moser (2020), e Schneider e Schneider (2020) sobre os desafios do ensino à distância durante o período pandêmico; e Moreira e Dias- Trindade (2020), com a definição de educação à distância. Com isso, a proposta didática apresentada aqui pôde nos nortear acerca da construção do conhecimento como uma via de mão dupla entre o ensino e a aprendizagem, integrados em âmbitos educacionais - reais e virtuais - baseados nos movimentos do conhecimento (experienciar, conceituar, analisar e aplicar), sendo viável sua aplicação em sala de aula durante o período pandêmico.
id UFCG_da3d1cc699765d00d2ae4352fdb04010
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30769
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Práticas de multiletramentos no ensino remoto: uma proposta pedagógica de ensino de Língua Inglesa baseada na aprendizagem por desing.Multiliteracy practices in remote teaching: a pedagogical proposal for teaching English based on learning by design.Ensino à distânciaMultiletramentosLearning by DesignPandemia da COVID 19 - ensino remotoTecnologias digitaisEnsino de língua inglesaAprendizagem por designLíngua Inglesa - ensino remotoDistance learningMultiliteraciesCOVID 19 pandemic - remote teachingDigital technologiesEnglish language teachingLearning by designEnglish language - remote teachingLinguística.Linguística.Letras - Língua Inglesa.Este trabalho tem como principal objetivo compreender os multiletramentos como uma proposta pedagógica de ensino remoto de Língua Inglesa em tempos de pandemia do covid-19, acometida a partir do ano de 2020, utilizando-se do conceito de Learning by Design. Para isso, foram utilizados autores como Soares (2009), Kleiman (2005), e Rojo (2004, 2009 e 2015) para apresentar os conceitos de letramento e multiletramentos. Ainda na primeira seção, são usados Cope e Kalantzis (2015), para definir o Learning by Design como uma teoria da pedagogia dos multiletramentos, baseando-se em quatro movimentos do conhecimento; e Anecleto e Oliveira (2019), juntamente com Dias e Strecker (2019), para tratar acerca das tecnologias digitais atreladas ao processo de ensino e aprendizagem. Também são usados Moser (2020), e Schneider e Schneider (2020) sobre os desafios do ensino à distância durante o período pandêmico; e Moreira e Dias- Trindade (2020), com a definição de educação à distância. Com isso, a proposta didática apresentada aqui pôde nos nortear acerca da construção do conhecimento como uma via de mão dupla entre o ensino e a aprendizagem, integrados em âmbitos educacionais - reais e virtuais - baseados nos movimentos do conhecimento (experienciar, conceituar, analisar e aplicar), sendo viável sua aplicação em sala de aula durante o período pandêmico.The main objective of this work is to understand multiliteracies as a pedagogical proposal for remote teaching of the English language in times of the covid-19 pandemic, affected from the year 2020, using the concept of Learning by Design. For this, authors such as Soares (2009), Kleiman (2005), and Rojo (2004, 2009 and 2015) were used to present the concepts of literacy and multiliteracies. Still in the first section, Cope and Kalantzis (2015) are used to define Learning by Design as a theory of multiliteracy pedagogy, based on Knowledge Processes; and Anecleto and Oliveira (2019), along with Dias and Strecker (2019), to deal with digital technologies related to the teaching and learning process. Moser (2020) and Schneider and Schneider (2020) are also used on the challenges of distance learning during the pandemic period; and Moreira and Dias- Trindade (2020), with the definition of distance education. With that, the didactic proposal presented here could guide us about the construction of knowledge as a two-way street between teaching and learning, integrated in educational scopes - real and virtual - based on knowledge movements (experience, conceptualize, analyze and apply), and its application in the classroom during the pandemic period is feasible.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Fabione Gomes da.SILVA, F. G.http://lattes.cnpq.br/7197728095907519BRAGA, Elinaldo Menezes.MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de.MELO, Ana Beatriz da Costa.2023-06-212023-07-11T15:01:58Z2023-07-112023-07-11T15:01:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30769MELO, Ana Beatriz da Costa. Práticas de multiletramentos no ensino remoto: uma proposta pedagógica de ensino de Língua Inglesa baseada na aprendizagem por desing. 2023. 51f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-31T18:43:41Zoai:localhost:riufcg/30769Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-31T18:43:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de multiletramentos no ensino remoto: uma proposta pedagógica de ensino de Língua Inglesa baseada na aprendizagem por desing.
Multiliteracy practices in remote teaching: a pedagogical proposal for teaching English based on learning by design.
title Práticas de multiletramentos no ensino remoto: uma proposta pedagógica de ensino de Língua Inglesa baseada na aprendizagem por desing.
spellingShingle Práticas de multiletramentos no ensino remoto: uma proposta pedagógica de ensino de Língua Inglesa baseada na aprendizagem por desing.
MELO, Ana Beatriz da Costa.
Ensino à distância
Multiletramentos
Learning by Design
Pandemia da COVID 19 - ensino remoto
Tecnologias digitais
Ensino de língua inglesa
Aprendizagem por design
Língua Inglesa - ensino remoto
Distance learning
Multiliteracies
COVID 19 pandemic - remote teaching
Digital technologies
English language teaching
Learning by design
English language - remote teaching
Linguística.
Linguística.
Letras - Língua Inglesa.
title_short Práticas de multiletramentos no ensino remoto: uma proposta pedagógica de ensino de Língua Inglesa baseada na aprendizagem por desing.
title_full Práticas de multiletramentos no ensino remoto: uma proposta pedagógica de ensino de Língua Inglesa baseada na aprendizagem por desing.
title_fullStr Práticas de multiletramentos no ensino remoto: uma proposta pedagógica de ensino de Língua Inglesa baseada na aprendizagem por desing.
title_full_unstemmed Práticas de multiletramentos no ensino remoto: uma proposta pedagógica de ensino de Língua Inglesa baseada na aprendizagem por desing.
title_sort Práticas de multiletramentos no ensino remoto: uma proposta pedagógica de ensino de Língua Inglesa baseada na aprendizagem por desing.
author MELO, Ana Beatriz da Costa.
author_facet MELO, Ana Beatriz da Costa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Fabione Gomes da.
SILVA, F. G.
http://lattes.cnpq.br/7197728095907519
BRAGA, Elinaldo Menezes.
MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de.
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, Ana Beatriz da Costa.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino à distância
Multiletramentos
Learning by Design
Pandemia da COVID 19 - ensino remoto
Tecnologias digitais
Ensino de língua inglesa
Aprendizagem por design
Língua Inglesa - ensino remoto
Distance learning
Multiliteracies
COVID 19 pandemic - remote teaching
Digital technologies
English language teaching
Learning by design
English language - remote teaching
Linguística.
Linguística.
Letras - Língua Inglesa.
topic Ensino à distância
Multiletramentos
Learning by Design
Pandemia da COVID 19 - ensino remoto
Tecnologias digitais
Ensino de língua inglesa
Aprendizagem por design
Língua Inglesa - ensino remoto
Distance learning
Multiliteracies
COVID 19 pandemic - remote teaching
Digital technologies
English language teaching
Learning by design
English language - remote teaching
Linguística.
Linguística.
Letras - Língua Inglesa.
description Este trabalho tem como principal objetivo compreender os multiletramentos como uma proposta pedagógica de ensino remoto de Língua Inglesa em tempos de pandemia do covid-19, acometida a partir do ano de 2020, utilizando-se do conceito de Learning by Design. Para isso, foram utilizados autores como Soares (2009), Kleiman (2005), e Rojo (2004, 2009 e 2015) para apresentar os conceitos de letramento e multiletramentos. Ainda na primeira seção, são usados Cope e Kalantzis (2015), para definir o Learning by Design como uma teoria da pedagogia dos multiletramentos, baseando-se em quatro movimentos do conhecimento; e Anecleto e Oliveira (2019), juntamente com Dias e Strecker (2019), para tratar acerca das tecnologias digitais atreladas ao processo de ensino e aprendizagem. Também são usados Moser (2020), e Schneider e Schneider (2020) sobre os desafios do ensino à distância durante o período pandêmico; e Moreira e Dias- Trindade (2020), com a definição de educação à distância. Com isso, a proposta didática apresentada aqui pôde nos nortear acerca da construção do conhecimento como uma via de mão dupla entre o ensino e a aprendizagem, integrados em âmbitos educacionais - reais e virtuais - baseados nos movimentos do conhecimento (experienciar, conceituar, analisar e aplicar), sendo viável sua aplicação em sala de aula durante o período pandêmico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-21
2023-07-11T15:01:58Z
2023-07-11
2023-07-11T15:01:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30769
MELO, Ana Beatriz da Costa. Práticas de multiletramentos no ensino remoto: uma proposta pedagógica de ensino de Língua Inglesa baseada na aprendizagem por desing. 2023. 51f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30769
identifier_str_mv MELO, Ana Beatriz da Costa. Práticas de multiletramentos no ensino remoto: uma proposta pedagógica de ensino de Língua Inglesa baseada na aprendizagem por desing. 2023. 51f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744584944648192