Análise do ensino jurídico frente á atuação dos estagiários no núcleo de prática jurídica, turma 2013.1 CCJS\UFCG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Reniqueli Marques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14768
Resumo: A História do ensino jurídico brasileiro apresenta-se intrínseca à formação do Brasil, a começar pela colonização e os longos anos de Império, a iniciativa da nobreza ao enviar os filhos à Coimbra para estudar Direito, objetiva formar os homens públicos, para assumir os cargos de Estado. No período republicano essa formação tecnicista, adquire ideologia política, ao compor a elite dos bacharéis, assim evidencia as relações de poder a serviço do Estado. Contudo, em virtude dos avanços da democracia brasileira, o liame do ensino jurídico atrelado ao Estado, limita-se, pois, a reforma do ensino jurídico, buscando superar as raízes tradicionais, com intuito critico aos anseios da nova sociedade em construção. Nesse contexto, faz-se a análise da atuação dos estagiários do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), do campus da Cidade de Sousa/PB. Ressalta-se a palavra atuação, inserida em um processo relacionado à teoria do ensino e a prática jurídica. Assim, o fazer jurídico um ato complexo composto pela realidade social, no qual o lócus de estágio promove o contato entre o cliente e o estagiário, ambos na busca pela resolução do conflito, sendo o NPJ uma porta de acesso à Justiça. Entende-se o fenômeno jurídico processual como um conflito resultante da inobservância da lei, analisado pelo jurista como algo a ser pacificado mediante a aplicação da legislação, porém para o leigo, o processo significa um conjunto de sentimentos: infortúnios, prejuízos e morosidade. Dessa forma, perante esses anseios, a atuação do estagiário no NPJ representa o Direito Fundamental da Pessoa Humana. Portanto, o presente estudo constitui-se de uma pesquisa de campo desenvolvida no Núcleo de Prática Jurídica da UFCG, campus de Sousa/PB, cujo procedimento valer-se-á da análise documental: pastas de arquivos, relatórios oficiais do órgão, Regimento Interno, projeto político pedagógico do curso de Direito, Portaria nº1. 886/94 do MEC, revisão literária, livros e artigos publicados que versam sobre o tema. Destarte, utilizar-se-á dos métodos; evolutivo histórico e indutivo, ao propor a construção de conhecimento a partir da prática de estágio e consequente formação do jurista, para inseri-lo no debate cientifico jurídico brasileiro.
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Nesse contexto, faz-se a análise da atuação dos estagiários do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), do campus da Cidade de Sousa/PB. Ressalta-se a palavra atuação, inserida em um processo relacionado à teoria do ensino e a prática jurídica. Assim, o fazer jurídico um ato complexo composto pela realidade social, no qual o lócus de estágio promove o contato entre o cliente e o estagiário, ambos na busca pela resolução do conflito, sendo o NPJ uma porta de acesso à Justiça. Entende-se o fenômeno jurídico processual como um conflito resultante da inobservância da lei, analisado pelo jurista como algo a ser pacificado mediante a aplicação da legislação, porém para o leigo, o processo significa um conjunto de sentimentos: infortúnios, prejuízos e morosidade. Dessa forma, perante esses anseios, a atuação do estagiário no NPJ representa o Direito Fundamental da Pessoa Humana. Portanto, o presente estudo constitui-se de uma pesquisa de campo desenvolvida no Núcleo de Prática Jurídica da UFCG, campus de Sousa/PB, cujo procedimento valer-se-á da análise documental: pastas de arquivos, relatórios oficiais do órgão, Regimento Interno, projeto político pedagógico do curso de Direito, Portaria nº1. 886/94 do MEC, revisão literária, livros e artigos publicados que versam sobre o tema. Destarte, utilizar-se-á dos métodos; evolutivo histórico e indutivo, ao propor a construção de conhecimento a partir da prática de estágio e consequente formação do jurista, para inseri-lo no debate cientifico jurídico brasileiro.The History of Brazilian legal education is intrinsic to the formation of the Brazil, starting with the colonization and the long years of empire, the initiative of aristocracy sending their children to Coimbra due to the study of the Law, aim to train public men, to assume the position of State. In the Republican period this technicalist training, acquires political ideology, setting the elite of bachelors, evidencing the relations of power at the service of the State. Yet due to the advances of the Brazilian democracy, the liaison of the legal education attached to the State, legal education reform is therefore limited, seeks to overcome traditional roots, with critical intentto the aspirations of the new society under construction. In this sense, it‟s made the analysis of the trainee‟s performance from the kernel of the Legal Practice of the Campina Grande‟s Federal University - Legal and Social Science‟s center, city of Sousa/PB‟s Campus.It stands out the word “practice”, inserted in a process related to teaching the oryand legal practice. The refore, make a legal act by the complex social reality, in which the locus of stage promotes contact between the client and the trainee, both in the search for a resolution of the conflict, and the Legal Practice Center is a gateway to Justice. The procedural legal phenomenonisunderstood as a conflict resulting from non-compliance with the law, analyzedby the jurist as something tobe pacified by the application of the laws, but for the layman, the process means a set of feelings: mis fortunes, loss/injury, andtardiness. Thus, faced with these aspirations, the trainee's performance in the Legal Practice represents the Fundamental Law of the Human Person. The refore, the present study is based on a field research developed at the Center of Legal Practice of the UFCG, campus of Sousa / PB, regarding the procedure will be based on documentary analysis: file folders, official reports of the organ, regiment internal, political pedagogical project of the course of Law, ordinance nº1. 886/94, literary review; books and articles on the subject. Thus, it will be used the inductive method, when proposing the construction of knowledge from the internship practice and consequent formation of the jurist, to insert it in the Brazilian scientific Legal debate.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGSILVA, Eduardo Pordeus.SILVA, E. P.http://lattes.cnpq.br/4143818212585527FERREIRA, Reniqueli Marques20182020-09-01T11:52:02Z2020-09-012020-09-01T11:52:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14768FERREIRA, Reniqueli Marques. Análise do ensino jurídico frente á atuação dos estagiários no núcleo de prática jurídica, turma 2013.1 CCJS\UFCG, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito). Centro de Ciências Jurídicas Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2020-10-06T07:20:27Zoai:localhost:riufcg/14768Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512020-10-06T07:20:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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