Planejamento escolar: metas e desafios.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Elaine Cristina Mareco Batista.
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13050
Resumo: O planejamento escolar sempre foi visto como atividade burocrática, enfadonha e desinteressante e mesmo com as mudanças ocorridas no sistema educacional de ensino como as novas políticas públicas, cursos de capacitação, etc. Atualmente o desafio que coloca hoje reside na possibilidade de se planejar abordando algumas questões teóricas- práticas que viabilizem a convergência entre o pensar e o agir, abrindo perspectivas para uma nova relação entre o conhecimento. O que pretendemos com o estudo dessa temática, é concebê-lo não apenas como instrumento de apoio à prática pedagógica. Mas como processo de tomada de decisões, que necessita urgentemente ser pensado numa perspectiva socializada levando em consideração as muitas problemáticas que envolvem a escola. Nessa direção, promovemos encontros com professores e alunos, ,a fim e revermos alguns aspectos do planejamento associados as suas práticas em sala de aula. Entendemos também, que estudo pôde contribuir com esses profissionais, tanto a nível de discussão das temáticas relacionadas ao planejamento, como na elaboração de seus planos diários.
id UFCG_e5bd65e16913bd002d1c2857e28bfed4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13050
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Planejamento escolar: metas e desafios.School planning: goals and challenges.Planejamento escolarSchool planningEducação.O planejamento escolar sempre foi visto como atividade burocrática, enfadonha e desinteressante e mesmo com as mudanças ocorridas no sistema educacional de ensino como as novas políticas públicas, cursos de capacitação, etc. Atualmente o desafio que coloca hoje reside na possibilidade de se planejar abordando algumas questões teóricas- práticas que viabilizem a convergência entre o pensar e o agir, abrindo perspectivas para uma nova relação entre o conhecimento. O que pretendemos com o estudo dessa temática, é concebê-lo não apenas como instrumento de apoio à prática pedagógica. Mas como processo de tomada de decisões, que necessita urgentemente ser pensado numa perspectiva socializada levando em consideração as muitas problemáticas que envolvem a escola. Nessa direção, promovemos encontros com professores e alunos, ,a fim e revermos alguns aspectos do planejamento associados as suas práticas em sala de aula. Entendemos também, que estudo pôde contribuir com esses profissionais, tanto a nível de discussão das temáticas relacionadas ao planejamento, como na elaboração de seus planos diários.School planning has always been seen as bureaucratic, boring and uninteresting activity and even with changes in the educational system, such as new public policies, training courses, etc. Currently, the challenge it poses today lies in the possibility of planning by addressing some theoretical-practical issues that enable the convergence between thinking and acting, opening perspectives for a new relationship between knowledge. What we intend with the study of this theme, is to conceive it not only as an instrument to support pedagogical practice. But as a decision-making process, it urgently needs to be thought of in a socialized perspective taking into account the many problems that involve the school. In this direction, we promote meetings with teachers and students, in order to review some aspects of planning associated with their classroom practices. We also understand, what study was able to contribute with these professionals, both in the discussion of the themes related to planning, as in the elaboration of their daily plans.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGTORRES, Antonia Lis de Maria Martins.TORRES, A. L. M. M.http://lattes.cnpq.br/0290068964313599PEREIRA, Elaine Cristina Mareco Batista.20052020-06-29T16:01:44Z2020-06-292020-06-29T16:01:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13050PEREIRA, Elaine Cristina Mareco Batista. Planejamento escolar: metas e desafios. 2005. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-23T19:09:54Zoai:localhost:riufcg/13050Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-23T19:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento escolar: metas e desafios.
School planning: goals and challenges.
title Planejamento escolar: metas e desafios.
spellingShingle Planejamento escolar: metas e desafios.
PEREIRA, Elaine Cristina Mareco Batista.
Planejamento escolar
School planning
Educação.
title_short Planejamento escolar: metas e desafios.
title_full Planejamento escolar: metas e desafios.
title_fullStr Planejamento escolar: metas e desafios.
title_full_unstemmed Planejamento escolar: metas e desafios.
title_sort Planejamento escolar: metas e desafios.
author PEREIRA, Elaine Cristina Mareco Batista.
author_facet PEREIRA, Elaine Cristina Mareco Batista.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.
TORRES, A. L. M. M.
http://lattes.cnpq.br/0290068964313599
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Elaine Cristina Mareco Batista.
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento escolar
School planning
Educação.
topic Planejamento escolar
School planning
Educação.
description O planejamento escolar sempre foi visto como atividade burocrática, enfadonha e desinteressante e mesmo com as mudanças ocorridas no sistema educacional de ensino como as novas políticas públicas, cursos de capacitação, etc. Atualmente o desafio que coloca hoje reside na possibilidade de se planejar abordando algumas questões teóricas- práticas que viabilizem a convergência entre o pensar e o agir, abrindo perspectivas para uma nova relação entre o conhecimento. O que pretendemos com o estudo dessa temática, é concebê-lo não apenas como instrumento de apoio à prática pedagógica. Mas como processo de tomada de decisões, que necessita urgentemente ser pensado numa perspectiva socializada levando em consideração as muitas problemáticas que envolvem a escola. Nessa direção, promovemos encontros com professores e alunos, ,a fim e revermos alguns aspectos do planejamento associados as suas práticas em sala de aula. Entendemos também, que estudo pôde contribuir com esses profissionais, tanto a nível de discussão das temáticas relacionadas ao planejamento, como na elaboração de seus planos diários.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2020-06-29T16:01:44Z
2020-06-29
2020-06-29T16:01:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13050
PEREIRA, Elaine Cristina Mareco Batista. Planejamento escolar: metas e desafios. 2005. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13050
identifier_str_mv PEREIRA, Elaine Cristina Mareco Batista. Planejamento escolar: metas e desafios. 2005. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445257547776