O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BAZANTE, Arthur Monteiro.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12157
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso das mídias sociais no marketing esportivo no Treze Futebol Clube pela pespectiva do gestor e dos torcedores. A partir da revisão da literatura referente aos tópicos de marketing digital, mídiais sociais, marketing esportivo e redes sociais realizou-se uma pesquisa de abordagem (qualitativa e quantitativa). A fase qualitativa envolveu a realização de entrevista junto ao gestor de mídias sociais do Treze Futebol Clube. A etapa quantitativa do estudo compreendeu a aplicação de um survey com 105 torcedores do clube. Os resultados obtidos indicam que o clube faz uso das mídias sociais de forma deliberada para aproximar o torcedor do clube e cerar vendas de ingressos, canecas e demais produtos. Do ponto de vista do torcedor, a maioria dos torcedores que utiliza as redes sociais do clube frequenta os jogos. O público é majoritariamente jovem e frequentemente compra os produtos do clube. O estudo sugere que o uso de mídias sociais por parte dos clubes de futebol pode contribuir para a geração de receita e engajamento do torcedor, por exemplo, o estudo do Corinthians Futebol Clube no Marketing esportivo: repensando a gestão de um clube de futebol no Brasil.
id UFCG_dc6c76ee8f27f706d4b3c2df83998d44
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12157
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube.The Use of Social Media in Sports Marketing: A Study at Thirteen Football Club.Treze Futebol ClubeMarketing esportivoMídiais sociaisThirteen Football ClubSports marketingSocial mediaEsta pesquisa teve como objetivo analisar o uso das mídias sociais no marketing esportivo no Treze Futebol Clube pela pespectiva do gestor e dos torcedores. A partir da revisão da literatura referente aos tópicos de marketing digital, mídiais sociais, marketing esportivo e redes sociais realizou-se uma pesquisa de abordagem (qualitativa e quantitativa). A fase qualitativa envolveu a realização de entrevista junto ao gestor de mídias sociais do Treze Futebol Clube. A etapa quantitativa do estudo compreendeu a aplicação de um survey com 105 torcedores do clube. Os resultados obtidos indicam que o clube faz uso das mídias sociais de forma deliberada para aproximar o torcedor do clube e cerar vendas de ingressos, canecas e demais produtos. Do ponto de vista do torcedor, a maioria dos torcedores que utiliza as redes sociais do clube frequenta os jogos. O público é majoritariamente jovem e frequentemente compra os produtos do clube. O estudo sugere que o uso de mídias sociais por parte dos clubes de futebol pode contribuir para a geração de receita e engajamento do torcedor, por exemplo, o estudo do Corinthians Futebol Clube no Marketing esportivo: repensando a gestão de um clube de futebol no Brasil.This research had the objective of analyzing the use of social media by Thirteen Soccer Club by the perspective of the manager and the fans. From the literature review on the topics of digital marketing, social media, sports marketing and social networks, a qualitative and quantitative approach was carried out. The qualitative phase involved an interview with the social media manager of Thirteen Football Club. The quantitative stage of the study comprised the application of a survey of 105 club supporters. The results indicate that the club makes use of social media deliberately to bring the fan closer to the club and to seal sales of tickets, mugs and other products. From the consumer's point of view, the majority of fans using the club's social networks attend games. The public is mostly young and often buys the club's products. The study suggests that the use of social media by football clubs can contribute to customer revenue and engagement.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAGUIAR, Edvan Cruz.AGUIAR, E.C.http://lattes.cnpq.br/1131661295484485BAZANTE, Arthur Monteiro.20182020-02-20T16:47:39Z2020-02-202020-02-20T16:47:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12157BAZANTE, Arthur Monteiro. O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube. 25 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12157porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-25T16:54:37Zoai:localhost:riufcg/12157Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-25T16:54:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube.
The Use of Social Media in Sports Marketing: A Study at Thirteen Football Club.
title O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube.
spellingShingle O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube.
BAZANTE, Arthur Monteiro.
Treze Futebol Clube
Marketing esportivo
Mídiais sociais
Thirteen Football Club
Sports marketing
Social media
title_short O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube.
title_full O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube.
title_fullStr O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube.
title_full_unstemmed O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube.
title_sort O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube.
author BAZANTE, Arthur Monteiro.
author_facet BAZANTE, Arthur Monteiro.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AGUIAR, Edvan Cruz.
AGUIAR, E.C.
http://lattes.cnpq.br/1131661295484485
dc.contributor.author.fl_str_mv BAZANTE, Arthur Monteiro.
dc.subject.por.fl_str_mv Treze Futebol Clube
Marketing esportivo
Mídiais sociais
Thirteen Football Club
Sports marketing
Social media
topic Treze Futebol Clube
Marketing esportivo
Mídiais sociais
Thirteen Football Club
Sports marketing
Social media
description Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso das mídias sociais no marketing esportivo no Treze Futebol Clube pela pespectiva do gestor e dos torcedores. A partir da revisão da literatura referente aos tópicos de marketing digital, mídiais sociais, marketing esportivo e redes sociais realizou-se uma pesquisa de abordagem (qualitativa e quantitativa). A fase qualitativa envolveu a realização de entrevista junto ao gestor de mídias sociais do Treze Futebol Clube. A etapa quantitativa do estudo compreendeu a aplicação de um survey com 105 torcedores do clube. Os resultados obtidos indicam que o clube faz uso das mídias sociais de forma deliberada para aproximar o torcedor do clube e cerar vendas de ingressos, canecas e demais produtos. Do ponto de vista do torcedor, a maioria dos torcedores que utiliza as redes sociais do clube frequenta os jogos. O público é majoritariamente jovem e frequentemente compra os produtos do clube. O estudo sugere que o uso de mídias sociais por parte dos clubes de futebol pode contribuir para a geração de receita e engajamento do torcedor, por exemplo, o estudo do Corinthians Futebol Clube no Marketing esportivo: repensando a gestão de um clube de futebol no Brasil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-02-20T16:47:39Z
2020-02-20
2020-02-20T16:47:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12157
BAZANTE, Arthur Monteiro. O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube. 25 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12157
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12157
identifier_str_mv BAZANTE, Arthur Monteiro. O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube. 25 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744438535127040