O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35129 |
Resumo: | Durante os anos de aprendizado no campo do saber historico1, desenvolvem os algumas leituras nas disciplinas, do Departamento de Educação2, que nos gerou alguns questionamentos acerca da utilização do livro didático em sala de aula. E, neste final de curso nos propomos apensar as leituras utilizadas nas disciplinas de educação pensando em fazer da pratica de ensino um espaço de experimentação do exercício profissional e como momento reflexivo. Isto se deu, entre outros temas, nas leituras dos livros didáticos, discutindo as subjetividades e identidades neles socializados. Estas leituras nomeiam, incluem e excluem as identidades e, estas contribuem para produzir teias culturais preconceituosas. Para que esse aprendizado ocorra, é necessário buscarmos compreender como foram construídos os discursos presentes nos livros didáticos. As nossas referencias teóricas são os recentes estudos desenvolvidos por autores tais como: Ana Maria Monteiro, Alfredo Veiga -Neto, Ines Oliveira, Joanir Azevedo, Marisa Vorreber, Maurice Tardif, Nilda Alves, Tomaz Tadeu da Silva entre outros na área de educação 3. Nossa reflexão passara a princípio, pelo campo do conhecimento educacional e ao mesmo tempo em que iremos fazendo uma ponte com as discussões dos textos históricos. Partirem os do pressuposto de que novas perguntas podem ser feitas tendo como referenda o dia logo entre as recentes produções sobre a educação contemporânea, cuja possibilidade de diálogos e multiplica pela vasta bibliografia* 1 *3 4 publicada sobre os saberes nas escolas e suas leituras. Em seguida, caminharem os no sentido de perceber no discurso dos livros didáticos as construções narrativas que produziram lugares de inclusão e exclusão 5, de legitimação de uma tessitura de conhecimento que caracterizou as diferenças 6 e essas diferenças presentes nos textos dos livros didáticos. No exercício da nossa pratica de ensino no campo do estagio supervisionado, buscamos utilizar uma concepção de saber discutida na disciplina Metodologia do Ensino de Historia 7. Esse exercício contribuiu para colocarmos em prática no cotidiano da nossa prática de ensino. |
id |
UFCG_fa9fac5e5a8c8d1916b50876485ec1e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35129 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História.The textbook: the challenges of a pedagogical practice in History teaching.Ensino de HistóriaPrática pedagógica - HistóriaLivro didáticoPrática de ensino de HistóriaTeaching HistoryPedagogical practice - HistoryTextbookHistory teaching practiceHistória.Educação.Durante os anos de aprendizado no campo do saber historico1, desenvolvem os algumas leituras nas disciplinas, do Departamento de Educação2, que nos gerou alguns questionamentos acerca da utilização do livro didático em sala de aula. E, neste final de curso nos propomos apensar as leituras utilizadas nas disciplinas de educação pensando em fazer da pratica de ensino um espaço de experimentação do exercício profissional e como momento reflexivo. Isto se deu, entre outros temas, nas leituras dos livros didáticos, discutindo as subjetividades e identidades neles socializados. Estas leituras nomeiam, incluem e excluem as identidades e, estas contribuem para produzir teias culturais preconceituosas. Para que esse aprendizado ocorra, é necessário buscarmos compreender como foram construídos os discursos presentes nos livros didáticos. As nossas referencias teóricas são os recentes estudos desenvolvidos por autores tais como: Ana Maria Monteiro, Alfredo Veiga -Neto, Ines Oliveira, Joanir Azevedo, Marisa Vorreber, Maurice Tardif, Nilda Alves, Tomaz Tadeu da Silva entre outros na área de educação 3. Nossa reflexão passara a princípio, pelo campo do conhecimento educacional e ao mesmo tempo em que iremos fazendo uma ponte com as discussões dos textos históricos. Partirem os do pressuposto de que novas perguntas podem ser feitas tendo como referenda o dia logo entre as recentes produções sobre a educação contemporânea, cuja possibilidade de diálogos e multiplica pela vasta bibliografia* 1 *3 4 publicada sobre os saberes nas escolas e suas leituras. Em seguida, caminharem os no sentido de perceber no discurso dos livros didáticos as construções narrativas que produziram lugares de inclusão e exclusão 5, de legitimação de uma tessitura de conhecimento que caracterizou as diferenças 6 e essas diferenças presentes nos textos dos livros didáticos. No exercício da nossa pratica de ensino no campo do estagio supervisionado, buscamos utilizar uma concepção de saber discutida na disciplina Metodologia do Ensino de Historia 7. Esse exercício contribuiu para colocarmos em prática no cotidiano da nossa prática de ensino.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDONATO, Eronides Câmara.DONATO, E. C.AGRA DO Ó, Alarcon.AGRA DO Ó, Ahttp://lattes.cnpq.br/5782896152231308SILVA, Sebastião Gonçalves da.20022024-03-19T00:34:00Z2024-03-182024-03-19T00:34:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35129SILVA, Sebastião Gonçalves da. O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História. 2002. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35129porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-19T00:34:25Zoai:localhost:riufcg/35129Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-19T00:34:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História. The textbook: the challenges of a pedagogical practice in History teaching. |
title |
O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História. |
spellingShingle |
O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História. SILVA, Sebastião Gonçalves da. Ensino de História Prática pedagógica - História Livro didático Prática de ensino de História Teaching History Pedagogical practice - History Textbook History teaching practice História. Educação. |
title_short |
O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História. |
title_full |
O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História. |
title_fullStr |
O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História. |
title_full_unstemmed |
O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História. |
title_sort |
O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História. |
author |
SILVA, Sebastião Gonçalves da. |
author_facet |
SILVA, Sebastião Gonçalves da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DONATO, Eronides Câmara. DONATO, E. C. AGRA DO Ó, Alarcon. AGRA DO Ó, A http://lattes.cnpq.br/5782896152231308 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Sebastião Gonçalves da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Prática pedagógica - História Livro didático Prática de ensino de História Teaching History Pedagogical practice - History Textbook History teaching practice História. Educação. |
topic |
Ensino de História Prática pedagógica - História Livro didático Prática de ensino de História Teaching History Pedagogical practice - History Textbook History teaching practice História. Educação. |
description |
Durante os anos de aprendizado no campo do saber historico1, desenvolvem os algumas leituras nas disciplinas, do Departamento de Educação2, que nos gerou alguns questionamentos acerca da utilização do livro didático em sala de aula. E, neste final de curso nos propomos apensar as leituras utilizadas nas disciplinas de educação pensando em fazer da pratica de ensino um espaço de experimentação do exercício profissional e como momento reflexivo. Isto se deu, entre outros temas, nas leituras dos livros didáticos, discutindo as subjetividades e identidades neles socializados. Estas leituras nomeiam, incluem e excluem as identidades e, estas contribuem para produzir teias culturais preconceituosas. Para que esse aprendizado ocorra, é necessário buscarmos compreender como foram construídos os discursos presentes nos livros didáticos. As nossas referencias teóricas são os recentes estudos desenvolvidos por autores tais como: Ana Maria Monteiro, Alfredo Veiga -Neto, Ines Oliveira, Joanir Azevedo, Marisa Vorreber, Maurice Tardif, Nilda Alves, Tomaz Tadeu da Silva entre outros na área de educação 3. Nossa reflexão passara a princípio, pelo campo do conhecimento educacional e ao mesmo tempo em que iremos fazendo uma ponte com as discussões dos textos históricos. Partirem os do pressuposto de que novas perguntas podem ser feitas tendo como referenda o dia logo entre as recentes produções sobre a educação contemporânea, cuja possibilidade de diálogos e multiplica pela vasta bibliografia* 1 *3 4 publicada sobre os saberes nas escolas e suas leituras. Em seguida, caminharem os no sentido de perceber no discurso dos livros didáticos as construções narrativas que produziram lugares de inclusão e exclusão 5, de legitimação de uma tessitura de conhecimento que caracterizou as diferenças 6 e essas diferenças presentes nos textos dos livros didáticos. No exercício da nossa pratica de ensino no campo do estagio supervisionado, buscamos utilizar uma concepção de saber discutida na disciplina Metodologia do Ensino de Historia 7. Esse exercício contribuiu para colocarmos em prática no cotidiano da nossa prática de ensino. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2024-03-19T00:34:00Z 2024-03-18 2024-03-19T00:34:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35129 SILVA, Sebastião Gonçalves da. O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História. 2002. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35129 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35129 |
identifier_str_mv |
SILVA, Sebastião Gonçalves da. O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História. 2002. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744617611984896 |