Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36071 |
Resumo: | Este capítulo apresenta uma breve revisitação histórica e prática de relações existentes entre leitura performativa e política, por meio de uma partida do jogo Inês & Nós, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, no ano de 2020, como uma experiência leitora gamificada, destinada especificamente à formação de professoras/es leiautoras/es (ALMEIDA, 2021). A finalidade primeira da experiência foi promover a liberdade e a responsabilidade dos atos falados das/os professoras/es participantes, voltados especialmente à abertura de novos rumos possíveis do/no mundo, em particular no que se refere a relações afetivas entre pares amorosos inspirados na figura mítico-histórica de Inês de Castro, tendo se desenvolvido, nesse sentido, como desdobramento dos resultados de estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Avançados sobre a Utopia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (ANDRADE, 2021). |
id |
UFCG_dc6948c1252a0917ad8b348986d696d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36071 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro.Inês and Us: gamified performative reading, training of reading teachers and the Myth of Inês de Castro.Mito de Inês de CastroLeitura performativa gamificadaLeitura performáticaFormação de professores leiautoresLeitoresInês de CastroMyth of Inês de CastroGamified performative readingPerformance readingTraining of reading teachersReadersInês de CastroLiteratura.Este capítulo apresenta uma breve revisitação histórica e prática de relações existentes entre leitura performativa e política, por meio de uma partida do jogo Inês & Nós, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, no ano de 2020, como uma experiência leitora gamificada, destinada especificamente à formação de professoras/es leiautoras/es (ALMEIDA, 2021). A finalidade primeira da experiência foi promover a liberdade e a responsabilidade dos atos falados das/os professoras/es participantes, voltados especialmente à abertura de novos rumos possíveis do/no mundo, em particular no que se refere a relações afetivas entre pares amorosos inspirados na figura mítico-histórica de Inês de Castro, tendo se desenvolvido, nesse sentido, como desdobramento dos resultados de estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Avançados sobre a Utopia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (ANDRADE, 2021).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222024-06-12T20:19:12Z2024-06-122024-06-12T20:19:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookParthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36071ANDRADE, Valéria; ALMEIDA, Leandro Sousa; BARROS, Marcelo Alves. Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro. In: FLORY, Alexandre Villibor; MATSUNAGA, Priscila. (Org.). Teatro e política. GT da Anpoll dramaturgia e teatro. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 321-347. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36071porANDRADE, Valéria.ALMEIDA, Leandro Sousa.BARROS, Marcelo Alves.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-12T20:19:39Zoai:localhost:riufcg/36071Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-12T20:19:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro. Inês and Us: gamified performative reading, training of reading teachers and the Myth of Inês de Castro. |
title |
Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro. |
spellingShingle |
Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro. ANDRADE, Valéria. Mito de Inês de Castro Leitura performativa gamificada Leitura performática Formação de professores leiautores Leitores Inês de Castro Myth of Inês de Castro Gamified performative reading Performance reading Training of reading teachers Readers Inês de Castro Literatura. |
title_short |
Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro. |
title_full |
Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro. |
title_fullStr |
Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro. |
title_full_unstemmed |
Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro. |
title_sort |
Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro. |
author |
ANDRADE, Valéria. |
author_facet |
ANDRADE, Valéria. ALMEIDA, Leandro Sousa. BARROS, Marcelo Alves. |
author_role |
author |
author2 |
ALMEIDA, Leandro Sousa. BARROS, Marcelo Alves. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRADE, Valéria. ALMEIDA, Leandro Sousa. BARROS, Marcelo Alves. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mito de Inês de Castro Leitura performativa gamificada Leitura performática Formação de professores leiautores Leitores Inês de Castro Myth of Inês de Castro Gamified performative reading Performance reading Training of reading teachers Readers Inês de Castro Literatura. |
topic |
Mito de Inês de Castro Leitura performativa gamificada Leitura performática Formação de professores leiautores Leitores Inês de Castro Myth of Inês de Castro Gamified performative reading Performance reading Training of reading teachers Readers Inês de Castro Literatura. |
description |
Este capítulo apresenta uma breve revisitação histórica e prática de relações existentes entre leitura performativa e política, por meio de uma partida do jogo Inês & Nós, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, no ano de 2020, como uma experiência leitora gamificada, destinada especificamente à formação de professoras/es leiautoras/es (ALMEIDA, 2021). A finalidade primeira da experiência foi promover a liberdade e a responsabilidade dos atos falados das/os professoras/es participantes, voltados especialmente à abertura de novos rumos possíveis do/no mundo, em particular no que se refere a relações afetivas entre pares amorosos inspirados na figura mítico-histórica de Inês de Castro, tendo se desenvolvido, nesse sentido, como desdobramento dos resultados de estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Avançados sobre a Utopia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (ANDRADE, 2021). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2024-06-12T20:19:12Z 2024-06-12 2024-06-12T20:19:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36071 ANDRADE, Valéria; ALMEIDA, Leandro Sousa; BARROS, Marcelo Alves. Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro. In: FLORY, Alexandre Villibor; MATSUNAGA, Priscila. (Org.). Teatro e política. GT da Anpoll dramaturgia e teatro. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 321-347. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36071 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36071 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Valéria; ALMEIDA, Leandro Sousa; BARROS, Marcelo Alves. Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro. In: FLORY, Alexandre Villibor; MATSUNAGA, Priscila. (Org.). Teatro e política. GT da Anpoll dramaturgia e teatro. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 321-347. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744624632201216 |