Planejamento escolar: metas e desafios.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13050 |
Resumo: | O planejamento escolar sempre foi visto como atividade burocrática, enfadonha e desinteressante e mesmo com as mudanças ocorridas no sistema educacional de ensino como as novas políticas públicas, cursos de capacitação, etc. Atualmente o desafio que coloca hoje reside na possibilidade de se planejar abordando algumas questões teóricas- práticas que viabilizem a convergência entre o pensar e o agir, abrindo perspectivas para uma nova relação entre o conhecimento. O que pretendemos com o estudo dessa temática, é concebê-lo não apenas como instrumento de apoio à prática pedagógica. Mas como processo de tomada de decisões, que necessita urgentemente ser pensado numa perspectiva socializada levando em consideração as muitas problemáticas que envolvem a escola. Nessa direção, promovemos encontros com professores e alunos, ,a fim e revermos alguns aspectos do planejamento associados as suas práticas em sala de aula. Entendemos também, que estudo pôde contribuir com esses profissionais, tanto a nível de discussão das temáticas relacionadas ao planejamento, como na elaboração de seus planos diários. |
id |
UFCG_e5bd65e16913bd002d1c2857e28bfed4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13050 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Planejamento escolar: metas e desafios.School planning: goals and challenges.Planejamento escolarSchool planningEducação.O planejamento escolar sempre foi visto como atividade burocrática, enfadonha e desinteressante e mesmo com as mudanças ocorridas no sistema educacional de ensino como as novas políticas públicas, cursos de capacitação, etc. Atualmente o desafio que coloca hoje reside na possibilidade de se planejar abordando algumas questões teóricas- práticas que viabilizem a convergência entre o pensar e o agir, abrindo perspectivas para uma nova relação entre o conhecimento. O que pretendemos com o estudo dessa temática, é concebê-lo não apenas como instrumento de apoio à prática pedagógica. Mas como processo de tomada de decisões, que necessita urgentemente ser pensado numa perspectiva socializada levando em consideração as muitas problemáticas que envolvem a escola. Nessa direção, promovemos encontros com professores e alunos, ,a fim e revermos alguns aspectos do planejamento associados as suas práticas em sala de aula. Entendemos também, que estudo pôde contribuir com esses profissionais, tanto a nível de discussão das temáticas relacionadas ao planejamento, como na elaboração de seus planos diários.School planning has always been seen as bureaucratic, boring and uninteresting activity and even with changes in the educational system, such as new public policies, training courses, etc. Currently, the challenge it poses today lies in the possibility of planning by addressing some theoretical-practical issues that enable the convergence between thinking and acting, opening perspectives for a new relationship between knowledge. What we intend with the study of this theme, is to conceive it not only as an instrument to support pedagogical practice. But as a decision-making process, it urgently needs to be thought of in a socialized perspective taking into account the many problems that involve the school. In this direction, we promote meetings with teachers and students, in order to review some aspects of planning associated with their classroom practices. We also understand, what study was able to contribute with these professionals, both in the discussion of the themes related to planning, as in the elaboration of their daily plans.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGTORRES, Antonia Lis de Maria Martins.TORRES, A. L. M. M.http://lattes.cnpq.br/0290068964313599PEREIRA, Elaine Cristina Mareco Batista.20052020-06-29T16:01:44Z2020-06-292020-06-29T16:01:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13050PEREIRA, Elaine Cristina Mareco Batista. Planejamento escolar: metas e desafios. 2005. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-23T19:09:54Zoai:localhost:riufcg/13050Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-23T19:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento escolar: metas e desafios. School planning: goals and challenges. |
title |
Planejamento escolar: metas e desafios. |
spellingShingle |
Planejamento escolar: metas e desafios. PEREIRA, Elaine Cristina Mareco Batista. Planejamento escolar School planning Educação. |
title_short |
Planejamento escolar: metas e desafios. |
title_full |
Planejamento escolar: metas e desafios. |
title_fullStr |
Planejamento escolar: metas e desafios. |
title_full_unstemmed |
Planejamento escolar: metas e desafios. |
title_sort |
Planejamento escolar: metas e desafios. |
author |
PEREIRA, Elaine Cristina Mareco Batista. |
author_facet |
PEREIRA, Elaine Cristina Mareco Batista. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. TORRES, A. L. M. M. http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Elaine Cristina Mareco Batista. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento escolar School planning Educação. |
topic |
Planejamento escolar School planning Educação. |
description |
O planejamento escolar sempre foi visto como atividade burocrática, enfadonha e desinteressante e mesmo com as mudanças ocorridas no sistema educacional de ensino como as novas políticas públicas, cursos de capacitação, etc. Atualmente o desafio que coloca hoje reside na possibilidade de se planejar abordando algumas questões teóricas- práticas que viabilizem a convergência entre o pensar e o agir, abrindo perspectivas para uma nova relação entre o conhecimento. O que pretendemos com o estudo dessa temática, é concebê-lo não apenas como instrumento de apoio à prática pedagógica. Mas como processo de tomada de decisões, que necessita urgentemente ser pensado numa perspectiva socializada levando em consideração as muitas problemáticas que envolvem a escola. Nessa direção, promovemos encontros com professores e alunos, ,a fim e revermos alguns aspectos do planejamento associados as suas práticas em sala de aula. Entendemos também, que estudo pôde contribuir com esses profissionais, tanto a nível de discussão das temáticas relacionadas ao planejamento, como na elaboração de seus planos diários. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2020-06-29T16:01:44Z 2020-06-29 2020-06-29T16:01:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13050 PEREIRA, Elaine Cristina Mareco Batista. Planejamento escolar: metas e desafios. 2005. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13050 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Elaine Cristina Mareco Batista. Planejamento escolar: metas e desafios. 2005. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445257547776 |