O estágio supervisionado e a construção da identidade docente.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4510 |
Resumo: | O presente trabalho tem como problema de pesquisa o seguinte questionamento: como o Estágio supervisionado contribui na construção da identidade docente de estudantes do curso de Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras/PB? Temos como principal objetivo discutir a construção da identidade docente a partir da perspectiva de alunos que cursaram a disciplina de estágio supervisionado em Educação Infantil na graduação em Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras. A partir deste foram delineados outros três objetivos, são eles: averiguar as contribuições do estágio supervisionado na Educação Infantil para a aprendizagem da docência; identificar os principais desafios destacados pelos discentes do curso de Pedagogia no estágio supervisionado em Educação Infantil; e por último refletir sobre a formação no Curso de Pedagogia para a atuação na Educação Infantil. A monografia está dividida em 5 capítulos: No primeiro temos a introdução acerca da aproximação com o tema em estudo; no segundo, abordamos o referencial teórico voltado para o Estágio supervisionado em Educação Infantil e da construção da identidade docente para repensarmos a relação teoria-prática e os saberes que permeiam a profissão docente. No terceiro temos a metodologia na qual utilizamos a pesquisa qualitativa através de uma entrevista semiestruturada contendo cinco questões e empregamos a técnica de análise temática para analisarmos os dados coletados. Participaram da entrevista seis alunos do curso de Pedagogia que cursaram a disciplina de estágio supervisionado em Educação Infantil. No quarto capítulo temos a análise das entrevistas a partir de dois eixos temáticos: Estágio supervisionado: contribuições, desafios e aprendizagem da docência. A construção da identidade docente a partir das experiências no processo formativo. Assim, concluímos, a partir das entrevistas que apesar de todas as dificuldades e desafios encontrados no período do Estágio a identidade docente ocorre à medida que o aluno inicia o curso e que este período é vivenciado de modo particular. Os participantes afirmaram que o período de Estágio, embora com curto espaço de tempo, favorece a aprendizagem da docência. |
id |
UFCG_e5d65fdd2ebdd20bf264a6be0d10ce34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4510 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O estágio supervisionado e a construção da identidade docente.The supervised internship and the construction of the teaching identity.Estágio supervisionadoIdentidade docenteEducação infantilFormação de professoresSupervised internshipTeaching identitychild educationTeacher trainingEducação.O presente trabalho tem como problema de pesquisa o seguinte questionamento: como o Estágio supervisionado contribui na construção da identidade docente de estudantes do curso de Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras/PB? Temos como principal objetivo discutir a construção da identidade docente a partir da perspectiva de alunos que cursaram a disciplina de estágio supervisionado em Educação Infantil na graduação em Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras. A partir deste foram delineados outros três objetivos, são eles: averiguar as contribuições do estágio supervisionado na Educação Infantil para a aprendizagem da docência; identificar os principais desafios destacados pelos discentes do curso de Pedagogia no estágio supervisionado em Educação Infantil; e por último refletir sobre a formação no Curso de Pedagogia para a atuação na Educação Infantil. A monografia está dividida em 5 capítulos: No primeiro temos a introdução acerca da aproximação com o tema em estudo; no segundo, abordamos o referencial teórico voltado para o Estágio supervisionado em Educação Infantil e da construção da identidade docente para repensarmos a relação teoria-prática e os saberes que permeiam a profissão docente. No terceiro temos a metodologia na qual utilizamos a pesquisa qualitativa através de uma entrevista semiestruturada contendo cinco questões e empregamos a técnica de análise temática para analisarmos os dados coletados. Participaram da entrevista seis alunos do curso de Pedagogia que cursaram a disciplina de estágio supervisionado em Educação Infantil. No quarto capítulo temos a análise das entrevistas a partir de dois eixos temáticos: Estágio supervisionado: contribuições, desafios e aprendizagem da docência. A construção da identidade docente a partir das experiências no processo formativo. Assim, concluímos, a partir das entrevistas que apesar de todas as dificuldades e desafios encontrados no período do Estágio a identidade docente ocorre à medida que o aluno inicia o curso e que este período é vivenciado de modo particular. Os participantes afirmaram que o período de Estágio, embora com curto espaço de tempo, favorece a aprendizagem da docência.The presente work has as a research problem the following question: how the supervised Internship contributes to the construction of the teaching identity of students of the Pedagogy course, the Teacher Training Center, Federal University of Campina Grande, Cajazeiras campus / PB? We have as main objective to discuss the construction of the teaching identity from the perspective of students who attended the discipline of supervised internship in Infant Education in the graduation in Pedagogy of the Teacher Training Center of the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras campus. From this were outlined three other objectives, are: to find out the contributions of supervised internship in Early Childhood Education for teaching learning; to identify the main challenges highlighted by the students of Pedagogy course in the supervised stage in Early Childhood Education; and finally to reflect on the training in the Pedagogy Course for the performance in Early Childhood Education. The monograph is divided in 5 chapters: In the first we have the introduction about the approximation with the subject in study; in the second one, we approach the theoretical framework for supervised internship in Infant Education and the construction of the teaching identity to rethink the theory-practice relationship and the knowledge that permeates the teaching profession. In the third one we have the methodology in which we use the qualitative research through a semi-structured interview containing five questions and we use the technique of thematic analysis to analyze the data collected. Participated in the interview six students of the Pedagogy course who attended the discipline of supervised internship in Early Childhood Education. In the fourth chapter we have the analysis of the interviews from two thematic axes: Supervised internship: contributions, challenges and teaching learning. The construction of the teaching identity from the experiences in the formative process. Thus, we conclude from the interviews that despite all the difficulties and challenges encountered during the Internship period, the teacher identity occurs as the student starts the course and that this period is experienced in a particular way. The participants affirmed that the Internship period, although with a short time, help the learning of the teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501FEITOSA, Belijane Marques.BATISTA, Maria Thais de Oliveira.ALENCAR, Ana Paula de Lima.2018-07-172019-06-25T19:17:23Z2019-06-252019-06-25T19:17:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4510ALENCAR, Ana Paula de Lima. O estágio supervisionado e a construção da identidade docente. 2018. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T11:24:57Zoai:localhost:riufcg/4510Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T11:24:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estágio supervisionado e a construção da identidade docente. The supervised internship and the construction of the teaching identity. |
title |
O estágio supervisionado e a construção da identidade docente. |
spellingShingle |
O estágio supervisionado e a construção da identidade docente. ALENCAR, Ana Paula de Lima. Estágio supervisionado Identidade docente Educação infantil Formação de professores Supervised internship Teaching identity child education Teacher training Educação. |
title_short |
O estágio supervisionado e a construção da identidade docente. |
title_full |
O estágio supervisionado e a construção da identidade docente. |
title_fullStr |
O estágio supervisionado e a construção da identidade docente. |
title_full_unstemmed |
O estágio supervisionado e a construção da identidade docente. |
title_sort |
O estágio supervisionado e a construção da identidade docente. |
author |
ALENCAR, Ana Paula de Lima. |
author_facet |
ALENCAR, Ana Paula de Lima. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Zildene Francisca. PEREIRA, Z. F. http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 FEITOSA, Belijane Marques. BATISTA, Maria Thais de Oliveira. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALENCAR, Ana Paula de Lima. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado Identidade docente Educação infantil Formação de professores Supervised internship Teaching identity child education Teacher training Educação. |
topic |
Estágio supervisionado Identidade docente Educação infantil Formação de professores Supervised internship Teaching identity child education Teacher training Educação. |
description |
O presente trabalho tem como problema de pesquisa o seguinte questionamento: como o Estágio supervisionado contribui na construção da identidade docente de estudantes do curso de Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras/PB? Temos como principal objetivo discutir a construção da identidade docente a partir da perspectiva de alunos que cursaram a disciplina de estágio supervisionado em Educação Infantil na graduação em Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras. A partir deste foram delineados outros três objetivos, são eles: averiguar as contribuições do estágio supervisionado na Educação Infantil para a aprendizagem da docência; identificar os principais desafios destacados pelos discentes do curso de Pedagogia no estágio supervisionado em Educação Infantil; e por último refletir sobre a formação no Curso de Pedagogia para a atuação na Educação Infantil. A monografia está dividida em 5 capítulos: No primeiro temos a introdução acerca da aproximação com o tema em estudo; no segundo, abordamos o referencial teórico voltado para o Estágio supervisionado em Educação Infantil e da construção da identidade docente para repensarmos a relação teoria-prática e os saberes que permeiam a profissão docente. No terceiro temos a metodologia na qual utilizamos a pesquisa qualitativa através de uma entrevista semiestruturada contendo cinco questões e empregamos a técnica de análise temática para analisarmos os dados coletados. Participaram da entrevista seis alunos do curso de Pedagogia que cursaram a disciplina de estágio supervisionado em Educação Infantil. No quarto capítulo temos a análise das entrevistas a partir de dois eixos temáticos: Estágio supervisionado: contribuições, desafios e aprendizagem da docência. A construção da identidade docente a partir das experiências no processo formativo. Assim, concluímos, a partir das entrevistas que apesar de todas as dificuldades e desafios encontrados no período do Estágio a identidade docente ocorre à medida que o aluno inicia o curso e que este período é vivenciado de modo particular. Os participantes afirmaram que o período de Estágio, embora com curto espaço de tempo, favorece a aprendizagem da docência. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-17 2019-06-25T19:17:23Z 2019-06-25 2019-06-25T19:17:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4510 ALENCAR, Ana Paula de Lima. O estágio supervisionado e a construção da identidade docente. 2018. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4510 |
identifier_str_mv |
ALENCAR, Ana Paula de Lima. O estágio supervisionado e a construção da identidade docente. 2018. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744378178043904 |