A construção discursiva de estereótipos: representação do negro em peças publicitárias brasileiras contemporâneas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28667 |
Resumo: | Esse trabalho parte do interesse de analisar de que forma o sujeito negro está sendo representado nas peças publicitárias atuais e o que os discursos presentes na publicidade brasileira desvelam sobre a posição dele na sociedade contemporânea. Assim, a pesquisa voltou-se para analisar os discursos e imagens difundidas pela publicidade, tendo como foco a reprodução de estereótipos e sua influência na propagação do preconceito e racismo. Para guiar a investigação que pauta esta pesquisa, a Análise Dialógica do Discurso foi escolhida como crivo teóricometodológico; por esta via, as considerações teóricas fincaram-se essencialmente nos estudos de Bakhtin; desde seus postulados sobre dialogismo, aos conceitos de tom valorativos e gêneros discursivos. O corpus da pesquisa é composto por quatro anúncios publicitários, digitalizados diretamente de revistas ou extraídos de sites da internet, selecionados segundo operadores de linguagem não verbal e verbal, nos quais se pode analisar os discursos que cerceiam a presença do sujeito negro, o racismo e a (re)produção de estereótipos. Portanto, esse trabalho teve como objetivo principal investigar os discursos que acompanham o sujeito negro nas publicidades, buscando compreender como contribuem para a formação ou fortalecimento de estereótipos raciais. Por fim, cabe destacar que a escolha por estudar a presença do negro na publicidade, investigado pelo viés da análise do discurso bakhtiniana, se justifica pelo entendimento de que a publicidade constitui um universo simbólico de produção e reprodução de discursos preconceituosos acerca da raça negra. Entretanto, é importante frisar que essa veia racista não é automaticamente decalcada nos anúncios, mas neles encontra um meio de dispersão, como verificado no corpus deste trabalho. |
id |
UFCG_e78b54270ddecbb52a3b4de61f4b317a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28667 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
XAVIER, Manassés Morais.XAVIER, M. M.http://lattes.cnpq.br/7230669265797896ARAÚJO, Patrícia Silva Rosas de.LEAL, José Luciano Marculino.PAZ, R. S.http://lattes.cnpq.br/7370979814687033PAZ, Rafaella Silva.Submitted by Ruth Quaresma de Freitas (ruth_quaresma@hotmail.com) on 2023-01-05T19:46:07Z No. of bitstreams: 1 RAFAELLA SILVA PAZ - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2017.pdf: 706892 bytes, checksum: b011116d5b0b273602373c7f21116aa2 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-05T19:46:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAFAELLA SILVA PAZ - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2017.pdf: 706892 bytes, checksum: b011116d5b0b273602373c7f21116aa2 (MD5) Previous issue date: 2017-10-05Esse trabalho parte do interesse de analisar de que forma o sujeito negro está sendo representado nas peças publicitárias atuais e o que os discursos presentes na publicidade brasileira desvelam sobre a posição dele na sociedade contemporânea. Assim, a pesquisa voltou-se para analisar os discursos e imagens difundidas pela publicidade, tendo como foco a reprodução de estereótipos e sua influência na propagação do preconceito e racismo. Para guiar a investigação que pauta esta pesquisa, a Análise Dialógica do Discurso foi escolhida como crivo teóricometodológico; por esta via, as considerações teóricas fincaram-se essencialmente nos estudos de Bakhtin; desde seus postulados sobre dialogismo, aos conceitos de tom valorativos e gêneros discursivos. O corpus da pesquisa é composto por quatro anúncios publicitários, digitalizados diretamente de revistas ou extraídos de sites da internet, selecionados segundo operadores de linguagem não verbal e verbal, nos quais se pode analisar os discursos que cerceiam a presença do sujeito negro, o racismo e a (re)produção de estereótipos. Portanto, esse trabalho teve como objetivo principal investigar os discursos que acompanham o sujeito negro nas publicidades, buscando compreender como contribuem para a formação ou fortalecimento de estereótipos raciais. Por fim, cabe destacar que a escolha por estudar a presença do negro na publicidade, investigado pelo viés da análise do discurso bakhtiniana, se justifica pelo entendimento de que a publicidade constitui um universo simbólico de produção e reprodução de discursos preconceituosos acerca da raça negra. Entretanto, é importante frisar que essa veia racista não é automaticamente decalcada nos anúncios, mas neles encontra um meio de dispersão, como verificado no corpus deste trabalho.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHLinguísticaEstereótipos - construção discursivaAnálise do discursoNegro na publicidade brasileira contemporâneaPublicidade - representação negraAnálise dialógica do discursoSujeito negro - publicidadeDialogismoGênero publicitário e sociedadeBakhtinStereotypes - discursive constructionSpeech analysisBlack in contemporary Brazilian advertisingAdvertising - black representationDialogic discourse analysisBlack subject - advertisingDialogismAdvertising genre and societyBakhtinA construção discursiva de estereótipos: representação do negro em peças publicitárias brasileiras contemporâneas.The discursive construction of stereotypes: representation of black people in contemporary Brazilian advertisements.2017-10-052023-01-05T19:46:07Z2023-01-052023-01-05T19:46:07Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28667PAZ, Rafaella Silva. A construção discursiva de estereótipos: representação do negro em peças publicitárias brasileiras contemporâneas. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28667info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28667/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALRAFAELLA SILVA PAZ - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2017.pdfRAFAELLA SILVA PAZ - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2017.pdfapplication/pdf706892http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28667/1/RAFAELLA+SILVA+PAZ+-+MON.+LIC.+L%C3%8DNGUA+PORTUGUESA+CH+2017.pdfb011116d5b0b273602373c7f21116aa2MD51riufcg/286672023-01-05 16:46:49.318oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:33:53.738079Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção discursiva de estereótipos: representação do negro em peças publicitárias brasileiras contemporâneas. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The discursive construction of stereotypes: representation of black people in contemporary Brazilian advertisements. |
title |
A construção discursiva de estereótipos: representação do negro em peças publicitárias brasileiras contemporâneas. |
spellingShingle |
A construção discursiva de estereótipos: representação do negro em peças publicitárias brasileiras contemporâneas. PAZ, Rafaella Silva. Linguística Estereótipos - construção discursiva Análise do discurso Negro na publicidade brasileira contemporânea Publicidade - representação negra Análise dialógica do discurso Sujeito negro - publicidade Dialogismo Gênero publicitário e sociedade Bakhtin Stereotypes - discursive construction Speech analysis Black in contemporary Brazilian advertising Advertising - black representation Dialogic discourse analysis Black subject - advertising Dialogism Advertising genre and society Bakhtin |
title_short |
A construção discursiva de estereótipos: representação do negro em peças publicitárias brasileiras contemporâneas. |
title_full |
A construção discursiva de estereótipos: representação do negro em peças publicitárias brasileiras contemporâneas. |
title_fullStr |
A construção discursiva de estereótipos: representação do negro em peças publicitárias brasileiras contemporâneas. |
title_full_unstemmed |
A construção discursiva de estereótipos: representação do negro em peças publicitárias brasileiras contemporâneas. |
title_sort |
A construção discursiva de estereótipos: representação do negro em peças publicitárias brasileiras contemporâneas. |
author |
PAZ, Rafaella Silva. |
author_facet |
PAZ, Rafaella Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
XAVIER, Manassés Morais. |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
XAVIER, M. M. |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ARAÚJO, Patrícia Silva Rosas de. |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
LEAL, José Luciano Marculino. |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
PAZ, R. S. |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7370979814687033 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PAZ, Rafaella Silva. |
contributor_str_mv |
XAVIER, Manassés Morais. ARAÚJO, Patrícia Silva Rosas de. LEAL, José Luciano Marculino. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Linguística |
topic |
Linguística Estereótipos - construção discursiva Análise do discurso Negro na publicidade brasileira contemporânea Publicidade - representação negra Análise dialógica do discurso Sujeito negro - publicidade Dialogismo Gênero publicitário e sociedade Bakhtin Stereotypes - discursive construction Speech analysis Black in contemporary Brazilian advertising Advertising - black representation Dialogic discourse analysis Black subject - advertising Dialogism Advertising genre and society Bakhtin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estereótipos - construção discursiva Análise do discurso Negro na publicidade brasileira contemporânea Publicidade - representação negra Análise dialógica do discurso Sujeito negro - publicidade Dialogismo Gênero publicitário e sociedade Bakhtin Stereotypes - discursive construction Speech analysis Black in contemporary Brazilian advertising Advertising - black representation Dialogic discourse analysis Black subject - advertising Dialogism Advertising genre and society Bakhtin |
description |
Esse trabalho parte do interesse de analisar de que forma o sujeito negro está sendo representado nas peças publicitárias atuais e o que os discursos presentes na publicidade brasileira desvelam sobre a posição dele na sociedade contemporânea. Assim, a pesquisa voltou-se para analisar os discursos e imagens difundidas pela publicidade, tendo como foco a reprodução de estereótipos e sua influência na propagação do preconceito e racismo. Para guiar a investigação que pauta esta pesquisa, a Análise Dialógica do Discurso foi escolhida como crivo teóricometodológico; por esta via, as considerações teóricas fincaram-se essencialmente nos estudos de Bakhtin; desde seus postulados sobre dialogismo, aos conceitos de tom valorativos e gêneros discursivos. O corpus da pesquisa é composto por quatro anúncios publicitários, digitalizados diretamente de revistas ou extraídos de sites da internet, selecionados segundo operadores de linguagem não verbal e verbal, nos quais se pode analisar os discursos que cerceiam a presença do sujeito negro, o racismo e a (re)produção de estereótipos. Portanto, esse trabalho teve como objetivo principal investigar os discursos que acompanham o sujeito negro nas publicidades, buscando compreender como contribuem para a formação ou fortalecimento de estereótipos raciais. Por fim, cabe destacar que a escolha por estudar a presença do negro na publicidade, investigado pelo viés da análise do discurso bakhtiniana, se justifica pelo entendimento de que a publicidade constitui um universo simbólico de produção e reprodução de discursos preconceituosos acerca da raça negra. Entretanto, é importante frisar que essa veia racista não é automaticamente decalcada nos anúncios, mas neles encontra um meio de dispersão, como verificado no corpus deste trabalho. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-10-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-05T19:46:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-05 2023-01-05T19:46:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28667 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PAZ, Rafaella Silva. A construção discursiva de estereótipos: representação do negro em peças publicitárias brasileiras contemporâneas. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28667 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28667 |
identifier_str_mv |
PAZ, Rafaella Silva. A construção discursiva de estereótipos: representação do negro em peças publicitárias brasileiras contemporâneas. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Humanidades - CH |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28667/2/license.txt http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28667/1/RAFAELLA+SILVA+PAZ+-+MON.+LIC.+L%C3%8DNGUA+PORTUGUESA+CH+2017.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 b011116d5b0b273602373c7f21116aa2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1803396853993046016 |