O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Sebastião Gonçalves da.
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35129
Resumo: Durante os anos de aprendizado no campo do saber historico1, desenvolvem os algumas leituras nas disciplinas, do Departamento de Educação2, que nos gerou alguns questionamentos acerca da utilização do livro didático em sala de aula. E, neste final de curso nos propomos apensar as leituras utilizadas nas disciplinas de educação pensando em fazer da pratica de ensino um espaço de experimentação do exercício profissional e como momento reflexivo. Isto se deu, entre outros temas, nas leituras dos livros didáticos, discutindo as subjetividades e identidades neles socializados. Estas leituras nomeiam, incluem e excluem as identidades e, estas contribuem para produzir teias culturais preconceituosas. Para que esse aprendizado ocorra, é necessário buscarmos compreender como foram construídos os discursos presentes nos livros didáticos. As nossas referencias teóricas são os recentes estudos desenvolvidos por autores tais como: Ana Maria Monteiro, Alfredo Veiga -Neto, Ines Oliveira, Joanir Azevedo, Marisa Vorreber, Maurice Tardif, Nilda Alves, Tomaz Tadeu da Silva entre outros na área de educação 3. Nossa reflexão passara a princípio, pelo campo do conhecimento educacional e ao mesmo tempo em que iremos fazendo uma ponte com as discussões dos textos históricos. Partirem os do pressuposto de que novas perguntas podem ser feitas tendo como referenda o dia logo entre as recentes produções sobre a educação contemporânea, cuja possibilidade de diálogos e multiplica pela vasta bibliografia* 1 *3 4 publicada sobre os saberes nas escolas e suas leituras. Em seguida, caminharem os no sentido de perceber no discurso dos livros didáticos as construções narrativas que produziram lugares de inclusão e exclusão 5, de legitimação de uma tessitura de conhecimento que caracterizou as diferenças 6 e essas diferenças presentes nos textos dos livros didáticos. No exercício da nossa pratica de ensino no campo do estagio supervisionado, buscamos utilizar uma concepção de saber discutida na disciplina Metodologia do Ensino de Historia 7. Esse exercício contribuiu para colocarmos em prática no cotidiano da nossa prática de ensino.
id UFCG_fa9fac5e5a8c8d1916b50876485ec1e9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35129
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História.The textbook: the challenges of a pedagogical practice in History teaching.Ensino de HistóriaPrática pedagógica - HistóriaLivro didáticoPrática de ensino de HistóriaTeaching HistoryPedagogical practice - HistoryTextbookHistory teaching practiceHistória.Educação.Durante os anos de aprendizado no campo do saber historico1, desenvolvem os algumas leituras nas disciplinas, do Departamento de Educação2, que nos gerou alguns questionamentos acerca da utilização do livro didático em sala de aula. E, neste final de curso nos propomos apensar as leituras utilizadas nas disciplinas de educação pensando em fazer da pratica de ensino um espaço de experimentação do exercício profissional e como momento reflexivo. Isto se deu, entre outros temas, nas leituras dos livros didáticos, discutindo as subjetividades e identidades neles socializados. Estas leituras nomeiam, incluem e excluem as identidades e, estas contribuem para produzir teias culturais preconceituosas. Para que esse aprendizado ocorra, é necessário buscarmos compreender como foram construídos os discursos presentes nos livros didáticos. As nossas referencias teóricas são os recentes estudos desenvolvidos por autores tais como: Ana Maria Monteiro, Alfredo Veiga -Neto, Ines Oliveira, Joanir Azevedo, Marisa Vorreber, Maurice Tardif, Nilda Alves, Tomaz Tadeu da Silva entre outros na área de educação 3. Nossa reflexão passara a princípio, pelo campo do conhecimento educacional e ao mesmo tempo em que iremos fazendo uma ponte com as discussões dos textos históricos. Partirem os do pressuposto de que novas perguntas podem ser feitas tendo como referenda o dia logo entre as recentes produções sobre a educação contemporânea, cuja possibilidade de diálogos e multiplica pela vasta bibliografia* 1 *3 4 publicada sobre os saberes nas escolas e suas leituras. Em seguida, caminharem os no sentido de perceber no discurso dos livros didáticos as construções narrativas que produziram lugares de inclusão e exclusão 5, de legitimação de uma tessitura de conhecimento que caracterizou as diferenças 6 e essas diferenças presentes nos textos dos livros didáticos. No exercício da nossa pratica de ensino no campo do estagio supervisionado, buscamos utilizar uma concepção de saber discutida na disciplina Metodologia do Ensino de Historia 7. Esse exercício contribuiu para colocarmos em prática no cotidiano da nossa prática de ensino.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDONATO, Eronides Câmara.DONATO, E. C.AGRA DO Ó, Alarcon.AGRA DO Ó, Ahttp://lattes.cnpq.br/5782896152231308SILVA, Sebastião Gonçalves da.20022024-03-19T00:34:00Z2024-03-182024-03-19T00:34:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35129SILVA, Sebastião Gonçalves da. O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História. 2002. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35129porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-19T00:34:25Zoai:localhost:riufcg/35129Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-19T00:34:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História.
The textbook: the challenges of a pedagogical practice in History teaching.
title O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História.
spellingShingle O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História.
SILVA, Sebastião Gonçalves da.
Ensino de História
Prática pedagógica - História
Livro didático
Prática de ensino de História
Teaching History
Pedagogical practice - History
Textbook
History teaching practice
História.
Educação.
title_short O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História.
title_full O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História.
title_fullStr O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História.
title_full_unstemmed O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História.
title_sort O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História.
author SILVA, Sebastião Gonçalves da.
author_facet SILVA, Sebastião Gonçalves da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DONATO, Eronides Câmara.
DONATO, E. C.
AGRA DO Ó, Alarcon.
AGRA DO Ó, A
http://lattes.cnpq.br/5782896152231308
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Sebastião Gonçalves da.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Prática pedagógica - História
Livro didático
Prática de ensino de História
Teaching History
Pedagogical practice - History
Textbook
History teaching practice
História.
Educação.
topic Ensino de História
Prática pedagógica - História
Livro didático
Prática de ensino de História
Teaching History
Pedagogical practice - History
Textbook
History teaching practice
História.
Educação.
description Durante os anos de aprendizado no campo do saber historico1, desenvolvem os algumas leituras nas disciplinas, do Departamento de Educação2, que nos gerou alguns questionamentos acerca da utilização do livro didático em sala de aula. E, neste final de curso nos propomos apensar as leituras utilizadas nas disciplinas de educação pensando em fazer da pratica de ensino um espaço de experimentação do exercício profissional e como momento reflexivo. Isto se deu, entre outros temas, nas leituras dos livros didáticos, discutindo as subjetividades e identidades neles socializados. Estas leituras nomeiam, incluem e excluem as identidades e, estas contribuem para produzir teias culturais preconceituosas. Para que esse aprendizado ocorra, é necessário buscarmos compreender como foram construídos os discursos presentes nos livros didáticos. As nossas referencias teóricas são os recentes estudos desenvolvidos por autores tais como: Ana Maria Monteiro, Alfredo Veiga -Neto, Ines Oliveira, Joanir Azevedo, Marisa Vorreber, Maurice Tardif, Nilda Alves, Tomaz Tadeu da Silva entre outros na área de educação 3. Nossa reflexão passara a princípio, pelo campo do conhecimento educacional e ao mesmo tempo em que iremos fazendo uma ponte com as discussões dos textos históricos. Partirem os do pressuposto de que novas perguntas podem ser feitas tendo como referenda o dia logo entre as recentes produções sobre a educação contemporânea, cuja possibilidade de diálogos e multiplica pela vasta bibliografia* 1 *3 4 publicada sobre os saberes nas escolas e suas leituras. Em seguida, caminharem os no sentido de perceber no discurso dos livros didáticos as construções narrativas que produziram lugares de inclusão e exclusão 5, de legitimação de uma tessitura de conhecimento que caracterizou as diferenças 6 e essas diferenças presentes nos textos dos livros didáticos. No exercício da nossa pratica de ensino no campo do estagio supervisionado, buscamos utilizar uma concepção de saber discutida na disciplina Metodologia do Ensino de Historia 7. Esse exercício contribuiu para colocarmos em prática no cotidiano da nossa prática de ensino.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2024-03-19T00:34:00Z
2024-03-18
2024-03-19T00:34:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35129
SILVA, Sebastião Gonçalves da. O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História. 2002. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35129
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35129
identifier_str_mv SILVA, Sebastião Gonçalves da. O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História. 2002. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744617611984896