O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12157 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso das mídias sociais no marketing esportivo no Treze Futebol Clube pela pespectiva do gestor e dos torcedores. A partir da revisão da literatura referente aos tópicos de marketing digital, mídiais sociais, marketing esportivo e redes sociais realizou-se uma pesquisa de abordagem (qualitativa e quantitativa). A fase qualitativa envolveu a realização de entrevista junto ao gestor de mídias sociais do Treze Futebol Clube. A etapa quantitativa do estudo compreendeu a aplicação de um survey com 105 torcedores do clube. Os resultados obtidos indicam que o clube faz uso das mídias sociais de forma deliberada para aproximar o torcedor do clube e cerar vendas de ingressos, canecas e demais produtos. Do ponto de vista do torcedor, a maioria dos torcedores que utiliza as redes sociais do clube frequenta os jogos. O público é majoritariamente jovem e frequentemente compra os produtos do clube. O estudo sugere que o uso de mídias sociais por parte dos clubes de futebol pode contribuir para a geração de receita e engajamento do torcedor, por exemplo, o estudo do Corinthians Futebol Clube no Marketing esportivo: repensando a gestão de um clube de futebol no Brasil. |
id |
UFCG_dc6c76ee8f27f706d4b3c2df83998d44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12157 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube.The Use of Social Media in Sports Marketing: A Study at Thirteen Football Club.Treze Futebol ClubeMarketing esportivoMídiais sociaisThirteen Football ClubSports marketingSocial mediaEsta pesquisa teve como objetivo analisar o uso das mídias sociais no marketing esportivo no Treze Futebol Clube pela pespectiva do gestor e dos torcedores. A partir da revisão da literatura referente aos tópicos de marketing digital, mídiais sociais, marketing esportivo e redes sociais realizou-se uma pesquisa de abordagem (qualitativa e quantitativa). A fase qualitativa envolveu a realização de entrevista junto ao gestor de mídias sociais do Treze Futebol Clube. A etapa quantitativa do estudo compreendeu a aplicação de um survey com 105 torcedores do clube. Os resultados obtidos indicam que o clube faz uso das mídias sociais de forma deliberada para aproximar o torcedor do clube e cerar vendas de ingressos, canecas e demais produtos. Do ponto de vista do torcedor, a maioria dos torcedores que utiliza as redes sociais do clube frequenta os jogos. O público é majoritariamente jovem e frequentemente compra os produtos do clube. O estudo sugere que o uso de mídias sociais por parte dos clubes de futebol pode contribuir para a geração de receita e engajamento do torcedor, por exemplo, o estudo do Corinthians Futebol Clube no Marketing esportivo: repensando a gestão de um clube de futebol no Brasil.This research had the objective of analyzing the use of social media by Thirteen Soccer Club by the perspective of the manager and the fans. From the literature review on the topics of digital marketing, social media, sports marketing and social networks, a qualitative and quantitative approach was carried out. The qualitative phase involved an interview with the social media manager of Thirteen Football Club. The quantitative stage of the study comprised the application of a survey of 105 club supporters. The results indicate that the club makes use of social media deliberately to bring the fan closer to the club and to seal sales of tickets, mugs and other products. From the consumer's point of view, the majority of fans using the club's social networks attend games. The public is mostly young and often buys the club's products. The study suggests that the use of social media by football clubs can contribute to customer revenue and engagement.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAGUIAR, Edvan Cruz.AGUIAR, E.C.http://lattes.cnpq.br/1131661295484485BAZANTE, Arthur Monteiro.20182020-02-20T16:47:39Z2020-02-202020-02-20T16:47:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12157BAZANTE, Arthur Monteiro. O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube. 25 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12157porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-25T16:54:37Zoai:localhost:riufcg/12157Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-25T16:54:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube. The Use of Social Media in Sports Marketing: A Study at Thirteen Football Club. |
title |
O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube. |
spellingShingle |
O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube. BAZANTE, Arthur Monteiro. Treze Futebol Clube Marketing esportivo Mídiais sociais Thirteen Football Club Sports marketing Social media |
title_short |
O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube. |
title_full |
O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube. |
title_fullStr |
O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube. |
title_full_unstemmed |
O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube. |
title_sort |
O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube. |
author |
BAZANTE, Arthur Monteiro. |
author_facet |
BAZANTE, Arthur Monteiro. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AGUIAR, Edvan Cruz. AGUIAR, E.C. http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BAZANTE, Arthur Monteiro. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Treze Futebol Clube Marketing esportivo Mídiais sociais Thirteen Football Club Sports marketing Social media |
topic |
Treze Futebol Clube Marketing esportivo Mídiais sociais Thirteen Football Club Sports marketing Social media |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso das mídias sociais no marketing esportivo no Treze Futebol Clube pela pespectiva do gestor e dos torcedores. A partir da revisão da literatura referente aos tópicos de marketing digital, mídiais sociais, marketing esportivo e redes sociais realizou-se uma pesquisa de abordagem (qualitativa e quantitativa). A fase qualitativa envolveu a realização de entrevista junto ao gestor de mídias sociais do Treze Futebol Clube. A etapa quantitativa do estudo compreendeu a aplicação de um survey com 105 torcedores do clube. Os resultados obtidos indicam que o clube faz uso das mídias sociais de forma deliberada para aproximar o torcedor do clube e cerar vendas de ingressos, canecas e demais produtos. Do ponto de vista do torcedor, a maioria dos torcedores que utiliza as redes sociais do clube frequenta os jogos. O público é majoritariamente jovem e frequentemente compra os produtos do clube. O estudo sugere que o uso de mídias sociais por parte dos clubes de futebol pode contribuir para a geração de receita e engajamento do torcedor, por exemplo, o estudo do Corinthians Futebol Clube no Marketing esportivo: repensando a gestão de um clube de futebol no Brasil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-02-20T16:47:39Z 2020-02-20 2020-02-20T16:47:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12157 BAZANTE, Arthur Monteiro. O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube. 25 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12157 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12157 |
identifier_str_mv |
BAZANTE, Arthur Monteiro. O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube. 25 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744438535127040 |