Um olhar sobre atividades propostas por professores formadores de cursos de LEdoC para o tempo comunidade.
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35928 |
Resumo: | Em 1969 foi realizado o primeiro International Congress of Mathematics Education – ICME – em Lyon na França, que se tornou um dos mais importantes congressos de Educação Matemática. Este Congresso foi um marco importante para as discussões em torno da relevância das dimensões política, social e cultural no ensino da Matemática, que já aconteciam em grupos de pesquisas, a exemplo do Grupo Internacional de Estudos em Etnomatemática (TSGEM), do Grupo de Educação Matemática Crítica (CMEG), do Grupo Britânico de Pesquisas sobre as Perspectivas Sociais na Educação Matemática (RSPME) e da Educação Matemática e Sociedade (MES). O interesse de pesquisadores nacionais e internacionais por essa temática e o fortalecimento dos grupos de pesquisa apontam para a relevância de ensinar conteúdos matemáticos, relacionando-os com aspectos da vida social, cultural e política dos alunos.1 questiona: “Por que não discutir as implicações políticas e ideológicas de um tal descaso dos dominantes pelas áreas pobres da cidade?” e coloca em evidência a relevância e a pertinência de o professor problematizar o contexto social em suas aulas. Nessa mesma direção, Skovsmose (2001) destaca que ensinar criticamente é uma forma de ir além do que está dito ou visível para a sociedade. Ensinar, nessa perspectiva, também é papel dos professores que formam os futuros professores de Matemática, e é este ensino o foco de nosso interesse neste capítulo. Para nutrir a discussão, trazemos um recorte de uma pesquisa de doutoramento desenvolvida pela primeira autora (Lima 2018), que, orientada pela segunda, estudou as relações que se constituem entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato2 na formação de professores de Matemática de Cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC).3 Apresentaremos três atividades, propostas por dois professores formadores que atuam em dois cursos de LEdoC, para serem desenvolvidas pelos estudantes no tempo comunidade e faremos uma breve análise das suas respostas. Para tanto, ancoramos a pesquisa nos estudos sobre a Educação Matemática Crítica, a Educação do Campo e a formação de professores de Matemática nas LEdoC. |
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Um olhar sobre atividades propostas por professores formadores de cursos de LEdoC para o tempo comunidade.A look at activities proposed by teachers teaching LEdoC courses for community time.Licenciatura em Educação do CampoEducação Matemática CríticaEnsino de MatemáticaFormação de professores de MatemáticaDegree in Rural EducationCritical Mathematics EducationTeaching MathematicsMathematics teacher trainingEducação.Em 1969 foi realizado o primeiro International Congress of Mathematics Education – ICME – em Lyon na França, que se tornou um dos mais importantes congressos de Educação Matemática. Este Congresso foi um marco importante para as discussões em torno da relevância das dimensões política, social e cultural no ensino da Matemática, que já aconteciam em grupos de pesquisas, a exemplo do Grupo Internacional de Estudos em Etnomatemática (TSGEM), do Grupo de Educação Matemática Crítica (CMEG), do Grupo Britânico de Pesquisas sobre as Perspectivas Sociais na Educação Matemática (RSPME) e da Educação Matemática e Sociedade (MES). O interesse de pesquisadores nacionais e internacionais por essa temática e o fortalecimento dos grupos de pesquisa apontam para a relevância de ensinar conteúdos matemáticos, relacionando-os com aspectos da vida social, cultural e política dos alunos.1 questiona: “Por que não discutir as implicações políticas e ideológicas de um tal descaso dos dominantes pelas áreas pobres da cidade?” e coloca em evidência a relevância e a pertinência de o professor problematizar o contexto social em suas aulas. Nessa mesma direção, Skovsmose (2001) destaca que ensinar criticamente é uma forma de ir além do que está dito ou visível para a sociedade. Ensinar, nessa perspectiva, também é papel dos professores que formam os futuros professores de Matemática, e é este ensino o foco de nosso interesse neste capítulo. Para nutrir a discussão, trazemos um recorte de uma pesquisa de doutoramento desenvolvida pela primeira autora (Lima 2018), que, orientada pela segunda, estudou as relações que se constituem entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato2 na formação de professores de Matemática de Cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC).3 Apresentaremos três atividades, propostas por dois professores formadores que atuam em dois cursos de LEdoC, para serem desenvolvidas pelos estudantes no tempo comunidade e faremos uma breve análise das suas respostas. Para tanto, ancoramos a pesquisa nos estudos sobre a Educação Matemática Crítica, a Educação do Campo e a formação de professores de Matemática nas LEdoC.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20212024-06-05T18:35:54Z2024-06-052024-06-05T18:35:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookParthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35928LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Um olhar sobre atividades propostas por professores formadores de cursos de LEDOC para o tempo comunidade. In: SILVA, G. H. G.; LIMA, I. M. S.; RODRIGUEZ. F. A. G. (Org.). Educação matemática crítica e a (in) justiça social: práticas pedagógicas e formação de professores. 1. ed. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2021, p. 149-171. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35928porLIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, Iranete Maria da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-05T18:36:20Zoai:localhost:riufcg/35928Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-05T18:36:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Em 1969 foi realizado o primeiro International Congress of Mathematics Education – ICME – em Lyon na França, que se tornou um dos mais importantes congressos de Educação Matemática. Este Congresso foi um marco importante para as discussões em torno da relevância das dimensões política, social e cultural no ensino da Matemática, que já aconteciam em grupos de pesquisas, a exemplo do Grupo Internacional de Estudos em Etnomatemática (TSGEM), do Grupo de Educação Matemática Crítica (CMEG), do Grupo Britânico de Pesquisas sobre as Perspectivas Sociais na Educação Matemática (RSPME) e da Educação Matemática e Sociedade (MES). O interesse de pesquisadores nacionais e internacionais por essa temática e o fortalecimento dos grupos de pesquisa apontam para a relevância de ensinar conteúdos matemáticos, relacionando-os com aspectos da vida social, cultural e política dos alunos.1 questiona: “Por que não discutir as implicações políticas e ideológicas de um tal descaso dos dominantes pelas áreas pobres da cidade?” e coloca em evidência a relevância e a pertinência de o professor problematizar o contexto social em suas aulas. Nessa mesma direção, Skovsmose (2001) destaca que ensinar criticamente é uma forma de ir além do que está dito ou visível para a sociedade. Ensinar, nessa perspectiva, também é papel dos professores que formam os futuros professores de Matemática, e é este ensino o foco de nosso interesse neste capítulo. Para nutrir a discussão, trazemos um recorte de uma pesquisa de doutoramento desenvolvida pela primeira autora (Lima 2018), que, orientada pela segunda, estudou as relações que se constituem entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato2 na formação de professores de Matemática de Cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC).3 Apresentaremos três atividades, propostas por dois professores formadores que atuam em dois cursos de LEdoC, para serem desenvolvidas pelos estudantes no tempo comunidade e faremos uma breve análise das suas respostas. Para tanto, ancoramos a pesquisa nos estudos sobre a Educação Matemática Crítica, a Educação do Campo e a formação de professores de Matemática nas LEdoC. |
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