Aspectos do endomarketing na empresa Gerdau na visão dos colaboradores internos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6370 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo principal diagnosticar o Endomarketing praticado na empresa Gerdau na Cidade de Campina Grande-PB. Trata-se de uma temática de suma importância para as organizações, em especial porque é um elemento indispensável para o sucesso de qualquer empreendimento. No que se referem aos procedimentos metodológicos, foi utilizada a pesquisa descritiva e a amostra estratificada, envolvendo as seguintes variáveis: perfil sócio-cultural do colaborador; conhecimento do cliente interno; o cliente interno como diferencial; capacitação do cliente interno e; qualidade do atendimento prestado ao cliente externo. O universo da pesquisa constituiu-se de 20 colaboradores. A amostragem foi por acessibilidade, sendo constituída por 18 colaboradores, representando 90% do universo considerado. Com relação à análise dos resultados, permitiu-se concluir que o Endomarketing não constitui uma atividade isolada, uma vez que está implícita em iniciativas relacionadas com a qualidade, com os programas de serviços à clientela e estratégias empresariais mais amplas, permitindo-se afirmar que o mesmo tem um papel importante no cumprimento e na redução dos conflitos entre as distintas áreas operativas da organização, cumprindo uma função determinante na eficaz diferenciação competitiva, tendo por missão maior a criação de espírito inovador, como incentivo para os colaboradores chegarem a certas conclusões por eles mesmos. |
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Aspectos do endomarketing na empresa Gerdau na visão dos colaboradores internos.Aspects of internal marketing in the Gerdau company from the perspective of internal employees.MarketingEndomarketingCliente internoInternal CustomerAdministraçãoO presente estudo teve como objetivo principal diagnosticar o Endomarketing praticado na empresa Gerdau na Cidade de Campina Grande-PB. Trata-se de uma temática de suma importância para as organizações, em especial porque é um elemento indispensável para o sucesso de qualquer empreendimento. No que se referem aos procedimentos metodológicos, foi utilizada a pesquisa descritiva e a amostra estratificada, envolvendo as seguintes variáveis: perfil sócio-cultural do colaborador; conhecimento do cliente interno; o cliente interno como diferencial; capacitação do cliente interno e; qualidade do atendimento prestado ao cliente externo. O universo da pesquisa constituiu-se de 20 colaboradores. A amostragem foi por acessibilidade, sendo constituída por 18 colaboradores, representando 90% do universo considerado. Com relação à análise dos resultados, permitiu-se concluir que o Endomarketing não constitui uma atividade isolada, uma vez que está implícita em iniciativas relacionadas com a qualidade, com os programas de serviços à clientela e estratégias empresariais mais amplas, permitindo-se afirmar que o mesmo tem um papel importante no cumprimento e na redução dos conflitos entre as distintas áreas operativas da organização, cumprindo uma função determinante na eficaz diferenciação competitiva, tendo por missão maior a criação de espírito inovador, como incentivo para os colaboradores chegarem a certas conclusões por eles mesmos.The present study had as main objective to diagnostician Endomarketing practiced in the company Gerdau in the city of Campina Grande - PB. It is treated of a thematic of highest importance for the organizations, especially because it is an indispensable element for the success of any enterprise. In what they refer to the methodological procedures, it was used the descriptive research and the stratified sample, involving the following variables: the collaborator's partner-cultural profile; the internal customer's knowledge; the internal customer as diferencial; the internal customer's training and; quality of the attendance rendered the external customer. The universe of the research was constituted of 20 collaborators. The sampling was for accessibility, being constituted by 18 collaborators, representing 90% of the considered universe. With relationship to the analysis of the results, it allowed to conclude that Endomarketing doesn't constitute an isolated activity, once it is implicit in initiatives related with the quality, with the programs of services to the clientele and wider managerial strategies, allowing to affirm that the same has an important paper in the execution and in the reduction of the conflicts among the different operative areas of the organization, accomplishing a decisive function in the effective competitive differentiation, with the mission to create more innovative spirit, as an incentive for employees to arrive at certain conclusions for themselves.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGVASCONCELOS., Patrício Henrique de.VASCONCELOS, P. H.http://lattes.cnpq.br/0134827478958758SANTOS, Suênya Freire do Monte.SANTOS, S. F. 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Rio de Janeiro: Qualitymark, 1994. COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. São Paulo: Cobra Editora de Marketing, 2003. ETZEL, Michael J. [et. al.]. Marketing. São Paulo: Makron Books, 2001. GUEDES, Maria Dilma. Administração de marketing contemporâneo – Módulo I - V Turma – Curso de Pós-Graduação em Marketing – UEPB, Campina Grande-PB, 2004. KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000. KOTLER, Philip; AMSTRONG Gary. Princípios de marketing. 9. ed. São Paulo: Pretence Hall, 2003. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de serviços. São Paulo: Atlas, 2002. LIMEIRA, Tânia Maria Vidigal. Fundamentos de Marketing. In: DIAS, Sérgio Roberto. Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva 2003. OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica. São Paulo: Pioneira, 2000. QUINTANILLA, I. P. Recursos humanos e marketing interno. Madrid. Pirâmide, 1992. RODRIGUES, Cléa Cordeiro. Marketing de serviços e endomarketing - Módulo XI - V Turma – Curso de Pós-Graduação em Marketing – UEPB, Campina Grande-PB, 2005. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing como estratégia de gestão: encante seu cliente interno. Porto Alegre: L&P, 1998info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-26T13:26:43Zoai:localhost:riufcg/6370Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-26T13:26:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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