Parceria entre família e escola na educação e inclusão da criança surda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Edilma da Silva.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4475
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade discutir sobre a importância da família e da escola na educação e inclusão da criança surda, apresentando os desafios enfrentados por estes grupos para a formação da criança surda. Considerando que a maioria das crianças surdas nasce em lares de pais ouvintes, que desconhecem a Língua Brasileira de Sinais, as interações na escola inclusiva e na família tornam-se fundamentais para o desenvolvimento linguístico da criança. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é investigar e refletir sobre a relação traçada entre a família e a escola para promover inclusão da criança surda. Como objetivos específicos, delimitamos: conhecer a relação entre linguagem e aprendizado na família; identificar as estratégias e recursos utilizados pela escola regular para favorecer o aprendizado bilíngue do surdo; reconhecer os benefícios do trabalho, em parceria, realizado por estes grupos sociais. A partir destas inquietações, buscamos na literatura trabalhos que abordassem a temática, portanto, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa e a coleta de informações baseou-se na pesquisa bibliográfica na qual utilizaremos como base teórica, as pesquisas de autores, tais como: Franco, Biroli, Bettinardi, Barbosa, Brasil, Strobel, Lacerda, Damásio, Fonseca, Botelho, entre outros, para fundamentar a referente pesquisa. Como principais resultados, constatamos a relevância da parceria entre a família e a escola, sendo primordial o desenvolvimento das crianças surdas para expandir um ambiente linguístico de aprendizado e de superação das dificuldades que se impõem na vida escolar e social.
id UFCG_e002952c6db8f342662ccb9990257463
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4475
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Parceria entre família e escola na educação e inclusão da criança surda.Partnership between family and school in the education and inclusion of the deaf child.Educação de surdoCriança surda- formaçãoRelação família - escolaEducação infantilEducação inclusivaEducation of deafDeaf child- trainingFamily - school relationshipchild educationinclusive educationEducação.O presente trabalho tem por finalidade discutir sobre a importância da família e da escola na educação e inclusão da criança surda, apresentando os desafios enfrentados por estes grupos para a formação da criança surda. Considerando que a maioria das crianças surdas nasce em lares de pais ouvintes, que desconhecem a Língua Brasileira de Sinais, as interações na escola inclusiva e na família tornam-se fundamentais para o desenvolvimento linguístico da criança. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é investigar e refletir sobre a relação traçada entre a família e a escola para promover inclusão da criança surda. Como objetivos específicos, delimitamos: conhecer a relação entre linguagem e aprendizado na família; identificar as estratégias e recursos utilizados pela escola regular para favorecer o aprendizado bilíngue do surdo; reconhecer os benefícios do trabalho, em parceria, realizado por estes grupos sociais. A partir destas inquietações, buscamos na literatura trabalhos que abordassem a temática, portanto, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa e a coleta de informações baseou-se na pesquisa bibliográfica na qual utilizaremos como base teórica, as pesquisas de autores, tais como: Franco, Biroli, Bettinardi, Barbosa, Brasil, Strobel, Lacerda, Damásio, Fonseca, Botelho, entre outros, para fundamentar a referente pesquisa. Como principais resultados, constatamos a relevância da parceria entre a família e a escola, sendo primordial o desenvolvimento das crianças surdas para expandir um ambiente linguístico de aprendizado e de superação das dificuldades que se impõem na vida escolar e social.The present work has the purpose discuss about importance of family and of the school in the inclusion and education of the deaf child, showing the challenges faced by these groups for the deaf child's formation. Whereas most of the deaf children are born in homes of hearing parents, which unaware the Brazilian Language Signs, the interactions in inclusive schools and in the family become essential to linguistic development of the child. Therefore, the general goals this research is to investigate and reflect about, the established relation between the family and the school to promote the inclusion of deaf child. As the specific objectives, we delimited: to know the relation between language and learning in the family; identify the strategies and resources used by regular school to promote the bilingual learning of the deaf; recognize the benefices of the work, in partnership, held by these social groups. From these concerns, we seek, in the literature, works that approached the theme, therefore, the research have a qualitative approach and the information gathering was based on bibliography research in which we will use as theorical basis, the authors‟ researches, such as: Franco, Biroli, Bettinardi, Barbosa, Brasil, Strobel, Lacerda, Damásio, Fonseca, Botelho among others, to substantiate the referring survey. As the main results, we verified the relevance of the partnership between the family and the school, and this primordial to the deaf children's development to expand a linguistic atmosphere of learning and of overcoming of the difficulties that are imposed in the school and social life.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCORRÊA, Adriana Moreira de Souza.CORRÊA, A. M. S.http://lattes.cnpq.br/7748176565683643CEZÁRIO, Danilo de Sousa.LIMA JÚNIOR, Geraldo Venceslau de.ARAÚJO, Edilma da Silva.2017-09-062019-06-21T11:08:25Z2019-06-212019-06-21T11:08:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4475ARAÚJO, Edilma da Silva. Parceria entre família e escola na educação e inclusão da criança surda. 2017. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T18:13:28Zoai:localhost:riufcg/4475Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T18:13:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Parceria entre família e escola na educação e inclusão da criança surda.
Partnership between family and school in the education and inclusion of the deaf child.
title Parceria entre família e escola na educação e inclusão da criança surda.
spellingShingle Parceria entre família e escola na educação e inclusão da criança surda.
ARAÚJO, Edilma da Silva.
Educação de surdo
Criança surda- formação
Relação família - escola
Educação infantil
Educação inclusiva
Education of deaf
Deaf child- training
Family - school relationship
child education
inclusive education
Educação.
title_short Parceria entre família e escola na educação e inclusão da criança surda.
title_full Parceria entre família e escola na educação e inclusão da criança surda.
title_fullStr Parceria entre família e escola na educação e inclusão da criança surda.
title_full_unstemmed Parceria entre família e escola na educação e inclusão da criança surda.
title_sort Parceria entre família e escola na educação e inclusão da criança surda.
author ARAÚJO, Edilma da Silva.
author_facet ARAÚJO, Edilma da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
CORRÊA, A. M. S.
http://lattes.cnpq.br/7748176565683643
CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
LIMA JÚNIOR, Geraldo Venceslau de.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Edilma da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de surdo
Criança surda- formação
Relação família - escola
Educação infantil
Educação inclusiva
Education of deaf
Deaf child- training
Family - school relationship
child education
inclusive education
Educação.
topic Educação de surdo
Criança surda- formação
Relação família - escola
Educação infantil
Educação inclusiva
Education of deaf
Deaf child- training
Family - school relationship
child education
inclusive education
Educação.
description O presente trabalho tem por finalidade discutir sobre a importância da família e da escola na educação e inclusão da criança surda, apresentando os desafios enfrentados por estes grupos para a formação da criança surda. Considerando que a maioria das crianças surdas nasce em lares de pais ouvintes, que desconhecem a Língua Brasileira de Sinais, as interações na escola inclusiva e na família tornam-se fundamentais para o desenvolvimento linguístico da criança. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é investigar e refletir sobre a relação traçada entre a família e a escola para promover inclusão da criança surda. Como objetivos específicos, delimitamos: conhecer a relação entre linguagem e aprendizado na família; identificar as estratégias e recursos utilizados pela escola regular para favorecer o aprendizado bilíngue do surdo; reconhecer os benefícios do trabalho, em parceria, realizado por estes grupos sociais. A partir destas inquietações, buscamos na literatura trabalhos que abordassem a temática, portanto, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa e a coleta de informações baseou-se na pesquisa bibliográfica na qual utilizaremos como base teórica, as pesquisas de autores, tais como: Franco, Biroli, Bettinardi, Barbosa, Brasil, Strobel, Lacerda, Damásio, Fonseca, Botelho, entre outros, para fundamentar a referente pesquisa. Como principais resultados, constatamos a relevância da parceria entre a família e a escola, sendo primordial o desenvolvimento das crianças surdas para expandir um ambiente linguístico de aprendizado e de superação das dificuldades que se impõem na vida escolar e social.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
2019-06-21T11:08:25Z
2019-06-21
2019-06-21T11:08:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4475
ARAÚJO, Edilma da Silva. Parceria entre família e escola na educação e inclusão da criança surda. 2017. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4475
identifier_str_mv ARAÚJO, Edilma da Silva. Parceria entre família e escola na educação e inclusão da criança surda. 2017. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744378081574912